Estava olhando alguns modelos para uma SU assim, e tipos e variedade é o que mais existe no mundo.
Dependendo do que o EB queira realizar com tal companhia, levando em consideração ser uma OM voltada basicamente para emprego geral, transporte, SAR, VIP, e missões de ligação e comando, além das afamadas missões subsidiárias, a adoção de mais de uma modelo de helo se faz necessária e factível.
Assim, um helo leve e outro médio leve para atendimento do maior número possível de missões, sem descobrir as atividades primárias da AVEX é a sugestão a seguir. E como disse antes, seriam 8 Bavex na minha visão a fim de cobrir os comandos militares de área, com 8 companhias de Helos Emprego Geral e Transporte.
Como temos algumas opções em termos de BRICS, que podem nos ser interessantes, se a quantidade a encomendar compensar a abertura de uma linha de montagem aqui por exemplo, talvez seja possível analisar mais de perto dois modelos: em primeiro o HAL DRHUV e suas versões, e em segundo o TAI T625 Gokbey. Ambos são cabíveis e complementares a meu ver naquilo que se propõe esta SU.
Em um segundo momento é inevitável olhar para a Leonardo e seus aparelhos, destacando-se a meu ver os AW-109\119 e o AW169. O novíssimo AW-09 a meu ver seria uma acréscimo ideal para a Avex, tendo em vista as qualidades apresentadas pelo modelo em seus testes de avaliação.
A Helibras\Airbus Helicopters tem modelos bastante conhecidos e podemos ter nos H-135\H-145 os modelos mais adaptados ao que se espera das missões a cumprir.
A Bell norte americana embora tenha uma linha de helos bastante grande, para o que se pretende poderia oferecer o Bell 505, Bell 407 e o Bell 429.
Por fim, é importante dizer que a escolha da plataforma não pode ser restrita apenas a este ou aquele fornecedor, sendo os vetores escolhidos os que trouxerem a melhor relação custo x benefício e os melhores resultados em termos de desempenho, preço, operacionalidade e cumprimento de missão. Isso é o mais importante. Assim, dispor de uma frota mista é a medida mais acertada em minha opinião.
Com 12 a 16 unidades nesta companhia a Avex consegue dispor de vetores em quantidade e qualidade mais que suficiente para atender às múltiplas missões que lhes são impostas pela vida militar, e principalmente, pela inépcia e omissão governamental frente as suas obrigações primárias nos estados e municípios.