UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: UM MBT NACIONAL

#3271 Mensagem por Strike91 » Sáb Ago 31, 2024 4:39 pm

pewdiepie escreveu: Sáb Ago 31, 2024 1:33 pm E essa info dos china querendo vender o projeto de um MBT para o Brasil? Seria interessante. Motor ocidental + torre ocidental + recheio israelense + transferência de tecnologia e um nome legal tipo Osório NG.

Resta saber se o custo compensa, do ponto de vista tecnológico, com base no achismo, creio que compensa.
Boa tarde Colega,
Você viu aonde está informação? Poderia passar a fonte ou link da matéria? Gostaria de ler a mesma!




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Re: UM MBT NACIONAL

#3272 Mensagem por pewdiepie » Sáb Ago 31, 2024 5:07 pm

Strike91 escreveu: Sáb Ago 31, 2024 4:39 pm
pewdiepie escreveu: Sáb Ago 31, 2024 1:33 pm E essa info dos china querendo vender o projeto de um MBT para o Brasil? Seria interessante. Motor ocidental + torre ocidental + recheio israelense + transferência de tecnologia e um nome legal tipo Osório NG.

Resta saber se o custo compensa, do ponto de vista tecnológico, com base no achismo, creio que compensa.
Boa tarde Colega,
Você viu aonde está informação? Poderia passar a fonte ou link da matéria? Gostaria de ler a mesma!
https://tecnodefesa.com.br/o-desafio-fu ... rasileiro/

"A chinesa NORINCO, por exemplo, já ofereceu o VT4 com a opção de venda do projeto, como fez para o Paquistão no caso do VBC CC Haider, além da possibilidade do desenvolvimento conjunto de uma versão equipada com um canhão de 120mm. Outra empresa que foi em uma direção semelhante foi o Consócio Iveco-OTO Melara (CIO), da Itália, que cogitou transferir a linha de produção do Ariete para o Brasil, o que poderia trazer uma maior comunabilidade de componentes com o Centauro II, em processo de aquisição, e a família Guarani."




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Re: UM MBT NACIONAL

#3273 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2024 4:03 pm

Comprar o projeto do VT4 pode ao mesmo tempo nos oferecer maior independência em relação aos chineses, e às mudanças que se fizerem necessárias ao CC, a fim de adaptar o mesmo aos RO\RTLI do exército, mas, aponta outra questão importante: não temos hoje na BIDS capacidade e expertise nacional suficiente para tirar do papel um projeto como este, mesmo pronto.

Por outro lado, a aquisição do modelo e o desenvolvimento em parceira de um canhão de 120mm para o mesmo, implicaria necessariamente na completa reformulação da torre e do modo de carregamento, uma vez que o RO da VBC CC requer carregamento semi-automático ou automático instalada na torre do veículo, e como se sabe, o VT-4 tem adota o modelo russo de carregamento. isto com certeza irá inflar preços e custos do mesmo. Mas, talvez, não tanto quanto o seria em relação aos demais concorrentes.

Notar que os chineses já tem um carregador automático ao estilo ocidental funcional e operando nos VT-15, com uma peça de 105mm; então, não seria de todo um problema para eles adaptarem a torre do VT-4 para atender este requisito do exército.

Quanto ao montar o Ariete C2, ou o modelo C3 como proposto pela IDV\Oto Melara, é algo que deve estar chamando a atenção dos cavalarianos. Em desfavor desta proposta seria o caso de colocar toda a nossa cavalaria nas mãos dos italianos. Algo que não é recomendável fazer por motivos óbvios.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3274 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 06, 2024 7:21 am

Ao cuidado do Exército Brasileiro:

Rolls-Royce and FFG upgrade Leopard 1 Main Battle Tank and Wisent 1 Mine Clearing Vehicle with Advanced MTU 8V199 Engine.

On September 4, 2024, Rolls-Royce and Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft (FFG) announced a project to modernize Leopard 1 battle tanks and vehicles derived from this platform, such as the Wisent 1 engineering vehicle. This ambitious project, unveiled during the RÜ.NET user forum in Coblenz, aims to re-engineer these military vehicles by replacing their original engine with a more efficient and cost-effective solution.

Imagem
Rolls-Royce MTU 8V199 (Picture source: Rolls-Royce)

The Leopard 1 tank, in service since the 1960s, continues to be used by many armies worldwide. However, its current engine, the MTU MB838, is no longer produced, making an update necessary to extend the life of these vehicles. Rolls-Royce and FFG propose to replace this engine with the 8V199, a modern version manufactured by MTU, a subsidiary of Rolls-Royce Power Systems.

The new engine offers 800 kW of power, 190 kW more than its predecessor, while being lighter and more economical in terms of fuel consumption and maintenance. According to Knut Müller, Senior Vice President of the Global Government division of Rolls-Royce Power Systems, "Our Series 199 engines are renowned for their reliability and performance. The 800 kW version is the ideal solution to ensure the operational efficiency of vehicles based on the Leopard 1."

FFG, one of the leading European companies in the field of military vehicles, plays a key role in this modernization project. Based in Flensburg, FFG is known for its expertise in upgrading and manufacturing armored vehicles. The company has developed a range of vehicles based on the Leopard 1 chassis, including the Wisent 1, designed for engineering and logistical support missions. FFG will be responsible for developing and integrating the new powertrain, as well as the cooling system and necessary adaptations to ensure full compatibility with existing platforms. The company is also known for its ability to provide innovative solutions to the logistical and operational challenges of modern armed forces.

Armies, including the German Bundeswehr, continue to use special variants of the Leopard 1, such as the BPz2 armored recovery vehicle, the Biber bridge-laying vehicle, and the Gepard anti-aircraft vehicle. The Wisent 1, a support vehicle developed by FFG, is also among the latest to benefit from this update.

The use of the 8V199 engine offers several strategic advantages for armed forces. In addition to improved performance, it helps reduce logistical costs by simplifying spare parts management for vehicles equipped with Series 199 engines, such as Boxer armored vehicles. FFG, with its solid experience in Leopard 1 modernization, will also develop the new powertrain and ensure its integration into existing systems.

In collaboration with ZF, the company responsible for transmissions, FFG will ensure that the 4HP250 transmission is compatible with the new engine, thus guaranteeing long-term reliability. The project, presented as a "plug-and-play" solution, could allow many armies to continue using Leopard 1 vehicles effectively and sustainably without incurring significant expenses in acquiring new platforms.

This modernization appears to be a practical and cost-effective solution for military forces seeking to keep their vehicles up to date in the face of technological advancements and growing operational needs.

The 8V199 engine has already been installed in several military vehicles, further strengthening its reputation for reliability and performance. Among these vehicles are the Boxer, a heavily used armored personnel carrier in European armies, and the Piranha V, a modular armored vehicle designed to adapt to various missions. The 8V199 also powers the M10 Booker, a next-generation light tank used by the U.S. Army, providing the latter with increased power and mobility on the battlefield.

:arrow: https://www.armyrecognition.com/news/ar ... 199-engine




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Re: UM MBT NACIONAL

#3275 Mensagem por Túlio » Sex Set 06, 2024 8:23 am

Uma coisa engraçada sobre o M10 Booker é que via FMS ele substituiria com larga vantagem o Leo1A5, atingindo o mesmo peso apenas com o máximo de add-ons na blindagem.





E, sendo via FMS, provavelmente custaria menos ou pouco mais do que toda a montanha de dinheiro que o EB não tem para "modernizar" um carro feito com ligas de aço dos anos 60 (o 1A5 não é mais do que um 1A1 com torre nova).

ATENÇÃO: todo mundo aí sabe do meu "grande apreço" por coisas que tentam se passar por um verdadeiro MBT; mas se for "vs Leo1" praticamente qualquer coisa serve e será superior, mesmo alguma variante (como a polonesa PT-91) do vetusto T-72. MBT de verdade é isso:






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Re: UM MBT NACIONAL

#3276 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 06, 2024 10:37 am

Túlio escreveu: Sex Set 06, 2024 8:23 am
Uma coisa engraçada sobre o M10 Booker é que via FMS ele substituiria com larga vantagem o Leo1A5, atingindo o mesmo peso apenas com o máximo de add-ons na blindagem.





E, sendo via FMS, provavelmente custaria menos ou pouco mais do que toda a montanha de dinheiro que o EB não tem para "modernizar" um carro feito com ligas de aço dos anos 60 (o 1A5 não é mais do que um 1A1 com torre nova).

ATENÇÃO: todo mundo aí sabe do meu "grande apreço" por coisas que tentam se passar por um verdadeiro MBT; mas se for "vs Leo1" praticamente qualquer coisa serve e será superior, mesmo alguma variante (como a polonesa PT-91) do vetusto T-72. MBT de verdade é isso:


O teu link tinha algum problema...coloquei o que é um Carro de Combate de verdade.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3277 Mensagem por Túlio » Sex Set 06, 2024 11:23 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Set 06, 2024 10:37 am
Túlio escreveu: Sex Set 06, 2024 8:23 am
Uma coisa engraçada sobre o M10 Booker é que via FMS ele substituiria com larga vantagem o Leo1A5, atingindo o mesmo peso apenas com o máximo de add-ons na blindagem.





E, sendo via FMS, provavelmente custaria menos ou pouco mais do que toda a montanha de dinheiro que o EB não tem para "modernizar" um carro feito com ligas de aço dos anos 60 (o 1A5 não é mais do que um 1A1 com torre nova).

ATENÇÃO: todo mundo aí sabe do meu "grande apreço" por coisas que tentam se passar por um verdadeiro MBT; mas se for "vs Leo1" praticamente qualquer coisa serve e será superior, mesmo alguma variante (como a polonesa PT-91) do vetusto T-72. MBT de verdade é isso:


O teu link tinha algum problema...coloquei o que é um Carro de Combate de verdade.
Se é pra editar, pelo menos botes lá um bicho que tem trocado chutos e cabeçadas e vence sempre, raramente sofrendo alguma baixa, desde o começo dos anos 90 pelo mundo todo e não só "jogando em casa". :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: UM MBT NACIONAL

#3278 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 06, 2024 11:40 am

As IDF quando não jogam em casa, jogam bombons de 1000kg em cima de muçulmanos vestidos para a ocasião (estão quase sempre de preto).

Agora fiquei com curiosidade, estás a falar do Abrams ou os Leopard 2?




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Re: UM MBT NACIONAL

#3279 Mensagem por Túlio » Sex Set 06, 2024 12:16 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Set 06, 2024 11:40 am As IDF quando não jogam em casa, jogam bombons de 1000kg em cima de muçulmanos vestidos para a ocasião (estão quase sempre de preto).

Agora fiquei com curiosidade, estás a falar do Abrams ou os Leopard 2?
Idealmente (para nós) do coreano K2 Black Panther; Abrams bebe muito para um exército que conta cada litro de combustível consumido e Leo2 pode ser bom em tudo que dizem, mas não em ser um Abrams.

Curiosamente, o alto preço unitário do K2 aqui seria vantagem, por razões infelizmente óbvias.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3280 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 06, 2024 12:30 pm

Os Sul Coreanos fazem algumas coisas bastante interessantes, mas para mim o KF-21 bloco 2 é que seria uma excelente opção para a FAP. Para o Exército agora seria a aquisição de VCI a lagartas e eles também têm coisa boa.

Para vocês seria o pacote completo, ou seja CC e VCI a lagartas.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3281 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 06, 2024 12:32 pm

O EB em menos de dois anos terá à frente uma decisão que pode determinar o futuro da cav blda, ou melhor dizendo, se a cav blda terá algum futuro no horizonte visível. Qualquer solução que se apresente em termos de manutenção dos Leo 1A5 será vista e avaliada de acordo com as condições presentes e de curto prazo.

Hoje, não há meias soluções para os Leo do exército, como tentar fazer aqui as peças mais consumíveis do bldo. Sequer há escala para tornar essa alternativa viável do ponto de vista econômico e industrial. Ou atualiza tudo de um jeito que fique operativo por mais 10 a 15 anos sem apresentar problemas - o que é pouco provável e barato - ou simplesmente aposenta todos os CC em 2028 e aguenta o tranco, à espera de que a VBC CC resulte em alguma coisa.

Trocar motor, suspensão, trem de rolamento e transmissão é apenas um dos (muitos) problemas para os quais o EB não tem solução no presente momento. E nem recursos, diga-se de passagem. A proposta acima pode até ser algo viável, mas o EB não tem mais tempo para pensar em soluções de continuidade para os Leo 1A5. Menos da metade da frota está em condições operacionais, e em 2027 será menor ainda. Se sobrar algum CC ainda em condições de uso.

O EB fechou questão, aparentemente, nas MMBT pensando única e exclusivamente no próprio bolso. O que vier depois disso é lucro. Se é que de fato isso de MMBT é uma solução mais em conta para o erário público.

Se nada mudou radicalmente no RO\TRLI da VBC CC e VBC Fuz, estamos neste momento apenas decidindo se vamos para o FMS mais uma vez, ou se vamos pagar por algum outro IFV SL para botar a torre do Centauro II em cima dele. Esta é na prática a conta de padaria que levará à uma decisão que o EB se impôs neste processo atual de RFI\RFQ.

A meu ver, apenas o M-10 norte americano, se for oferecido, a dupla VT-15\VN-17 e o CV-90 são de fato os vetores que tem chances de lograr algum sucesso. O primeiro por causa do FMS, o segundo por preço e custo, e o terceiro porque tem um marketing pesado no país e esteve aqui in loco se apresentando aos miliares. E a plataforma é das melhores em sua categoria.

Se a tal história de criar uma nova chave de transações financeiras internacionais no BRICS for para frente, talvez, e bota talvez nisso, alguma coisa mude neste processo que o EB está movendo agora. Mas não em tempo de salvar qualquer um dos Leo 1A5 de virar sucata ou panela no Brasil no curto prazo.




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Re: UM MBT NACIONAL

#3282 Mensagem por Túlio » Sex Set 06, 2024 12:55 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Set 06, 2024 12:30 pm Os Sul Coreanos fazem algumas coisas bastante interessantes, mas para mim o KF-21 bloco 2 é que seria uma excelente opção para a FAP. Para o Exército agora seria a aquisição de VCI a lagartas e eles também têm coisa boa.

Para vocês seria o pacote completo, ou seja CC e VCI a lagartas.

Na verdade a única coisa que temos de sobra é gente, o resto todo está em falta (sempre esteve).




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Re: UM MBT NACIONAL

#3283 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 06, 2024 12:58 pm

Túlio escreveu: Sex Set 06, 2024 12:55 pm
cabeça de martelo escreveu: Sex Set 06, 2024 12:30 pm Os Sul Coreanos fazem algumas coisas bastante interessantes, mas para mim o KF-21 bloco 2 é que seria uma excelente opção para a FAP. Para o Exército agora seria a aquisição de VCI a lagartas e eles também têm coisa boa.

Para vocês seria o pacote completo, ou seja CC e VCI a lagartas.

Na verdade a única coisa que temos de sobra é gente, o resto todo está em falta (sempre esteve).
Por aqui temos mais material do que pessoal... :lol: :oops:




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Re: UM MBT NACIONAL

#3284 Mensagem por Túlio » Sex Set 06, 2024 1:26 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Set 06, 2024 12:58 pm
Túlio escreveu: Sex Set 06, 2024 12:55 pm


Na verdade a única coisa que temos de sobra é gente, o resto todo está em falta (sempre esteve).
Por aqui temos mais material do que pessoal... :lol: :oops:
É o que acontece quando se abandona o SMO pelo SMV, a garotada para de encarar como um dever e sim como apenas mais um emprego e aí vão para onde pagam mais e exigem menos. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: UM MBT NACIONAL

#3285 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 06, 2024 1:57 pm

Túlio escreveu: Sex Set 06, 2024 1:26 pm
cabeça de martelo escreveu: Sex Set 06, 2024 12:58 pm

Por aqui temos mais material do que pessoal... :lol: :oops:
É o que acontece quando se abandona o SMO pelo SMV, a garotada para de encarar como um dever e sim como apenas mais um emprego e aí vão para onde pagam mais e exigem menos. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Isto é o que acontece quando se deixa de ter um sistema misto (a minha Brigada não aceitava pessoal do SMO) para um sistema que é pseudo-profissional e mal pago. Em Espanha não havia falta de pessoal!

Verdade seja dita, este governo tem se mexido nesse aspecto e agora há Quadro Permanente para as três classes e os salários vão aumentar várias centenas de euros!




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