FAB NEWS
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- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
Vamos lembrar duas coisas senhores.
Uma, a Embraer e a SAAB tem um Mou assinado para promover o KC-390 para a força aérea sueca. Portanto, interessa à ambas empresas que este negócio aconteça no menor prazo possível. O governo sueco já deu o preço deste possível negócio: o adendo contratual para mais algumas unidades de Gripen E\F - e citou até números, 15 unidades - dentro do presente escopo financeiro realizado pela FAB\Gov BR. Quais as reais chances disso acontecer com a atual situação fiscal e orçamentária governamental? Eu digo que tem todas as chances de acontecer se a parte política for resolvida. Porque no final, tudo aqui é questão de vontade política. Isto resolvido, recursos financeiros são o de menos. É assim que funciona, e sempre funcionou no Brasil. Defesa Nacional incluso. Com certeza a Embraer sabe muito bem aonde apertar os calos dos candidatos a vereadores e vereadores em São Paulo, e mesmo no congresso e planalto central. O partido do governo idem. Não estamos tratando com neófitos nesta seara de negócios.
E dois, não há e nunca houve nenhuma negociação entre Brasil e Índia a nível governamental ou extra oficialmente em qualquer nível para a realização de escambo de material de defesa em favor do KC-390 na IAF. O processo seletivo na verdade sequer está aberto oficialmente, e só deve ocorrer em 2025, quando todos os candidatos serão chamados para testes e avaliações in loco em diferentes regiões do país a fim de subsidiar tecnicamente os oficiais indianos. Qualquer coisa fora disso é pura demagogia e\ou jogada mercadológica a fim de atrair as atenções a si.
A boca pequena na imprensa indiana diz-se que o avião brasileiro está em vantagem sobre os demais competidores, mas, apenas técnica e preço não vencem concorrência. E isto é sabido de todos aqui. Ainda mais em uma licitação do tamanho da indiana. Então, esqueçam isso da FAB comprar Tejas, ou ffaa's comprarem qualquer outra coisa made in Índia. Isso não existe, é apenas propaganda e diplomacia militar.
No mais, o mesmo governo que agora diz que não tem recursos para aditar o contrato do Gripen E\F em troca de KC-390 para os suecos, é o mesmo que está se dispondo a empenhar quase US$ 1 bilhão de dólares para a Avex receber mísera dúzia de Black Hawks e quinquilharias anexas, com 12 helos sendo aposentados compulsoriamente ao mesmo tempo. Ou seja, ganho de escala zero.
Então, não existe isso de que o governo não tem recursos para comprar mais Gripen E\F e aditar o contrato atual e até ajustar um segundo lote para a FAB no médio e longo prazo. Tanto pode quanto o fará, quando e se, for do interesse do governo de plantão. Existe vontade política para isso agora em meio a uma baita crise financeira e orçamentária? Com certeza de público não, pela mais que óbvia resistência da fazenda nacional em apor um único centavo que seja nos projetos da Defesa, vide a opinião do ministro da fazenda em relação ao assunto, conhecida de todos aqui.
Enfim, a FAB precisa apenas criar as condições para que o governo seja forçado, isso mesmo, forçado, a fazer o que não quer fazer, e não tem interesse em fazer, ou pagar o preço e arrumar mais uma briga no congresso, e testemunhar quiçá mais uma enxurada de pedidos de impeachment via oposição, e com provas mais que objetivas e concretas, já que a obrigação do cmte em chefe é prover obrigatoriamente todos os recursos necessários à defesa nacional, mesmo que a contra gosto.
A ver.
Uma, a Embraer e a SAAB tem um Mou assinado para promover o KC-390 para a força aérea sueca. Portanto, interessa à ambas empresas que este negócio aconteça no menor prazo possível. O governo sueco já deu o preço deste possível negócio: o adendo contratual para mais algumas unidades de Gripen E\F - e citou até números, 15 unidades - dentro do presente escopo financeiro realizado pela FAB\Gov BR. Quais as reais chances disso acontecer com a atual situação fiscal e orçamentária governamental? Eu digo que tem todas as chances de acontecer se a parte política for resolvida. Porque no final, tudo aqui é questão de vontade política. Isto resolvido, recursos financeiros são o de menos. É assim que funciona, e sempre funcionou no Brasil. Defesa Nacional incluso. Com certeza a Embraer sabe muito bem aonde apertar os calos dos candidatos a vereadores e vereadores em São Paulo, e mesmo no congresso e planalto central. O partido do governo idem. Não estamos tratando com neófitos nesta seara de negócios.
E dois, não há e nunca houve nenhuma negociação entre Brasil e Índia a nível governamental ou extra oficialmente em qualquer nível para a realização de escambo de material de defesa em favor do KC-390 na IAF. O processo seletivo na verdade sequer está aberto oficialmente, e só deve ocorrer em 2025, quando todos os candidatos serão chamados para testes e avaliações in loco em diferentes regiões do país a fim de subsidiar tecnicamente os oficiais indianos. Qualquer coisa fora disso é pura demagogia e\ou jogada mercadológica a fim de atrair as atenções a si.
A boca pequena na imprensa indiana diz-se que o avião brasileiro está em vantagem sobre os demais competidores, mas, apenas técnica e preço não vencem concorrência. E isto é sabido de todos aqui. Ainda mais em uma licitação do tamanho da indiana. Então, esqueçam isso da FAB comprar Tejas, ou ffaa's comprarem qualquer outra coisa made in Índia. Isso não existe, é apenas propaganda e diplomacia militar.
No mais, o mesmo governo que agora diz que não tem recursos para aditar o contrato do Gripen E\F em troca de KC-390 para os suecos, é o mesmo que está se dispondo a empenhar quase US$ 1 bilhão de dólares para a Avex receber mísera dúzia de Black Hawks e quinquilharias anexas, com 12 helos sendo aposentados compulsoriamente ao mesmo tempo. Ou seja, ganho de escala zero.
Então, não existe isso de que o governo não tem recursos para comprar mais Gripen E\F e aditar o contrato atual e até ajustar um segundo lote para a FAB no médio e longo prazo. Tanto pode quanto o fará, quando e se, for do interesse do governo de plantão. Existe vontade política para isso agora em meio a uma baita crise financeira e orçamentária? Com certeza de público não, pela mais que óbvia resistência da fazenda nacional em apor um único centavo que seja nos projetos da Defesa, vide a opinião do ministro da fazenda em relação ao assunto, conhecida de todos aqui.
Enfim, a FAB precisa apenas criar as condições para que o governo seja forçado, isso mesmo, forçado, a fazer o que não quer fazer, e não tem interesse em fazer, ou pagar o preço e arrumar mais uma briga no congresso, e testemunhar quiçá mais uma enxurada de pedidos de impeachment via oposição, e com provas mais que objetivas e concretas, já que a obrigação do cmte em chefe é prover obrigatoriamente todos os recursos necessários à defesa nacional, mesmo que a contra gosto.
A ver.
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- Pablo Maica
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Re: FAB NEWS
Mas essa é a questão, não existe dinheiro pra nada nem para gripen nem para nenhum outro avião. Financiamos tudo, e ao que parece a FAB está na desesperada busca de quem está disponível à nos financiar mais. Tejas é só um exemplo, pois nem sabemos se o governo indiano também está disposto a fazer um financiamento, com a principal característica necessária à FAB, uma longa carência. Resolver as buchas do presente pagando daqui a 8 ou 10 anos, é nossa realidade.FIGHTERCOM escreveu: ↑Qui Set 19, 2024 11:07 am Pablo,
Deixando as paixões de lado, eu entendo o seu ponto de vista, mesmo assim não faz sentido essa troca.
Suponhamos que um Gripen equivale a dois Tejas em termos de $$$. Eu ainda continuaria preferindo o Gripen, não só pelas qualidades, mas principalmente porque já temos toda uma estrutura instalada no país para suportá-lo. Depois de todo o investimento feito vamos simplesmente adotar outra plataforma?! Um vetor que nada agrega e que nem sabemos quem irá suportá-lo no Brasil?
Desculpa, mas prefiro passar. Se tem dinheiro para o Tejas, que se use com o Gripen. Vamos comprar menos? Que seja, ficar diluindo o pouco recurso que se tem em duas plataformas é uma decisão errada.
Abraços,
Wesley
E por mais que concordemos que não faria sentido algum em continuar a operar 2 vetores mediante todo esse investimento aparentemente é oque a FAB vai fazer, para evitar encolher ainda mais, a revelia de nossa vontade. No fim tudo isso começou pq simplesmente eu disse, já que o segundo vetor parece ser inevitável, que fosse o Tejas Mk2 antes de um xavante stealth de perna curta. Enfim, só acho que não adianta ficar aqui repetindo que "é gripen ou nada", a não ser que o comandante da FAB e mais um bando de parasitas de brasilia comecem, da noite para o dia, a pautar suas decisões baseadas baseadas nos nosso debates,
Ao que se diga por ai, inclusive com afirmações veementes, que existem conversas com o governo sueco e até mesmo MoUs para aquisição de mais gripens, inclusive citando números (o que eu, posso estar errado, mas nunca vi), até agora de FATO não vimos nada de concreto, muito menos proposta de aditivo ao financiamento feito pelo AB Svensk Exportkredit para as primeiras 36 unidades, as quais só vamos começar a pagar ano que vem. Até esse momento é fofoca de sites.
Agora, ACHISMO meu, parece que a FAB percebeu que deu um passo maior que as pernas, e tenho dúvidas de que frente a nossa atual situação os suecos vão nos disponibilizar mais crédito, não antes de pagarmos pelo menos algumas parcelas do atual financiamento, o que vai levar alguns anos.
Um abraço e t+
- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
11/04/2023
Embraer e Saab anunciam Memorando de Entendimento para desenvolvimento de novos negócios
https://embraer.com/br/pt/noticias?slug ... Andios%20e
Para depois não dizerem que fico inventando coisas aqui.
No dia do lançamento da linha de montagem do Gripen E, em alto e bom som para todos ouvirem, um dos CEO da SAAB presentes alertou para o negócio do KC-390 para a Suécia tendo como pano de fundo o aditamento contratual do FX-2 para mais 12 a 15 caças, segundo a configuração financeira do mesmo, a fim de reforçar o negócio com os cargos da Embraer na força aérea sueca. E isso na presença do MD, PR e cmte FAB e mais uma monte de gente estreluda de farda, além de altos funcionários da Embraer e altos funcionários civis do governo.
Obviamente que o governo jamais em momento algum desde aquele dia deu sinal verde para tal proposição da SAAB. E ao que tudo indica, não dará porque simplesmente não quer, não interessa e não importa.
Mas os números foram dados, e as condições estabelecidas. Se não tiver Gripen E\F no meio, não tem KC-390 para a Suécia. Simples assim. E a LM já tem uma base muito robusta para manter os seus C-130J na Suécia sem maiores problemas.
Enquanto isso o governo ó....
Embraer e Saab anunciam Memorando de Entendimento para desenvolvimento de novos negócios
https://embraer.com/br/pt/noticias?slug ... Andios%20e
Para depois não dizerem que fico inventando coisas aqui.
No dia do lançamento da linha de montagem do Gripen E, em alto e bom som para todos ouvirem, um dos CEO da SAAB presentes alertou para o negócio do KC-390 para a Suécia tendo como pano de fundo o aditamento contratual do FX-2 para mais 12 a 15 caças, segundo a configuração financeira do mesmo, a fim de reforçar o negócio com os cargos da Embraer na força aérea sueca. E isso na presença do MD, PR e cmte FAB e mais uma monte de gente estreluda de farda, além de altos funcionários da Embraer e altos funcionários civis do governo.
Obviamente que o governo jamais em momento algum desde aquele dia deu sinal verde para tal proposição da SAAB. E ao que tudo indica, não dará porque simplesmente não quer, não interessa e não importa.
Mas os números foram dados, e as condições estabelecidas. Se não tiver Gripen E\F no meio, não tem KC-390 para a Suécia. Simples assim. E a LM já tem uma base muito robusta para manter os seus C-130J na Suécia sem maiores problemas.
Enquanto isso o governo ó....
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- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
Há sim, se os brigadeiros sentem tanta necessidade assim de ter 2 ou 3 caças na FAB, porque um só eles acham que é pouco, e não parece nada com os anos 1980's, então é melhor aproveitar isso aqui, que talvez os chinas até aceitem fazer um promoção:
Ou então isso aqui:
Estão à venda no mercado e podemos escolher até a cor do banco e se vem com aro 15 ou 20, cor metálica e a placa.
Ou então isso aqui:
Estão à venda no mercado e podemos escolher até a cor do banco e se vem com aro 15 ou 20, cor metálica e a placa.
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- FCarvalho
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- Pablo Maica
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Re: FAB NEWS
Memorando de entendimento nós temos com meio mundo. Se dependesse só de MoUs seríamos o maior poder militar da terra.FCarvalho escreveu: ↑Sex Set 20, 2024 11:37 am 11/04/2023
Embraer e Saab anunciam Memorando de Entendimento para desenvolvimento de novos negócios
https://embraer.com/br/pt/noticias?slug ... Andios%20e
Para depois não dizerem que fico inventando coisas aqui.
No dia do lançamento da linha de montagem do Gripen E, em alto e bom som para todos ouvirem, um dos CEO da SAAB presentes alertou para o negócio do KC-390 para a Suécia tendo como pano de fundo o aditamento contratual do FX-2 para mais 12 a 15 caças, segundo a configuração financeira do mesmo, a fim de reforçar o negócio com os cargos da Embraer na força aérea sueca. E isso na presença do MD, PR e cmte FAB e mais uma monte de gente estreluda de farda, além de altos funcionários da Embraer e altos funcionários civis do governo.
Obviamente que o governo jamais em momento algum desde aquele dia deu sinal verde para tal proposição da SAAB. E ao que tudo indica, não dará porque simplesmente não quer, não interessa e não importa.
Mas os números foram dados, e as condições estabelecidas. Se não tiver Gripen E\F no meio, não tem KC-390 para a Suécia. Simples assim. E a LM já tem uma base muito robusta para manter os seus C-130J na Suécia sem maiores problemas.
Enquanto isso o governo ó....
Mas como parece falei grego ou aramaico na mensagem acima, o que importa, e até onde eu sei não há nada concreto até o momento é com o GOVERNO sueco, que é quem vai dar o aval para o AB Svensk Exportkredit liberar mais crédito. A FAB pode assinar MoU de 5000 gripens com a SAAB celebrado até na presença do papa, se não tiver quem financie é só mais um papelzinho bonito nos arquivos de brasília.
E concordo em gênero, número e grau que existem opções muito melhores do que as ventiladas até agora, da pra ficar aqui elucubrando ótimas opções por horas, mas tornando a dizer pela milésima vez, tem que ter quem financie.
Um abraço e t+
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Re: FAB NEWS
Se o problema for financiamento, não faz muito tempo que Macron estava acenando com o Rafale.
Abraços,
Wesley
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"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: FAB NEWS
Virtualmente e seria opção melhor que um tejas ou F-16 usado. Ainda assim longe da solução perfeita que são mais gripens.FIGHTERCOM escreveu: ↑Sex Set 20, 2024 6:51 pm Se o problema for financiamento, não faz muito tempo que Macron estava acenando com o Rafale.
Abraços,
Wesley
E acho que devem haver pelo menos mais duas ou três opções que também seriam plausíveis, dito que financiamentos sejam praticamente condição sine qua non para fazermos aquisições dessa vulta. Se outra condição igual, seja um equilíbrio comercial envolvendo produtos da Embraer, o que eu realmente não faço a ideia se é ou não e qual o peso desse fator, ai estaríamos num cenário um pouco mais limitado e que da mais pano para discussão.
Um abraço e t+
- Pablo Maica
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Re: FAB NEWS
Enfim para encerrar minha participação por aqui, e não ficar floodando o tópico com algo que não vai mudar em nada o rumo em que as coisas estão andando, só acho que ficar sempre nessa de "ou é gripen ou é nada e se tem dinheiro para X então tem dinheiro para Y" quando não temos dinheiro para nenhum dos dois, e não teremos a não ser que o boom das commodities da década passada retorne na semana que vem, apenas faz com que fiquemos alheios ao que está acontecendo nesse exato momento na FAB.
Se vai culminar em alguma coisa eu não sei, mas é inegável que a possível adoção de um segundo vetor seja uma possibilidade real, mesmo sem a nossa aprovação e se repetirmos mil vezes que os milicos de azul não deveriam gastar um dinheiro que eles sequer tem.
Podemos ficar mais mil horas falando que se precisamos de financiamento, que negociemos com os suecos, porém apesar de MoUs com empresas não vimos mais nada de concreto com relação ao governo sueco e o banco estatal que financiou o programa gripen até agora. Se há ruídos na linha com os suecos e se isso é diplomático, institucional ou questão de governo, eu não sei e não tenho fontes confiáveis para saber. Só sei que os presentes fatos indicam que na FAB será Gripen + algo.
Sendo esse "algo" uma possibilidade real, então também da pra discutir sobre ele seja o que for, até que as coisas mudem (tomara) e o Gripen volte a ser o único plano da FAB, o que seria o ideal.
Um abraço e t+
Se vai culminar em alguma coisa eu não sei, mas é inegável que a possível adoção de um segundo vetor seja uma possibilidade real, mesmo sem a nossa aprovação e se repetirmos mil vezes que os milicos de azul não deveriam gastar um dinheiro que eles sequer tem.
Podemos ficar mais mil horas falando que se precisamos de financiamento, que negociemos com os suecos, porém apesar de MoUs com empresas não vimos mais nada de concreto com relação ao governo sueco e o banco estatal que financiou o programa gripen até agora. Se há ruídos na linha com os suecos e se isso é diplomático, institucional ou questão de governo, eu não sei e não tenho fontes confiáveis para saber. Só sei que os presentes fatos indicam que na FAB será Gripen + algo.
Sendo esse "algo" uma possibilidade real, então também da pra discutir sobre ele seja o que for, até que as coisas mudem (tomara) e o Gripen volte a ser o único plano da FAB, o que seria o ideal.
Um abraço e t+
- knigh7
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Re: FAB NEWS
Eu esmiucei a PLOA 2025 das 3 FFAA. Da FAB, o único novo projeto de investimento na Aviação é a modernização dos Super Tucanos.
A gente só precisa de mais 4 Gripens para formar uma segunda base e os suecos querem negociar o KC-390.
Pode ser que seja muito agito por parte da imprensa. Se visita de Comandante da FAB gerasse compra de outro caça nós teríamos começado a comprar há uns 5 anos atrás o M-346.
A nova extensão de operação dos F-5M até 2032 como consta na penúltima edição da RFA pode ser uma das soluções (ou a solução) que a FAB estaria adotando como intermediária até um alívio financeiro (antes, a desativação terminaria em 2027, depois foi para 2029, depois 2030 e agora 2032). A gente tem capacidade em dar sobrevida aos F-5M, um caça que tem capacidade de ataque (os Gripens E ainda não).
Se não for possível o leasing de Gripens C-D, ficamos então sem pois se permanecermos com 1 esquadrão de F-5M até 2.032, no cenário Sul-Americano, formando uma dupla com E99 com o data-link, já daria conta da maioria das Forças Aéreas.
A versão mais recente do Derby tem um alcance de 100km, poderíamos operá-la nos Mike já que o míssil tem o peso próximo e a mesmas dimensões da versão que operamos*, tem um alcance semelhante ao do AIM 120C do 5 ao 7. Já o 8, atualmente em produção, é maior mas tenho dúvidas de que os argentinos consigam autorização para adquirí-lo dada a volatilidade política daquele país somada a questão das Malvinas.
*
https://www.rafael.co.il/system/i-derby-er/
Derby da FAB. Dados na placa: comprimento: 3.620mm e 118kg de peso:
A gente só precisa de mais 4 Gripens para formar uma segunda base e os suecos querem negociar o KC-390.
Pode ser que seja muito agito por parte da imprensa. Se visita de Comandante da FAB gerasse compra de outro caça nós teríamos começado a comprar há uns 5 anos atrás o M-346.
A nova extensão de operação dos F-5M até 2032 como consta na penúltima edição da RFA pode ser uma das soluções (ou a solução) que a FAB estaria adotando como intermediária até um alívio financeiro (antes, a desativação terminaria em 2027, depois foi para 2029, depois 2030 e agora 2032). A gente tem capacidade em dar sobrevida aos F-5M, um caça que tem capacidade de ataque (os Gripens E ainda não).
Se não for possível o leasing de Gripens C-D, ficamos então sem pois se permanecermos com 1 esquadrão de F-5M até 2.032, no cenário Sul-Americano, formando uma dupla com E99 com o data-link, já daria conta da maioria das Forças Aéreas.
A versão mais recente do Derby tem um alcance de 100km, poderíamos operá-la nos Mike já que o míssil tem o peso próximo e a mesmas dimensões da versão que operamos*, tem um alcance semelhante ao do AIM 120C do 5 ao 7. Já o 8, atualmente em produção, é maior mas tenho dúvidas de que os argentinos consigam autorização para adquirí-lo dada a volatilidade política daquele país somada a questão das Malvinas.
*
https://www.rafael.co.il/system/i-derby-er/
Derby da FAB. Dados na placa: comprimento: 3.620mm e 118kg de peso:
- J.Ricardo
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Re: FAB NEWS
Tejas ainda mais do bloco A é insanidade total, troca então por 15 Su-30 indianos e fecha o negócio.
Avião por avião, então pega logo uns F-16 usados do deserto, já que a situação é desesperadora mesmo, e põem no RS pra brincar de irmãozinho com a FAA.
Avião por avião, então pega logo uns F-16 usados do deserto, já que a situação é desesperadora mesmo, e põem no RS pra brincar de irmãozinho com a FAA.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Vossos peitos, vossos braços,
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- gabriel219
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Re: FAB NEWS
Assim pessoal, se não dá Gripen e tivermos que ir atrás de outro, que tejas o Tejas. Ao menos tentamos abocanhar vários outros sistemas Indianos, motores similares, BrahMos e de buja KC-390 pra eles. Vai que vendemos algo mais a eles, como MANSUP-ER.
- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
Pablo, o memorando é entre Embraer e SAAB, simplesmente a maior empresa de defesa da Suécia. Tudo passa por ela, e nada se faz na Suécia em defesa sem ela. Acho que já deu para todos nós entendermos isso.Pablo Maica escreveu: ↑Sex Set 20, 2024 3:09 pm Memorando de entendimento nós temos com meio mundo. Se dependesse só de MoUs seríamos o maior poder militar da terra.
Mas como parece falei grego ou aramaico na mensagem acima, o que importa, e até onde eu sei não há nada concreto até o momento é com o GOVERNO sueco, que é quem vai dar o aval para o AB Svensk Exportkredit liberar mais crédito. A FAB pode assinar MoU de 5000 gripens com a SAAB celebrado até na presença do papa, se não tiver quem financie é só mais um papelzinho bonito nos arquivos de brasília.
E concordo em gênero, número e grau que existem opções muito melhores do que as ventiladas até agora, da pra ficar aqui elucubrando ótimas opções por horas, mas tornando a dizer pela milésima vez, tem que ter quem financie.
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Se a SAAB está apoiando o KC-390 para a força aérea sueca, e ela não está fazendo isso por achar engraçado, ou quer puxar o saco da Embraer, é porque o governo sueco, gostando ou não, querendo ou não, irá comprar o KC-390 que a maior empresa de defesa do país está oferecendo a ele com todos os apoios pós venda do mundo + garantira de operação, logística e tudo o mais que interessar na operação deste vetor.
Inclusive, a venda em parceria para os vizinhos, que também irão substituir os seus C-130 no curto prazo. Mais que isso, está difícil. Até mesmo para a Polônia, Grécia e outros podem rolar negócios paralelos com participação sueca.
E quanto a financiamento, o governo brasileiro e o governo sueco estão ambos interessados que este negócio saia do papel, e irão encontrar uma forma de refinanciar o contrato atual, com ou sem pagamento das primeiras prestações, dada a importância que este negócio tem no processo como um todo do desenvolvimento do Gripen E\F. Não somos uma parceiro de segunda classe dos suecos no Gripen E\F. Muito pelo contrário.
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Re: FAB NEWS
Quer ver o dinheiro jorrar de todos os lados mais que rapidamente para financiar até a Enterprise para a FAB?FIGHTERCOM escreveu: ↑Sex Set 20, 2024 6:51 pm Se o problema for financiamento, não faz muito tempo que Macron estava acenando com o Rafale.
Abraços,
Wesley
E só botar um piloto da FAB de "saco" em um J-10 que tudo se resolve rapidinho.
Mas para mim, é para frente que se anda. Se a FAB quer tanto caças adicionais, tem que olhar para o futuro a longo prazo.
E o futuro a longo prazo para nós, com enormes ganhos, como no caso do JAS-39 Gripen E\F é investir no KAAN e AMCA.
Falo de parcerias para o futuro a médio prazo a fim de entrarmos na década de 2030 com alguma esperança de estar entre os países que já operam, ou ao menos sabem do que se trata um caça de 5a G.
E já vamos chegar tarde demais, como sempre.
Carpe Diem
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Re: FAB NEWS
É mais fácil os indianos fazerem o leasing de 24 Su-30 MKI dos primeiros lotes para nós (eles tem mais de 250 hoje) do que vender o Tejas, que nem a IAF está satisfeita com o projeto.
Carpe Diem