Status dos P-3C Holandeses para PORTUGAL?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Status dos P-3C Holandeses para PORTUGAL?

#1 Mensagem por P44 » Qua Set 14, 2005 4:14 am

Colegas Portugueses,

Podem informar do ponto da situação em que se encontra a trasnferência dos 5 P3-C ORION ex-Marinha Holandesa, que irão subsitituir os P3-P?

Obrigado,




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#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Set 14, 2005 5:42 am

Julgo que o processo está em curso, são 5 aparelhos que já estão há uns anos em Alverca, nas OGMA.

De um lote inicial de mais que a Holanda dispensou, esses 5 vieram para Portugal e os restantes para a Alemanha.

O aparelho que esteve acidentado já foi reparado, mas foi-me informado que será colocado em reserva e para treinamento de tripulações, e os restantes passarão a voar.

Julgo ainda que as verbas para o pagamento dessa compra já foram pagas, ou estão a sê-lo.

Talvez o Charlie tenha melhores informações, mas tanto quanto julgo saber, em 2006 esses P-3 estarão no activo, para substituir os nossos actuais.




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#3 Mensagem por P44 » Qua Set 14, 2005 6:49 am

Rui, [009] Obrigado!

Mas não era apenas um deles que já estava há uns anos nas OGMA, o tal da asa danificada?

Os outros não estiveram ao serviço da Holanda até á relativamente pouco tempo, antes da venda a Portugal e á Alemanha?




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#4 Mensagem por Charlie Golf » Qua Set 14, 2005 7:12 am

Sei de umas coisitas. 8-]

Mas só mais logo é que puderei cá vir. Ah, dos 5 P-3C (P-3C e não P3-C, note-se bem :mrgreen:) ex-Marinha Real Holandesa que virão para a Força Aérea Portuguesa, 3 já se encontravam armazenados há uns tempos nas OGMA, em Alverca, incluindo o #304 que sofreu um incêndio quando, acidentalmente, lhe perfuraram o tanque principal de uma das asas. Em princípio, os E.U.A irão fornecer uma asa de um P-3B (retirado no AMARC) para substituir a anteriormente danificada.

Os restantes dois Orion virão directamente da Holanda (#300 e #307) onde têm operado e são mais avançados dado terem sofrido já parte do programa de modernização CUP, iniciais para "Capability Upkeep Program". Mais tarde eu já cá volto. :wink:




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#5 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Set 14, 2005 7:14 am

Sim.

O danificado já lá estava há algum tempo, e foi devidamente reparado, e mais pelo menos 3 deles.

Os outros virão agora, ou já chegaram.

Se um dia for ao sultanato, vá à BA nº 1 e pode visitar por fora e por dentro um P-3 com os equipamentos todos que utiizavam.

E de caminho, apesar de ester já no acervo do Museu, ainda tinha muitas horas para poder voar.

Ora isso é sinal de que os holandeses vêem mesmo a caminho (aliás, já estão quase todos em Portugal).




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#6 Mensagem por Charlie Golf » Qua Set 14, 2005 7:46 pm

Com o abandono do programa LECIP ("Life Extension Capability Improvement Program" - revitalização e modernização das células P-3P Orion), a Força Aérea Portuguesa (FAP) virou-se para a única opção disponível, ou seja, a aquisição de 5 P-3C aos Países Baixos. A Marinha Real holandesa foi obrigada a desfazer-se desta sua frota de aeronaves de patrulha marítima por decisão política. Dos 13 P-3C que possuía, a Holanda vendeu 8 à Marinha de Guerra alemã e 5 para a FAP. Em Portugal não existem quaisquer planos para a aquisição de uma sexta aeronave. Existe, isso sim, o pedido expresso da FAP à USAF para que o AMARC forneça uma asa ou um par de asas de um Lockheed Martin P-3 Orion que se encontre lá armazenado em bom estado (tudo aponta para que sejam de um P-3B último modelo) para substituir a que ficou severamente danificada no acidente com o P-3C #304 nas OGMA (perfuração acidental do tanque principal de combustível da asa esquerda).

Há ainda a possibilidade de pelo menos dois P-3P serem mantidos como "vacas", ou seja, em linguagem aeronáutica, serão reservados para servirem como futura fonte de partes e sobressalentes. Quanto ao destino a dar às restantes 4 plataformas, isso ainda é desconhecido. Fala-se que uma aeronave P-3P poderá ser mantida por mais uns anos a fim de ministrar treino quer a tripulações, quer a pessoal de terra.

Tudo indica que as aeronaves que venham a ser adquiridas por Portugal sejam dois P-3C parcialmente modernizados de acordo com o programa CUP (Capability Upkeep Program), os números 300 e 307, e que os três aparelhos holandeses que se encontram armazenados há já uns anos nas OGMA fechem o lote.

Aeronaves:

#300 - P-3C parcialmente modernizado (half CUP);
#304 - P-3C Update II.5;
#306 - P-3C Update II.5;
#307 - P-3C parcialmente modernizado (half CUP);
#310 - P-3C Update II.5.

Imagem
Um dos P-3C holandeses que se encontra armazenado nas instalações das OGMA, em Alverca.

Defesa
Portugal paga 81 milhões de euros pela substituição de aviões-patrulha P3
25.02.2005 - 18h10 Lusa



Portugal vai pagar à Marinha holandesa 81 milhões de euros por cinco aviões-patrulha usados da marca Lockheed P-3C Orion, para substituir a frota actual.

Segundo disse à Lusa fonte do Ministério da Defesa, dois dos aparelhos, com configuração de guarda costeira, têm um custo unitário de 27 milhões de euros e serão entregues prontos para operar. Está previsto que sejam sujeitos a uma modernização, a partir de 2008, na OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal.

Os outros três aparelhos, que têm um custo de nove milhões de euros cada, terão de ser previamente sujeitos a reequipamento.

O programa de modernização vai implicar ainda a abertura de um novo concurso para a modernização dos sistemas electrónicos de missão dos aparelhos.

A Força Aérea Portuguesa dispõe de uma frota de seis P-3P, usados em missões de fiscalização marítima e busca e salvamento, mas dois estão inoperacionais.

Os aparelhos a comprar à Marinha holandesa são de fabrico mais recente, cerca de 20 anos mais novos.

Os seis aparelhos desactivados deverão ser vendidos, admitindo-se contudo que um ou dois sejam mantidos para "stock" de peças.

Os P-3 Orion são usados em missões de luta anti-submarina e de superfície, busca e salvamento, minagem, recolha de informação, apoio a missões de busca em combate e vigilância do espaço marítimo para detecção de actividades ilícitas.

De fabrico norte-americano, actualmente é empregue pelas Forças Armadas de 18 países, entre os quais EUA, Espanha, Canadá, Japão, Grécia, Argentina, Alemanha e Brasil.

O concurso de substituição dos P-3 foi aberto em Abril de 2002 pelo então ministro socialista, Rui Pena, que endereçou convites à L3 Communications e à Lockheed Martin, tendo apenas esta empresa apresentado proposta.

Um ano depois, o ministro da Defesa, Paulo Portas, determinou que a adjudicação fosse feita por ajuste directo, tendo iniciado negociações com a Marinha holandesa.


Pelo que se sabe, não está planeada a integração do JASSM ou SLAM-ER nos nossos P-3C ex-RNLN e, muito menos, a sua remotorização. O Ministro da Defesa (Dr. Luís Amado) já afirmou que o próprio "upgrade" é muito caro (sabe-se agora que, com alguma naturalidade, poderá seguir a linha do programa "CUP" holandês). Provavelmente assistir-se-à à integração do míssil anti-superfície AGM-65 Maverick nas versões IR/EO (tal e qual está a acontecer na USN) mas, para além dos torpedos e AGM-84 Harpoon que os P-3P já utilizavam, nada mais há em concreto. Quanto aos motores, e dado que o mesmo Ministro afirmou que os C-130H/H-30 estão na FAP "para lavar e durar" e que o novo avião médio de transporte táctico deverá ser muito provavelmente o EADS/CASA C-295M, não faria qualquer sentido gastar dinheiro na remotorização dos Orion já que seria a única frota a fazê-lo. :wink:


Entretanto são já conhecidos os números de série das aeronaves P-3C Orion destinadas à Força Aérea Portuguesa. Depois do Ministério da Defesa holandês os ter confirmado, a semana passada foi a vez do seu congénere nacional. Aqui fica então a lista:


Orions ex-RNLN destinados à FAP:

c/n ------ USN BuNo --- RNLN --- FAP ---- Modelo



5733 ----- 161368 ----- 300 ---- 14807 --- P-3C CUP coast guard version

5750 ----- 161372 ----- 304 ---- 14808 --- P-3C-II.5

5758 ----- 161374 ----- 306 ---- 14809 --- P-3C-II.5

5762 ----- 161375 ----- 307 ---- 14810 --- P-3C CUP coast guard version

5773 ----- 161378 ----- 310 ---- 14811 --- P-3C-II.5



Orions ex-RNLN destinados à Marinha de Guerra alemã:
c/n ------ USN BuNo --- RNLN --- Kriegsmarine ---- Modelo



5737 ----- 161369 ----- 301 ------- 60+01 -------- P-3C CUP

5741 ----- 161370 ----- 302 ------- 60+02 -------- P-3C CUP

5745 ----- 161371 ----- 303 ------- 60+03 -------- P-3C CUP coast guard version

5754 ----- 161373 ----- 305 ------- 60+04 -------- P-3C CUP

5765 ----- 161376 ----- 308 ------- 60+05 -------- P-3C CUP

5769 ----- 161377 ----- 309 ------- 60+06 -------- P-3C CUP

5774 ----- 161379 ----- 311 ------- 60+07 -------- P-3C CUP

5776 ----- 161380 ----- 312 ------- 60+08 -------- P-3C CUP



Já agora só de referir dois factos: primeiro, para aqueles que não o conheçam, existe um website holandês, o P-3 Orion Research Group, que tem um grande manancial de informação a respeito de todo este processo (e não só) e que vale a pena visitar e consultar; segundo (e em português) existe o excelente site "Walkarounds", dedicado a toda a Aviação Militar portuguesa, da autoria do meu grande amigo Nuno Martins.


Aqui ficam então alguns links de interesse sobre todo este assunto:

:arrow: http://home.wxs.nl/~p3orion/index.html
:arrow: http://walkarounds3.home.sapo.pt/orion.htm
:arrow: http://www.emfa.pt/www/aeronaves/aerona ... pt&key=p3p

Imagem
P-3P s/n 14803 (ex-RAAF P-3B, s/n A9-294), Esquadra 601 "Lobos", Base Aérea nº 6 Montijo.


Imagem
RNLN P-3C CUP s/n 300 (futuramente FAP s/n 14807), RNLNAS Valkenburg, Agosto 2005.


:wink:




Editado pela última vez por Charlie Golf em Qui Set 15, 2005 9:58 am, em um total de 2 vezes.
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#7 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Set 15, 2005 5:56 am

Charlie:

Eu acredito que os actuais P-3 da FAP, eles acabarão por ficar todos em Portugal (mesmo que desactivados, ou em reserva).

Um já está em Sintra, no Museu, outros dois, refere-se, e o CG confirmou, que serão para canibalizar.

Sobram 3.

Será que ainda haveria mercado para esses aparelhos?

Que países poderiam comprar esses 3 aparelhos tão envelhecidos, e por quanto?

Tem opinião sobre isso?




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Qui Set 15, 2005 7:50 am, em um total de 1 vez.
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#8 Mensagem por Charlie Golf » Qui Set 15, 2005 6:51 am

Sinceramente, e dado o desgaste das células P-3P (relembre-se que são aeronaves P-3B, entregues em 1968, e que operaram durante década e meia na Real Força Aérea Australiana), penso que apenas poderão servir para treino ou fonte de sobressalentes.

Voltar a deixá-las como se fossem novas de fábrica (seria a génese do programa LECIP) ficaria muito dispendioso. E não parece haver interessados em tal muito embora a FAP continue a procurar. Há ainda a hipótese de serem vendidas a particulares para fins de exibição/exposição. Sei que da Holanda já terá partido uma proposta de aquisição de um P-3P que, mais tarde, seria transformado em P-3C da Marinha Real holandesa e incluído no espólio do Museu Aeronaval de Valkenburg. Por isso há que aguardar. :wink:

:arrow: http://www.adf-serials.com/3a9.shtml




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#9 Mensagem por P44 » Qui Set 15, 2005 8:16 am

:D Grande CG!!!!

Sempre a par dos acontecimentos!

Muito obrigado! [009]

Já agora, ainda há uma meia-hora vi um P-3P (ou será P3-P? :mrgreen:)
a voar em direcção ao montijo.

Como vinha em serviço até tinha a máquina digital do trabalho no carro, mas infelizmente ele estava um pouco longe (já em aproximação á pista da BA 6) pelo que já não fui a tempo....se tivesse zoom :roll:




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#10 Mensagem por Charlie Golf » Qui Set 15, 2005 8:49 pm

É mesmo P-3P! :mrgreen: :wink:

Também com a permissão especial dos autores, aqui fica uma "artist impression" feita por Richard S. Dann para o P-3 ORG e que mostra o futuro aspecto dos P-3C CUP destinados à Marinha de Guerra Alemã.

Quem sabe se os futuros Orion portugueses não serão similares! :wink:

Imagem
German Navy P-3C CUP 60+08, ex-RNLN #312. 8-]




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#11 Mensagem por Einsamkeit » Sex Set 16, 2005 12:30 am

É a Luftwaffe de Volta a Açao!!!!!

Ainda continuo sem Intender o que deu na Cabeça dos Holandeses, sera que vao comprar mais De Zeven?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
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#12 Mensagem por P44 » Sex Set 16, 2005 6:30 am

Não é a LUFTWAFFE, é a KRIEGSMARINE!!!!! :twisted:

Agora a sério:

c/n ------ USN BuNo --- RNLN --- Kriegsmarine ---- Modelo


"Kriegsmarine" não era apenas no tempo da WWII?

O termo não foi "banido" e substituido por "BUNDESMarine"????

:?




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#13 Mensagem por Charlie Golf » Sex Set 16, 2005 7:22 am

Tens razão P. Eu também achei estranha a menção a "Kriegsmarine" mas como me enviaram essa info do estrangeiro, decidi publicá-los "as is". :wink:

Já agora um pequeno update que ainda ontem se ficou a saber:

P-3P s/n 14801 :arrow: canibalizado nas OGMA;
P-3P s/n 14802 :arrow: abatido ao efectivo na B.A. 6;
P-3P s/n 14806 :arrow: entregue ao espólio do Museu do Ar na B.A. 1, Sintra.

Todos os restantes três P-3P encontram-se ainda operacionais. 8-]




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#14 Mensagem por Einsamkeit » Sex Set 16, 2005 12:26 pm

Nem vi que tava escrito Marine no aviao, Entschuldigung Mich!, Mais que coisa mais gay Bundesmarine, tem que ser Kriegsmarine mesmo.

Bons tempos, a afundar mercantes a torto e a direito.....




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#15 Mensagem por tagos » Ter Fev 21, 2006 11:39 am

Dia 17 de Fevereiro chegou à Base Aérea nº 6 o primeiro P-3C CUP Orion para a Força Aérea Portuguesa.

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