TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8404
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vou falar o mesmo que eu disse sobre os F-16 argentinos: Não acredito até o primeiro pousar em BASM, BACO,BASC, ou qualquer outra...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37908
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu não entendo essa pressa toda agora da FAB em arrumar um substituto imediato para A-1, e posteriormente F-5.
Não mais que de repente agora o país ficará indefeso só porque não há Gripen suficientes para todos os poucos esquadrões que temos?
Como se isso fosse uma preocupação idônea desse ou de qualquer outro governo, e até mesmo da FAB.
Passamos anos quebrando galho com o que temos a mão. Por que agora há urgência em tapar um buraco existente há décadas? Será que é impossível esperar mais 4, 5 ou 8 anos até se completar ao menos as 50 unidades de Gripen com o aditamento do contrato atual? Tem alguma guerra próxima na agenda da FAB que não estamos sabendo?
Se 36 Gripen são suficientes para a realidade posta, qual motivo concreto a FAB tem para dar um tiro no próprio pé tentando arrumar soluções de segunda mão sem compromisso com o longo prazo?
Enfim, 50 caças suecos podem sem maior problema resolver a nossa vida em relação à defesa aérea, a manter-se o status quo atual na região. E já que a grana é curta, e os caças são poucos, bom, extinguiram 2 esquadrões de caça. Fazer o mesmo com mais 1 ou 2 com certeza não deve ser problema para as contas baterem no final do mês.
A ver
Não mais que de repente agora o país ficará indefeso só porque não há Gripen suficientes para todos os poucos esquadrões que temos?
Como se isso fosse uma preocupação idônea desse ou de qualquer outro governo, e até mesmo da FAB.
Passamos anos quebrando galho com o que temos a mão. Por que agora há urgência em tapar um buraco existente há décadas? Será que é impossível esperar mais 4, 5 ou 8 anos até se completar ao menos as 50 unidades de Gripen com o aditamento do contrato atual? Tem alguma guerra próxima na agenda da FAB que não estamos sabendo?
Se 36 Gripen são suficientes para a realidade posta, qual motivo concreto a FAB tem para dar um tiro no próprio pé tentando arrumar soluções de segunda mão sem compromisso com o longo prazo?
Enfim, 50 caças suecos podem sem maior problema resolver a nossa vida em relação à defesa aérea, a manter-se o status quo atual na região. E já que a grana é curta, e os caças são poucos, bom, extinguiram 2 esquadrões de caça. Fazer o mesmo com mais 1 ou 2 com certeza não deve ser problema para as contas baterem no final do mês.
A ver
Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Jun 15, 2024 12:20 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37908
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com 50 Gripen E/F dá para dispor de 4 esquadrões a 12 unidades cada, respectivamente em Anápolis, Santa Cruz, Santa Maria e Manaus. Cancela os dois esquadrões de A1 no sul, transfere o Pampa para Santa Maria e problema resolvido.
Mas se isso não for possível, ainda resta aquela proposta de anos atrás de manter-se apenas 3 bases aérea operacionais. Com a quantidade acima, sucede dispor de até 16 caças, pelo menos, em cada uma delas, com sobras para Anápolis. Manaus, Anápolis e Santa Maria ou Santa Cruz. Essa seria a conta a ser feita.
Resta saber se o governo ainda quer bancar o negócio da Embraer com os suecos. O que parece estar cada vez mais distante de acontecer. A ver se os suecos aumentam a pressão sobre o MD ou se a Embraer, com muitos bons negócios no curto prazo em termos de vendas do KC-390 irá fazer questão desta venda, ou se abrirá mão. E governo e FAB que se lixem.
Mas se isso não for possível, ainda resta aquela proposta de anos atrás de manter-se apenas 3 bases aérea operacionais. Com a quantidade acima, sucede dispor de até 16 caças, pelo menos, em cada uma delas, com sobras para Anápolis. Manaus, Anápolis e Santa Maria ou Santa Cruz. Essa seria a conta a ser feita.
Resta saber se o governo ainda quer bancar o negócio da Embraer com os suecos. O que parece estar cada vez mais distante de acontecer. A ver se os suecos aumentam a pressão sobre o MD ou se a Embraer, com muitos bons negócios no curto prazo em termos de vendas do KC-390 irá fazer questão desta venda, ou se abrirá mão. E governo e FAB que se lixem.
Carpe Diem
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6826
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 796 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A FAB não tem recurso pra isso e a Embraer não é doida de se meter se numa sinuca de bico, feito o desenvolvimento do Osório que faliu a Engesa.Aim For The Top escreveu: ↑Sex Jun 14, 2024 8:31 am Um palpite:
A FAB está adquirido os f-16 com o intuito de desenvolver uma modernização com a embraer, para poder capacitar a bid num furo projeto de caça, similar ao que os turcos fizeram com os seus f-16.
Seriam desenvolvidos um radar aesa, avionica, MAWS, RWR , sistema de guerra eletrônica, possivelmente pod de reconhecimento etc...
Se pá agente até vende esta modernização para os argentinos, e os sistemas são desenvolvidos em parceria com a INVAP.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8972
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 292 vezes
- Agradeceram: 534 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sem falar que o F-16 é o avião que mais possui pacotes de modernização disponíveis no mercado, de todas as formas, tamanhos e valores imagináveis. E como temos a Elbit em território nacional, seria quase um negócio a "pronta entrega'.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6306 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pablo Maica escreveu: ↑Ter Jun 18, 2024 6:30 pm Sem falar que o F-16 é o avião que mais possui pacotes de modernização disponíveis no mercado, de todas as formas, tamanhos e valores imagináveis. E como temos a Elbit em território nacional, seria quase um negócio a "pronta entrega'.
Um abraço e t+
Só que ninguém muda nada num F-16 sem uma longa e complicada autorização de DC - e assistência direta da LM; até Israel teve que se conformar e esperar pra poder dar suas mexidinhas. Tenho brincado com o tema mas não acredito nem por um segundo. Até este é mais possível/provável, afinal o Paquistão é supostamente neutro, não?
Dava pra botar M2052 AESA, PL-15 (~ equivalente ao AMRAAM D), Msl ASuW, cruise, etc...
Dava pra botar M2052 AESA, PL-15 (~ equivalente ao AMRAAM D), Msl ASuW, cruise, etc...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8972
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 292 vezes
- Agradeceram: 534 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Independente de tudo isso Túlio, a questão é a completa falta de lógica na Embraer desenvolver projeto de modernização para ou F-16. Na realidade falta de lógica ao quadrado pois comprar o F-16 já seria uma.
Quanto ao JF-17, pesquisa sobre os imbróglios políticos dos paquistaneses com chineses em relação à manutenção dos motores desses aviões devido a um incidente de roubo perto da fronteira, até o final do ano passado a PAF estava tendo problemas consideráveis com relação à disponibilidade dos Thunders, inclusive procurando os russos para fazer a manutenção dos RD-93 produzidos sob licença na china, já que essa não estava garantindo esse serviço. Porém com devido às sanções impostas a rosoboronexport, os paquistaneses recuaram, talvez justamente temendo que os americanos cortassem a logística dos F-16.
Basicamente é quase impossível fugir da coleira, se tu não dominar a produção dos principais componentes e sistemas.
Um abraço e t+
Quanto ao JF-17, pesquisa sobre os imbróglios políticos dos paquistaneses com chineses em relação à manutenção dos motores desses aviões devido a um incidente de roubo perto da fronteira, até o final do ano passado a PAF estava tendo problemas consideráveis com relação à disponibilidade dos Thunders, inclusive procurando os russos para fazer a manutenção dos RD-93 produzidos sob licença na china, já que essa não estava garantindo esse serviço. Porém com devido às sanções impostas a rosoboronexport, os paquistaneses recuaram, talvez justamente temendo que os americanos cortassem a logística dos F-16.
Basicamente é quase impossível fugir da coleira, se tu não dominar a produção dos principais componentes e sistemas.
Um abraço e t+
Editado pela última vez por Pablo Maica em Qua Jun 19, 2024 12:47 am, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18732
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Hoje já há parlamentar reclamando sobre a demora de entregas do Gripen e com aquisição do F-16. A eventual aquisição do Falcon contraria tudo o que a FAB dizia sobre o que ela queria com a aviação de caça dela.
Não vai demorar para o Comando da FAB ser convocado pela CRE ou a CREDN afim dar explicação sobre a nota dela e o que está sendo noticiado na imprensa sobre o assunto pois na própria CREDN, há 2 meses atrás, o comandante da FAB disse aos parlamentares que a Força pretendia adquirir mais um lote de Gripens.
O mais provável que está ocorrendo é uma divergência dentro da Força: uma ala mais imediatista, que deseja o F-16 de prateleira e outra que permanece com os propósitos do FX2 não obstante a demora.
Está aqui o vídeo da CREDN (não me recordo o minuto em que o Kanitz disse, mas está aqui para o pessoal pesquisar). E intenção era adquirir mais Gripens e nada foi falado ou dado a entender que a Força estava procurando outro caça:
Não vai demorar para o Comando da FAB ser convocado pela CRE ou a CREDN afim dar explicação sobre a nota dela e o que está sendo noticiado na imprensa sobre o assunto pois na própria CREDN, há 2 meses atrás, o comandante da FAB disse aos parlamentares que a Força pretendia adquirir mais um lote de Gripens.
O mais provável que está ocorrendo é uma divergência dentro da Força: uma ala mais imediatista, que deseja o F-16 de prateleira e outra que permanece com os propósitos do FX2 não obstante a demora.
Está aqui o vídeo da CREDN (não me recordo o minuto em que o Kanitz disse, mas está aqui para o pessoal pesquisar). E intenção era adquirir mais Gripens e nada foi falado ou dado a entender que a Força estava procurando outro caça:
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37908
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Seria um mundo muito diferente o da Defesa no Brasil se, pelo menos, as duas comissões de defesa do congresso funcionassem para valer, e não esse quadro circunspecto de indiferença e omissão de sempre.
Fossem comissões ativas, e o cmde da FAB e o MD já estariam sentados lá tendo que dar explicações.
O próprio orçamento da defesa já teria sido resolvido há tempos, mas, verdade seja dita, essas comissões do congresso não fazem nada, não se interessam por nada e não querem nada com o assunto defesa no Brasil. É apenas mais uma forma de ocupar espaço pelo baixo clero, visto que delas não sai nada que preste para o tema.
E se for para mexer em caça alheio, melhor tratar disso aqui com os chineses. Tenho cá comigo que no afã de tentar vender-nos qualquer coisa de seu arsenal, e criar assim, uma ponte para inferências futuras nas ffaa's, eles não se fariam de rogados em permitir que colocássemos qualquer coisa neles.
Conversando direitinho, quem sabe até rolasse a versão D BR.
Fossem comissões ativas, e o cmde da FAB e o MD já estariam sentados lá tendo que dar explicações.
O próprio orçamento da defesa já teria sido resolvido há tempos, mas, verdade seja dita, essas comissões do congresso não fazem nada, não se interessam por nada e não querem nada com o assunto defesa no Brasil. É apenas mais uma forma de ocupar espaço pelo baixo clero, visto que delas não sai nada que preste para o tema.
E se for para mexer em caça alheio, melhor tratar disso aqui com os chineses. Tenho cá comigo que no afã de tentar vender-nos qualquer coisa de seu arsenal, e criar assim, uma ponte para inferências futuras nas ffaa's, eles não se fariam de rogados em permitir que colocássemos qualquer coisa neles.
Conversando direitinho, quem sabe até rolasse a versão D BR.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6306 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pablo Maica escreveu: ↑Ter Jun 18, 2024 11:15 pm Independente de tudo isso Túlio, a questão é a completa falta de lógica na Embraer desenvolver projeto de modernização para ou F-16. Na realidade falta de lógica ao quadrado pois comprar o F-16 já seria uma.
Quanto ao JF-17, pesquisa sobre os imbróglios políticos dos paquistaneses com chineses em relação à manutenção dos motores desses aviões devido a um incidente de roubo perto da fronteira, até o final do ano passado a PAF estava tendo problemas consideráveis com relação à disponibilidade dos Thunders, inclusive procurando os russos para fazer a manutenção dos RD-93 produzidos sob licença na china, já que essa não estava garantindo esse serviço. Porém com devido às sanções impostas a rosoboronexport, os paquistaneses recuaram, talvez justamente temendo que os americanos cortassem a logística dos F-16.
Basicamente é quase impossível fugir da coleira, se tu não dominar a produção dos principais componentes e sistemas.
Um abraço e t+
Embora continue sem levar muito a sério os falatórios dos estreludos da BAB, essa de torrar dinheiro gro$$o em radar do Françuá (sei, tem como passar pano e "normalizar" isso, já fizeram inclusive) junto a este repentino ranço com o Gripen me deixa cá a pensaire: e se Painho, em sua sagrada fúria vingativa - e vcs jovens nunca desprezem o ódio de um cara que, por ser véio, sabe que a cada dia que passa tem menos a perder - resolve que Gripen é nadavê, a "Dilma assinou sob pressão" & quetales, e que agora sim, ou passa de vez os arreios e doma a BAB ou que se exploda tudo, FDS!
Alguém lembra de quando ele tentou empurrar o "seu" caça (07/09/2009), tomou xixada de seus próprios subordinados (os cajuzinhos) até ter que voltar atrás, e especialmente qual caça era? Hoje seria quase um...
It would be a hell of a PLOT TWIST!
Especialmente com o Zé Topete (outro véio com muita sede de vingança) já quase com a mão na taça e doidinho pra enfiar meio metro de trolha no zorópas; hoje o LACRON tá todo de nojinho com o Lule, mas é só o MAGA MAN (re)começar a falar grosso e fazer maldade e veremos o quão rápido fica todo mansinho...
PS.: só pra apimentar um pouco essa minha ficçãozinha, enquanto a Suécia chora e esperneia pra escapar de ter que comprar meia dúzia ou provavelmente menos de 390, a AdlA tem mais de uma dúzia de 130 antigos à espera de substituição e, caso esteja realmente resolvida a encarar uma guerra em nível EUROPEU, vai precisar de muito mais. VOSMEÇÊS eu não sei mas levo fé nenhuma naquele "A400 pela metade" que não fica pronto antes de 2040... se ficar algum dia.
Agora imaginem o efeito de marketing pro 390 se a França (que já fez "compra casada" com a EMBRAER antes, BTW) larga outra, dessa vez uma batelada de 390 por, sei lá, Rafale F4 ou 4.1...
Alguém lembra de quando ele tentou empurrar o "seu" caça (07/09/2009), tomou xixada de seus próprios subordinados (os cajuzinhos) até ter que voltar atrás, e especialmente qual caça era? Hoje seria quase um...
It would be a hell of a PLOT TWIST!
Especialmente com o Zé Topete (outro véio com muita sede de vingança) já quase com a mão na taça e doidinho pra enfiar meio metro de trolha no zorópas; hoje o LACRON tá todo de nojinho com o Lule, mas é só o MAGA MAN (re)começar a falar grosso e fazer maldade e veremos o quão rápido fica todo mansinho...
PS.: só pra apimentar um pouco essa minha ficçãozinha, enquanto a Suécia chora e esperneia pra escapar de ter que comprar meia dúzia ou provavelmente menos de 390, a AdlA tem mais de uma dúzia de 130 antigos à espera de substituição e, caso esteja realmente resolvida a encarar uma guerra em nível EUROPEU, vai precisar de muito mais. VOSMEÇÊS eu não sei mas levo fé nenhuma naquele "A400 pela metade" que não fica pronto antes de 2040... se ficar algum dia.
Agora imaginem o efeito de marketing pro 390 se a França (que já fez "compra casada" com a EMBRAER antes, BTW) larga outra, dessa vez uma batelada de 390 por, sei lá, Rafale F4 ou 4.1...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37908
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
3, 2, 1... e já já vai ter grana sobrando para aditamento de contrato e segundo lote de Gripen. Que também pode ser aditado.
Esperem para ver.
Esperem para ver.
Carpe Diem
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8972
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 292 vezes
- Agradeceram: 534 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olha que eu acho que ele tava pouco se lixando para os smurfs, e com razão, só deu pra trás mesmo pq queimou a largada e anunciou produção nacional do Rafale, antes do sarkozy se alinhar com a Dassault e tomou chamada do mon ami.Túlio escreveu: ↑Qua Jun 19, 2024 5:11 pmEmbora continue sem levar muito a sério os falatórios dos estreludos da BAB, essa de torrar dinheiro gro$$o em radar do Françuá (sei, tem como passar pano e "normalizar" isso, já fizeram inclusive) junto a este repentino ranço com o Gripen me deixa cá a pensaire: e se Painho, em sua sagrada fúria vingativa - e vcs jovens nunca desprezem o ódio de um cara que, por ser véio, sabe que a cada dia que passa tem menos a perder - resolve que Gripen é nadavê, a "Dilma assinou sob pressão" & quetales, e que agora sim, ou passa de vez os arreios e doma a BAB ou que se exploda tudo, FDS!
Alguém lembra de quando ele tentou empurrar o "seu" caça (07/09/2009), tomou xixada de seus próprios subordinados (os cajuzinhos) até ter que voltar atrás, e especialmente qual caça era? Hoje seria quase um...
It would be a hell of a PLOT TWIST!
Um abraço e t+
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6306 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pablo Maica escreveu: ↑Qua Jun 19, 2024 6:48 pm
Olha que eu acho que ele tava pouco se lixando para os smurfs, e com razão, só deu pra trás mesmo pq queimou a largada e anunciou produção nacional do Rafale, antes do sarkozy se alinhar com a Dassault e tomou chamada do mon ami.
Um abraço e t+
Faltou um pedaço, Gaiteiro véio; acrescento que o A200 já nasceria ainda mais obsoleto e gastador que o seu "papá".
Túlio escreveu: ↑Qua Jun 19, 2024 5:11 pm
Especialmente com o Zé Topete (outro véio com muita sede de vingança) já quase com a mão na taça e doidinho pra enfiar meio metro de trolha no zorópas; hoje o LACRON tá todo de nojinho com o Lule, mas é só o MAGA MAN (re)começar a falar grosso e fazer maldade e veremos o quão rápido fica todo mansinho...
PS.: só pra apimentar um pouco essa minha ficçãozinha, enquanto a Suécia chora e esperneia pra escapar de ter que comprar meia dúzia ou provavelmente menos de 390, a AdlA tem mais de uma dúzia de 130 antigos à espera de substituição e, caso esteja realmente resolvida a encarar uma guerra em nível EUROPEU, vai precisar de muito mais. VOSMEÇÊS eu não sei mas levo fé nenhuma naquele "A400 pela metade" que não fica pronto antes de 2040... se ficar algum dia.
Agora imaginem o efeito de marketing pro 390 se a França (que já fez "compra casada" com a EMBRAER antes, BTW) larga outra, dessa vez uma batelada de 390 por, sei lá, Rafale F4 ou 4.1...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37908
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu não ficaria de todo surpreso de daqui a pouco os franceses aparecerem por aqui propondo esse tipo de escambo. E levando os alemães de lambuja, mesmo com ambos países comprando e recebendo C-130J recentemente.
No caso de necessidade, é muito melhor ter a linha de produção bem longe de Washington ou Paris\Berlin, já que GPX, ainda, não está na lista de alvos preferenciais da mãe Rússia.
Aliás, no parlamento e nos meios políticos e gestacionais alemães já se começa a falar carinhosamente na opção que vem do sul. A moeda de troca ainda vamos ficar por conhecer.
E por mais que muitos não gostem da ideia, o VF-1 está aí e precisa de substituto para os A-4. A MB queria 48 caças. Pode levar 12, 20, 30 ou 48. Tem que combinar quantos aviões a Embraer vai precisar fabricar para isso, dentre outros espelinhos básicos.
No caso de necessidade, é muito melhor ter a linha de produção bem longe de Washington ou Paris\Berlin, já que GPX, ainda, não está na lista de alvos preferenciais da mãe Rússia.
Aliás, no parlamento e nos meios políticos e gestacionais alemães já se começa a falar carinhosamente na opção que vem do sul. A moeda de troca ainda vamos ficar por conhecer.
E por mais que muitos não gostem da ideia, o VF-1 está aí e precisa de substituto para os A-4. A MB queria 48 caças. Pode levar 12, 20, 30 ou 48. Tem que combinar quantos aviões a Embraer vai precisar fabricar para isso, dentre outros espelinhos básicos.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37908
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes