Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#7561 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 28, 2024 10:38 am

Pablo Maica escreveu: Seg Mai 27, 2024 7:55 pm Eu quero ver é a LM ou a Boeing ter algo na categoria e maturidade de projeto do 390, que não seja mais um Hércules Z, pelo menos de cabeça não me surge nada. Estarão os marines dispostos a esperar o desenvolvimento (o principalmente correção de erros) de um projeto novo com a china cada vez mais desdobrada no TO do pacífico?
Um abraço e t+ :)
Não existe nada no mercado de defesa norte americano, ou fora dele, produto que possa rivalizar em pé de igualdade com o KC-390. E as diferenças são tantas, e favoráveis ao avião da Embraer, que fica cada vez mais incontestável no mercado internacional a sua superioridade em relação ao Hércules e a qualquer outro projeto ou ideia de vetor na mesma categoria que se possa apontar.

É simplesmente inegável hoje que o vetor brazuca é o grande referencial em termos de transporte tático militar. E vai demorar muito tempo ainda para surgir qualquer competidor à altura. Tanto é assim que as vozes no USMC a defender e atestar as múltiplas qualidades do cargo da Embraer só se multiplicam.

Neste sentido, só de apontarem que o KC-390 supera largamente o Hércules -J em qualquer versão, nos mais diversos parâmetros comparativos, já pode ser considerado uma vitória.

E como a escolha de um novo vetor parece estar se encaminhando para um contrato com a Embraer, resta apenas esperar quando ele será assinado, e as devidas tratativas para adequar a plataforma aos ditames da legislação estadunidense.




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Re: Sobre o KC-390

#7562 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 28, 2024 10:46 am

EduClau escreveu: Seg Mai 27, 2024 8:04 pm The New Tactical Tanker/Transport Aircraft the Marine Corps Needs

https://www.usni.org/magazines/proceedi ... orps-needs

Sds
O site deles está em manutenção, mas presumo que o USMC tenha Hércules de vários modelos. Se isso for o caso, então o que eles provavelmente farão será adquirir mais C-130J, se a frota for já toda desse modelo, então podem sim começar a sonhar com os Fuzos Norte-Americanos a terem o KC390.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: Sobre o KC-390

#7563 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 28, 2024 11:33 am

Eles operam vários modelos, inclusive os -J, em diferentes idades e tempo de serviço no USMC e US Navy.

https://www.navair.navy.mil/product/CKC ... r-Hercules

https://www.navy.mil/Resources/Fact-Fil ... -aircraft/

A guarda costeira norte americana também opera os -J modificados. São 16 unidades atualmente.

https://www.dcms.uscg.mil/Our-Organizat ... -aircraft/

Para estarem falando em KC-390, no mínimo é porque o interesse existe. E o interesse existe porque foi identificada a necessidade. E os caras não brincam com isso. Se houver uma brecha para o avião brasileiro, e parece haver, então eles vão atrás de arrumar um jeito de conseguir comprar. Sem meios termos.




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Re: Sobre o KC-390

#7564 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 28, 2024 1:15 pm

Ou então algum Oficial reformado recebeu um "apoio" da Embraer para escrever aquilo. Não seria o primeiro e todas as empresas da área fazem isso.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: Sobre o KC-390

#7565 Mensagem por gogogas » Ter Mai 28, 2024 1:33 pm

A Embraer em minha opinião deve se consolidar na Índia e Arábia Saudita , esses sim são mais interessantes que as forças norte americanas , sem contar que o Lobby na LM vai ser forte caso o Kapace entre na disputa




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Re: Sobre o KC-390

#7566 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 28, 2024 2:19 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Mai 28, 2024 1:15 pm Ou então algum Oficial reformado recebeu um "apoio" da Embraer para escrever aquilo. Não seria o primeiro e todas as empresas da área fazem isso.
Não ficaria admirado se fosse o caso. E também não deixa de ser notório.

Mas penso que talvez seja o caso mesmo de alguém que "descobriu" o KC-390 e, de repente, se deparou com algo muito melhor do que o produto caseiro, que já passou do tempo da aposentadoria, e já deu mostras de limitações incontornáveis para o USMC e demais forças.

Até outro dia o KC-390 sequer era assunto de quem quer que fosse no meio militar estadunidense. Mas até apresentação oficial a Embraer já fez para os milicos de lá. Isso não é algo fortuito e nem por acaso. É fruto de trabalho duro de formiguinha no mercado internacional e norte americano.

Se houver um processo licitatório, ainda que não ganhe, os norte americanos terão de engolir um sabor amargo ao escolher uma plataforma inferior, mais cara, e inegavelmente muito aquém das necessidades definidas pelos militares, apenas para justificar a adoção de um produto caseiro. E isso pega muito mal no mercado. Tenho certeza que os militares farão chegar isso a público por vias indiretas a fim de manifestar seu maus estar com a obrigação de produto nacional inferior ao oferecido por fornecedor internacional, mesmo com linhas de produção no país.




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Re: Sobre o KC-390

#7567 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 28, 2024 2:25 pm

gogogas escreveu: Ter Mai 28, 2024 1:33 pm A Embraer em minha opinião deve se consolidar na Índia e Arábia Saudita , esses sim são mais interessantes que as forças norte americanas , sem contar que o Lobby na LM vai ser forte caso o Kapace entre na disputa
Com certeza a Embraer não está fazendo esforço maior para vender o KC-390 nos USA do que faz para colocar seu avião nestes dois países. Estratégicas diferentes para clientes e necessidades diferentes. Vender para os norte americanos é como apostar na loteria.

No caso de Índia e Arábia Saudita o negócio é mais amplo e sofisticado. E visa, principalmente, no longo prazo, a possibilidade de desdobramentos em parcerias por outros setores da empresa.

A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#7568 Mensagem por hotm » Ter Mai 28, 2024 4:43 pm

nada se sabe do negocio na arabia ou na India?? ..era perfeito




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Re: Sobre o KC-390

#7569 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 29, 2024 12:57 pm

Arábia Saudita sem mais informações depois daquele Mou assinado com a estatal do país para o setor aeroespacial.
Os indianos tem previsão de abrir a concorrência pública a partir do segundo semestre do ano ou mais tardar no início de 2025.




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Re: Sobre o KC-390

#7570 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 29, 2024 1:26 pm

Saiu um monte de informações nos últimos dias sobre Arábia Saudita, recomendo acompanharem o Leonardo Roberto Carvalho.




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Re: Sobre o KC-390

#7571 Mensagem por EduClau » Qui Mai 30, 2024 1:25 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Mai 28, 2024 10:46 am
EduClau escreveu: Seg Mai 27, 2024 8:04 pm The New Tactical Tanker/Transport Aircraft the Marine Corps Needs

https://www.usni.org/magazines/proceedi ... orps-needs

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Não está mais, mas saiu a nota traduzida para a língua mãe:

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... a-o-kc-390

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Re: Sobre o KC-390

#7572 Mensagem por gogogas » Qui Mai 30, 2024 1:48 pm

Suécia está próxima de anunciar seu novo cargueiro




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Re: Sobre o KC-390

#7573 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 30, 2024 1:55 pm

A Embraer resolveu cutucar onça com vara curta. E no quintal dela.
E se resolveu fazer isso agora, no mínimo, é porque arrumou as costas largas para fazer isso.
Não é de se estranhar que o KC-390 tenha chamado as atenções para si nos USA, já que é inegável hoje as vantagens que ele oferece em relação ao seu único concorrente norte americano. E a LM sabe muito bem disso.
A ver o quão longe os políticos apoiadores da LM e do Hércules sustentam a posição dele nas ffaa's norte americanas.




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Re: Sobre o KC-390

#7574 Mensagem por Diupa » Qui Jun 06, 2024 10:58 am

Embraer e a Rheinmetall avaliam novo Centro de Treinamento do C-390 na Europa

A Embraer informou nesta quinta-feira, 6, que, juntamente com a Rheinmetall, avalia opções para expandir a rede de treinamento com foco no C-390, considerando as necessidades do crescente número de clientes europeus da aeronave. Segundo a empresa, a avaliação pode levar ao desenvolvimento de uma solução de treinamento dedicada para a região, com suporte aos atuais e futuros clientes do C-390.

Conforme a fabricante brasileira, a Embraer conta com um Centro de Treinamento para o C-390 no Brasil, no estado de São Paulo, incluindo um Simulador Completo de Voo e Missão (FFMS) e uma Estação de Treinamento de Loadmaster.
O Centro tem recebido as tripulações das Forças Aéreas Brasileira, Portuguesa e Húngara para capacitação inicial para o C-390. "A Embraer e a Rheinmetall estudam formas de aumentar a proximidade com os clientes atuais e futuros da aeronave, com o objetivo de facilitar o treinamento de pilotos, loadmasters, mecânicos e outros membros da tripulação", afirma a empresa em nota.

O vice-presidente de Operações de Voo e Treinamento da Embraer Serviços & Suporte da Embraer, Ayslan Anholon, afirma que a empresa quer criar as melhores condições para seus clientes do C-390. Monitoramos continuamente a rede e avaliamos soluções customizadas para cada região à medida em que a frota cresce", destaca.

A Força Aérea Portuguesa adquiriu um FFMS como parte de seu contrato do C-390 com a Embraer, que será instalado na Base Aérea de Beja, em Portugal. A Força Aérea Real da Holanda também planeja ter seu próprio FFMS no país. "O resultado das discussões entre a Embraer e a Rheinmetall poderá aprimorar a rede regional e promover outros futuros FFMS nacionais do C-390 em todo o mundo", afirma a empresa.


https://economia.uol.com.br/noticias/es ... europa.htm




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Re: Sobre o KC-390

#7575 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 06, 2024 11:44 am

Dois pontos importantes nesta notícia.

Um, a Alemanha está bem "no meio" da OTAN, geograficamente. E é o centro nevrálgico de muitos sistemas logísticos da organização, assim como bases militares e C2.

Dois, ainda está em estudos o desenvolvimento de um complemento aos A400M na forma de um transportador tático capaz de substituir os Hércules e Transall no continente.

Obviamente que a Embraer, sabendo de todas estas questões, está claramente engendrando a arquitetura de todo os sistema de apoio logístico, material e humano para o C-390 a fim de que, quando a decisão por um vetor complementar aos Atlas for tomada, o seu avião já tenha tudo em mãos disponível e funcionando na Europa, e a custos muito mais acessíveis do que um novo projeto, bem como poderá ser entregue no curto prazo a todos os interessados.

A ver.




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