Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60641
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2881 Mensagem por Túlio » Ter Mai 07, 2024 11:12 am

LM escreveu: Seg Mai 06, 2024 8:34 pm Concordo que temos todos uma queda para "nos queixarmos" :mrgreen:

Em relação ao KC-390 há 2 pontos a reter: existe quem o defenda no fórum "afincadamente"e já se sabe que "ação provoca uma reação"; e mts preferiam outro "mix" (A400M + C295, etc).
E eu acho que eles têm lá sua razão: até poderia ser um negócio bem vantajoso, a Espanha assinou por 27 e até agora só fez 13 encomendas firmes. Podem estar à procura de países para (re)vender os restantes 14, dos quais uns 5 ou 6 poderiam ter ido para Portugal (com desconto), onde voariam o tempo todo, em vez dos 390 que mal voam de vez em quando.

CURIOSIDADE: qual A-319 pode transportar um Pandur pronto para operar, ou um Blackhawk? E qual o CPFH do mesmo 319 comparado ao 390? Resposta 1 nenhum, resposta 2 menor, provavelmente BEM MENOR. Ademais, comparar aeronaves comerciais com militares é bem forçado: as primeiras precisam voar muito porque o lucro dos voos é o que as faz SE pagarem, já as militares quanto mais voam, mais pressão sobre o orçamento da Força.

Ou seja, num caso quanto mais voa, maior o lucro; no outro o que aumenta é o prejuízo.

Sobre CPFH o do 400 deve ser maior do que os dois já citados juntos (basta mencionar a propulsão, desenvolvida exclusivamente para ele, e são 4 motores contra 2 - de amplo emprego BTW - usados pelos outros dois), além de provavelmente precisar de mais horas de voo - o que poderia resolver as queixas de alguns - porque não é tão rápido.

De qualquer forma, relembro vários posts meus dos tempos em que o contrato pelos 390 ainda não tinha sido assinado: Portugal podia muito bem, e com meios próprios, ter modernizado os Hercules restantes enquanto adquiria mais - p ex à Espanha, que os anda vendendo a preço de feira - e os modernizado também; com o troco elevaria os F-16AM/BM ao padrão V ou talvez até pagaria a entrada dos F-35 ao "doar" os Vipers à Ucrânia (esta parte já me parece meio exagerada, o F-16V ainda será um tremendo caça por muitos e muitos anos).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54788
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2882 Mensagem por P44 » Qua Mai 08, 2024 10:23 am

O dinheiro que serviria para o upgrade para os V está reservado para os tucanitos que não vão servir para nada (excepto encher alguns bolsos)




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37939
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2616 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2883 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 08, 2024 12:33 pm

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60641
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2884 Mensagem por Túlio » Qua Mai 08, 2024 12:38 pm

P44 escreveu: Qua Mai 08, 2024 10:23 am O dinheiro que serviria para o upgrade para os V está reservado para os tucanitos que não vão servir para nada (excepto encher alguns bolsos)
Cuidado, tenho cá comigo que um avião mais lento (estol abaixo dos 100 km/h) e com um par de M3 no interior das asas pode descobrir, atacar e abater muito mais facilmente (dia e noite) os drones Geran-2 quando já estiverem prestes a atacaire o Palácio de São Bento do que os F-16V ou mesmo F-35.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder