Concordo. Apesar de eles não utilizarem todas as células C\D que possuem, pois existe estoque, a sua manutenção é, diante do quadro atual europeu uma exigência lógica para a segurança do país e um ativo valioso para potenciais negócios, como o recentemente feito com a Hungria.mauri escreveu: ↑Dom Jun 23, 2024 6:16 pmE a desculpa é até meio esfarrapuda, mas acredito que o real motivo é que as células C/D são altamente cobiçadas para serem disperdiçadas assim tão fácil, e além disso, elas são possíveis de excelentes modrnizações, o que de fato está ocorrendo com as que restão na Flygvapnet, estão deixando-as bem avançadas!!FCarvalho escreveu: ↑Dom Jun 09, 2024 1:33 pm Interessante que por estes dias o primeiro ministro da Suécia declinou de ceder caças Gripen C\D para a Ucrânia "a pedido" dos parceiros da OTAN, sob a alegação de que os ucranianos não teriam condições de lidar com mais de um caça que o F-16.
Parece que os franceses não pensam da mesma forma que a OTAN.
Os suecos costumam aprender rápido. Essa é apenas a primeira das muitas lições que eles terão de aprender em suas relações com aquela organização.
https://www.cavok.com.br/franca-doara-c ... -a-ucrania
Obs: Brasil, Africa do Sul, Indonésia, entre outros, há muito tempo estão de olho nestas celulas C/D!!
No que tange a defesa aérea, os Gripen C\D seriam de grande valor para os suecos, deixando aos F-16 as missões ar-superfície. Se fossem equipados com os Meteor e Iris-T, melhor ainda. Mas esta é uma condicionante que os ucranianos vão deixar passar, pois não terão nada em mãos além dos caças norte americanos, e terão de fazer o melhor uso possível deles, com todas as limitações operacionais e tecnológicas impostas pela solução disposta.