Carros Eléctricos
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55202
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2742 vezes
- Agradeceram: 2410 vezes
Re: Carros Eléctricos
Por falar no diabo, o Cabeça foi entrevistado:
https://www.instagram.com/reel/C8MmJ24I ... MwdWI2cA==
https://www.instagram.com/reel/C8MmJ24I ... MwdWI2cA==
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55202
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2742 vezes
- Agradeceram: 2410 vezes
Re: Carros Eléctricos
@Túlio
O mercado dos eléctricos está negro na Europa. Para além da entrada dos chineses em força, as pessoas começam a ver que o cenário maravilhoso do mundo encantado dos brinquedos não é o que lhes foi prometido.
Daí a VW já ter desviado 30% das verbas destinadas aos EV para os motores a combustão e a Mercedes já ter abandonado a ideia de só ter eléctricos em 2030
Eu falo com conhecimento de causa porque a empresa onde trabalho fornece componentes para EVs e hibridos e temos linhas paradas, pessoal a ser despedido e 100K de componentes em armazém porque não são vendidos.
As previsões de vendas para 2024 cairam para menos de metade.
O mercado dos eléctricos está negro na Europa. Para além da entrada dos chineses em força, as pessoas começam a ver que o cenário maravilhoso do mundo encantado dos brinquedos não é o que lhes foi prometido.
Daí a VW já ter desviado 30% das verbas destinadas aos EV para os motores a combustão e a Mercedes já ter abandonado a ideia de só ter eléctricos em 2030
Eu falo com conhecimento de causa porque a empresa onde trabalho fornece componentes para EVs e hibridos e temos linhas paradas, pessoal a ser despedido e 100K de componentes em armazém porque não são vendidos.
As previsões de vendas para 2024 cairam para menos de metade.
Triste sina ter nascido português
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61412
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6274 vezes
- Agradeceram: 6626 vezes
- Contato:
Re: Carros Eléctricos
P44 escreveu: ↑Sáb Jun 22, 2024 5:43 am Por falar no diabo, o Cabeça foi entrevistado:
https://www.instagram.com/reel/C8MmJ24I ... MwdWI2cA==
- Why are you gay?
- Who says I'm gay?
Faltou, IMO, no lugar do simples "you are gay" subsequente, isto:
- Every-fuckin'-body, nigga!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55202
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2742 vezes
- Agradeceram: 2410 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61412
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6274 vezes
- Agradeceram: 6626 vezes
- Contato:
Re: Carros Eléctricos
P44 escreveu: ↑Qua Jun 26, 2024 12:22 pm O futuro está aqui
https://4gnews.pt/toyota-apresenta-novo ... correncia/
IMHO não está: a genialidade da lorota que estão a contar é que convence o vulgo (maioria da humanidade "pensante") misturando premissas falsas com verdadeiras, de modo que fica difícil discernir umas das outras. Atão tu achas que hidrogênio "verde" vai custar menos que gasolina/gasóleo? O mesmo? Um pouquinho mais? Quá!
Os veículos atuais e toda a rede necessária para que funcionem em qualquer lugar já estão todos aí e por toda parte, logo, os investimentos já foram amortizados antes mesmo de nascermos, agora investem apenas para ampliar e melhorar; tu vês comparação com qualquer coisa "verde" que o estado e ONGs woke estão a empurrar goela abaixo? Vão é depenar a humanidade por no mínimo mais meio século até chegarem pelo menos perto da disponibilidades atuais, incluindo gente com recursos para usar estes exotismos.
Os veículos atuais e toda a rede necessária para que funcionem em qualquer lugar já estão todos aí e por toda parte, logo, os investimentos já foram amortizados antes mesmo de nascermos, agora investem apenas para ampliar e melhorar; tu vês comparação com qualquer coisa "verde" que o estado e ONGs woke estão a empurrar goela abaixo? Vão é depenar a humanidade por no mínimo mais meio século até chegarem pelo menos perto da disponibilidades atuais, incluindo gente com recursos para usar estes exotismos.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55202
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2742 vezes
- Agradeceram: 2410 vezes
Re: Carros Eléctricos
Não estou a falar de hidrogénio embora esse fosse realmente o meio ideal visto que não polui mesmo
Falo de combustiveis "ecológicos " que permitirão manter os carros com motores de combustão interna em circulação
Falo de combustiveis "ecológicos " que permitirão manter os carros com motores de combustão interna em circulação
Triste sina ter nascido português
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6430
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 111 vezes
- Agradeceram: 330 vezes
Re: Carros Eléctricos
Em 2010 criaram um polo no Japão para produção de hidrogênio, porem a infraestrutura necessária para o transporte e armazenamento e muito alta e não progrediu muito.
Para resolver o problema agora estão apostando no magnésio hidrogenado, ao diluir ele com água ele começa a produzir hidrogênio, em tese com 5 quilos do material se tem autonomia de 600km, como o transporte do material e o armazenamento seria mais simples eliminando a necessidade de um posto de abastecimento eles acreditam que é viável.
Série ``Energia do Futuro''. Estão em andamento os preparativos para a produção em massa de baterias de íons de lítio de próxima geração, chamadas de "baterias totalmente de resina", que não usam metal. Em comparação com as baterias convencionais de íons de lítio, as baterias totalmente de resina têm custo mais baixo, maior capacidade e menos risco de incêndio. Analisaremos mais de perto os desafios enfrentados pela startup que o desenvolveu.
O conceito é o inverso das novas baterias solidas a bateria não esquenta, tem maior capacidade de armazenamento, 2.5 vezes durabilidade maior, tem o custo de produção similar as baterias convencionais, o material por ser puro da para reciclar e mesmo em contato direto com metal não pega fogo como as baterias de íons de lítio atuais, o dono da empresa era um ex funcionário da Nissan.
Incêndio na fábrica de baterias de lítio na Coreia do Sul, os funcionários tentando apagar o fogo, 23 pessoas morreram com a explosão.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39400
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2827 vezes
Re: Carros Eléctricos
Stellantis Mangualde arranca com produção de oito elétricos “made in Portugal”
A unidade do distrito de Viseu é a primeira fábrica no país a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria.
André Cabrita-Mendes
2 Julho 2024, 14h08
A Stellantis Mangualde, no distrito de Viseu, arrancou com a produção de oito automóveis 100% elétricos.
A unidade industrial torna-se assim na primeira fábrica em Portugal a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria, com a saída dos primeiros modelos totalmente elétricos das suas linhas de montagem, anunciou hoje a multinacional sediada em Amesterdão.
Deste chão de fábrica vão sair oito modelos 100% elétricos nas versões de passageiros e comerciais ligeiros dos modelos: Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Peugeot E-Partner e E-Rifter, Fiat e-Doblò e Opel Combo-e, tanto para o mercado nacional como para exportação.
A companhia liderada pelo português Carlos Tavares antecipou em um ano o arranque da produção, com a produção em série a arrancar durante o mês de outubro.
“Este dia representa um indescritível motivo de orgulho para todos na Stellantis e especial para todos os que connosco colaboram aqui em Mangualde”, disse o CEO da Stellantis em comunicado.
“Estamos a testemunhar um importantíssimo virar de página nesta unidade fabril, que consegue estar na linha da frente em termos de inovação. Dentro em breve estará nas estradas uma nova gama de oito veículos elétricos ‘made in’ Portugal. Esta é a nossa visão para o futuro da indústria automóvel e revelamos hoje, aqui, mais uma prova de que é possível concretizar os nossos mais ambiciosos planos, de forma sustentável e de forma economicamente viável, colocando os melhores produtos ao serviço dos clientes. Seguimos rumo à descarbonização, proporcionando uma mobilidade segura, acessível e ambientalmente responsável para proteger as próximas gerações”, acrescentou Carlos Tavares.
A nova odisseia da Stellantis na fábrica inaugurada há 62 anos, contou com o “apoio do Governo” e com um investimento global de 119 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo a companhia.
Entre os investimentos nesta unidade, contam-se as novas instalações dedicadas à área de montagem e também de ferragem, assim como a criação de uma nova linha de montagem de baterias, “que promoveu a total modernização de uma área com mais de 800m2, onde se faz a montagem de todas as baterias para os veículos elétricos produzidos em Mangualde”, criando 63 novos postos de trabalho, sendo que “todos os colaboradores aoperar nestes novos postos de trabalho, receberam – a par da restante equipa técnica – formação específica, aumentando, desta forma, as suas competências”.
Estes novos automóveis vão já integrar a frota do Estado depois de a Stellantis ter vencido um “mega-concurso público” realizado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em 2023, “para a compra de veículos elétricos que vão equipar unidades do Serviço Nacional de Saúde do Minho até ao Algarve”, incluindo Peugeot E-Rifter (300) e Citroën ë-Berlingo (419), num total de 319 veículos elétricos e 600 estações de carregamento (Wall box de 11Kw/h) às cinco
Administrações Regionais de Saúde (ARS) e a sete Unidades Locais
de Saúde (ULS).
A produtora automóvel destaca que também já tem “em pleno funcionamento” a sua central fotovoltaica, com 6.370 painéis, com a capacidade para abastecer mais de 30% das necessidades anuais de energia da fábrica, evitando 2.500 toneladas de emissões anuais de CO2, o equivalente à captura de CO2 por cerca de 16 mil árvores, com a empresa a pretender atingir 50% de autonomia energética até ao final de 2025.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -portugal/
A unidade do distrito de Viseu é a primeira fábrica no país a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria.
André Cabrita-Mendes
2 Julho 2024, 14h08
A Stellantis Mangualde, no distrito de Viseu, arrancou com a produção de oito automóveis 100% elétricos.
A unidade industrial torna-se assim na primeira fábrica em Portugal a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria, com a saída dos primeiros modelos totalmente elétricos das suas linhas de montagem, anunciou hoje a multinacional sediada em Amesterdão.
Deste chão de fábrica vão sair oito modelos 100% elétricos nas versões de passageiros e comerciais ligeiros dos modelos: Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Peugeot E-Partner e E-Rifter, Fiat e-Doblò e Opel Combo-e, tanto para o mercado nacional como para exportação.
A companhia liderada pelo português Carlos Tavares antecipou em um ano o arranque da produção, com a produção em série a arrancar durante o mês de outubro.
“Este dia representa um indescritível motivo de orgulho para todos na Stellantis e especial para todos os que connosco colaboram aqui em Mangualde”, disse o CEO da Stellantis em comunicado.
“Estamos a testemunhar um importantíssimo virar de página nesta unidade fabril, que consegue estar na linha da frente em termos de inovação. Dentro em breve estará nas estradas uma nova gama de oito veículos elétricos ‘made in’ Portugal. Esta é a nossa visão para o futuro da indústria automóvel e revelamos hoje, aqui, mais uma prova de que é possível concretizar os nossos mais ambiciosos planos, de forma sustentável e de forma economicamente viável, colocando os melhores produtos ao serviço dos clientes. Seguimos rumo à descarbonização, proporcionando uma mobilidade segura, acessível e ambientalmente responsável para proteger as próximas gerações”, acrescentou Carlos Tavares.
A nova odisseia da Stellantis na fábrica inaugurada há 62 anos, contou com o “apoio do Governo” e com um investimento global de 119 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo a companhia.
Entre os investimentos nesta unidade, contam-se as novas instalações dedicadas à área de montagem e também de ferragem, assim como a criação de uma nova linha de montagem de baterias, “que promoveu a total modernização de uma área com mais de 800m2, onde se faz a montagem de todas as baterias para os veículos elétricos produzidos em Mangualde”, criando 63 novos postos de trabalho, sendo que “todos os colaboradores aoperar nestes novos postos de trabalho, receberam – a par da restante equipa técnica – formação específica, aumentando, desta forma, as suas competências”.
Estes novos automóveis vão já integrar a frota do Estado depois de a Stellantis ter vencido um “mega-concurso público” realizado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em 2023, “para a compra de veículos elétricos que vão equipar unidades do Serviço Nacional de Saúde do Minho até ao Algarve”, incluindo Peugeot E-Rifter (300) e Citroën ë-Berlingo (419), num total de 319 veículos elétricos e 600 estações de carregamento (Wall box de 11Kw/h) às cinco
Administrações Regionais de Saúde (ARS) e a sete Unidades Locais
de Saúde (ULS).
A produtora automóvel destaca que também já tem “em pleno funcionamento” a sua central fotovoltaica, com 6.370 painéis, com a capacidade para abastecer mais de 30% das necessidades anuais de energia da fábrica, evitando 2.500 toneladas de emissões anuais de CO2, o equivalente à captura de CO2 por cerca de 16 mil árvores, com a empresa a pretender atingir 50% de autonomia energética até ao final de 2025.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -portugal/
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55202
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2742 vezes
- Agradeceram: 2410 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39400
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2827 vezes
Re: Carros Eléctricos
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61412
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6274 vezes
- Agradeceram: 6626 vezes
- Contato:
Re: Carros Eléctricos
cabeça de martelo escreveu: ↑Qua Jul 03, 2024 12:50 pmNunca tal coisa aconteceu!
https://www.jn.pt/pais/noticias/aveiro/ ... 8057.html/
Calma, já reabriram o trecho onde aconteceu o que NÃO ACONTECEU.
A21 reaberta após incêndio em camião que transportava automóveis eléctricos
02 jul, 2024 - 09:12 • Lusa
https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/07 ... os/384590/
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39400
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2827 vezes
Re: Carros Eléctricos
Túlio, mas tu viste o meu link? Por acaso eu disse que os Teslas não arderam? Não.
Então volta atrás e vê o que eu coloquei.
Então volta atrás e vê o que eu coloquei.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61412
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6274 vezes
- Agradeceram: 6626 vezes
- Contato:
Re: Carros Eléctricos
cabeça de martelo escreveu: ↑Qua Jul 03, 2024 3:25 pm Túlio, mas tu viste o meu link? Por acaso eu disse que os Teslas não arderam? Não.
Então volta atrás e vê o que eu coloquei.
Sim, tinha clicado e lido a nota.
Aprendas uma cousa: alguns de nós bárbaros aqui nas colómnias temos o, para certas pessoas, irritante hábito de leire de cima para baixo, logo, vemos tumbáim AS DATAS, e 2020 é meio estranho para uma matéria de ONTEM!
PS: a lembraire ainda que há três famas muito fáceis de pegaire e muito difíceis de perdeire, ladrão, paneleiro e WOKE. Das duas primeiras pareces estar livre mas da última, bueno, temo ter más notícias...
(((E sim, compreendi DEPOIS que querias dizer que já havia ocorrido antes mas sacumé, WOKES... )))
Aprendas uma cousa: alguns de nós bárbaros aqui nas colómnias temos o, para certas pessoas, irritante hábito de leire de cima para baixo, logo, vemos tumbáim AS DATAS, e 2020 é meio estranho para uma matéria de ONTEM!
PS: a lembraire ainda que há três famas muito fáceis de pegaire e muito difíceis de perdeire, ladrão, paneleiro e WOKE. Das duas primeiras pareces estar livre mas da última, bueno, temo ter más notícias...
(((E sim, compreendi DEPOIS que querias dizer que já havia ocorrido antes mas sacumé, WOKES... )))
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39400
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2827 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61412
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6274 vezes
- Agradeceram: 6626 vezes
- Contato:
Re: Carros Eléctricos
cabeça de martelo escreveu: ↑Qua Jul 03, 2024 4:22 pm Parabéns, pelo menos sabes ler.
Interpretar já é outra coisa...
Ler em PORTUGUÊS eu bem sei, e em GALEGO eu me viro.
Já WOKÊS (*) é um mistério para mim!
(*) - VOSMEÇÊS parecem estar sempre a tentar empurrar alguma NARRATIVA, como "isto é 'o novo' normal, Feliz 1984".
Já WOKÊS (*) é um mistério para mim!
(*) - VOSMEÇÊS parecem estar sempre a tentar empurrar alguma NARRATIVA, como "isto é 'o novo' normal, Feliz 1984".
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)