gogogas escreveu: ↑Qui Jun 27, 2024 7:08 am
Só temos estrutura em Minas Gerais com o PAMA LS , PAMA SP em São Paulo , e no RJ na base aérea de Santa Cruz e na Base São Pedro da Aldeia da MB ! O resto país não tem nada
Os PAMA da força aérea, até onde sei, não tem autorização, e nem procuração e\ou capacitação, para fazer absolutamente nada em termos de manutenção nos BH, assim como a manutenção dos SH-16 da MB é feita, também, por empresa autorizada no país pela Sikorky. Avex idem.
O problema não é o helo em si, mas aceitar-se comprar um produto que tem muito mais limitações logísticas, operacionais e de apoio pós venda no país do que qualquer outro, e pior, segue na direção contrária a todas as regras, planejamentos e capacidades projetadas em compras deste tipo de material no país. É como se END, e outros docs da Defesa, simplesmente não existissem ou são ignorados pelos próprios militares sempre que interessar.
A única manutenção feita nos BH\SH das forças são, salvo erro, os checks A e B, que ocorrem dentro das OM e são corriqueiros e diários, a fim de manter as funcionalidades operativas dos mesmos. Qualquer coisa além disso, é preciso enviar os helos para a empresa autorizada no país pela Sikorky. E mesmo assim, nada acontece neles sem a supervisão e\ou acompanhamento de um funcionário ou representante autorizado da empresa norte americana. E se minha memória não me trai, ainda somos obrigados a enviar relatórios de operação e manutenção todos os meses\anos para o Departamento de Estado\Defesa com fins de verificação de uso dos vetores.
Mais subordinação que isso impossível.