Marinha da Argentina

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Marinha da Argentina

#796 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 07, 2024 3:16 pm

Governo argentino avança na aquisição de dois submarinos franceses Scorpène por US$ 1 bilhão

https://www.naval.com.br/blog/2024/09/0 ... -1-bilhao/

Vindo da Argentina é algo duvidoso de se acreditar. Mas, fica sempre a pergunta. Um puta estaleiro produzindo bem do lado deles versão bem melhor que os Scorpene e no entanto, nenhuma palavra da MB ou do MD sobre o assunto.

Supondo que não estamos tratando com eles sobre o tema via canais militares de praxe. Ou simplesmente a ideologia do partido de plantão não gosta de ganhar dinheiro, e muito dinheiro, em negócios de armas.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 387
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Marinha da Argentina

#797 Mensagem por Lucubus » Sáb Set 07, 2024 5:49 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Set 07, 2024 3:16 pm Governo argentino avança na aquisição de dois submarinos franceses Scorpène por US$ 1 bilhão

https://www.naval.com.br/blog/2024/09/0 ... -1-bilhao/

Vindo da Argentina é algo duvidoso de se acreditar. Mas, fica sempre a pergunta. Um puta estaleiro produzindo bem do lado deles versão bem melhor que os Scorpene e no entanto, nenhuma palavra da MB ou do MD sobre o assunto.

Supondo que não estamos tratando com eles sobre o tema via canais militares de praxe. Ou simplesmente a ideologia do partido de plantão não gosta de ganhar dinheiro, e muito dinheiro, em negócios de armas.
Duvido que los hermanos tienen cacife, por outro lado creio que um ou dois Tupi podem chegar em Mar del Plata.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4909
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 665 vezes

Re: Marinha da Argentina

#798 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Set 07, 2024 9:31 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Set 07, 2024 3:16 pm Governo argentino avança na aquisição de dois submarinos franceses Scorpène por US$ 1 bilhão

https://www.naval.com.br/blog/2024/09/0 ... -1-bilhao/

Vindo da Argentina é algo duvidoso de se acreditar. Mas, fica sempre a pergunta. Um puta estaleiro produzindo bem do lado deles versão bem melhor que os Scorpene e no entanto, nenhuma palavra da MB ou do MD sobre o assunto.

Supondo que não estamos tratando com eles sobre o tema via canais militares de praxe. Ou simplesmente a ideologia do partido de plantão não gosta de ganhar dinheiro, e muito dinheiro, em negócios de armas.
Posso estar enganado, mas eu acho que:

1- Quem precisa negociar o Scorpène é a Naval Group.

2- A ICN pode fabricar? Pode! A Naval Group vai querer fabricar na ICN? Não sei.

3- Com US$ 1 bilhão disponível em orçamento, acredito que fariam melhor uso se comprassem umas duas unidades usadas (para recuperar a capacidade perdida) e aplicassem o restante em outras áreas (reforma do TAM e aquisição de blindados sobre rodas para o EA, sem mencionar que os problemas da FAA não acabaram com a aquisição do F-16).

4- A frota de superfície da Armada Argentina está pedindo socorro.

5- Se essa compra for adiante, vai ser equivalente ao SNA, no que diz respeito a drenar recursos.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: Marinha da Argentina

#799 Mensagem por Túlio » Dom Set 08, 2024 1:28 pm

Pena que faz tempo que a USN não usa mais SSK, senão o Milei já trazia uns quatro de segunda mão mas ainda bastante bons de lá, basta ver como foi com os F-16: o que não resolveram em décadas ele resolveu no seu primeiro ano.


Imagem




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39082
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2768 vezes

Re: Marinha da Argentina

#800 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Set 10, 2024 10:12 am

Os F16 são da Força Aérea Dinamarquesa, não dos USAF.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Marinha da Argentina

#801 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 10, 2024 11:13 am

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Set 07, 2024 9:31 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Set 07, 2024 3:16 pm Governo argentino avança na aquisição de dois submarinos franceses Scorpène por US$ 1 bilhão

https://www.naval.com.br/blog/2024/09/0 ... -1-bilhao/

Vindo da Argentina é algo duvidoso de se acreditar. Mas, fica sempre a pergunta. Um puta estaleiro produzindo bem do lado deles versão bem melhor que os Scorpene e no entanto, nenhuma palavra da MB ou do MD sobre o assunto.

Supondo que não estamos tratando com eles sobre o tema via canais militares de praxe. Ou simplesmente a ideologia do partido de plantão não gosta de ganhar dinheiro, e muito dinheiro, em negócios de armas.
Posso estar enganado, mas eu acho que:

1- Quem precisa negociar o Scorpène é a Naval Group.

2- A ICN pode fabricar? Pode! A Naval Group vai querer fabricar na ICN? Não sei.

3- Com US$ 1 bilhão disponível em orçamento, acredito que fariam melhor uso se comprassem umas duas unidades usadas (para recuperar a capacidade perdida) e aplicassem o restante em outras áreas (reforma do TAM e aquisição de blindados sobre rodas para o EA, sem mencionar que os problemas da FAA não acabaram com a aquisição do F-16).

4- A frota de superfície da Armada Argentina está pedindo socorro.

5- Se essa compra for adiante, vai ser equivalente ao SNA, no que diz respeito a drenar recursos.

Abraços,

Wesley
O projeto da classe Riachuelo, como em outras iniciativas das ffaa's em PDI, seriam\são de propriedade intelectual da marinha.

Neste caso, nós teríamos, teoricamente, liberdade de negociar este modelo em específico para outros países sem necessariamente precisar da autorização francesa, já que se trata de um modelo próprio da Marinha e não um Scorpene original do Naval Group. Se teríamos de pagar royalties para os franceses, eu já não saberia dizer.

Os argentinos estão olhando em várias direções no caso dos submarinos, tanto que há propostas também para a compra de subs da Noruega que foram retirados de operação ou estão em via de. No entanto, esta é uma questão que me parece ainda demora a ser decidida, pois falar em colocar 1 bilhão em apenas 2 submarinos, mesmo que novos, é algo grande demais para a economia argentina neste momento.

Como bem disseste, há vários outros projetos e meios materiais que também demandam decisões urgentes e\ou necessárias há tempos. E o dinheiro está curto para todo mundo.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4909
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 665 vezes

Re: Marinha da Argentina

#802 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Set 10, 2024 6:09 pm

FCarvalho escreveu: Ter Set 10, 2024 11:13 am
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Set 07, 2024 9:31 pm

Posso estar enganado, mas eu acho que:

1- Quem precisa negociar o Scorpène é a Naval Group.

2- A ICN pode fabricar? Pode! A Naval Group vai querer fabricar na ICN? Não sei.

3- Com US$ 1 bilhão disponível em orçamento, acredito que fariam melhor uso se comprassem umas duas unidades usadas (para recuperar a capacidade perdida) e aplicassem o restante em outras áreas (reforma do TAM e aquisição de blindados sobre rodas para o EA, sem mencionar que os problemas da FAA não acabaram com a aquisição do F-16).

4- A frota de superfície da Armada Argentina está pedindo socorro.

5- Se essa compra for adiante, vai ser equivalente ao SNA, no que diz respeito a drenar recursos.

Abraços,

Wesley
O projeto da classe Riachuelo, como em outras iniciativas das ffaa's em PDI, seriam\são de propriedade intelectual da marinha.

Neste caso, nós teríamos, teoricamente, liberdade de negociar este modelo em específico para outros países sem necessariamente precisar da autorização francesa, já que se trata de um modelo próprio da Marinha e não um Scorpene original do Naval Group. Se teríamos de pagar royalties para os franceses, eu já não saberia dizer.

Os argentinos estão olhando em várias direções no caso dos submarinos, tanto que há propostas também para a compra de subs da Noruega que foram retirados de operação ou estão em via de. No entanto, esta é uma questão que me parece ainda demora a ser decidida, pois falar em colocar 1 bilhão em apenas 2 submarinos, mesmo que novos, é algo grande demais para a economia argentina neste momento.

Como bem disseste, há vários outros projetos e meios materiais que também demandam decisões urgentes e\ou necessárias há tempos. E o dinheiro está curto para todo mundo.
É mesmo?! Então experimenta vender sem a benção francesa. Vamos ver até onde essa "liberdade" chega.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: Marinha da Argentina

#803 Mensagem por Túlio » Ter Set 10, 2024 8:10 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Set 10, 2024 10:12 am Os F16 são da Força Aérea Dinamarquesa, não dos USAF.
Sim, são exatamente como aqueles encaixotados da FAP, os EUA nem foram consultados e muito menos tiveram qualquer influência na venda para a Roménia. 🙄




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39082
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2768 vezes

Re: Marinha da Argentina

#804 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Set 11, 2024 6:43 am

Túlio escreveu: Ter Set 10, 2024 8:10 pm
cabeça de martelo escreveu: Ter Set 10, 2024 10:12 am Os F16 são da Força Aérea Dinamarquesa, não dos USAF.
Sim, são exatamente como aqueles encaixotados da FAP, os EUA nem foram consultados e muito menos tiveram qualquer influência na venda para a Roménia. 🙄
A venda dos F16 à Roménia foi obviamente realizada com o avale dos EUA, nem poderia ser de outra forma. Na verdade uns quantos F16 foram adquiridos nos EUA e estavam armazenados no deserto, tendo sido modernizados em Portugal e entregues ao dito país.

MAS não foram os EUA que fizeram os negócio, foram apenas a parte avisada já que tinham o direito de o saber.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Marinha da Argentina

#805 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 11, 2024 2:28 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Set 10, 2024 6:09 pm
FCarvalho escreveu: Ter Set 10, 2024 11:13 am O projeto da classe Riachuelo, como em outras iniciativas das ffaa's em PDI, seriam\são de propriedade intelectual da marinha.
Neste caso, nós teríamos, teoricamente, liberdade de negociar este modelo em específico para outros países sem necessariamente precisar da autorização francesa, já que se trata de um modelo próprio da Marinha e não um Scorpene original do Naval Group. Se teríamos de pagar royalties para os franceses, eu já não saberia dizer.
Os argentinos estão olhando em várias direções no caso dos submarinos, tanto que há propostas também para a compra de subs da Noruega que foram retirados de operação ou estão em via de. No entanto, esta é uma questão que me parece ainda demora a ser decidida, pois falar em colocar 1 bilhão em apenas 2 submarinos, mesmo que novos, é algo grande demais para a economia argentina neste momento.
Como bem disseste, há vários outros projetos e meios materiais que também demandam decisões urgentes e\ou necessárias há tempos. E o dinheiro está curto para todo mundo.
É mesmo?! Então experimenta vender sem a benção francesa. Vamos ver até onde essa "liberdade" chega.
Abraços,
Wesley
Presumo que, como em outros contratos semelhantes assinados pelos militares para o desenvolvimento de produtos "made in Brazil" com apoio externo, esta autorização seja objeto de acordo prévio entre as partes.
Seria no mínimo contraditório os franceses fazerem bico para vendas de submarinos construídos em estaleiro deles mesmos, e ainda ganhando royalties pela venda. Esse é o caso da classe Riachuelo, que não por acaso, penso deve ser bem mais caro que os Scorpene originais.
Mas isso é problema do governo BR e da MB fazerem por onde estes navios sejam um bom negócio para quem quer que seja.
Bom, acho melhor deitar na rede e esperar. Muito.




Carpe Diem
Responder