FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB NEWS

#5941 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 15, 2024 12:10 pm

Super Flanker escreveu: Sáb Jun 15, 2024 8:19 am Mas qual o objetivo principal de uma suposta aquisição de F-16? Seria um caça tampão para substituir com mais urgência os F-5 e A-1 mais cansados? Ou seria um complemento à frota dos Gripens?
Se for a primeira opção até poderia entender, mas a segunda opção é um completo desaforo com tudo o que foi falado e pregado com a escolha dos Gripens.
O governo atual está quebrado, e não tem de onde tirar mais recursos a não ser fazendo cortes onde não quer e não pode cortar, se quiser alguma coisa com as eleições de outubro. Cortar o orçamento da Defesa sequer chega a ser um problema, já que ninguém irá reclamar, tendo em vista o MD historicamente ser o primeiro a chancelar cortes e todo tipo tutela sobre o tema aos governos de plantão. Não se espere nada de bom a partir deste ministério.

Substituir os A-1 é conversa mole, mesmo todos sendo aposentados em 2025, como está no cronograma anunciado pela FAB. Os A-1M aguentam mais que isso. Principalmente levando em conta que temos outras 40 e poucas células que podem servir de spare parts para eles. Conquanto, o orçamento da FAB, cada vez mais diminuto e restrito, parece não comportar mais estes caças, mesmo os 9\10 que foram modernizados.

Quanto aos F-5, a previsão é de que as células mais antigas e que foram modernizadas no começo dos anos 2000 sejam as primeira a serem aposentadas. Mesmo assim, hoje, são cerca de 47 caças em uso oficialmente em Anápolis, Santa Cruz e Canoas. Há números mais que suficientes para manter-se os mesmos até 2033, como a própria FAB argumenta sua manutenção. Ainda que parte deles seja retirada, a quantidade disponível a priori garante que as OM equipadas com eles continuarão operacionais por bastante tempo. A não ser que esteja havendo problemas com eles que a FAB não conta para ninguém, por motivos óbvios.

Agora, se não tem grana para manter uma parelha de A-1M e alguns poucos F-5M ainda operacionais, de onde vai sair dinheiro para comprar F-16, muito mais caros de se manter e operar? :?

Enfim, como expus no outro tópico do FX-2 Gripen, é muito mais lógico comprar as 15 unidades adicionais do Gripen E\F em troca dos KC-390 com os suecos, e distribuir entre 4 bases, ou até mesmo três, como tinha sido aventado anos atrás, e estamos quites com a ideia história de defesa aérea para manter doutrina. Agora, tem que ver qual é a real disposição hoje do governo para bancar este negócio para a Embraer. Afinal, os boletos vão continuar chegando e a FAB continua pressionada cada vez mais em relação ao orçamento que não tem para manter-se um mínimo básico necessário a uma defesa aérea sofrível, mas que funciona.




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Re: FAB NEWS

#5942 Mensagem por gogogas » Sáb Jun 15, 2024 12:55 pm

Não tem peças para o motor do AMX , ao contrário do F5 ! A Itália já deu baixa nos seus devido a este fator ! Os F-5 vai continuar operando até 2030




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Re: FAB NEWS

#5943 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 15, 2024 1:35 pm

gogogas escreveu: Sáb Jun 15, 2024 12:55 pm Não tem peças para o motor do AMX , ao contrário do F5 ! A Itália já deu baixa nos seus devido a este fator ! Os F-5 vai continuar operando até 2030
Como disse, canibalizar as células que não foram modernizadas é uma das soluções passíveis de análise.
Ademais, os italianos possuem muitos Roll Royce Spey, partes e peças em estoque ou usados nos seus caças. Nada demais importar uma quantidade adequada destes motores e sobressalentes ainda em condições a fim de manter os caças modernizados.
Só não faz se não quiser. Ou não puder($$$), claro.




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Re: FAB NEWS

#5944 Mensagem por Super Flanker » Sáb Jun 15, 2024 1:52 pm

Não sei, mas acho que o assunto é muito mais complexo e apenas quem está lá dentro sabe das dificuldades que é manter F-5 e A-1 ainda em operação nos próximos anos. E, como eu disse, SE esses F-16 vierem única e exclusivamente APENAS para manter ativo algum esquadrão visando a baixa da nossa frota atual e, daqui alguns anos, esses mesmos F-16 vierem a serem substituídos por uma nova remessa de Gripens, faz sentido e respeitarei (como contribuinte) essa aquisição.




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Re: FAB NEWS

#5945 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 15, 2024 2:04 pm

A FAB comprar F-16 pode apostar que é para durar uma vida inteira.
É mais fácil, já que não tem grana para manter todos os atuais vetores, fechar bases aéreas, mandar gente embora, acabar com esquadrões sem vetores para operar, dentre outras coisas possíveis ações a fim de adequar o orçamento ao tamanho da estrutura a suportar.
Canoas pode ser repassado à iniciativa privada, enquanto SM pode operar os F-5 do Pampa. O 3o Gav deve ser extinto.
Esta suposta compra, se acontecer, vai ter o mesmo efeito que a nova estratégia naval da marinha para o Prosub. Ou seja, encerrar o programa com míseras 4 unidades convencionais e 1 nuclear no dia de são nunca. É o que vai acontecer com o
o Gripen E\F.
Não tiveram dúvidas em quase cancelar metade do contrato do KC-390 para manter os Gripen E\F. Agora não será diferente se mandarem o Gripen E\F às favas para manter alguma outra coisa no lugar e seguir quebrando o galho de uma defesa aérea de faz de contas.
É literalmente um chute no saco do contribuinte.




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Re: FAB NEWS

#5946 Mensagem por gogogas » Sáb Jun 15, 2024 4:08 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Jun 15, 2024 1:35 pm
gogogas escreveu: Sáb Jun 15, 2024 12:55 pm Não tem peças para o motor do AMX , ao contrário do F5 ! A Itália já deu baixa nos seus devido a este fator ! Os F-5 vai continuar operando até 2030
Como disse, canibalizar as células que não foram modernizadas é uma das soluções passíveis de análise.
Ademais, os italianos possuem muitos Roll Royce Spey, partes e peças em estoque ou usados nos seus caças. Nada demais importar uma quantidade adequada destes motores e sobressalentes ainda em condições a fim de manter os caças modernizados.
Só não faz se não quiser. Ou não puder($$$), claro.
Não tem células para canibalizar , incluindo motores ! Os da Itália estão surrados até o osso , inclusive muitos motores foram recondicionado




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Re: FAB NEWS

#5947 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 15, 2024 4:54 pm

gogogas escreveu: Sáb Jun 15, 2024 4:08 pm Não tem células para canibalizar , incluindo motores ! Os da Itália estão surrados até o osso , inclusive muitos motores foram recondicionado
A FAB possui ainda várias células capazes de serem aproveitadas como spare parts. Idem a AMI. Até prova em contrário.
Foram fabricados mais de 100 unidades do AMX. Elas simplesmente não sumiram do mapa nos últimos 30 anos. Estão por aí, em diversos estados. Aproveitar é questão de critério. Idem os motores.
Toda força aérea possui estoques estratégicos que vão sendo consumidos aos poucos até zerar tudo ou simplesmente vender o que sobrou no mercado para quem tiver interesse. A AMI não fez nem uma coisa e nem outra. A FAB também não.
Assim, existem células tanto na Itália como no Brasil que podem ter suas peças aproveitadas. idem turbinas.
E outro ponto não menos importante. A caça na FAB voa menos de 100 horas anos. Algo em torno de 80 horas\ano se muito. Para manter este ritmo lento, quase parando, é totalmente viável o aproveitamento dos A-1M por mais algum tempo até que se tenha uma solução para eles na forma do Gripen E\F ou a extinção pura e simples da OM.




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Re: FAB NEWS

#5948 Mensagem por gogogas » Sáb Jun 15, 2024 6:39 pm

A FAB só selecionou 14 unidades para a modernização ainda na década passada ! Imagina o estado dos demais , muitos não foram armazenados corretamente sofrendo corrosão e sendo vendidos como sucata , tive o privilégio em ver alguns no PAMA SP a maioria sucateada! Alguns poucos foram transformados em monumentos pelo país ! Comprar os AMX da Itália é uma baita furada , foram muito bem voados , e usados até o talo ! Investir em um caça já dado como morto é pedir demais , é muito melhor pegar está grana e fazer o MLU dos A-29




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Re: FAB NEWS

#5949 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Jun 16, 2024 9:06 am

gogogas escreveu: Sáb Jun 15, 2024 6:39 pm A FAB só selecionou 14 unidades para a modernização ainda na década passada ! Imagina o estado dos demais , muitos não foram armazenados corretamente sofrendo corrosão e sendo vendidos como sucata , tive o privilégio em ver alguns no PAMA SP a maioria sucateada! Alguns poucos foram transformados em monumentos pelo país ! Comprar os AMX da Itália é uma baita furada , foram muito bem voados , e usados até o talo ! Investir em um caça já dado como morto é pedir demais , é muito melhor pegar está grana e fazer o MLU dos A-29
Prezados,

Aqui temos um ponto de atenção: SE o Gripen não deslanchar as vendas, seu futuro pode ser pior que do AMX. E TALVEZ a FAB, já sabendo que um segundo lote fica a cada dia mais distante, já está à procura de vetor para complementar as fileiras.


Abraços,

Wesley




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Re: FAB NEWS

#5950 Mensagem por gogogas » Dom Jun 16, 2024 9:46 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Jun 16, 2024 9:06 am
gogogas escreveu: Sáb Jun 15, 2024 6:39 pm A FAB só selecionou 14 unidades para a modernização ainda na década passada ! Imagina o estado dos demais , muitos não foram armazenados corretamente sofrendo corrosão e sendo vendidos como sucata , tive o privilégio em ver alguns no PAMA SP a maioria sucateada! Alguns poucos foram transformados em monumentos pelo país ! Comprar os AMX da Itália é uma baita furada , foram muito bem voados , e usados até o talo ! Investir em um caça já dado como morto é pedir demais , é muito melhor pegar está grana e fazer o MLU dos A-29
Prezados,

Aqui temos um ponto de atenção: SE o Gripen não deslanchar as vendas, seu futuro pode ser pior que do AMX. E TALVEZ a FAB, já sabendo que um segundo lote fica a cada dia mais distante, já está à procura de vetor para complementar as fileiras.


Abraços,

Wesley
O AMX aqui no Brasil tem 2 problemas para não continuar voando :
Armazenamento inadequado das células por falta de grana em colocar pra voar posteriormente, e outra foi o motor que foi descontinuado e não ter peças de reposição no mercado ! Se tivesse sido armazenado adequadamente e ter peças no motor poderia voar além de 2030 !
Sobre o Gripen , pelo menos o motor já é bem comum é usado em outros caças , além de ter componentes utilizado no mercado mundial que facilita a produção por muitos anos !
Sobre a fuselagem , a própria Akaer e Embraer vai ser produtora de muitos componentes da fuselagem ! Só a título de curiosidade , a transferência de tecnologia ao Brasil pela SAAB , fez com que a Akaer participasse na produção de itens de fuselagem para 2 tipos de drones e o Hurjet da Turquia




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Re: FAB NEWS

#5951 Mensagem por Túlio » Dom Jun 16, 2024 10:38 am

gogogas escreveu: Dom Jun 16, 2024 9:46 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Jun 16, 2024 9:06 am
Prezados,

Aqui temos um ponto de atenção: SE o Gripen não deslanchar as vendas, seu futuro pode ser pior que do AMX. E TALVEZ a FAB, já sabendo que um segundo lote fica a cada dia mais distante, já está à procura de vetor para complementar as fileiras.


Abraços,

Wesley
O AMX aqui no Brasil tem 2 problemas para não continuar voando :
Armazenamento inadequado das células por falta de grana em colocar pra voar posteriormente, e outra foi o motor que foi descontinuado e não ter peças de reposição no mercado ! Se tivesse sido armazenado adequadamente e ter peças no motor poderia voar além de 2030 !
Sobre o Gripen , pelo menos o motor já é bem comum é usado em outros caças , além de ter componentes utilizado no mercado mundial que facilita a produção por muitos anos !
Sobre a fuselagem , a própria Akaer e Embraer vai ser produtora de muitos componentes da fuselagem ! Só a título de curiosidade , a transferência de tecnologia ao Brasil pela SAAB , fez com que a Akaer participasse na produção de itens de fuselagem para 2 tipos de drones e o Hurjet da Turquia
Sobre o que destaquei, não sei se chega a fazer um ano que só faltava me chamarem de TRAIDOR aqui quando eu postava coisa parecida, o @knigh7 chegou a "se demitir" do DB com tanta HERESIA minha; sobre o AMX proponho uma experiência: vendam um lote bem baratinho a uma dessas PMC tipo a Draken e vejam a mágica acontecer, p ex o Skyhawk mais sofisticado do mundo, até com radar AESA, pertence a uma delas e voa sempre que precisar, dia e noite, faça sol, chuva, neve, o escambau, sem falta de peças (e não é dos últimos lotes, como os da MIRJ e FAA)...




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Re: FAB NEWS

#5952 Mensagem por Cassio » Dom Jun 16, 2024 10:55 am

FCarvalho escreveu: Sáb Jun 15, 2024 4:54 pm
gogogas escreveu: Sáb Jun 15, 2024 4:08 pm Não tem células para canibalizar , incluindo motores ! Os da Itália estão surrados até o osso , inclusive muitos motores foram recondicionado
A FAB possui ainda várias células capazes de serem aproveitadas como spare parts. Idem a AMI. Até prova em contrário.
Foram fabricados mais de 100 unidades do AMX. Elas simplesmente não sumiram do mapa nos últimos 30 anos. Estão por aí, em diversos estados. Aproveitar é questão de critério. Idem os motores.
Toda força aérea possui estoques estratégicos que vão sendo consumidos aos poucos até zerar tudo ou simplesmente vender o que sobrou no mercado para quem tiver interesse. A AMI não fez nem uma coisa e nem outra. A FAB também não.
Assim, existem células tanto na Itália como no Brasil que podem ter suas peças aproveitadas. idem turbinas.
E outro ponto não menos importante. A caça na FAB voa menos de 100 horas anos. Algo em torno de 80 horas\ano se muito. Para manter este ritmo lento, quase parando, é totalmente viável o aproveitamento dos A-1M por mais algum tempo até que se tenha uma solução para eles na forma do Gripen E\F ou a extinção pura e simples da OM.
Não tem não. Ao longo dos anos a frota de AMX já vinha sendo canibalizada... Muitos AMX não seriam modernizados porque já estavam em tal estado de canibalização que seria inviável modernizar. Há muitos anos atrás estive no PAMAGL e lá contei 22 AMX´s estocados, em várias condições, mas muitos canibalizados.

Muitos AMX totalmente canibalizados já tiveram suas carcaças leiloadas...

Durante o processo de modernização, muitas peças precisavam ser removidas das aeronaves que estavam na Embraer para poder atender a frota em operação, só que depois não tinha outra para instalar na aeronave sendo modernizada.

Então por aí se vê a situação.




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Re: FAB NEWS

#5953 Mensagem por sgtcoelho » Dom Jun 16, 2024 11:19 am

Cassio escreveu: Dom Jun 16, 2024 10:55 am
FCarvalho escreveu: Sáb Jun 15, 2024 4:54 pm

A FAB possui ainda várias células capazes de serem aproveitadas como spare parts. Idem a AMI. Até prova em contrário.
Foram fabricados mais de 100 unidades do AMX. Elas simplesmente não sumiram do mapa nos últimos 30 anos. Estão por aí, em diversos estados. Aproveitar é questão de critério. Idem os motores.
Toda força aérea possui estoques estratégicos que vão sendo consumidos aos poucos até zerar tudo ou simplesmente vender o que sobrou no mercado para quem tiver interesse. A AMI não fez nem uma coisa e nem outra. A FAB também não.
Assim, existem células tanto na Itália como no Brasil que podem ter suas peças aproveitadas. idem turbinas.
E outro ponto não menos importante. A caça na FAB voa menos de 100 horas anos. Algo em torno de 80 horas\ano se muito. Para manter este ritmo lento, quase parando, é totalmente viável o aproveitamento dos A-1M por mais algum tempo até que se tenha uma solução para eles na forma do Gripen E\F ou a extinção pura e simples da OM.
Não tem não. Ao longo dos anos a frota de AMX já vinha sendo canibalizada... Muitos AMX não seriam modernizados porque já estavam em tal estado de canibalização que seria inviável modernizar. Há muitos anos atrás estive no PAMAGL e lá contei 22 AMX´s estocados, em várias condições, mas muitos canibalizados.

Muitos AMX totalmente canibalizados já tiveram suas carcaças leiloadas...

Durante o processo de modernização, muitas peças precisavam ser removidas das aeronaves que estavam na Embraer para poder atender a frota em operação, só que depois não tinha outra para instalar na aeronave sendo modernizada.

Então por aí se vê a situação.
Algo me diz que, devido ao pequeno número de aeronaves produzidas, os Gripen terão o mesmo fim. "AMX-2" como já disseram nesse fórum! Só dinheiro do contribuinte que vai pelo ralo. Deixamos de comprar os F-16 novos em folha no início dos anos 2000, para compra-los velhos e surrados, vinte e tantos anos depois! Brasileiro realmente tem que ser estudado.




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Re: FAB NEWS

#5954 Mensagem por gogogas » Dom Jun 16, 2024 11:24 am

O Gripen foi escolhido em outra época ! Na mesma época em que foi escolhido o Rafale tbm não era sucesso de vendas como hoje ! O grande problema atualmente do Gripen são os atrasos da própria SAAB , além de outros problemas que não posso nem mencionar !




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Re: FAB NEWS

#5955 Mensagem por Lucubus » Dom Jun 16, 2024 12:17 pm

Brasil estuda comprar caças F-16 usados devido ao preço do Gripen

https://www1.folha.uol.com.br/poder/202 ... ipen.shtml




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