Slip Junior escreveu:Dado que o Paulo é um cara que merece o meu maior respeito e admiração, gostaria de indicar o link para a referida mensagem para que, caso desejem, o assunto possa ser reaberto e talvez esclarecido (ou tornar-se ainda mais confuso
):
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 5974#45974
Olá Slip.
Fico muito feliz com sua opinião e gostaria de dizer que é recíproco.
Realmente, ao que me consta e contrariando a opinião do Degan e de alguns outros chilenos, o Chile não possui nenhum M-113 C&R Lynx. O que ocorreu foi que este veículo foi
avaliado pelo EC e pelo CIM, mas nunca foi adquirido e, segundo algumas fontes, ele também foi utilizado para mascarar a aquisição dos Leopard 1V. Caso o Degan ou outro forista do Chile possua alguma informação concreta sobre a suposta utilização deste veículo pelo EC, favor postar aqui que eu atualizarei minhas listas (não vale postar as fotos dos Lynx na FIDAE
http://www.geocities.com/rplican/lynx.htm).
Com relação ao meu trabalho "Forças Blindadas sul-americanas" gostaria de acrescentar algumas coisas:
1º. As diferenças entre os valores apresentados nas versões 2003 (publicada no SAORBATS) e a 2004 (T&D nº100) são devidos as enormes dificuldades em se conseguir informações corretas sobre o tema. Pode se verificar, por exemplo, os números dos Leo Chilenos e Sk-105 bolivianos, onde na edição 2003 havia alusão a um segundo lote adquirido por esses paises que nunca existiu, foi corrigida na versão seguinte.
A propósito, o numero correto de Leo chilenos é de 213 veículos: 202 adquiridos em um 1º lote (198 Leopard 1V-similares aos brasileiros, 2 Fahrschulpanzer-treinamento e 2 Bergepanzer-guindaste) e um 2º lote com 11 versões especiais adicionais (lança-ponte, transporte de pontes, anti-minas e engenharia).
E como eu já havia comentado, o EC
NÃO irá adquirir Leo II.
2º. Um dos problemas que verifiquei aqui e inclusive referente a críticas que recebi sobre o trabalho faz alusão à definição de blindados:
É considerado um blindado, no contexto aqui desejado, qualquer máquina de guerra autopropulsada (ou seja, que se locomova por seus próprios meios) que possua carcaça com capacidade de suportar fogo direto (carcaça blindada) dos armamentos padrão das tropas de infantaria (5,56x45 a 7,62x51mm). Com isso ficam de fora os Hummer argentinos, colombianos, equatorianos e etc... , BV-206 do Brasil e Chile, e outros.
Também não inclui os veículos de polícia customizados, como os "Brucutus" ou "Caveirões", por entender que estes não faziam parte do objetivo do trabalho.
3º. Como este trabalho faz parte de uma evolução, que é contínua, após o lançamento de uma nova versão, estou com o escopo de uma versão 2005/2006 ainda mais precisa, mas que devido a minha disponibilidade de tempo não tem prazo para lançamento.
Einsamkeit escreveu:Alguem tem algum site para mim confirmar que cuba usa mesmo T-34?
Olá Einsamkeit.
A única referência com um pouco de credibilidade que existe na WEB sobre os blindados de Cuba, vem de Rubén Urribarres no sitio "Aviacion y Tanques de Cuba" (
http://www.geocities.com/urrib2000/), mas cuidado que o Rubén é um pouco "revolucionário" demais
.
Novamente me coloco a disposição dos senhores para quaisquer esclarecimentos.
Um forte abraço,
Paulo Bastos