FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2192
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 226 vezes
Re: FAB NEWS
radar móvel de defesa aérea TPS-B34 do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicação e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho, sediado em Santa Maria (RS).
Gogogas !
- pewdiepie
- Intermediário
- Mensagens: 248
- Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradeceram: 100 vezes
Re: FAB NEWS
Acho que não é ele. O TPS-B34 é bem diferente.
Pesquisei um pouco e parece ser o MRCS 403
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8987
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 307 vezes
- Agradeceram: 547 vezes
Re: FAB NEWS
É o TPS-B34, o Mangrulho recebeu ele em 2014, substituindo o MRCS 403 que foi aposentado.
https://issuu.com/livrobasm50anos/docs/ ... s/13725790
Um abraço e t+
https://issuu.com/livrobasm50anos/docs/ ... s/13725790
Um abraço e t+
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61545
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 6680 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Um baita dum radarzão desses pra dar alerta antecipado a Oerlykon Twin 35, Bofors 40/70, MANPADS Igla e V-SHORAD RBS-70+ deve ser tudibão tigrada, vai dar bom
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38030
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
Curiosidade. Salvo melhor juízo, o plano estratégico atual da FAB prevê a nacionalização e\ou desenvolvimento de um radar deste tipo para o futuro a longo prazo. Neste aspecto, quais ou qual a perspectiva de termos por aqui um radar nacional igual ou melhor que o norte americano, desenvolvido e produzido no país pela Embraer Defesa, que é a única capaz, até prova em contrário, de realizar tal feito?
Sei que a demanda da FAB para este tipo de radar não é das maiores, mas, dada a importância deles no contexto geral do controle do espaço aéreo para o DECEA, fica difícil entender porque gastar rios de dinheiro em algo que compraríamos menos de uma dezena de unidades, e exportar é algo muito complicado tendo em vista os fornecedores tradicionais.
A Omynisis no máximo produz e nacionaliza alguma coisa dos radares franceses da Thales.
Sei que a demanda da FAB para este tipo de radar não é das maiores, mas, dada a importância deles no contexto geral do controle do espaço aéreo para o DECEA, fica difícil entender porque gastar rios de dinheiro em algo que compraríamos menos de uma dezena de unidades, e exportar é algo muito complicado tendo em vista os fornecedores tradicionais.
A Omynisis no máximo produz e nacionaliza alguma coisa dos radares franceses da Thales.
Carpe Diem
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8987
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 307 vezes
- Agradeceram: 547 vezes
Re: FAB NEWS
Perdemos um Hermes 900 que estava atuando nas operações de resgate.
Lá se foi 33% da capacidade operacional do esquadrão Hórus, nesse momento tão delicado. Talvez um dia o governo aprenda que números são necessários quando se fala em defesa.
Um abraço e t+
Lá se foi 33% da capacidade operacional do esquadrão Hórus, nesse momento tão delicado. Talvez um dia o governo aprenda que números são necessários quando se fala em defesa.
Um abraço e t+
- mauri
- Sênior
- Mensagens: 1086
- Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
- Localização: Fortaleza
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 97 vezes
Re: FAB NEWS
Mas faz falta mesmo, é um nacional!!Pablo Maica escreveu: ↑Qua Mai 08, 2024 3:21 pm Perdemos um Hermes 900 que estava atuando nas operações de resgate.
Lá se foi 33% da capacidade operacional do esquadrão Hórus, nesse momento tão delicado. Talvez um dia o governo aprenda que números são necessários quando se fala em defesa.
Um abraço e t+
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2192
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 226 vezes
Re: FAB NEWS
Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !
Gogogas !
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1985
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 274 vezes
- Agradeceram: 206 vezes
Re: FAB NEWS
Puts.gogogas escreveu: ↑Qui Mai 09, 2024 9:40 am Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !
[]´s
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8987
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 307 vezes
- Agradeceram: 547 vezes
Re: FAB NEWS
Acho que se derem um piper cub pra FAB operar, em 6 meses vai estar parado por falta de recursos.gogogas escreveu: ↑Qui Mai 09, 2024 9:40 am Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !
Agora imaginem o fardo que os 3 ou 4 KCs operativos estão carregando, provavelmente essas aeronaves vão ser aposentadas antes do previsto por extrapolarem as horas de voo previstas anualmente.
Um abraço e t+
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61545
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 6680 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Pablo Maica escreveu: ↑Qui Mai 09, 2024 3:55 pmAcho que se derem um piper cub pra FAB operar, em 6 meses vai estar parado por falta de recursos.gogogas escreveu: ↑Qui Mai 09, 2024 9:40 am Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !
Agora imaginem o fardo que os 3 ou 4 KCs operativos estão carregando, provavelmente essas aeronaves vão ser aposentadas antes do previsto por extrapolarem as horas de voo previstas anualmente.
Um abraço e t+
Como escreveu T. S. Elliot no verso final de Terra Devastada, "o fim do mundo não virá com um estrondo, mas com um gemido"...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8987
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 307 vezes
- Agradeceram: 547 vezes
Re: FAB NEWS
E ainda tem uma plantação de abacaxis que a FAB tem para descascar na próxima década e meia...
Aviação de instrução básica (T-25);
Aviação de patrulha;
Aviação de transporte leve (bandecos);
Substituição dos R/E 99;
Colocar alguma VANT ou outro vetor no lugar dos A-1 do poker que com a baixa vão deixar a aviação RecTat capenga;
Os tucanos por mais que tenham sua aviônica modernizada também não vão sustentar muito mais do que uns 15 anos de serviço, se somar com os T-25 são pelo menos 60 ou 70 aeronaves para substituir.
Um abraço e t+
Aviação de instrução básica (T-25);
Aviação de patrulha;
Aviação de transporte leve (bandecos);
Substituição dos R/E 99;
Colocar alguma VANT ou outro vetor no lugar dos A-1 do poker que com a baixa vão deixar a aviação RecTat capenga;
Os tucanos por mais que tenham sua aviônica modernizada também não vão sustentar muito mais do que uns 15 anos de serviço, se somar com os T-25 são pelo menos 60 ou 70 aeronaves para substituir.
Um abraço e t+
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38030
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
Esse é o preço que pagamos pela mediocridade de visão com que os políticos, governo e sociedade vem as forças armadas e o tema Defesa no país.Pablo Maica escreveu: ↑Qui Mai 09, 2024 3:55 pmAcho que se derem um piper cub pra FAB operar, em 6 meses vai estar parado por falta de recursos.gogogas escreveu: ↑Qui Mai 09, 2024 9:40 am Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !
Agora imaginem o fardo que os 3 ou 4 KCs operativos estão carregando, provavelmente essas aeronaves vão ser aposentadas antes do previsto por extrapolarem as horas de voo previstas anualmente.
Um abraço e t+
Pior, a mediocridade com que a gestão da defesa é tratada por MD e comandos militares.
Não adianta ter 10 ou 100 ativos se permanecermos eternamente na mesma lógica de ter sempre de escolher entre cobrir a cabeça ou os pés em tudo.
Nem que uma guerra estoure amanhã no Brasil, vamos ter disposição para mudar o status quo da realidade.
Fato, os políticos não querem jamais "empoderar" os militares por qualquer razão que seja, e a sociedade só vê nos mlitares um aforisma ou político-ideológico ou psicosocial.
E isto não mudará em tempo previsto. Com ou sem desgraças ambientais. Com ou sem guerras na agenda nacional.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38030
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
Algumas alternativas no horizonte distante.Pablo Maica escreveu: ↑Sex Mai 10, 2024 11:45 am E ainda tem uma plantação de abacaxis que a FAB tem para descascar na próxima década e meia...
Aviação de instrução básica (T-25);
Aviação de patrulha;
Aviação de transporte leve (bandecos);
Substituição dos R/E 99;
Colocar alguma VANT ou outro vetor no lugar dos A-1 do poker que com a baixa vão deixar a aviação RecTat capenga;
Os tucanos por mais que tenham sua aviônica modernizada também não vão sustentar muito mais do que uns 15 anos de serviço, se somar com os T-25 são pelo menos 60 ou 70 aeronaves para substituir.
Um abraço e t+
Substituição T-25\T-27 - ENAER tem novo projelo do Pilan II para treinamento primário e básico. A Embraer andou conversando novamente com os chilenos com vistas a vários projetos em comum. Isso pode gera dividendos para ambas empresas.
Aviação de patrulha - A FAB, até prova em contrário, quer o P-8 Poseidon. Se vai conseguir verba para isso, é outro assunto.
A MB e FAB ainda disputam o futuro da aviação de patrulha. A Embraer recentemente lançou suas cartas na mesa. Se ela terá condições de jogar este jogo, e vencer, veremos. Ambas soluções precisam de investimentos que vão muito além do que o governo de plantão está disposto a pagar. Não será diferente com qualquer outra sigla partidária no futuro a curto e médio prazo a partir de 2027.
A substituição dos C-95, C-97 e C-98 pode estar nas mãos da Embraer novamente com o resgate do projeto do STOUT, ou na minha opinião pessoal, o governo pode ter um espasmo de política de Estado na Defesa e investir nos dois projetos da DESAER e tirá-los do papel. Óbvio, seja o STOUT, ATL-100\300 ou o Cessna Courrier, qualquer uma das alternativas irão implicar em somas muito além do que se está disposto a investir no curto e médio prazo. A vida operacional dos Bandeirante termina antes do final desta década.
E\R-99 duram mais 15 anos, pelo menos. A FAB só vai começar a pensar em substituição a partir da segunda metade da próxima década. Se até lá conseguirmos fazer avançar os projetos de radares AESA da Embraer, pode ser que tenhamos soluções caseiras para investir. Ou simplesmente fazer novas compras de oportunidade. Nada que nos custe menos de 1 a 5 bilhões de dólares.
A aviação de caça da FAB está restrita ao Gripen E\F para substituir, a priori, todos os vetores atuais. Os A-1M estão previstos para durar até 2025, enquanto os F-5M chegam até 2033. Se neste meio tempo conseguirmos fazer o aditivo de 14 caças ao contrato atual, e encomendar um segundo lote, de preferência com 36 unidades, ou até mais, a depender dos valores propostos e negociados com a SAAB, poderemos substituir razoavelmente e a contento ambos os caças. Considere-se também que um segundo contrato pode ter seus próprios aditivos.
Não há previsão de compras de UCAV ou UAV de ataque na FAB. As três forças estão ocupadas demais com o mínimo básico necessário para sobreviver. E ainda vem com muita desconfiança essa história de drones, apesar dos passos mais que tímidos dados neste sentido. Talvez, e bota talvez nisso, a Embraer consiga algum apoio para lançar novamente o seu UCAV junto com a FAB, mas, a princípio, a regra agora é clara: nada de dinheiro do orçamento das forças financiando qualquer coisa que custe a já parca operacionalidade.
Carpe Diem