FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5926 Mensagem por Túlio » Qui Jun 13, 2024 11:25 pm

Pablo Maica escreveu: Qui Jun 13, 2024 7:55 pm Vendo as notícias econômicas da tarde já vi que esse projeto não tem muito futuro, com o pachoca devolvendo a mp do pis e cofins o taxad já está em parafuso tentando achar da onde tirar mais dinheiro, uma das pautas é mais cortes nas forças armadas.

Então provavelmente esse compra não vai passar das páginas de notícias.


Um abraço e t+ :)
Aqui - outra vez - o que vivo dizendo e ninguém nunca dá bola: como tudo na vida, Defesa é movida por dinheiro.

Não importa quantos posts eu traga sobre só os juros da dívida dos EUA já estarem uns 20% acima do maior orçamento de Defesa do mundo, o deles, e sua Economia, ao contrário do que diz o marketing, estar claramente em contração; ninguém nunca faz a ilação mais óbvia: a nossa está atrelada à deles, não da China ou BRICS. Dúvidas? vejam em que o BACEN denomina suas reservas:

https://www3.bcb.gov.br/sgspub/consulta ... ries=13621

QED, o gro$$o das "nossas" re$erva$ é denominada em USD, não Ouro, CNY (FOREX - neste momento o par CNYBRL está em ~0,74) ou mesmo ₿ITCOIN mas em USD, seja moeda, seja os cada vez mais depreciados T-Bonds: eles estão caindo e nos arrastando junto. Se derem default, nós damos default. Simples assim.

E os vizinhos estão ainda pior; então de quem vamos precisar nos defender com Esquadrões de caças espalhados pelo país todo quando pelo menos uma esquadrilha de Gripen E/F já negociados e sendo recebidos poderá, por serem desenvolvidos para isso, estar operando dispersa em qualquer ponto entre mais de 8,5M km2 e sendo vetorada por um dos cinco -99 operacionais?

A conta não fecha: a dívida aqui também cresce acelerada, o orçamento encolhe idem e, velha máxima aqui, "Defesa não dá voto".

Por fim, os únicos vizinhos com caças serão a Argentina no Extremo Sul, com uns 24 F-16 usados dos quais, Deus ajude Los Hermanos, com muita sorte talvez consigam manter metade em linha de voo, com sensores, ECM/ECCM e AAMs já da segunda divisão; e no Extremo Norte a Venezuela, que talvez consiga manter pelo menos quase uma dúzia de FLANKERS com tecnologia igualmente defasada, RCS de 737 e ambas sem a mínima vontade de ir pra porrada com "los macacos", porque não têm nem como empatar, quanto mais vencer.

Tem jeito não, é se agarrar nos 36 Gripen novinhos e state-of-the-art que estão chegando aos poucos e ir desativando os "velhinhos" F-5 e AMX à medida que for possível e/ou necessário; no S e no N não tem nada que, p ex numa aventura tresloucada do Girafales, não possa ser posto de volta no chão com os até 28 Meteor que apenas QUATRO Gripen podem disparar, e bem fora do alcance dos R27/77 que ainda devem ter, e vai saber em qual nível de disponibilidade. Já a Argentina tem preocupações muito maiores do que sair arrumando rinha conosco, eles têm, por um, uma FAA inteira para reconstruir, e isto não se resume a duas dúzias de caças ainda bons mas já em fim de carreira, e por dois, quase todo o resto.

Nunca vou entender isso de procurar HE onde não tem... 🤦‍♂️




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55166
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2405 vezes

Re: FAB NEWS

#5927 Mensagem por P44 » Sex Jun 14, 2024 4:46 am

Quando recebermos os F35, vcs querem ficar com os nossos F16?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4920
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 670 vezes

Re: FAB NEWS

#5928 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Jun 14, 2024 7:32 am

gogogas escreveu: Qui Jun 13, 2024 1:39 pm Não concordo com os F-16 mas …
Alguns conhecidos e repórteres especializados comentam nos bastidores de :
1 - Atrasos no projeto Gripen está sendo pela SAAB e não por dinheiro ou falta de pagamento da FAB , ainda mais de acompanhar o cronograma está atrasado por falta dos suecos se comprometer com o prazo da entrega , nem mesmo o Gripen F está desenvolvido coisa que já era pra tá pronto , além das falhas dos projetos e atualizações do mesmo.
2- A Baixa dos AMX e alguns F-5 estão indo a todo vapor até ano que vem não teremos os AMX e alguns F-5 mais antigos como os primeiros modernizado por exemplo.
3- Um substituto dos AMX e F-5 tem que ser algo rápido pois com o cronograma da entrega dos F-39 teremos um apagão nos esquadrões sem mencionar que o Gripen ainda não atingiu a capacidade plena na FAB !
4- Sobre um novo lote de Gripens está sendo negociado com um aditivo no primeiro contrato , que dependendo das negociações terá entre 12 a 15 novos F-39.
5- Apesar dos F-16 serem usados , será vendido através do FMS que dependendo da disponibilidade será de 24 a 36 unidades para substituir os F-5 mais antigos e os AMX , se for negociado este ano ainda , poderemos ter ano que vem !
6- Os KC-390 já está sendo desenvolvido com a L3 para ter um sistema de abastecimento compatível com os F-16 , algo que pesou na escolha do mesmo.
7-Sobre os F-5 , será escolhido Canoas para operar até à baixa do mesmo , os F-16 C seria baseados em Santa Cruz e Santa Maria , e os D em Natal com os F-5 F e F-39 F , a FAB quer transferir os modelos Biplace para Natal.
8- Os F-16 será o substituto ( caso for comprado) dos F-5 e AMX , os Gripens será substituto dos Mirrage e poderá chegar às 50 unidades prometida.
9- Em toda a história da FAB , ela nunca operou um único modelo de caça.
10- Afinal pode ser inveja dos hermanos e chilenos rsrsrs , brincadeiras a parte !
Vamos aguardar pra ver onde vai está novela
Eu sempre fui defensor da escolha do Gripen pela FAB, mas não posso negar que, com o passar dos anos, tem aumentado a minha percepção de um possível AMX 2.0.

Para aqueles que ainda defendem a ideia do Rafale na FAB, sinto informar que só mudariam o fornecedor e os problemas. O caça francês não cabe no orçamento da FAB. Já estariam todos aqui? Bem provável. Mas e a operacionalidade deles? A maioria no chão, enfeitando os hangares.

No fim, para o meu desgosto, teremos que recorrer aos EUA para suprir as nossas necessidades e torcer para que, pelo menos, o aditivo do primeiro contrato seja assinado.

Quanto ao segundo lote, confesso que não tenho mais esperanças.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: FAB NEWS

#5929 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 14, 2024 10:17 am

Começo a crer que só por um milagre teremos o aditamento do contrato atual.
Segundo lote? Esqueçam.
Até os suecos a essa altura já devem estar começando a se arrepender de negociar com o Brasil.
Este país de fato não pode e não deve ser levado a sério nunca por ninguém.
A começar por nós mesmos.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Jun 14, 2024 10:24 am, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: FAB NEWS

#5930 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 14, 2024 10:23 am

@Túlio

Economês nove fora, as HE que temos não levam em consideração apenas a economia, nossa e da vizinhança, para atribuir está ou aquela capacidade às ffaa's. Há muito mais.

No entanto, como bem sabes, dinheiro por aqui existe a rodo sempre que interessar à claque política tupiniquim e seus pequenos interesses.

A pergunta é: como casar as necessidades minimalistas de uma defesa útil com os sonhos de consumo do governo de plantão.

Já deveríamos há muito tempo ter aprendido está lição. Mas o pessoal continua insistindo nos.mesmos erros.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5931 Mensagem por Túlio » Sex Jun 14, 2024 11:22 am

Aqui a razão para praticamente TODOS os Colegas acharem que a FAB vai ficar "fraca":
Economês noves fora
Sem "economês" não se compra avião, e os que se tem mal decolam; caem de Combat Ready (pronto para todas as missões) para Mission Ready (apenas algumas) e, se o guito seguir encurtando, decaem para a metade parada que vai sendo canibalizada de modo que a outra metade ainda possa voar para manter o pessoal minimamente treinado e, naturalmente, para desfiles tipo Dia do Aviador e Sete de Setembro.

Ex: SAAF com seus Gripen C/D e BAE Hawk, atualmente tudo ou quase tudo parado.

as HE que temos não levam em consideração apenas a economia, nossa e da vizinhança

Então são irrealísticas, logo, nem se pode levá-las a sério: "HE" tipo uma TF da OTAN vai nos invadir pra roubar a "nossa" Amazônia , e isso com o iminente risco de guerra total com Rússia e talvez China? Quá! 🤦‍♂️




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 682
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 154 vezes

Re: FAB NEWS

#5932 Mensagem por Duka » Sex Jun 14, 2024 12:52 pm

Concordo plenamente Túlio.
Pra manter as nossas fronteiras seguras com relação aos vizinhos 36 Gripen dá e sobra.
Pra lutar contra uma coalização internacional nem 500 dariam conta...

Então melhor ficar nos 36 mesmo e investir recursos no SCPN (que é nossa única arma que teria alguma chance de causar algum estrago num oponente mais forte).
Não temos recursos pra tudo, apesar que tem gente que vive falando que somos um país rico (não sei da onde com um PIB per capita - em 2022 - inferior a 9000 USD).

Sou absolutamente contra comprar F16. Se for pra comprar algo que sejam mais Gripen (e feitos no BR, com intuito de desenvolvimento industrial) e/ou desenvolver um UCAV com Embraer (com intuito de ter mais um produto de exportação).

Visto que, ao contrário dos cenários irrealistas de alguns, temos chance quase zero de entrar em guerra com alguém nas próximas décadas, melhor uso possível das FFAA, no meu entender, é induzindo geração de empregos e tecnologia no BR.




Abraços
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FAB NEWS

#5933 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 14, 2024 2:07 pm

O maior problema que vejo em ter 36 é que na verdade iríamos ter 28 operacionais com muita sorte e isso deixa muitas lacunas, mesmo com qualquer FA minimamente equipada e para missões em geral, pois o Gripen será nosso bombrio, fará todo o tipo de missão.

Um segundo lote se faz necessário, mas qualquer coisa acima disso é sandice, precisa ser investido em drones, especialmente UCAVs.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4920
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 670 vezes

Re: FAB NEWS

#5934 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Jun 14, 2024 2:58 pm

Para quem tinha dúvidas:
Força Aérea Brasileira responde sobre aquisição de caças F-16 usados

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que está levantando dados para a realização de um estudo sobre a possibilidade de aquisição de aeronaves de caça usadas F-16 Fighting Falcon. A análise, no entanto, não guarda relação com as capacidades da aeronave F-39 Gripen.

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... -16-usados




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FAB NEWS

#5935 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 14, 2024 4:54 pm

Como disse o cara no post, é o tipo de situação que não merece nem um comentário sério.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5936 Mensagem por Túlio » Sex Jun 14, 2024 6:11 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jun 14, 2024 2:07 pm O maior problema que vejo em ter 36 é que na verdade iríamos ter 28 operacionais com muita sorte e isso deixa muitas lacunas, mesmo com qualquer FA minimamente equipada e para missões em geral, pois o Gripen será nosso bombrio, fará todo o tipo de missão.

Um segundo lote se faz necessário, mas qualquer coisa acima disso é sandice, precisa ser investido em drones, especialmente UCAVs.
Gabriel véio, meu ponto é: a disparidade tecnológica nunca esteve tão a nosso favor desde o imediato pós 2GM, no curtíssimo período em que não havia nada na vizinhança capaz de enfrentar os Thunderbolts, ainda mais por termos veteranos de guerra experientes e ainda jovens, tanto na pilotagem quanto na mecânica, planejamento de missão, etc.

Hoje o que temos é p ex a capacidade de botar 1 de cada 7 destes citados 28 no ar, ou seja apenas 4 caças, cada um com até 7 Meteor e 2 Iris-T, vetorados por 1 dos 5 dos AEW&C MLU que temos e podendo todo eles (caças) receber REVO de um único KC-390 que também temos: o resultado disso é que alguma fuerza aérea da região vai ficar sin cazas.

Está longe do ideal - se fabricássemos não apenas as células mas todos o insumos, armas e munições necessários para ter centenas, totalmente imunes a sanções e embargos. Não é o caso.

De resto, o triplo em F-5M não daria garantia alguma de o mesmo serviço ("limpar o céu") ser igualmente bem feito; para ataque à superfície o mesmo triplo ou todos os A-1M disponíveis não fariam nem metade do que podem outros (ou os mesmos, após uns 10 minutos de turnaround na beira da estrada) 4 Gripen E/F.

Assim, 28 dos novos caças, desde que Combat Capable, concentram mais poder dissuasivo do que tudo o que a FAB já teve em relação a qualquer vizinho e em qualquer época desde os tempos do Santos Dumont.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: FAB NEWS

#5937 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 14, 2024 7:42 pm

Túlio escreveu: Sex Jun 14, 2024 11:22 am
Aqui a razão para praticamente TODOS os Colegas acharem que a FAB vai ficar "fraca":
Economês noves fora
Sem "economês" não se compra avião, e os que se tem mal decolam; caem de Combat Ready (pronto para todas as missões) para Mission Ready (apenas algumas) e, se o guito seguir encurtando, decaem para a metade parada que vai sendo canibalizada de modo que a outra metade ainda possa voar para manter o pessoal minimamente treinado e, naturalmente, para desfiles tipo Dia do Aviador e Sete de Setembro.
Ex: SAAF com seus Gripen C/D e BAE Hawk, atualmente tudo ou quase tudo parado.
as HE que temos não levam em consideração apenas a economia, nossa e da vizinhança
Então são irrealísticas, logo, nem se pode levá-las a sério: "HE" tipo uma TF da OTAN vai nos invadir pra roubar a "nossa" Amazônia , e isso com o iminente risco de guerra total com Rússia e talvez China? Quá! 🤦‍♂️
Vamos lá.

Todo planejamento público, aqui e em qualquer outro lugar, seja militar ou civil, leva em conta tanto questões econômicas, financeiras e orçamentárias do país e dos vizinhos, assim como do seu entorno estratégico definido, além de outras questões tão importante quanto ou até mais para o processo decisório. Ponto.

Que outras questões? Geopolítica, estratégia militar, diplomacia civil e militar, cooperação e antagonismo internacional, quadro de análise da logística industrial e PDI nacional e do entorno estratégico, e por aí vamos. Sabes bem disso, tanto quanto eu.

Assim, não é possível dissociar HE do quadro geral do país e de seu entorno estratégico. Não temos como saber, apenas supor, que as HE dispostas pelas ffaa's são, pelo menos, suficientemente realista de acordo com o que se tem na mão e o país dispõe a elas.

Por sim, notes que as HE militares tem como característica básica serem estudos hipotéticos que, como o próprio nome diz, não tendo assim obrigação necessariamente de deter-se apenas e tão somente na realidade fática. Estudos teóricos, isso funciona assim em qualquer país decente e que dá valor à sua defesa, são antes de tudo um divagar por toda e qualquer forma de ameaça consoante a diversidade de fatores com que se pode contar, seja no curto, médio e longo prazo. Dar concretude a isso na forma de planejamento material é, por assim, dizer, apenas a consecução lógica do que eventualmente se pode dispor para casos mais elementares, sem contudo, deixar-se limitar por eles.

Se formos levar em consideração tão somente a realidade econômica do Brasil e de seus vizinhos, não seria necessário sequer termos forças armadas levando em consideração a realidade em nosso entorno estratégico em qualquer prazo visível. E ainda haveria quem reclamasse que estaríamos gastando demais em forças militares com mera função de guarda de fronteira e marítima.




Carpe Diem
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2475
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: FAB NEWS

#5938 Mensagem por zela » Sex Jun 14, 2024 9:03 pm

Ainda tinha esperanças de ler em algum momento um segundo lote + UCAVS. Daí leio isso.
Não há mais felicidade em acompanhar notícias das FAs. Espero que isso tenha sido alguma ideia "brilhante" de algum Brigadeiro achando que vai por pressão na SAAB.
Só falta noticiarem que a Marinha está querendo um porta-aviões, pra "manter doutrina".




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: FAB NEWS

#5939 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 15, 2024 12:00 am

Eu tenho cá comigo que a FAB não estaria atrás de soluções de prateleira para a caça, e assumindo isso publicamente, dentre as muitas demandas que possui, sem a anuência do governo.

Acho que já deu para perceber que soluções de oportunidade serão, salvo raríssimas exceções, o mote principal para tentar mediar os problemas de renovação material das ffaa's. O exemplo da estratégia de defesa marítima da MB é sui generis.

Agora só falta o EB aparecer com alguma ideia mirabolante de "modernização" a partir de algum EDA da vida.

A ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1440
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

Re: FAB NEWS

#5940 Mensagem por Super Flanker » Sáb Jun 15, 2024 8:19 am

Mas qual o objetivo principal de uma suposta aquisição de F-16? Seria um caça tampão para substituir com mais urgência os F-5 e A-1 mais cansados? Ou seria um complemento à frota dos Gripens?
Se for a primeira opção até poderia entender, mas a segunda opção é um completo desaforo com tudo o que foi falado e pregado com a escolha dos Gripens.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Responder