Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#7891 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 21, 2025 1:51 pm

Famex 2025 >
Un KC-390 de la Fuerza Aérea Brasileña llega a México para participar en la Famex 2025
El KC-390 también transporta un vehículo blindado 6x6 Guaraní de Iveco Defence Vehicles

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... famex-2025

Uma VBTP Guarani veio no interior do avião para ser demosntrado na feira também.
O Brasil é o convidado de honra da FAMEX d2 2025.
Me parece que vamos sair de lá com muitos negócios fechados ou encaminhados.




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Re: Sobre o KC-390

#7892 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 22, 2025 10:51 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Sobre o KC-390

#7893 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 22, 2025 12:19 pm

É por essa e outras imagens, e informações fidedignas, que o KC-390 se tornou ou está se tornando o xodó de muita gente pela Europa, e no restante do mundo.
Sem concorrência. Sem comparação.




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Re: Sobre o KC-390

#7894 Mensagem por Diupa » Ter Abr 22, 2025 2:26 pm

Grécia: C-390 Millennium da Embraer desponta como favorito para substituir os C-130

O cargueiro militar C-390 Millennium, da brasileira Embraer, tem se destacado como forte candidato a substituir os veteranos C-130 Hercules na Força Aérea da Grécia. Segundo informações do portal OnAlert.gr, a aeronave está incluída no planejamento de longo prazo de aquisições de defesa do país, com uma recomendação inicial para a compra de três unidades com opção de expansão futura. Os C-390 seriam incorporados gradualmente, conforme os Hércules atuais forem sendo aposentados.

Embora o programa de aquisição só deva avançar no fim da década, devido a outras prioridades — como a modernização de 38 caças F-16 para o padrão Viper —, o planejamento financeiro já contempla os recursos necessários. Até lá, a Grécia manterá em operação os C-130 e os menores C-27, que também passarão por atualizações e receberão novo contrato de suporte logístico até 2026.

O C-390 vem conquistando espaço entre as forças aéreas ocidentais por sua combinação de baixo custo operacional, alta capacidade de carga e tecnologia de ponta. Países como Suécia, Eslováquia, Holanda e Áustria já fecharam contratos com a Embraer, enquanto Polônia, Finlândia e Turquia estão em negociações. Em todas essas nações, o modelo tem sido apontado como substituto natural dos C-130.

A Grécia acompanha de perto a experiência de países aliados que já operam o C-390, como Portugal, e recebeu avaliações extremamente positivas quanto ao desempenho da aeronave, sua manutenção e suporte pós-venda. O cargueiro da Embraer já é descrito como a solução logística das próximas décadas.

Do ponto de vista técnico, o C-390 leva até 26 toneladas de carga útil, superando os 21 toneladas do C-130J. Tem alcance de 5.500 km com 15 toneladas a bordo, contra 3.300 km do rival americano, e velocidade de cruzeiro de até 988 km/h, muito superior aos 670 km/h do C-130J. Além disso, voa a 36 mil pés, contra 29 mil pés da aeronave americana com carga máxima.

Um dos trunfos do cargueiro brasileiro está em seus motores IAE V2500, usados em aeronaves comerciais como o Airbus A320. Isso garante baixo custo de manutenção, ampla disponibilidade de peças e suporte logístico garantido para as próximas décadas. Mais de 7.200 motores da família V2500 já foram fabricados, incluindo o modelo V2531-35 usado no C-390, com empuxo de 31.330 libras.

Embora o C-130J americano também tenha sido apresentado à Força Aérea grega e ofereça modernização eletrônica e confiabilidade comprovada em 22 países, o C-390 Millennium parece conquistar vantagem, combinando inovação, performance superior e atratividade econômica. O embate entre os dois modelos promete ser decisivo para o futuro da aviação de transporte militar na Grécia.

FONTE: OnAlert

https://www.aereo.jor.br/2025/04/22/gre ... -os-c-130/

E pra quem fala grego: https://www.onalert.gr/eksoplismoi/favo ... as/620504/




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Re: Sobre o KC-390

#7895 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 22, 2025 3:06 pm

Se os turcos comprarem, e espero que comprem, com várias bola fora tem recebido tanto dos USA como da Europa, que a sua aquisição será quase que natural, ainda que eles tenham pego dos estoques britânicos mais algumas unidades para complementar a sua frota atual.
Na hora que esse negócio for fechado, os gregos vão colocar o pé no acelerador e comprar os seus também.
Se tudo der certo, nos próximos dez anos operadores de Hércules serão exceção na Europa.




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Re: Sobre o KC-390

#7896 Mensagem por Cassio » Ter Abr 22, 2025 4:54 pm

FCarvalho,

É o que digo, a Embraer não está para brincadeira não. Tem muita competência em diversas áreas e não entra no mercado para pensar pequeno. Quando lá atrás ela propôs o KC390 como um substituto para o Hércules, alguns acharam ridículo e algo fora da realidade. Que a empresa iria quebrar a cara, que esta iludindo a FAB com uma proposta absurda de uma aeronave para substituir o Hércules, uma verdadeira lenda da aviação. Mas quem vive de passado é Museu, e a Embraer apostou na máxima de que o melhor produto hoje poderá não ser o melhor amanhã... e desenvolveu um produto mais atual, mais moderno, mais capaz... ou seja melhor. Lembro bem porque participei do início do desenvolvimento do KC.

E não só o produto. Botou toda sua expertise da aviação comercial na área de suporte para oferecer um produto pensado numa manutenção mais eficiente, e com um pacote de serviços e de suporte adequado para as Forças Aéreas.

E o mundo está vendo e se convencendo de que não tem comparação.

Apesar de serem ainda poucas unidades vendidas (pouco mais de 40), os vários países operadores tem o potencial de fazer vendas subsequentes, e alavancam a venda para outras nações.

Brasil, Portugal, Hungria, Rep Tcheca, Holanda, Áustria, Suécia, Coréia, (1 undisclosed)... e em breve a Eslováquia. E a fila dos países interessados e onde correm negociações só aumenta (Polônia, Grécia, México, Turquia, Índia, Arábia Saudita, México)... e muitos outros que parecem estar acompanhando bem de perto o nosso cargueiro.

Recentemente estive visitando a linha do KC390, e ela estava bem diferente das outra vezes. Antes eram só aeronaves da FAB na linha. Depois uma de Portugal no meio das da FAB. Agora a linha só tem aeronaves de outras nações, e uma de cada cliente. Uma imagem que me dá muito orgulho da nossa capacidade de fazer. O que prova que somos um povo plenamente capaz. Basta ter uma visão estratégica, uma planejamento descente, e uma gestão competente. Pena que isso seja tão raro por aqui.




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Re: Sobre o KC-390

#7897 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 23, 2025 7:16 pm

Um povo educado educado é capaz de tudo, Cássio.

Me chama a atenção de certa forma a sua afirmação de que não há aeronaves para a FAB na linha de produção em GPX, embora, de certa forma eu realmente já não me importe tanto com isso. Seria apenas mais uma das várias consequências de nossa própria inapetência e ambiguidade em relação ao tema Defesa. Então, nada de novo.

Quanto ao mercado externo, o KC-390 mais que provou do que é capaz, e não sobram dúvidas sobre o que este produto da Embraer pode e virá a se tornar no futuro. E a meu ver, podemos apostar que a cada novo anúncio de países interessados nele, teremos na pratica mais um cliente virtualmente prestes a assinar o seu contrato de aquisição. E eles são mais do que podemos pensar, imagino.

Como dispus nas páginas anteriores, apenas na Europa, em curto a médio prazo o cargo brasileiro tem em perspectiva negócios que podem ultrapassar as quantidades de aviões norte americanos em países usuários do Hércules, e que até outro dia sequer se pensava em tal possibilidade. Olhando o que está acontecendo, e entender um pouco dos meandros do assunto defesa no velho continente, dá para notar que o KC-390 já é na prática o novo vetor tático militar eleito para o século XXI naquelas bandas.

O sucesso do avião é não apenas reflexo das capacidades da Embraer como empresa, mas, principalmente da credibilidade que ela soube conquistar ao longo dos últimos 50 anos de existência, traduzidos em produtos e soluções para o mercado feitos a dedo e na hora certa.

No que compete à FAB, ela tem a seu favor neste processo todo, ter acreditado que a Embraer seria capaz de substituir uma lenda que todos acreditavam ser insubstituível. No fim, fizeram algo tão bom, e acima da média, que acredito dificilmente o KC-390 será ultrapassado enquanto produto em prazo a perder de vista. E estamos só começando.




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Re: Sobre o KC-390

#7898 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 23, 2025 8:18 pm

A frota de C-130 Hércules da Força Aérea da Turquia, segundo fontes abertas na intenet, está composta atualmente por 31 unidades, sendo 19 C-130B\E modernizados pela indústria local, e outros 12 C-130J-30 ex-RAF comprados recentemente.

Os aviões provindos do Reino Unido serão recebidos, conforme o planejamento, a partir deste ano, com as entregas sendo feitas em lotes subsequentes. Espera-se que sejam usados por vários anos, dado que foram aposentados precocemente pelos britânicos em 2022.

A Turquia também é usuária do A400M, sendo que há comentários na internet de que a Espanha teria oferecido a troca de A400M do lote destinado à sua força área como forma de pagamento por 12 LIFT turcos Hrujet. Aparentemente o negócio teria sido fechado entre as partes, embora sem confirmações oficiais.

Supondo que os turcos queiram fazer uma troca do tipo 2x1, o mercado do país para o KC-390 seria estimado em até 15 aeronaves. Mas, penso que a quantidade de aviões irá depender de outros fatores, e interesses, do governo turco no sentido de privilegiar a sua BIDS, também. E ambas as partes já demonstraram interesse mútuo em negociar o que for mais adequado a si.

A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#7899 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 28, 2025 11:27 am

FCarvalho escreveu: Qua Abr 23, 2025 8:06 pm Usando (muito) a imaginação.

Japão
20* KC-390 por Fragatas FFM Classe Mogami Mod I e II
*14 força aérea + 6 aviação naval
Custo Aprox. US$ 1,7 bI*

Índia
40 a 80* KC-390 por Fragatas Classe Nilgiri
* parte dos valores referentes a off set na compra das fragatas que teriam sido supostamente oferecidas à MB pela Índia
Custo Aprox. US$ 3,4 a 6,8 bI*

Turquia
31* KC-390 por Fragatas TF-2000
*19 C-130B\E mdernizados e 12 C-130J\J-30 ex-RAF
Custo Aprox. US$ 2,6 bI*

Reino Unido
15* KC-390 por Fragtas Type 31
*C-130 retirados de serviço em 2022 \ A RAF considera novos cargos táticos militares em complemento aos A400M
Custo Aprox. US$ 1,2 bI*

Alemanha
6* KC-390 por Fragatas MEKO A200\210\300
*C-130J novos de fábrica \ complementação da frota de A400M considerada atualmente
Custo Aprox. US$ 510 mi*

Coréia do Sul
12* KC-390 por fragatas FFX
*quantidade atual de C-130H Hércules em operação na ROKAF
Custo Aprox. US$ 1,02 bI*

* KC-390 cotado a US$ 85 milhões de dólares.
* Apenas os aviões
Só para criar caso. :mrgreen:
Não rendeu comentários no tópico de reaparelhamento da MB.
Um mercado de 6 países com potencial para gerar mais de 13,8 bilhões de dólares apenas em aviões.
Se considerarmos todos os adendos contratuais deste tipo de negócios, estamos falando de cifras que poderiam chegar a quase 28 bilhões de dólares. Ou mais, dependendo de cada cliente.
Se colocar os sauditas, e outros mercados sob influência deles, bem, a Embraer tem um grande potencial a médio e longo prazo para favorecer seus acionistas, de forma que possam acender seus charutos em notas de cem dólares por muito tempo. O cofrinho furado da FAB agrade, muito.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Abr 30, 2025 7:33 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Sobre o KC-390

#7900 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 30, 2025 7:23 pm



E a Embraer vai para cima dos concorrentes norte americanos.




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Re: Sobre o KC-390

#7901 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 01, 2025 1:00 pm

Embraer continua apostando no KC-390 com flying boom para USAF

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2025/03/481185876_1057694579721060_6923918614016342379_n-750x375.jpg

https://www.cavok.com.br/embraer-contin ... e_vignette




Editado pela última vez por FCarvalho em Qui Mai 01, 2025 1:04 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390

#7902 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 01, 2025 1:04 pm

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2025/04/Graphic-Estande-ARSAG-Embraer-1128x570.jpg

Embraer apresenta o KC-390 Millennium para militares dos EUA e da OTAN em importante conferência

https://www.cavok.com.br/embraer-aprese ... onferencia

Mais do que apenas mais uma reunião entre parceiros e usuários das mesmas aeronaves e capacidades, estre encontro é uma janela aberta para o mundo inteiro ver o KC-390 bem de perto, amparando espaços para muitas conversas e demonstrações a todos os potenciais clientes do avião.

USAF, NAVY, USMC e US Army + OTAN + convidados estão presentes, e olharão bem de perto do KC-390 da Embraer, que já atende bem mais do que os requisitos mínimos para ser produzido nos USA e ser considerado um produto made in América.

Pode até ser que não saiamos de lá com negócios fechados com as forças norte americanas, mas, é líquido e certo que teremos novos clientes de exportação muito interessados em fechar negócio com o avião da Embraer.




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Re: Sobre o KC-390

#7903 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 04, 2025 1:45 pm

Segundo vários sites latinos que cobriram a FAMEX, a Embraer saiu da feira muito empolgada com a ótima recepção que o KC-390 teve por lá, inclusive com a PR mexicana envidando esforços para abrir diálogo com o Brasil em diversas frentes de interesse comum, desde economia a Defesa. A BIDS brasileira foi convidada especial desta edição.

A Embraer concorre com o C-130J e A400M, que deu pau no dia da sua demonstração de voo para autoridades e convidados.

Resta ver como os mascates da Embraer irão lidar com a enorme pressão norte americana para que o México adote o Hércules. Ainda segundo estes canais, Washington não está gostando nem um pouco da ideia da aproximação mexicana com o Brasil, e menos ainda de ver o seu avião embargado, de novo, pelo KC-390 em mais esta competição, agora bem na porta de casa.




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Re: Sobre o KC-390

#7904 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 05, 2025 12:21 pm

No vídeo de ontem do BMVM com Felipe Salles e o Caiafa, foi comentado que a Suécia fez um contrato conjunto com Áustria e Holanda para receber seus KC-390 junto com aqueles países a fim de não ficar no rabo da fila de entregas.

Assim, a depender do acerto entre os três, os suecos podem começar a receber os seus aviões talvez mesmo antes de austríaco e holandeses. Ou pelo menos junto com os austríacos, que pelo que se sabe, será ou seria primeiro a ter seus aviões entregues.

Com a pressa em substituir os Hércules da sua frota, há de se entender que os suecos tenham feito alguma proposta no sentido de favorecer estes dois países, tendo em vista o contrato assinado por eles com a Embraer e os cronogramas acertados. Resta saber como empresa e clientes vão se entender sobre isso, dado que cada um tem seus próprios requisitos.




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Re: Sobre o KC-390

#7905 Mensagem por Cassio » Seg Mai 05, 2025 3:12 pm

Na verdade podemos considerar que se trata de uma compra conjunta, sob gestão da força aérea holandesa.
Sendo assim a configuração das aeronave deve ser comum, ou sem grandes diferenças.
Era um contrato para 5+4 aeronaves, e agora é um contrato para 5+4+4 aeronaves.




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