TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#86086 Mensagem por Túlio » Ter Jan 21, 2025 1:05 pm

mauri escreveu: Ter Jan 21, 2025 12:54 pm
Túlio escreveu: Ter Jan 21, 2025 12:04 pm

Não colocaria dessa forma para a EMBRAER, mas a AKAER sim, cresceu e muito com isso.
Acredito que a Embraer não, pois a ideia era pegar todo o processo integração, da fabricação a montagem, mas a SAAB fechou a porta com o Simulador de desenvolvimento(S-Rig) com os dados ficando restritos a Linköping.
Além de fazer o filé da estrutura e revestimento na SAAB Aeroestruturas (fica como se o -390 e os E-Jets fossem feitos só de aço e alumínio, necas de composites), mesmo ao custo de nunca se tornar EED; diria que o AMX foi o único programa binacional com algum zorópa em que a EMBRAER de fato teve pleno acesso às tecnologias envolvidas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#86087 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 21, 2025 1:44 pm

Penso que tem uma coisa que precisa ficar muito clara. Ninguém passa o filé do conhecimento que desenvolveu para outros países, mesmo pagando. E com os suecos não seria diferente. Não fazem isso nem com a OTAN, ou aceitaram submeter-se aos caprichos britânicos no projeto do caça de 6a G. Enfim.

Ademais, em 2014 quase ninguém na BIDS era capaz de receber tudo o que estava no contrato em termos de repasse de tecnologia e off set. Tanto que a SAAB Estruturas, segundo diversas matérias nos últimos 10 anos, aludem esta iniciativa como sendo uma opção da SAAB, em acordo com a FAB, exatamente pela falta no Brasil de quem tivesse expertise e\ou interesse em fazer o trabalho. Na falta de quem assumisse o desafio, os suecos resolveram bancar o negócio para não atrasar o processo como um todo logo de saída.

Então, não tem essa de os suecos não nos passaram tudo. Tem que ver o que está no contrato, o que, por óbvio, é praticamente inviável para reles mortais como nós. Se não está no contrato, então não tem do que reclamar. A Embraer é muito maior que a SAAB, tanto em termos comerciais como tecnológicos. Mas, o suprassumo do programa FX-2 é justamente reunir em um lugar só, e debaixo dos mesmos requisitos as capacidades de ambas as empresas, de forma a complementar uma a outra. Essa foi a grande jogada que levou à vitória do Gripen E\F naquele programa. E até agora nenhuma das partes tem nada a reclamar uma da outra, pelo contrário, todos são só elogios à parceria.

O único que destoa neste processo é o Estado brasileiro, que nunca fez e não faz qualquer questão de assumir a responsabilidade pelo parto deste programa desde 1998. E até hoje não tem ninguém neste país que obrigue a fazê-lo, por bem ou por mal. A não ser que sejamos bridados com o inesperado.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#86088 Mensagem por mauri » Ter Jan 21, 2025 9:58 pm

Túlio escreveu: Ter Jan 21, 2025 1:05 pm
mauri escreveu: Ter Jan 21, 2025 12:54 pm

Acredito que a Embraer não, pois a ideia era pegar todo o processo integração, da fabricação a montagem, mas a SAAB fechou a porta com o Simulador de desenvolvimento(S-Rig) com os dados ficando restritos a Linköping.
Além de fazer o filé da estrutura e revestimento na SAAB Aeroestruturas (fica como se o -390 e os E-Jets fossem feitos só de aço e alumínio, necas de composites), mesmo ao custo de nunca se tornar EED; diria que o AMX foi o único programa binacional com algum zorópa em que a EMBRAER de fato teve pleno acesso às tecnologias envolvidas.
Tens razão havia esquecido disso, todo o filé ficou lá, e não era vontade da Embraer, pode até ter sido da FAB e do Governo, como disse o colega, mas eu acho que a Embraer calculou mal o negócio pensando que tinha alguém capaz de assumir a causa, e nem imaginava que existia um lobby grande para sugar os OFF SET para longe do Gavião Peixoto, quem eram os prefeitos e o governo federal na época da decisão?Lembro muito bem disso!!!

Imagem
A fuselagem dianteira da aeronave é a célula onde senta o piloto. Nela são instalados o assento ejetável, comandos de voo como manche e pedais, o canopi, o radar AESA, os displays de cabine e toda a aviônica da aeronave (Fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil)




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#86089 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 21, 2025 11:50 pm

mauri escreveu: Ter Jan 21, 2025 12:54 pm
Túlio escreveu: Ter Jan 21, 2025 12:04 pm

Não colocaria dessa forma para a EMBRAER, mas a AKAER sim, cresceu e muito com isso.
Acredito que a Embraer não, pois a ideia era pegar todo o processo integração, da fabricação a montagem, mas a SAAB fechou a porta com o Simulador de desenvolvimento(S-Rig) com os dados ficando restritos a Linköping.
De onde vc tirou essa informação?




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