Trem de alta velocidade (TAV) Rio-São Paulo

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Brasileiro
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Trem de alta velocidade (TAV) Rio-São Paulo

#1 Mensagem por Brasileiro » Sex Set 02, 2005 4:50 pm

Dêm uma olhada nisso, parece que deu uma alavancada nesse projeto. Tomara que saia do papel, pois ele será muito importante para o Brasil.

http://www.ferrovianortesul.com.br/TAV_ ... BRIL05.pdf

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Vinicius Pimenta
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#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Set 02, 2005 7:28 pm

Volta e meia falam desse projeto. Sem dúvida muito importante, mas sair do papel que é bom...




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Guilherme
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#3 Mensagem por Guilherme » Sex Set 02, 2005 7:47 pm

Não seria mais importante manter e construir estradas e ferrovias de qualidade ligando SP e RJ?




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#4 Mensagem por Paisano » Sex Set 02, 2005 7:59 pm

Concordo plenamente com você, Guilherme.




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fredom
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#5 Mensagem por fredom » Sex Set 02, 2005 8:05 pm

os Governos do DF e de Goias vão construir um trem-bala entre Brasilia-Goiania, até onde eu sei esta tudo acertado e que as obras comecam no ano que vem e fica pronta em 2010 (agora como na politica tudo muda muito rapido) o projeto ficou orcado em 800 milhoes e a obra ainda e´ muito questionada ja que nao se tem necessidade (nesse momento) de um trem de alta velocidade entre as duas cidades, agora segundo os dois governos a meta e´ transformar Brasilia/Goiania na em uma regiao Megalope o que evidentemente seria impulsionado por essa obra, quem quiser saber mais e´so´ir no google e digitar "expresso pequi" ou "trem bala brasilia goiania".




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#6 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Set 02, 2005 8:17 pm

Guilherme escreveu:Não seria mais importante manter e construir estradas e ferrovias de qualidade ligando SP e RJ?

Estradas são importantes mas não tanto, o movimento na Dutra não é tão grande assim e ferrovias são uteis para ligar os centros produtores aos centros consumidores, tanto o Rio como São Paulo são centros consumidores e o movimento de passageiros de ônibus não é alto o bastante para justificar o investimento.




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Túlio
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#7 Mensagem por Túlio » Sáb Set 03, 2005 1:08 am

Aí, Marechal, não me leves a mal mas discordo de tua posição: As duas maiores e mais importantes cidades do país são, sem sombra de dúvida, Rio e Sampa. O volume de tráfego DE PESSOAS entre elas é superior a qualquer outro no nosso velho e pobre menino rico chamado Brasil. Qualquer melhora no transporte entre ambas só nos beneficiaria. Mesmo aquela história de megalópole Brasília-Goiânia seria uma boa coisa, levaria a colonização mais para longe do litoral, onde somos mais vulneráveis.




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#8 Mensagem por Brasileiro » Sáb Set 03, 2005 9:38 am

Na verdade esse projeto de TAV entre o Rio-São Paulo, é porque a longo prazo, a ponte aérea estará "saturada", então criaria-se um novo meio detransporte entre as duas cidades para "desafogar" o espaço aéreo e aumentar a segurança na área. E também que o TAV seria um concorrente do meio aéreo e terrestre e assim ajudaria a reduzir os preços das passagens.


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#9 Mensagem por fredom » Sáb Set 03, 2005 10:05 am

Brasília, 17/03/2005 (Secretaria de Comunicação Social – Agência Brasília de Notícias) - O governador Joaquim Roriz, acompanhado do governador de Goiás, Marconi Perillo assinaram na manhã desta quinta-feira (17) memorando de entendimentos entre os dois governos estaduais, a União e o Ministério da Infra-Estrutura e Transportes da República da Itália para finalizar os projetos de implantação do trem de alta velocidade no trecho Brasília-Goiânia.”Este é o primeiro passo para iniciarmos as obras de construção do trem-bala, que será de grande importância para o desenvolvimento não só do Centro-Oeste, mas de todo o país”, afirmou Roriz.

O objetivo do documento é formalizar o apoio institucional, técnico e tecnológico do Governo italiano para complementar os estudos de viabilidade, projetos de financiamento e ainda confirmar os custos para a criação do trem de alta velocidade naquele trecho. “Não vamos investir nem mais um centavo neste trabalho. A partir de agora, esses estudos mais minuciosos serão desenvolvidos com recursos dos italianos a custo zero para o DF”, precisou o governador. Os trabalhos em parceria com os italianos devem ter início nos próximos dias, com base no projeto conceitual – desenvolvido pelos governos do DF e Goiás ao custo de R$ 4,5 milhões e que deve ser concluído até esta sexta-feira (18).

Roriz ainda destacou a experiência daquele país na implantação de ferrovias dentro de centros urbanos. “Já que queremos fazer o trem para o desenvolvimento da região e, já que se trata de um projeto caríssimo, buscamos o apoio de homens que possuem o que há de melhor em tecnologia e Know-how no setor”. Segundo ele, o GDF e o Governo goiano pretendem buscar as famosas Parcerias-Público-Privadas (PPPs) para financiar a iniciativa. “Inclusive vamos buscar na experiência italiana, que fez isto no país deles com excelência”, afirmou.

O secretário de Projetos Especiais, José Geraldo Maciel, que tem tocado a proposta de criação do trem-bala, afirmou que para cada quilômetro construído deve-se gastar de U$8 milhões a U$10 milhões. “É uma obra que demanda muitos recursos, por isto a intenção do governador Roriz de buscar as parcerias para construção das obras”.

PONTOS DE PARADAS – A definição do traçado do trem já está definida. Segundo Maciel, ele vai partir da estação do metrô do ParkShopping, passando pelo Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Santa Maria, Gama, em direção a Goiânia. Chegando lá, exatamente na confluência das avenidas Goiás e Perimetral Norte, onde futuramente será construída uma estação de metrô. “A idéia é de fazer a integração do trem com o metro”, precisa.

A concepção tecnológica do trem será feita por meio de três tipos de operação: o “trem expresso”, o “trem parador” e ainda o “trem de carga”. O primeiro vai percorrer o trecho Brasília-Goiânia sem paradas, realizando o percurso em menos de uma hora, numa velocidade média de 250km/h. Já o “parador” fará transporte de passageiros e carga seletiva (como sedex e pequenas encomenda), com paradas programadas em Abadiânia (GO), Alexânia (GO), e Anápolis (GO). “O trem de carga vai operar somente em horário definido como, por exemplo, de dez da noite às duas da madrugada do dia seguinte”, explica Maciel.

RECADO DO EMBAIXADOR – Para o embaixador da Itália, Michele Valensise, que participou da assinatura do ato de cooperação técnica entre os governos, a criação do trem de alta velocidade no Brasil demonstra coragem e ousadia dos dois governos estaduais. “Esta é, como deixou claro o governador Roriz, a primeira pedra para a conclusão de um projeto ousado, mas inteligente”, afirmou.

Para ele, a criação do trem de alta velocidade ligando os dois estados é um grande desafio. No entanto, ele acredita que o novo veículo pode ajudar o país a se desenvolver sócio-economicamente. “A Itália tem muito interesse em ajudar os amigos brasileiros. Este estudo será feito muito rapidamente, em questão de meses e não de anos. Queremos ajudar a concretizar esse sonho em breve”.

Aos céticos quanto à viabilidade do projeto, Michele deixou um recado. “Estes dois governadores têm enfrentado um ceticismo difuso, que desacredita a possibilidade da implantação do trem. Mas creio que quem vai ganhar no final não são os céticos e sim os de visão de futuro”, comentou ao elogiar a iniciativa dos governos parceiros.

(0317rk1)

Mais informações na Secretaria de Projetos Especiais: 3961-4935






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Carlos Mathias

#10 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 03, 2005 10:46 am

A Dutra não tem movimento???? Meu camarada, a princípio o transporte de cargas no Brasil já é um erro monumental, pois se utiliza o meio mais caro sob todos os aspectos que é o rodoviário, mais caro umas 10 vezes que o trem e outras tantas vezes mais caro que o fluvial/marítimo. Quando se começou a integração através das rodovias nos governos militares, pensou-se assim porque o meio rodante(o veículo em si, carros e caminhões) é do particular e o estado não teria que gastar neste ponto, ficando assim esta parte com a transportador. Acontece que hoje o estado não gasta em nada e as estradas estão podres, salvo as privatizadas. Muito da nossa dependência externa ao petróleo se deve a esse equívoco estratégico.




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#11 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Set 03, 2005 12:16 pm

Carlos, o transportede cargas por via férrea é importantíssimo, mas não nessa rota, o movimento de passageiros entre Rio-São Paulo ou é por avião ou por carro particular, onibus e trêm (existe essa linha queliga Rio-São Paulo) pegam uma fatia muito pequena do transporte porque quem viaja geralmente viaja a negócios e ai é avião, o TAV é um concorrente dos aviões e não dos ônibus e trens.




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#12 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Set 03, 2005 2:21 pm

Se nao me engano, o trem Rio-Sao Paulo para passageiros nao foi desativado a alguns anos?




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#13 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Sáb Set 03, 2005 3:01 pm

eu ouvi falar que esse projeto do trem bala não pode sair, senão quebra as empresas da ponte aérea.




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