F-5BR - Fotos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#16 Mensagem por Slip Junior » Ter Dez 09, 2003 10:24 pm

Adorei a pintura! Ficou muito legal!
Sobre a utilização dos F-5 nas unidades Agressor, acredito que muitos ainda continuam em uso nessa função, uma vez que me lembro de ter lido a algum tempo átras que a USN (que utiliza os F-16N) tinha detectado várias falhas na estrutura dos seus F-16's decorrentes da utilização continua dessas aeronaves em simulações de dogfight. Além do mais, para que ficar gastando bilhões de dólares para se trocar o F-5 por F-16 sendo que eles são somente utilizados para treinamento de dogfight?!

Abraços




Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1440
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

...

#17 Mensagem por Super Flanker » Qua Dez 10, 2003 12:34 am

Qual vai ser o proximo exercico aéreo? Ai da pra saber como que a gente esta se dando com o "novo" caça.

Flows.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#18 Mensagem por Pablo Maica » Qua Dez 10, 2003 12:41 pm

acho q exercício com o F-5 BR operacional só no ano q vem

Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#19 Mensagem por Plinio Jr » Qua Dez 10, 2003 4:46 pm

Olá pessoal...

Acho que somente em 2005 poderemos ver os F-5 modernizados em ação, a versão mono irá voar ou neste final de dezembro ou começo de janeiro, acredito que todo o ano de 2004 serão feitos voôs e ensaios p/ checagem e homologação, as unidades da FAB devem receber estes aviões somente em 2005.

Quanto a nova pintura eu achei legal, mas não apropriada p/ este avião. cujas funções prioritárias são de superioridade aérea e interceptação, esta nova pintura ficou ótima p/ os A-1 e ALXs, talvez os modelos F dos Tiger II que são utilizados em treinamento sejão padronizados com estas novas pinturas nos ALX de treinamento.

Ainda gostaria de salientar que não basta novos aviônicos e pintura, estas aeronaves necessitam de novos armamentos, sejam ar-ar ou munição inteligente p/ ataques ao solo, total disponibilidade em termos de manutenção e tbm pilotos qualificados e com uma carga de horas de treinamento adequadas.

Abraços

Plinio




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#20 Mensagem por Slip Junior » Qui Dez 11, 2003 11:45 am

Plinio,

Uma vez que na América Latina o número de sistemas anti-aéreos é pequeno, a maioria de aeronaves são operaradas em baixas altitudes o que justifica a utiliação do tal esquema. Mesmo em missões de defesa aérea, os F-5`s quando apoiados por aeronaves R-99 poderiam voar a altitudes menores uma vez que assim não precisariam estar mais alto para ter uma melhor cobertura radar da área já que estariam recebendo os dados fornecidos pelo R-99A e tb poderiam assim surpreender qualquer intruso.

A respeito dos armamentos, concordo plenamente com sua colocação e espere que isso já esteja sendo providenciado.

Abraços




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#21 Mensagem por Malandro » Qui Dez 11, 2003 8:19 pm

Slip Junior escreveu:Plinio,

Uma vez que na América Latina o número de sistemas anti-aéreos é pequeno, a maioria de aeronaves são operaradas em baixas altitudes o que justifica a utiliação do tal esquema. Mesmo em missões de defesa aérea, os F-5`s quando apoiados por aeronaves R-99 poderiam voar a altitudes menores uma vez que assim não precisariam estar mais alto para ter uma melhor cobertura radar da área já que estariam recebendo os dados fornecidos pelo R-99A e tb poderiam assim surpreender qualquer intruso.

A respeito dos armamentos, concordo plenamente com sua colocação e espere que isso já esteja sendo providenciado.

Abraços



Er... perdoe minha ignorância mas o fato de na AL não ter justamente muitos SAMS não justificaria a possibilidade de se efetuar voos mais alots poupando combustível?




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#22 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Dez 11, 2003 9:53 pm

Malandro escreveu:Er... perdoe minha ignorância mas o fato de na AL não ter justamente muitos SAMS não justificaria a possibilidade de se efetuar voos mais alots poupando combustível?

Malandro, as SAMS são para defesa a baixa altitude, a grande altitude se usa caças como o Mig 29, por quase não ter SAMS na América do Sul a defesa aérea é feita por aeronaves que tem dificultade de encontrar alvos a baixas altitudes, entendeu?




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#23 Mensagem por VICTOR » Qui Dez 11, 2003 10:06 pm

Não necessariamente. Existem SAMs de grande altitude, por exemplo o velhíssimo SA-2 Guideline, ou o espetacular S-300. Ambos são capazes de atingir alvos a até 30km de altitude (90000 pés), altitude maior que o teto de serviço do Fulcrum por exemplo.

Acho que o Slip quis dizer mesmo sistemas de baixa altitude, como AAA e MANPADS, são raros por aqui, então os F-5 podem operar a baixa altura.
Se esse tipo de ameaça fosse mais freqüente, então eles teriam que ir para média altitude, usada por exemplo na Allied Force (Kosovo).




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#24 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Dez 11, 2003 11:42 pm

Até acerta a 30km de altura mas a que distância? Um simples desenho prova que quanto maior a alitude do caça menor o alcancec efetivo da SAM.




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#25 Mensagem por VICTOR » Sex Dez 12, 2003 12:28 am

Não.

Mesmo a grande altitude, sobra alcance para sistemas como o S-300, com alcance que chega a 200km na versão PMU1.

E um sistema como o S-400 chega a ser chamado de "Anti-AWACS" justamente por ter um alcance de 400km e poder atingir facilmente um AWACS na altitude de serviço dele, 33000ft ou 10km.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#26 Mensagem por Naval » Seg Fev 23, 2004 3:20 pm

As negociações com a Suíça não firmaram, então alguém sabe dizer qual os outros países que a FAB mantém contato para adquirir os outros F5 que faltam??




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#27 Mensagem por Fox » Dom Mai 09, 2004 11:50 am

Mais 3 fotos do F-5FM.

Imagem

Imagem

Imagem




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#28 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 10, 2004 12:49 am

Bem legal esse padrão de pintura.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#29 Mensagem por Morcego » Seg Mai 10, 2004 12:38 pm

essa nova pintura ficou muito bonita mesmo, resta saber se vamos ver mais esse projeto parado pra comprar cesta basica para desocupado




Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1440
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

...

#30 Mensagem por Super Flanker » Dom Mai 16, 2004 6:47 pm

Alguém sabe como anda o projeto do F-5 M?
Já foi pro saco de novo?


Falow.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Responder