Um esquadrão com aeronaves F-5 deverá ser implantado em Nata
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F5 em Natal
Boa tarde srs! Estou acompanhando o debate com relação a criação da OCU em Natal, o que acho bastante interessante, pois vai desafogar os esquadrões de caça fazerem a formação.O piloto virá para os esquadrões de primeira linha ja aclimatado com o avião., porem este numero de aeronaves para a OCU não parece muito pequeno? Com relação a criação de mais esquadrões de caça na Amazônia, pergunta? De onde virá o dinheiro para manter e operacionalizar, se hoje mal e porcamente o orçamento permite manter 35% da frota de caças na linha de voo.?Não conseguimos nem equipar devidamente os aviões que aí estão(armamento inteligente, misseis modernos e etc e j´ESTAMOS PENSANDO E AUMENTAR A ESTRUTURA, DE QUE JEITO E COM QUE RECURSOS?
- REGATEANO
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Carlos Mathias escreveu:Perfeito, mas comprar pronto e ainda pior, sucata? Acho que seria melhor sim uma frota enxuta de Su-30/... montada/feita aqui. Afinal a China com certeza aprendeu algo com os seus Su- e a Índia também. Agora, o que vamos aprender com o M-2kC? E o F-5? Um avião totalmente obsoleto sem nenhum atrativo tecnológico. Sobre a modernização ela poderia ser feita também na família Su-30, se bem que penso não ser necessária.
Se tivéssemos optado pelos Su-27SKM estaríamos JÁ operando mísseis BVR TOP como o R-77 e WVR idem como R-73E. Tudo agora e não para daqui à 5/10 anos e se, talvez...
Mas como você bem disse, é isso que temos não mão.
Vou fugir ao tema, mas você fugiu antes.
O Mirage2000 e o Su-27 pertencem ao mesmo lapso temporal tecnológico. Entre ambos não há diferenças gritantes. As distorções encontradas referem-se apenas a estrutura física e maior capacidade do radar. Sim, porque o Su-30 operado ainda não tem TVC nem radar no ferrão da cauda.
No lugar de estarmos recebendo um produto com qualidade duvidosa, com baixissimo nível de qualidade de produção, estamos recebendo um produto já experimentado pelo mercado.
A Índia sofreu muito para ocidentalizar os avionicos de seus caças, coisa que somente foi alcançado a duras penas.
As formidaveis caracteristicas do Sukhoi não são suficientes para compensar as restrições relatadas, bem como o altíssimo gasto com manutenção e querosene.
Todos os países que utilizam o caça russo estão mais preocupados com seus sistemas bélicos do que no benefício social de seus cidadões, por isto fica fácil manter e operar forças extramamente caras, ao contrário do Brasil, onde até as FA´s possuem grande vulto social, vide CAN, operações na Amazônia (socorro social), etc.
- REGATEANO
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Foi com grande satisfação que recebi essa notícia.
Finalmente a FAB está partindo em direção ao obvio, afinal, para que manter modelos biplaces em esquadrões, quando os pilotos já podem vir adaptados ao caça.
Vejo uma crescente simplificação nos procedimentos e possíveis reduções de custos, já que irá se reduzir 1 (um) modelo de avião de combate em termos de manutenção e sua consequente atividade logistica.
Só indago a necessidade de ser um Brigadeiro o comandante da BANT, já que tal medida acarretará mais despesas? Um oficial graduado necessita de instalações adequadas (residência de alto nível) e transporte compatível (carros de luxo, santanão, vectra, etc).
Finalmente a FAB está partindo em direção ao obvio, afinal, para que manter modelos biplaces em esquadrões, quando os pilotos já podem vir adaptados ao caça.
Vejo uma crescente simplificação nos procedimentos e possíveis reduções de custos, já que irá se reduzir 1 (um) modelo de avião de combate em termos de manutenção e sua consequente atividade logistica.
Só indago a necessidade de ser um Brigadeiro o comandante da BANT, já que tal medida acarretará mais despesas? Um oficial graduado necessita de instalações adequadas (residência de alto nível) e transporte compatível (carros de luxo, santanão, vectra, etc).
- rodrigo
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Cadê o documento? Meio ilógico um avião biturbina ter manutenção mais barata que um monoturbina.Segundo documento oficial da AIF (FA Indiana), o custo de manutençao é menor que o M2000
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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- Lauro Melo
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soultrain escreveu:As formidaveis caracteristicas do Sukhoi não são suficientes para compensar as restrições relatadas, bem como o altíssimo gasto com manutenção e querosene.
O SU tem defeitos, mas esse nao é um deles.
Segundo documento oficial da AIF (FA Indiana), o custo de manutençao é menor que o M2000
Cump.
soultrain,
Este documento é propaganda dos Russos. Não estou dizendo que eles estão errados.
Tanto Russos, como Franceses e Americanos vão usar de tudo para vender 126 caças.
Abraços,
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TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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- rodrigo
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Deve ser mais barato porque não tem peça de reposição:
The Committee note that the contract explicitly stipulated the Supplier’s responsibilities to deliver to the Government of India, upon its request, spare parts and aggregates within the whole calendar service life of SU-30K and SU-30MKI aircraft. However, the Committee find that the procurement of spares contract could not fructify in the years 1998 and 1999 resulting in depletion of stock of spares with recurring consumption by I.A.F. According to the Ministry, the main contributory factor that caused delays in the finalisation of general contract for spares was that the prices quoted by the manufacturer were inconsistent and abnormally high. The Ministry however, admitted that due to lack of suitable pricing philosophy and pricing mechanism with the manufacturer, problems of spares were encountered. The Committee observe that though poor product support from the manufacturer affected the serviceability and availability of the SU-30 fleet, no initiative was taken by the Ministry to enforce relevant provisions in the contract beneficial to the Government. The Committee have been informed that an agreement on pricing philosophy was agreed upon in October 2000 and price lists were being verified by the Ministry. The Committee recommend that the Ministry should endeavour to execute general spares contract at the earliest and also ensure mutual adherence to the provision in the contract to guard against any contravention by the manufacturer at the cost of national interest.
Eu acredito na superioridade do Sukkoi, mas esse REPORT indiano só mostrou que é loucura comprar aviões dos russos. Tudo deu errado: entrega atrasou, tiveram que ir atrás de aviônicos ocidentais e integrá-los, tiveram que comprar versões inferiores para tapar o buraco, e eles mesmo citam a aventura que seria comprar um avião multi-role sem nenhuma experiência anterior no mundo com essa aeronave.
The Committee note that the contract explicitly stipulated the Supplier’s responsibilities to deliver to the Government of India, upon its request, spare parts and aggregates within the whole calendar service life of SU-30K and SU-30MKI aircraft. However, the Committee find that the procurement of spares contract could not fructify in the years 1998 and 1999 resulting in depletion of stock of spares with recurring consumption by I.A.F. According to the Ministry, the main contributory factor that caused delays in the finalisation of general contract for spares was that the prices quoted by the manufacturer were inconsistent and abnormally high. The Ministry however, admitted that due to lack of suitable pricing philosophy and pricing mechanism with the manufacturer, problems of spares were encountered. The Committee observe that though poor product support from the manufacturer affected the serviceability and availability of the SU-30 fleet, no initiative was taken by the Ministry to enforce relevant provisions in the contract beneficial to the Government. The Committee have been informed that an agreement on pricing philosophy was agreed upon in October 2000 and price lists were being verified by the Ministry. The Committee recommend that the Ministry should endeavour to execute general spares contract at the earliest and also ensure mutual adherence to the provision in the contract to guard against any contravention by the manufacturer at the cost of national interest.
Eu acredito na superioridade do Sukkoi, mas esse REPORT indiano só mostrou que é loucura comprar aviões dos russos. Tudo deu errado: entrega atrasou, tiveram que ir atrás de aviônicos ocidentais e integrá-los, tiveram que comprar versões inferiores para tapar o buraco, e eles mesmo citam a aventura que seria comprar um avião multi-role sem nenhuma experiência anterior no mundo com essa aeronave.
"O correr da vida embrulha tudo,
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soultrain escreveu:Lauro,
O documento é assinado por:
N. Janardhana Reddy
Chairman, Public Accounts Committee
New Delhi, 19 April, 2002 (29 Chaitra 1924 (Saka))
Aliás só diz isso, porque de certeza nao leu o documento, bastante duro e critico do SU.
Leia e tente nao falar sem ler.
Cump.
soultrain,
Pode ser assinado por quem quiser. Até pelo Papa....
Pois este também pode estar dentro do programa de venda.
Ou você acha que não existe isto ?
Aqui no Brasil teve um teve de tudo, para a venda de 12 caças.
Imagina 126 caças.
A mesma notícia saiu em Defesanet.
Vc leu ?
Só que a notícia foi feita por uma agencia Russa de notícias.
Toda análise pode ter pontos positivos e negativos. Mas dependendo do contexto alguns são mais relevantes do que outros.
Talvez a questão do custo, seja hoje um dos pontos principais para os Indianos.
O que esta sendo consideração, como a última grande compra de caças.
Abraços,
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- Lauro Melo
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soultrain escreveu:Lauro,
Nao me lembro deste report ter saído no defesa.net, pesquisei e tambem nao encontrei.
Novamente, vamos ser sérios, o relatório é muito crítico do SU, nao me parece propaganda, me parece completamente legitimo.
Cump.
Não saiu completo a reportagem. Mas saiu sobre a questão dos custos de operação.
Assim que encontrar eu coloco aqui.
Valeu,
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