da Revista da Armada de Agosto-2005
A “Corte-Real”
na Força de Reacção Rápida da Nato
18MAI-13JUN
Após um período de manutenção na Base Naval de Wilhelmshaven, Alemanha, o NRP “Corte-Real” partiu rumo a mais um porto na Noruega, desta vez à Base Naval de Haakonsvern.
A estadia em Wilhelmshaven foi bastante produtiva atendendo a que permitiu um período de manutenção do navio e o descanso da guarnição. Sendo esta uma estadia prolongada (12 dias), houve a possibilidade dos elementos da guarnição visitarem o país e conhecer alguma da sua cultura, assim como proporcionar algumas actividades de carácter social, nomeadamente a Force Reception, dada pelo COMSNMG1 a bordo da FGS “Bayern”, e a Festa Bavára organizada pelo NRP “Corte-Real” na cantina da Base Naval de Wilhelmshaven.
Após este período, a SNMG1 procedeu para a Base Naval de Haakonsvern, Noruega, um trânsito que durou cerca de dois dias.
A estadia em Haakonsvern, de 20 a 31 de Maio, constituiu-se como um período de preparação da força para o exercício “Marvika 05”, dedicado a planeamento operacional, treino táctico em simulador e diversos seminários de onde se salientam o de regras de empenhamento e de guerra assimétrica.
De salientar durante a fase de planeamento operacional a importância dada pela Marinha Norueguesa ao conceito da Estimativa de Comando, ferramenta poderosa na área do planeamento e que actualmente também já é alvo de estudo profundo no CITAN, através do curso CAPON (Curso de Aperfeiçoamento no Planeamento de Operações Navais).
Esta interessante fase do exercício permitiu às unidades navais, num curto espaço de tempo, planear e colocar em prática os resultados do seu planeamento.
O dia 20 de Maio, foi devidamente comemorado pela “Corte-Real” numa cerimónia presidida pelo CSNMG1, CALM Wolfgang Kalahne, em que foram entregues diversas condecorações a militares da “Corte-Real”. Seguiu-se a recepção da comemoração do dia da Marinha Portuguesa onde estiveram presentes delegações das guarnições dos navios da força.
Durante a estadia em Haakonsvern e integrado no exercício “Marvika 05” foram ainda organizados um conjunto de eventos, entre os quais torneio de futebol, voleibol, tracção à corda, natação e atletismo entre as equipas dos navios da força e também um jantar de comida tradicional para todos os militares da SNMG1, onde cada navio mostrou um pouco da gastronomia do seu país.
A 30 de Maio a força largou para o “Marvika 05”. Este exercício da responsabilidade da marinha Norueguesa contou com a participação, além das unidades que compõem a SNMG1, NRP “Corte-Real”, FGS “Bayern” (Alemanha) (CSNMG1 embarcado), USS “Mcinerney” (helicóptero SH-60B Seahawk) (Estados Unidos da América), HMCS “Montreal” (helicóptero CH-124A Sea King) (Canadá) e HNOMS “Trondheim” (Noruega), com a participação de unidades navais da Noruega, da Holanda e da Bélgica, num total de 15 unidades navais. Inesquecível para todos a navegação no efectuada no Lysefjord, série tipo PILOTEX (exercício de pilotagem) integrada no exercício, que constituiu um excelente treino para a equipa de navegação e que proporcionou a todos algumas das mais belas imagens paisagísticas que certamente não serão esquecidas por quem viveu esta rara experiência.
Como treino operacional foram efectuadas operações de guerra anti-submarina, anti-superfície e guerra assimétrica, num cenário freeplay que proporcionou ainda a oportunidade de escoltar o paquete “Aida Blu”, convidado a participar no exercício como unidade valiosa. Para esta acção de escolta a SNMG1 cedeu 2 oficiais de ligação ao “Aida Blu”, um deles português, por forma a que a integração na força fosse o mais conseguida possível.
No dia 3 de Junho, a “Corte-Real”, juntamente com os restantes navios participantes no exercício, atracaram no porto de Oslo onde se juntaram às comemorações dos 100 anos da cidade. Apesar da chuva, a lindíssima cidade de Oslo não desiludiu e embandeirou em arco para receber os muitos navios e os largos milhares de visitantes.
A 4 de Junho de 2005 o NRP “Corte-Real” recebeu a honrosa visita a bordo do Embaixador de Portugal na Noruega, Dr. Manuel António Pacheco Jorge Barreiros que participou no almoço da Força Naval a convite do CSNMG1 realizado a bordo.
A estadia foi ainda marcada pelas diversas recepções a bordo dos diferentes navios da força, para um último adeus às unidades que deixam a SNMG1, HMCS “Montreal”, HNOMS “Tromdheim” e USS “McInerney”, uma vez que Oslo foi o último porto em que estas unidades estiveram em companhia.
Após a largada de Oslo, foi realizado o tradicional sailpast para uma última despedida no mar. Com os navios formados em coluna, os 3 navios de partida foram passando um a um pela “Corte-Real” e pelo FGS “Bayern” para um até breve aos camaradas de saída.
Em direcção ao Mediterrâneo, e já com o FGS “Spessart” (reabastecedor alemão) integrado na força, as unidades da SNMG1 seguiram rumos diferentes. A “Corte-Real” atracou em Lisboa a 10 de Junho, aí permanecendo até 13 de Junho, tendo o FGS “Bayern” seguido para Palma de Maiorca. A 15 de Junho a força reunirá novamente para a Operation Active Endeavour (OAE), mas sobre esta importante operação falaremos no próximo artigo.
(Colaboração do Comando do NRP “Corte-Real”)