FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB NEWS

#5851 Mensagem por pewdiepie » Qui Mai 02, 2024 4:27 pm

Amigos, que radar é esse que aparece no vídeo?




Encontrei essa foto no google.

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Re: FAB NEWS

#5852 Mensagem por gogogas » Qui Mai 02, 2024 6:37 pm

radar móvel de defesa aérea TPS-B34 do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicação e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho, sediado em Santa Maria (RS).




Gogogas !
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Re: FAB NEWS

#5853 Mensagem por pewdiepie » Qui Mai 02, 2024 7:44 pm

gogogas escreveu: Qui Mai 02, 2024 6:37 pm radar móvel de defesa aérea TPS-B34 do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicação e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho, sediado em Santa Maria (RS).
Acho que não é ele. O TPS-B34 é bem diferente.

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Pesquisei um pouco e parece ser o MRCS 403

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Re: FAB NEWS

#5854 Mensagem por Pablo Maica » Qui Mai 02, 2024 11:23 pm

É o TPS-B34, o Mangrulho recebeu ele em 2014, substituindo o MRCS 403 que foi aposentado.

https://issuu.com/livrobasm50anos/docs/ ... s/13725790


Um abraço e t+ :)




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Re: FAB NEWS

#5855 Mensagem por Túlio » Sex Mai 03, 2024 12:00 am

Um baita dum radarzão desses pra dar alerta antecipado a Oerlykon Twin 35, Bofors 40/70, MANPADS Igla e V-SHORAD RBS-70+ deve ser tudibão tigrada, vai dar bom [101] [101] [101] [101]




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Re: FAB NEWS

#5856 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 03, 2024 1:52 pm

Curiosidade. Salvo melhor juízo, o plano estratégico atual da FAB prevê a nacionalização e\ou desenvolvimento de um radar deste tipo para o futuro a longo prazo. Neste aspecto, quais ou qual a perspectiva de termos por aqui um radar nacional igual ou melhor que o norte americano, desenvolvido e produzido no país pela Embraer Defesa, que é a única capaz, até prova em contrário, de realizar tal feito?

Sei que a demanda da FAB para este tipo de radar não é das maiores, mas, dada a importância deles no contexto geral do controle do espaço aéreo para o DECEA, fica difícil entender porque gastar rios de dinheiro em algo que compraríamos menos de uma dezena de unidades, e exportar é algo muito complicado tendo em vista os fornecedores tradicionais.

A Omynisis no máximo produz e nacionaliza alguma coisa dos radares franceses da Thales.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: FAB NEWS

#5857 Mensagem por Pablo Maica » Qua Mai 08, 2024 3:21 pm

Perdemos um Hermes 900 que estava atuando nas operações de resgate.

Lá se foi 33% da capacidade operacional do esquadrão Hórus, nesse momento tão delicado. Talvez um dia o governo aprenda que números são necessários quando se fala em defesa.


Um abraço e t+ :)




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Re: FAB NEWS

#5858 Mensagem por mauri » Qua Mai 08, 2024 7:14 pm

Pablo Maica escreveu: Qua Mai 08, 2024 3:21 pm Perdemos um Hermes 900 que estava atuando nas operações de resgate.

Lá se foi 33% da capacidade operacional do esquadrão Hórus, nesse momento tão delicado. Talvez um dia o governo aprenda que números são necessários quando se fala em defesa.


Um abraço e t+ :)
Mas faz falta mesmo, é um nacional!!




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Re: FAB NEWS

#5859 Mensagem por gogogas » Qui Mai 09, 2024 9:40 am

Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !




Gogogas !
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Re: FAB NEWS

#5860 Mensagem por gusmano » Qui Mai 09, 2024 12:16 pm

gogogas escreveu: Qui Mai 09, 2024 9:40 am Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !
Puts.

[]´s




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Re: FAB NEWS

#5861 Mensagem por Pablo Maica » Qui Mai 09, 2024 3:55 pm

gogogas escreveu: Qui Mai 09, 2024 9:40 am Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !
Acho que se derem um piper cub pra FAB operar, em 6 meses vai estar parado por falta de recursos.

Agora imaginem o fardo que os 3 ou 4 KCs operativos estão carregando, provavelmente essas aeronaves vão ser aposentadas antes do previsto por extrapolarem as horas de voo previstas anualmente.


Um abraço e t+ :)




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Re: FAB NEWS

#5862 Mensagem por Túlio » Sex Mai 10, 2024 5:10 am

Pablo Maica escreveu: Qui Mai 09, 2024 3:55 pm
gogogas escreveu: Qui Mai 09, 2024 9:40 am Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !
Acho que se derem um piper cub pra FAB operar, em 6 meses vai estar parado por falta de recursos.

Agora imaginem o fardo que os 3 ou 4 KCs operativos estão carregando, provavelmente essas aeronaves vão ser aposentadas antes do previsto por extrapolarem as horas de voo previstas anualmente.


Um abraço e t+ :)
Como escreveu T. S. Elliot no verso final de Terra Devastada, "o fim do mundo não virá com um estrondo, mas com um gemido"...




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Re: FAB NEWS

#5863 Mensagem por Pablo Maica » Sex Mai 10, 2024 11:45 am

E ainda tem uma plantação de abacaxis que a FAB tem para descascar na próxima década e meia...

Aviação de instrução básica (T-25);
Aviação de patrulha;
Aviação de transporte leve (bandecos);
Substituição dos R/E 99;
Colocar alguma VANT ou outro vetor no lugar dos A-1 do poker que com a baixa vão deixar a aviação RecTat capenga;

Os tucanos por mais que tenham sua aviônica modernizada também não vão sustentar muito mais do que uns 15 anos de serviço, se somar com os T-25 são pelo menos 60 ou 70 aeronaves para substituir.


Um abraço e t+ :)




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Re: FAB NEWS

#5864 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 2:45 pm

Pablo Maica escreveu: Qui Mai 09, 2024 3:55 pm
gogogas escreveu: Qui Mai 09, 2024 9:40 am Isto não é nada , tem 3 KC 390 fora de serviço ! Um deles desde 2021 devido a uma chuva de granizo ! Foram trocados radome e pára-brisas , mas após testes os motores foram danificados também ! Estão esperando verbas desde 2021 pra colocar este KC pra voar …. Ouvi alguns relatos de um possível acionamento de um único C-130 que poderia voltar a ativa !
Acho que se derem um piper cub pra FAB operar, em 6 meses vai estar parado por falta de recursos.
Agora imaginem o fardo que os 3 ou 4 KCs operativos estão carregando, provavelmente essas aeronaves vão ser aposentadas antes do previsto por extrapolarem as horas de voo previstas anualmente.
Um abraço e t+ :)
Esse é o preço que pagamos pela mediocridade de visão com que os políticos, governo e sociedade vem as forças armadas e o tema Defesa no país.
Pior, a mediocridade com que a gestão da defesa é tratada por MD e comandos militares.
Não adianta ter 10 ou 100 ativos se permanecermos eternamente na mesma lógica de ter sempre de escolher entre cobrir a cabeça ou os pés em tudo.
Nem que uma guerra estoure amanhã no Brasil, vamos ter disposição para mudar o status quo da realidade.
Fato, os políticos não querem jamais "empoderar" os militares por qualquer razão que seja, e a sociedade só vê nos mlitares um aforisma ou político-ideológico ou psicosocial.
E isto não mudará em tempo previsto. Com ou sem desgraças ambientais. Com ou sem guerras na agenda nacional.




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Re: FAB NEWS

#5865 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 3:02 pm

Pablo Maica escreveu: Sex Mai 10, 2024 11:45 am E ainda tem uma plantação de abacaxis que a FAB tem para descascar na próxima década e meia...
Aviação de instrução básica (T-25);
Aviação de patrulha;
Aviação de transporte leve (bandecos);
Substituição dos R/E 99;
Colocar alguma VANT ou outro vetor no lugar dos A-1 do poker que com a baixa vão deixar a aviação RecTat capenga;
Os tucanos por mais que tenham sua aviônica modernizada também não vão sustentar muito mais do que uns 15 anos de serviço, se somar com os T-25 são pelo menos 60 ou 70 aeronaves para substituir.
Um abraço e t+ :)
Algumas alternativas no horizonte distante.

Substituição T-25\T-27 - ENAER tem novo projelo do Pilan II para treinamento primário e básico. A Embraer andou conversando novamente com os chilenos com vistas a vários projetos em comum. Isso pode gera dividendos para ambas empresas.

Aviação de patrulha - A FAB, até prova em contrário, quer o P-8 Poseidon. Se vai conseguir verba para isso, é outro assunto.
A MB e FAB ainda disputam o futuro da aviação de patrulha. A Embraer recentemente lançou suas cartas na mesa. Se ela terá condições de jogar este jogo, e vencer, veremos. Ambas soluções precisam de investimentos que vão muito além do que o governo de plantão está disposto a pagar. Não será diferente com qualquer outra sigla partidária no futuro a curto e médio prazo a partir de 2027.

A substituição dos C-95, C-97 e C-98 pode estar nas mãos da Embraer novamente com o resgate do projeto do STOUT, ou na minha opinião pessoal, o governo pode ter um espasmo de política de Estado na Defesa e investir nos dois projetos da DESAER e tirá-los do papel. Óbvio, seja o STOUT, ATL-100\300 ou o Cessna Courrier, qualquer uma das alternativas irão implicar em somas muito além do que se está disposto a investir no curto e médio prazo. A vida operacional dos Bandeirante termina antes do final desta década.

E\R-99 duram mais 15 anos, pelo menos. A FAB só vai começar a pensar em substituição a partir da segunda metade da próxima década. Se até lá conseguirmos fazer avançar os projetos de radares AESA da Embraer, pode ser que tenhamos soluções caseiras para investir. Ou simplesmente fazer novas compras de oportunidade. Nada que nos custe menos de 1 a 5 bilhões de dólares.

A aviação de caça da FAB está restrita ao Gripen E\F para substituir, a priori, todos os vetores atuais. Os A-1M estão previstos para durar até 2025, enquanto os F-5M chegam até 2033. Se neste meio tempo conseguirmos fazer o aditivo de 14 caças ao contrato atual, e encomendar um segundo lote, de preferência com 36 unidades, ou até mais, a depender dos valores propostos e negociados com a SAAB, poderemos substituir razoavelmente e a contento ambos os caças. Considere-se também que um segundo contrato pode ter seus próprios aditivos.

Não há previsão de compras de UCAV ou UAV de ataque na FAB. As três forças estão ocupadas demais com o mínimo básico necessário para sobreviver. E ainda vem com muita desconfiança essa história de drones, apesar dos passos mais que tímidos dados neste sentido. Talvez, e bota talvez nisso, a Embraer consiga algum apoio para lançar novamente o seu UCAV junto com a FAB, mas, a princípio, a regra agora é clara: nada de dinheiro do orçamento das forças financiando qualquer coisa que custe a já parca operacionalidade.




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