Motor hipersônico BR - 14-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#31 Mensagem por Aim For The Top » Sex Set 22, 2023 6:20 pm

http://www.finep.gov.br/images/noticias ... presas.pdf

-Indios Pirotecnia Ltda.

-Propulsão com ar aspirado para aplicação
aeroespacial

-Foguete Balístico Supersónico de Longo Alcance com
propulsão por Ramjet de combustível sólido




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#32 Mensagem por pewdiepie » Sex Set 22, 2023 6:39 pm

Aim For The Top escreveu: Sex Set 22, 2023 6:20 pm http://www.finep.gov.br/images/noticias ... presas.pdf

-Indios Pirotecnia Ltda.

-Propulsão com ar aspirado para aplicação
aeroespacial

-Foguete Balístico Supersónico de Longo Alcance com
propulsão por Ramjet de combustível sólido
Sério isso? Em uma rápida pesquisa é possível ver que a empresa não tem a mínima capacidade de apresentar 1% do escopo desse projeto. Algum erro de digitação?

Edit: a empresa está bancando a pesquisa? É isso? Se for, ok. Faltou mostrar qual universidade/instituto vai receber a grana para realizar a pesquisa.




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#33 Mensagem por mauri » Sex Set 22, 2023 7:36 pm

Aim For The Top escreveu: Sex Set 22, 2023 6:20 pm http://www.finep.gov.br/images/noticias ... presas.pdf

-Indios Pirotecnia Ltda.

-Propulsão com ar aspirado para aplicação
aeroespacial

-Foguete Balístico Supersónico de Longo Alcance com
propulsão por Ramjet de combustível sólido
Empresa com longa tradição e muitos seviços prestados as nossas FAs, exportadora de produtos de conteúdos nacionais, Parabéns, foi uma boa escolha da FINEP!!

Isso mostrar os critérios rígidos de escolha dos projetos!!




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#34 Mensagem por Túlio » Sex Set 22, 2023 9:07 pm

Vai dar bom, fábrica de fogos de artifício desenvolvendo um equivalente ao Kinzhal, o que pode dar errado? [003] [003] [003] [003]




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#35 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 23, 2023 1:21 pm

Rapaz, se não fosse a FINEP e outros poucas agências públicas de fomento, a BIDS já teria metade de suas conveniadas falidas ou saindo do setor de defesa.




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#36 Mensagem por Duka » Sáb Set 23, 2023 3:51 pm

Túlio escreveu: Sex Set 22, 2023 9:07 pm Vai dar bom, fábrica de fogos de artifício desenvolvendo um equivalente ao Kinzhal, o que pode dar errado? [003] [003] [003] [003]
Deve ter sido escolhida por conta do nome "inclusivo" da firma.




Abraços
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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#37 Mensagem por pewdiepie » Sáb Set 23, 2023 4:04 pm

Pelo que entendi, a empresa sugere um eixo de pesquisa e realiza todo o financiamento. A maioria dos projetos é para beneficiar os próprios produtos das empresas que estão financiando essas pesquisas.

Exemplo: Mac Jee Indústria de Defesa Ltda vai financiar a Produção de HMX ultrapuro para propulsão aeroespacial e outros Produtos de Defesa (PRODE)


A IACIT Soluções Tecnológicas S.A vai financiar o Desenvolvimento do Processador Radar de Vigilância Alémdo-Horizonte OTH com tecnologia SKYWAVE INPE e ITA
.

É o famoso "ganha-ganha". Eles entram com a grana, o Estado entra com as mentes.

Olha o naipe dos institutos que vão pesquisar

Centro Tecnológico do Exército (CTEX);
Instituo de Aeronáutica e Espaço (IAE);
Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT);
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);
Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#38 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 23, 2023 5:25 pm

E se der certo, já temos as linhas de produção, as empresas e a infraestrutura necessária que, junto a recursos públicos via MD, o necessário para tirar a ideia do papel.

A ver as cenas do próximo capítulo. Ainda investimentos pouquíssimo em pesquisa.




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#39 Mensagem por Duka » Sáb Set 23, 2023 6:06 pm

pewdiepie escreveu: Sáb Set 23, 2023 4:04 pm Pelo que entendi, a empresa sugere um eixo de pesquisa e realiza todo o financiamento. A maioria dos projetos é para beneficiar os próprios produtos das empresas que estão financiando essas pesquisas.

Exemplo: Mac Jee Indústria de Defesa Ltda vai financiar a Produção de HMX ultrapuro para propulsão aeroespacial e outros Produtos de Defesa (PRODE)


A IACIT Soluções Tecnológicas S.A vai financiar o Desenvolvimento do Processador Radar de Vigilância Alémdo-Horizonte OTH com tecnologia SKYWAVE INPE e ITA
.

É o famoso "ganha-ganha". Eles entram com a grana, o Estado entra com as mentes.

Olha o naipe dos institutos que vão pesquisar

Centro Tecnológico do Exército (CTEX);
Instituo de Aeronáutica e Espaço (IAE);
Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT);
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);
Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)
É um edital de subvenção econômica. Ou seja, quem vai botar a grana é a FINEP (mais precisamente R$ 12.720.000,00 com a Índios colocando R$ 2.070.000,00).

Ou seja, 14 milhões para um fábrica de sinalizações navais desenvolver propulsão hipersonica (só pode ser piada de mal gosto isso).

Acredito que se dessem fogo no dinheiro e fizessem um churrasco seria um uso melhor pra essa grana...

http://www.finep.gov.br/chamadas-public ... ublica/681




Abraços
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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#40 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Set 25, 2023 6:46 pm

Duka escreveu: Sáb Set 23, 2023 3:51 pm
Túlio escreveu: Sex Set 22, 2023 9:07 pm Vai dar bom, fábrica de fogos de artifício desenvolvendo um equivalente ao Kinzhal, o que pode dar errado? [003] [003] [003] [003]
Deve ter sido escolhida por conta do nome "inclusivo" da firma.
aHEhaEehaeaHaeHeahaeheH não duvido




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#41 Mensagem por Aim For The Top » Qui Ago 08, 2024 11:47 pm

Sobre o Projeto quer a MAC JEE ganhou:

Foguete de decolagem para veículo hipersônico (Rocket Assisted
Take-Off - RATO-14X)

O objetivo é disponibilizar um sistema de decolagem assistido por foguete
(Rocket Assisted Take Off) especificamente projetado para o ensaio de tecnologias para
veículos hipersônicos, em especial as desenvolvidas para o Projeto PROPHIPER 14-X,
que visa o acesso ao espaço. O sistema RATO-14X deve utilizar um foguete para colocar
uma carga útil assimétrica na janela de ensaio desejada em termos de velocidade e
altitude, criando as condições ideais para a realização de experimentos em voo
hipersônico.
O projeto abrange desde a concepção e desenvolvimento do sistema RATO até
a integração, testes e ensaio em voo com o modelo protoflight disponibilizado pelo
Projeto PROPHIPER 14-X. Deverão ser fornecidos 2 (dois) RATOs integrados aos
modelos protoflight para ensaio em voo, bem como os meios de solo e operacionais
específicos ao RATO para a execução da campanha de lançamento, fazendo uso da
infraestrutura disponível no CEA (Centro Espacial de Alcântara).
O desenvolvimento de tecnologias hipersônicas implica na realização de diversos
ensaios em voo para o desenvolvimento de materiais, sistema de controle, sistema de
refrigeração regenerativa, sistemas propulsivos, dentre outros. Neste sentido, o
desenvolvimento do produto contribui decisivamente para a consolidação do Brasil como
um dos players internacionais com capacidade de explorar esse nicho de mercado,
incluindo o fornecimento de serviços (lançamento, ensaio em voo, disponibilização de
motores, plataformas, etc) para as comunidades nacional e internacional.
As Empresas Estratégicas de Defesa (EEDs) poderão solicitar maiores
informações técnicas do subtema, conteúdo denominado “Documentação Técnica
Disponibilizada pelo Ministério da Defesa (MD)”, para elaboração da proposta por meio
do e-mail: cp_editaisdesp@finep.gov.br, contendo o seguinte anexo preenchido: Anexo
8 - Solicitação de Documentação Técnica Disponibilizada pelo Ministério da Defesa (MD)
e Termo de Confidencialidade.
Requisitos obrigatórios:
• Devem ser desenvolvidos e disponibilizados sistemas RATO (Rocket Assisted
Take Off) para impulsionar o veículo 14-X até as condições ideias de operação (Massa
da carga útil maior que 600 kg, altitude de 30 a 40 km e velocidade maior que Mach 8);
• Devem ser desenvolvidos e disponibilizados todos os meios de solo específicos
ao RATO (bancos de controle, sistema de lançamento do veículo, etc.) necessários para
a operação de lançamento. Deverão ser utilizados os meios operacionais existentes e
compatíveis, mediante autorização e coordenação com as entidades detentoras destes
meios;
• O sistema RATO deve possuir sistema de controle de atitude e guiamento
autônomo que permita realizar manobras dentro da atmosfera densa e seja capaz de
entregar o 14-X na condição ideal de operação;
• O sistema RATO deve possuir rede elétrica, sistema de atuação, motor, dentre
outros, capaz de sustentar a operação do veículo durante todo o período de preparação
e operação do lançamento;
• O sistema RATO deve possuir sistema de terminação de voo, transponder,
vídeos, telemetria, trajetória, dentre outros, compatíveis com o Centro Espacial de
Alcântara (CEA);
• O sistema RATO deve prever na proposta compatibilidade com as condições
operacionais e ambientais previstas para o veículo 14-X, que deverão ser aprovadas pelo
projeto PROPHIPER 14-X;
• O sistema RATO deve prever na proposta capacidade de integração (mecânica,
elétrica, etc.) efetiva e segura com o veículo 14-X, incluindo mecanismos de montagem,
fixação e liberação;
• O sistema RATO deve utilizar componentes majoritariamente nacionais ou, se
importados, devem ser itar-free;
• O sistema RATO deve atender a todos os padrões de segurança e
regulamentações aplicáveis, tanto durante o desenvolvimento quanto na operação do
sistema para ensaios a partir do CEA;
• Os envolvidos devem se comprometer a manter sigilo (Non Disclosure
Agreement) sobre todas as informações disponibilizadas do 14-X e dos sistemas já
desenvolvidos para o programa de lançadores do PEB;
• Devem ser fornecidos dois protótipos para testes e ensaio em voo;
• Deve ser realizado o processo de qualificação em voo do primeiro protótipo do
sistema RATO (incluindo a disponibilização de todos os meios, dados e informações
necessárias); e
Requisitos desejáveis:
• Utilização de motores foguetes com propelente sólido – maior prontidão para
emprego;
• Capacidade de entregar a carga útil na condição de operação (Massa da carga
útil maior que 600 kg, altitude de 30 a 40 km) com Mach maior que 10 – condições
ideais para obtenção do máximo desempenho do veículo 14-X;
• Desenvolvimento de carreta transportável com plataforma lançadora móvel do
RATO-14X integrado à carga útil – maior prontidão para emprego;
• Utilização de motores foguetes já disponíveis (qualificados), com diâmetro entre
1 e 1,5m, fazendo as adaptações necessárias para atender aos requisitos do 14-X –
redução do tempo de desenvolvimento do projeto;
• Capacidade de voar sem coifa sustentando e compensando as forças
aerodinâmicas geradas pelo 14-X e controle de rotação do sistema – redução do peso e
complexidade do sistema para a separação do 14-X;
• Capacidade de lançamento com baixa e média elevação – maior flexibilidade para
a realização de depressed trajectories;
• Utilização da maior porcentagem possível de tecnologias autóctones – menor
risco de embargos;
• Capacidade de transporte dos sistemas do RATO (motor foguete, meios de solo,
etc) por aeronaves da FAB (ex.: KC-390) – maior rapidez para mobilização dos meios;
• Utilização da menor quantidade possível de estágios (motor foguete) – menor
complexidade do sistema e maior prontidão para emprego;
• Utilização de tecnologias inovadoras que otimizem a eficiência do combustível –
redução do peso total do sistema;
• Capacidade de reutilização ou recuperação de componentes do RATO para
futuras missões – redução do custo total do ciclo de vida;
• Utilização de soluções que minimizem o impacto ambiental – redução da pegada
de carbono das operações de lançamento;
• Utilização de sistemas avançados de telemetria e controle para monitoramento e
ajuste em tempo real durante o lançamento – aumento da confiabilidade do sistema e
redução do impacto de incertezas no ensaio hipersônico; e
• Utilização de sistemas e equipamentos desenvolvidos ou em desenvolvimento
em programas paralelos no âmbito do Programa Espacial Brasileiro (PEB), desde que
devidamente autorizados pelas entidades detentoras destes sistemas – otimização da
aplicação dos recursos públicos.




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#42 Mensagem por Brasileiro » Sáb Ago 10, 2024 2:17 pm

Segundo informações de dentro esse motor foguete da MacJee será derivado do S50.

Tenho uma leve impressão de que esse projeto tem uma segunda (ou primeira...) intenção de criar uma alternativa à Avibras na industrialização desse motor. Como o S50 é de propriedade intelectual da FAB, ela pode repassar documentação do mesmo para qualquer outra empresa executar e poder tocar o VLM independente da empresa moribunda.




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#43 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 10, 2024 5:47 pm

Brasileiro escreveu: Sáb Ago 10, 2024 2:17 pm Segundo informações de dentro esse motor foguete da MacJee será derivado do S50.

Tenho uma leve impressão de que esse projeto tem uma segunda (ou primeira...) intenção de criar uma alternativa à Avibras na industrialização desse motor. Como o S50 é de propriedade intelectual da FAB, ela pode repassar documentação do mesmo para qualquer outra empresa executar e poder tocar o VLM independente da empresa moribunda.
Divertido é ver que os requisitos de carga útil servem tanto para satélites-espiões quanto para duas ou mesmo três ogivas da classe da W87.

Só não sei se a MJ tem como dominar a tecnologia da substituição do aço inox por composite (creio que cerâmica) do S50.




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Re: Motor hipersônico BR - 14-X

#44 Mensagem por Brasileiro » Dom Ago 11, 2024 10:18 am

Túlio escreveu: Sáb Ago 10, 2024 5:47 pm
Brasileiro escreveu: Sáb Ago 10, 2024 2:17 pm Segundo informações de dentro esse motor foguete da MacJee será derivado do S50.

Tenho uma leve impressão de que esse projeto tem uma segunda (ou primeira...) intenção de criar uma alternativa à Avibras na industrialização desse motor. Como o S50 é de propriedade intelectual da FAB, ela pode repassar documentação do mesmo para qualquer outra empresa executar e poder tocar o VLM independente da empresa moribunda.
Divertido é ver que os requisitos de carga útil servem tanto para satélites-espiões quanto para duas ou mesmo três ogivas da classe da W87.

Só não sei se a MJ tem como dominar a tecnologia da substituição do aço inox por composite (creio que cerâmica) do S50.
É, ele pode lançar isso a mach 7 se não me engano. Pra por mesmo em órbita um satélite precisa de um tanto a mais de impulso.

Acho que se derem dinheiro pra ela comprar o maquinário, ela pode em seguida contratar a mão de obra da Avibras envolvida com o S50.




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