Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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knigh7
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Re: Aviação do Exército

#5236 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 03, 2024 1:16 am

FCarvalho escreveu: Qua Jun 26, 2024 1:34 pm AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA
Compra de mais Black Hawk preocupa por falta de estrutura de apoio
24 de junho de 2024

https://www.edrotacultural.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Black-Hawk-do-US-Army-durante-manutencao.-Foto-Lynnwood-Thomas.jpg

https://www.edrotacultural.com.br/compr ... -de-apoio/

Porque será que só eu aqui que penso essas compras do super mega hiper fuderoso girino americano são feitas indiferentes à quaisquer considerações racionais, que não apenas satisfazer os burocratas militares fã boy de Falcão Negro em Perigo :?: :roll:
O PAMA SP realiza a revisão de parque nas partes quentes (modular) do T700-GE-701 variantes C e D. Documento da DIRMAB, no site da FAB: https://www.sislaer.fab.mil.br/terminal ... uivo=17078

A GE Aerospace Brasil (nome atual da GE Celma) instalou um outro parque de manutenção dos motores no Brasil, Três Rios -RJ, somando ao parque em Petrópolis. Eles fazem o overhaul de 700 motores por ano. Eu não sei se os componentes das partes frias (modular) das variantes do T700-701 são feitas por ela, já que das partes quentes são feitas pela FAB.

A propósito: essa revista Asas vem pegando no pé do BH. É por causa das propagandas que vez ou outra aparecem nas revistas dela do AW139 :?:




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Re: Aviação do Exército

#5237 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 03, 2024 1:32 pm

O Knight foi mais rápido que eu. A estrutura do PAMA pros BHs é exemplar, já vi de perto.




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Re: Aviação do Exército

#5238 Mensagem por Pablo Maica » Qua Jul 03, 2024 3:18 pm

knigh7 escreveu: Qua Jul 03, 2024 1:16 amA propósito: essa revista Asas vem pegando no pé do BH. É por causa das propagandas que vez ou outra aparecem nas revistas dela do AW139 :?:
Se fosse só a respeito do BH que uma certa parcela da imprensa "especializada" estivesse escrevendo cretinices (e não é de hoje), seria mais uma quarta feira normal. Normalmente uma parcela que, além do fato supracitado, passa metade do tempo dos seus vídeos e materiais fazendo auto elogios para aumentar a própria legitimidade citar uma isonomia quase divina. E que quando questionados parecem donzelas do século XVII que tiveram sua pureza posta em dúvida.

Chega ao ponto de "ispicialista" dizer em alto e bom tom que o M-346 tem plenas capacidades de cumprir o mesmo papel estratégico do A-1.

Eu não tenho nenhum problema com lobby na imprensa, pelo contrário, acho questão de sobrevivência, mas é necessário que as cartas estejam expostas na mesa e que se evitem canalhices com o único objetivo de desinformar.


Um abraço e t+ :)




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Re: Aviação do Exército

#5239 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 03, 2024 4:15 pm

Isso vale para várias matérias sobre MMBTs, todo mundo viu quando confrontei um que tentou defender que MMBT faz papel de MBT aqui, até xingamentos eu tive, mas até hoje o rapaz não conseguiu provar o ponto dele.

Sou à favor que façam lobby, desde que coloquem a posição clara e não finjam imparcialidade.




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Re: Aviação do Exército

#5240 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 03, 2024 4:32 pm

knigh7 escreveu: Ter Jul 02, 2024 11:27 pm Planejamento da AvEx (em destaque) até 2038. Publicado pelo Ministério da Defesa em abril 2024:
Saiu os 4 helicópteros de manobra e definiram 12 aeronaves de asa fixa. De heli de ataque não é novidade:
Obs: os Panteras K2 começaram a serem entregues em 2014:
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _1425.html
podendo operar por mais 25 anos, já que foram quase que reconstruídos. Ou seja, com o fim do ciclo da tabela acima em 2038, na AvEx inicia-se um novo ciclo em 2039 com o início da entrada em operação do substituto do HM-1 e posteriormente com a substituição dos H225M (década de 2040).
Na verdade, para a década de 2040 veremos a substituição dos Fennec, Pantera K2 e dos H225M.
Assim, a escolha doS futuros vetores deve começar a ser feita a partir de 2035, a fim de evitar soluções de continuidade na frota, de forma que o cronograma de entregas seja compatível com o de baixa dos helos.
Vamos ter de trocar 83 unidades por, pelo menos, dois modelos de helos.
A ver o que o futuro nos reserva nesta questão.
Quanto à asa fixa, bem, boa sorte para a Avex. Ela vai precisar, e muito.




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Re: Aviação do Exército

#5241 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 03, 2024 4:41 pm

knigh7 escreveu: Qua Jul 03, 2024 1:16 am
FCarvalho escreveu: Qua Jun 26, 2024 1:34 pm AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA
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https://www.edrotacultural.com.br/compr ... -de-apoio/
Porque será que só eu aqui que penso essas compras do super mega hiper fuderoso girino americano são feitas indiferentes à quaisquer considerações racionais, que não apenas satisfazer os burocratas militares fã boy de Falcão Negro em Perigo :?: :roll:
O PAMA SP realiza a revisão de parque nas partes quentes (modular) do T700-GE-701 variantes C e D. Documento da DIRMAB, no site da FAB: https://www.sislaer.fab.mil.br/terminal ... uivo=17078
A GE Aerospace Brasil (nome atual da GE Celma) instalou um outro parque de manutenção dos motores no Brasil, Três Rios -RJ, somando ao parque em Petrópolis. Eles fazem o overhaul de 700 motores por ano. Eu não sei se os componentes das partes frias (modular) das variantes do T700-701 são feitas por ela, já que das partes quentes são feitas pela FAB.
A propósito: essa revista Asas vem pegando no pé do BH. É por causa das propagandas que vez ou outra aparecem nas revistas dela do AW139 :?:
Propaganda por propaganda, eu já vi, literalmente, de tudo um pouco na Revisa Asas desde a primeira edição. Inclusive da GE.
No mais, a manutenção dos girinos norte americanos não se compara ao que temos aqui instalado e funcionando em nível industrial e comercial com Helilbras e Leonardo.
Se muito podemos dizer que temos o mínimo básico necessário para os primos ricos nos deixarem operar os helos deles sem causar maiores problemas.
No fim, as questões levantadas pelo editor da revista me parecem bem lúcidas, e credíveis, dado que baseadas em fatos.
Mas isso agora não importa. A Avex, e demais forças, vão continuar se entubando o máximo possível com os seus queridinhos de sempre, sem medo de ser feliz, leia-se, bloqueios governamentais.
Vida que segue.




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Re: Aviação do Exército

#5242 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 03, 2024 6:08 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jul 03, 2024 4:41 pm
knigh7 escreveu: Qua Jul 03, 2024 1:16 am
O PAMA SP realiza a revisão de parque nas partes quentes (modular) do T700-GE-701 variantes C e D. Documento da DIRMAB, no site da FAB: https://www.sislaer.fab.mil.br/terminal ... uivo=17078
A GE Aerospace Brasil (nome atual da GE Celma) instalou um outro parque de manutenção dos motores no Brasil, Três Rios -RJ, somando ao parque em Petrópolis. Eles fazem o overhaul de 700 motores por ano. Eu não sei se os componentes das partes frias (modular) das variantes do T700-701 são feitas por ela, já que das partes quentes são feitas pela FAB.
A propósito: essa revista Asas vem pegando no pé do BH. É por causa das propagandas que vez ou outra aparecem nas revistas dela do AW139 :?:
Propaganda por propaganda, eu já vi, literalmente, de tudo um pouco na Revisa Asas desde a primeira edição. Inclusive da GE.
No mais, a manutenção dos girinos norte americanos não se compara ao que temos aqui instalado e funcionando em nível industrial e comercial com Helilbras e Leonardo.

No fim, as questões levantadas pelo editor da revista me parecem bem lúcidas, e credíveis, dado que baseadas em fatos.

Vc está careca de saber que não ficou helicóptero da Helibrás na lista da AvEx ao contrário do AW139-49. Já que vc está afirmando essas coisas acima, especifique aviônica dos nossos BH-60M e o que vem no suporte logístico integrado.

Informe também a configuração oferecida para a AvEx do AW139-49 e o que é dado suporte aqui.

E na resposta que der não misture achismo com informação.




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Re: Aviação do Exército

#5243 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 04, 2024 10:30 am

O Flávio ele tem uma mania chata de querer falar pelas Forças Armadas, afirmando coisas que de fato não sabe. Precisa deixar claro que é sua opinião e isso é extremamente aceitável, mas fica difícil levar à sério quando quer afirmar coisas que claramente não sabe.

Não é porque temos uma Helibrás que necessariamente a manutenção é muito superior aos BHs, fala com puro desconhecimento e ainda quer transformar em fato.




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Re: Aviação do Exército

#5244 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 04, 2024 1:28 pm

knigh7 escreveu: Qua Jul 03, 2024 6:08 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jul 03, 2024 4:41 pm Propaganda por propaganda, eu já vi, literalmente, de tudo um pouco na Revisa Asas desde a primeira edição. Inclusive da GE.
No mais, a manutenção dos girinos norte americanos não se compara ao que temos aqui instalado e funcionando em nível industrial e comercial com Helilbras e Leonardo.
No fim, as questões levantadas pelo editor da revista me parecem bem lúcidas, e credíveis, dado que baseadas em fatos.
Vc está careca de saber que não ficou helicóptero da Helibrás na lista da AvEx ao contrário do AW139-49. Já que vc está afirmando essas coisas acima, especifique aviônica dos nossos BH-60M e o que vem no suporte logístico integrado.
Informe também a configuração oferecida para a AvEx do AW139-49 e o que é dado suporte aqui.
E na resposta que der não misture achismo com informação.
A configuração dos UH-60M está descrita nos docs da liberação da compra pelo dpto de estado norte americano. É só ler o que consta e foi liberado para nós. Está disponível inclusive aqui neste tópico. Agora, para saber quem e como vai fazer o apoio pós venda, isso não está explícito naquele documento, então, tem que perguntar do EB, e esperar que ele se digne a responder.

A configuração dos helos italianos oferecidos à Avex não foi disponibilizada ao público externo, sendo uma informação comercial aderente ao exército. Mal comparando, o que está sendo posto em termos de sistemas, ou poderá vir a sê-lo, nos UH-60M, também pode ser aplicado aos helos da Leonardo. O CLS e o suporte pós venda de todos os sistemas é garantido totalmente pela fabricante a partir da sua base logística\comercial instalada em São Paulo, segundo informação oficial da própria Leonardo.

Quanto aos H225M não estarem na lista da Avex, como todos aqui sabem há muito tempo, estes helos foram entubados pelo governo de plantão à época, e nunca foram objeto de desejo da Avex, e muito menos de FAB e MB. E o que mais pesa contra ele são seu preço unitário, e custos de manutenção, muito acima do que a palperridade orçamentária das forças consegue manter. Ademais, tecnicamente, os militares não tem reclamações (abertas) contra o helo, ao contrário. Mas, é um vetor para quem entende Defesa como assunto sério, e não como troco de pinga.

Quanto ao mais, é como disse. Os militares são fã boys de todo tipo de tralha norte americana, e no que depender apenas deles, estão cagando e andando para a BIDS e quaisquer outras questões industriais e\ou comerciais do país, desde que consigam colocar as mãos nas migalhas que os primos ricos vez ou outra deixam cair da mesa.

Vida que segue. E deixa eles serem felizes com suas esmolas.




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Re: Aviação do Exército

#5245 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 04, 2024 1:48 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jul 04, 2024 10:30 am O Flávio ele tem uma mania chata de querer falar pelas Forças Armadas, afirmando coisas que de fato não sabe. Precisa deixar claro que é sua opinião e isso é extremamente aceitável, mas fica difícil levar à sério quando quer afirmar coisas que claramente não sabe.
Não é porque temos uma Helibrás que necessariamente a manutenção é muito superior aos BHs, fala com puro desconhecimento e ainda quer transformar em fato.
Me diz aí Gabriel: é possível fazer check C e D nos Black Hawk das forças armadas aqui no Brasil? Ou tem que enviar para a LM nos USA?
Quantos funcionários da Leonardo e da Helibras são necessários para fiscalizar toda e qualquer manutenção dos seus helos nas três ffaa's, mesmo no nível mais elementar?
Quais forças estão autorizadas a realizar atividades de gestão de suprimentos e\ou (re)alocação de itens, sistemas e subsistemas entre os diversos helos sem necessidade de autorização e supervisão do fornecedor?
Qual o real nível de independência de operação temos aqui em relação aos BH\SH?
De quantas autorizações e\ou informações ao fabricante precisamos até mesmo para mover um helo de sua base primária para outra?
Quantos sistemas\subsistemas e equipamentos homologados para estes helos, mas diferentes daqueles originais do pacote de compra, podemos instalar neles sem precisar pedir autorização do fornecedor :?:
Enfim, não discuto o helo em si, mas o fato de assumirmos a pecha de submissão total às (muitas)regras norte americanas para poder operar este helo.
Nunca vi a Helibras questionando o EB por levar seus helos de fabrico francês para tudo que é canto neste país. Nem a Leonardo cobrar clientes por movimentar seus helos aonde bem aprouver.
Mas tenta tirar um BH de Manaus para ir bem ali do outro lado do rio sem avisar o velho Sam para ver o que acontece... :?




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Re: Aviação do Exército

#5246 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 04, 2024 2:24 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jul 04, 2024 1:48 pm Me diz aí Gabriel: é possível fazer check C e D nos Black Hawk das forças armadas aqui no Brasil? Ou tem que enviar para a LM nos USA?
Quantos funcionários da Leonardo e da Helibras são necessários para fiscalizar toda e qualquer manutenção dos seus helos nas três ffaa's, mesmo no nível mais elementar?
Quais forças estão autorizadas a realizar atividades de gestão de suprimentos e\ou (re)alocação de itens, sistemas e subsistemas entre os diversos helos sem necessidade de autorização e supervisão do fornecedor?
Qual o real nível de independência de operação temos aqui em relação aos BH\SH?
De quantas autorizações e\ou informações ao fabricante precisamos até mesmo para mover um helo de sua base primária para outra?
Quantos sistemas\subsistemas e equipamentos homologados para estes helos, mas diferentes daqueles originais do pacote de compra, podemos instalar neles sem precisar pedir autorização do fornecedor :?:
Enfim, não discuto o helo em si, mas o fato de assumirmos a pecha de submissão total às (muitas)regras norte americanas para poder operar este helo.
Nunca vi a Helibras questionando o EB por levar seus helos de fabrico francês para tudo que é canto neste país. Nem a Leonardo cobrar clientes por movimentar seus helos aonde bem aprouver.
Mas tenta tirar um BH de Manaus para ir bem ali do outro lado do rio sem avisar o velho Sam para ver o que acontece... :?
Cara, só pela condescedência sua e sua prepotência que infelizmente não reflete no seu conhecimento, eu me recuso a responder. Procure quantas vezes tivemos problemas com a disponibilidade e manutenção dos BHs, seja da FAB, MB ou EB. Acho que antes de escrever os textos ou 10 postos seguidos que o faz praticamente falando sozinho sobre a mesma coisa, poderia aproveitar melhor o tempo para que possa pesquisar justamente isso, tentar conhecer com quem trabalha.

Você cria fatos da sua cabeça e quer trazer pro mundo real, mas isso aqui não é a sala de aula. Quando é opinião sua, deixe claro que é opinião sua, pois ninguém colocou você como interlocutor pra tentar afirmar isso ou aquilo, quando claramente não se trata de fatos. Quando entender a diferença entre opinião pessoal e fato, vai entender o porque praticamente todos os foristas vivem de respondendo dessa forma ou te ignorando.

Cada um toma a atitude que quiser no fórum, porém você receberá respostas a altura ou simplesmente será ignorado, como muitas vezes o faço, mas gostaria de tentar ajudá-lo dessa vez, já que estava discutindo com um cara que literalmente te forneceu tudo que precisava pra mudar de opinião, aliás dois.




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Re: Aviação do Exército

#5247 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 04, 2024 4:01 pm

Opinião é que nem bunda. Cada um tem a sua.




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Re: Aviação do Exército

#5248 Mensagem por knigh7 » Sáb Jul 06, 2024 2:02 am

FCarvalho escreveu: Qui Jul 04, 2024 1:28 pm
knigh7 escreveu: Qua Jul 03, 2024 6:08 pm

Vc está careca de saber que não ficou helicóptero da Helibrás na lista da AvEx ao contrário do AW139-49. Já que vc está afirmando essas coisas acima, especifique aviônica dos nossos BH-60M e o que vem no suporte logístico integrado.
Informe também a configuração oferecida para a AvEx do AW139-49 e o que é dado suporte aqui.
E na resposta que der não misture achismo com informação.
A configuração dos UH-60M está descrita nos docs da liberação da compra pelo dpto de estado norte americano. É só ler o que consta e foi liberado para nós. Está disponível inclusive aqui neste tópico. Agora, para saber quem e como vai fazer o apoio pós venda, isso não está explícito naquele documento, então, tem que perguntar do EB, e esperar que ele se digne a responder.

A configuração dos helos italianos oferecidos à Avex não foi disponibilizada ao público externo, sendo uma informação comercial aderente ao exército. Mal comparando, o que está sendo posto em termos de sistemas, ou poderá vir a sê-lo, nos UH-60M, também pode ser aplicado aos helos da Leonardo. O CLS e o suporte pós venda de todos os sistemas é garantido totalmente pela fabricante a partir da sua base logística\comercial instalada em São Paulo, segundo informação oficial da própria Leonardo.

Fui eu que coloquei a notificação do DSCA. Aviônica, me refiro aos sistemas do painel. Como na notificação do DSCA nem informa os fabricantes, vc não tem base para afirmar que a manutenção do AW aqui seria melhor.

Vale ressaltar que manutenção dos Black Hawks é feitaa no Brasil:
Imagem

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... lack-hawks

Tem noticia de BH embarcando para os EUA para fazer manutenção :?: (Vai ser difícil encontrar...)

E como informei em post anterior, a revisão e troca das partes quentes das turbinas T700-GE701 C e a D dos BH são feitas no PAMA SP.




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Jul 06, 2024 3:01 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Aviação do Exército

#5249 Mensagem por prometheus » Sáb Jul 06, 2024 10:51 am

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Re: Aviação do Exército

#5250 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 06, 2024 3:17 pm

knigh7 escreveu: Sáb Jul 06, 2024 2:02 am Fui eu que coloquei a notificação do DSCA. Aviônica, me refiro aos sistemas do painel. Como na notificação do DSCA nem informa os fabricantes, vc não tem base para afirmar que a manutenção do AW aqui seria melhor.
Vale ressaltar que manutenção dos Black Hawks é feitaa no Brasil:
Tem noticia de BH embarcando para os EUA para fazer manutenção :?: (Vai ser difícil encontrar...)
E como informei em post anterior, a revisão e troca das partes quentes das turbinas T700-GE701 C e a D dos BH são feitas no PAMA SP.
Para ser bem honesto, depois de tanto tempo vendo esses altos e baixos da Defesa, mais estes do que aqueles, para mim agora tanto fez como tanto faz. Os planos até 2038 de reequipamento da frota da Avex são tão ou mais medíocres quanto a nova estratégia naval da marinha em termos materiais.
Então, para quê perder tempo discutindo coisas que sinceramente não vão mudar absolutamente uma única vírgula na realidade concreta?
Se os militares querem se encher até o c... de BH, problemas deles. Que sejam felizes.
Desde que depois não reclamem que o barato saiu caro para eles em algum momento.




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