Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5146 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 01, 2024 3:28 pm

Pablo Maica escreveu: Ter Abr 30, 2024 7:42 pm Corrigindo a informação que havia saído da RFA, os helicópteros serão novos e provenientes das 135 unidades destinadas ao Excess Defense Articles, de um pedido de 255 feito pelo US Army em 2022.
Um abraço e t+ :)
Se o EB conseguiu por conta própria arrumar esses UH-60M novos de 135 à venda pelos Yankees, não resta dúvida que a FAB irá pelo mesmo caminho no sentido de arrumar tentar mais 8 a 12 unidades a si com vista ao Poti e Pelicano.

Na verdade acho que seria uma boa coisa a FAB repassar todos os H225M para o EB e homogenizar a frota na íntegra com os girinos norte americanos. Pelo menos do ponto de vista logístico faz todo sentido. E o EB precisa aumentar sua frota de helos o mais que possível. Porque só com 15 não é grande coisa diante das necessidades.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5147 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 03, 2024 3:20 pm

Uma informação divulgada pelo Cavok diz que na compra destes 12 helos H-60M, há disponível uma opção para mais 8 unidades, da qual o EB poderá exercer no futuro.
Se tudo der certo, deve ser exercida após a entrega das 12 atuais, finalizadas em 2029 apenas.
Uma boa notícia que deve ampliar a frota, ainda pequena, destes helos na Avex.
A substituição dos Pantera K2 a partir de 2035 deve dar novo ânimo para novas compras de Black Hawk.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6746
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Aviação do Exército

#5148 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Mai 03, 2024 4:44 pm

Pablo Maica escreveu: Ter Abr 30, 2024 7:42 pm
Pablo Maica escreveu: Sex Abr 26, 2024 5:37 pm Serão 12 oriundos dos excedentes do US Army, via FMS, e vão passar por revisão e atualização antes da entrega.

Exército Brasileiro está comprando 12 Helicópteros UH-60M Black Hawk

https://forcaaerea.com.br/exercito-esta ... lack-hawk/


Um abraço e t+ :)
Corrigindo a informação que havia saído da RFA, os helicópteros serão novos e provenientes das 135 unidades destinadas ao Excess Defense Articles, de um pedido de 255 feito pelo US Army em 2022.


Um abraço e t+ :)
Cara, ser super-potência militar é bão demais. O caras compram uma caralhada de helicópteros só pra depois descobrirem que compraram mais do que precisavam, aí vendem o excesso pq já possuem montanhas de equipamentos e peças sobressalentes pra operar a frota atual. Enquanto aqui na pobreza, estamos quase decidindo num Kumite pra ver qual dentre os Blackhawk ou Caracais são os melhores. [002] [002] [002]




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5149 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 03, 2024 7:00 pm

Poderíamos ter ambos aqui tranquilamente. São helos complementares, não concorrentes.

Mas fato é que aqui, como Defesa não é assunto sério, e helo militar só serve mesmo para cumprir missões humanitárias e quebra galho dos "interesses sociais" dos políticos de plantão, então, a melhor escolha é o girino norte americano, que custa menos que o francês, e até cabe no orçamento furado da Defesa que o Brasil não tem, e não se importa em não ter.

O exército, se pudesse, compraria todos as 135 unidades postas a disposição para o FMS, tais são as demandas reconhecidas da Avex hoje. Conquanto, esbarraríamos em primeiro na suspeita dos norte americanos, com um pé atrás conosco, de vender tudo isso achando que, ou vamos invadir a Flórida, ou que tal quantidade "está acima das capacidades determinadas para as ffaa's brasileiras". :? :roll:

Já são quase 40 anos de Avex e não saímos do mesmo de sempre. Até os helos entregues no início do processo e poder recomeçar do zero ainda são os mesmos; e vão durar aí, pelo menos, mais uns vinte anos, recapados como estão sendo. Ou seja, quase 50 anos de serviço para Esquilo e Pantera. Para não falar das minúsculas compras ocasionais e\ou de oportunidade, quando não, enfiadas goela abaixo sem ao menos um pedido para tal, pelo governo da hora.

Se isso não traduz a completa inapetência e falta de importância da aviação do exército dentro da instituição, eu não sei o que é.

Vamos ser honestos. O EB só muito recentemente resolveu olhar para a Avex, notar sua existência e, consequentemente, dar-lhe a importância a que faz jus, tendo em vista a contribuição que trás a todas as suas operações desde há muito tempo. Até outro dia, a Avex sequer constava dos planejamentos estratégicos do exército; e tão pouco ela sequer faz parte dos projetos estratégicos da força, não sendo, portanto, prioridade para nada. Isso se traduz em compras de oportunidade para suas necessidades, como se vê agora, enquanto regra geral.

Se houvesse um mínimo de razoabilidade no planejamento do exército, a Avex já seria a maior força de helos do Brasil, e da América Latina, sem pestanejar. Mas a realidade é essa que vemos aí, com o EB fazendo as contas e vendo se dá para arrumar soluções de continuidade a fim de tapar os muitos buracos existentes. Viva-se com isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Aviação do Exército

#5150 Mensagem por gogogas » Sáb Mai 04, 2024 8:27 pm

O EB deveria buscar alguns Chinook ! Com este desastre no RS se faz necessário este tipo de helicóptero, além de outras funções importantes como abastecer os PEF




Gogogas !
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 62 vezes

Re: Aviação do Exército

#5151 Mensagem por pewdiepie » Sáb Mai 04, 2024 8:51 pm

gogogas escreveu: Sáb Mai 04, 2024 8:27 pm O EB deveria buscar alguns Chinook ! Com este desastre no RS se faz necessário este tipo de helicóptero, além de outras funções importantes como abastecer os PEF
Não mesmo. O EB tem uns 70 helicópteros e estão usando 10 aeronaves do EB e da FAB. A Marinha do Brasil enviou apenas hoje um EC-725. Uma completa vergonha. A MB tinha que deslocar o PHM Atlantico para a costa de Porto Alegre e enviar helicópteros e suprimentos de lá, usando o navio como um ponto logístico.

Da costa, são 300 km até a cidade mais atingida pelas chuvas (Putinga)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13506
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Aviação do Exército

#5152 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 04, 2024 9:30 pm

pewdiepie escreveu: Sáb Mai 04, 2024 8:51 pm
gogogas escreveu: Sáb Mai 04, 2024 8:27 pm O EB deveria buscar alguns Chinook ! Com este desastre no RS se faz necessário este tipo de helicóptero, além de outras funções importantes como abastecer os PEF
Não mesmo. O EB tem uns 70 helicópteros e estão usando 10 aeronaves do EB e da FAB. A Marinha do Brasil enviou apenas hoje um EC-725. Uma completa vergonha. A MB tinha que deslocar o PHM Atlantico para a costa de Porto Alegre e enviar helicópteros e suprimentos de lá, usando o navio como um ponto logístico.

Da costa, são 300 km até a cidade mais atingida pelas chuvas (Putinga)
Tem que ver se o Xandão deixa.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Aviação do Exército

#5153 Mensagem por Viking » Sáb Mai 04, 2024 11:08 pm

pewdiepie escreveu: Sáb Mai 04, 2024 8:51 pm
gogogas escreveu: Sáb Mai 04, 2024 8:27 pm O EB deveria buscar alguns Chinook ! Com este desastre no RS se faz necessário este tipo de helicóptero, além de outras funções importantes como abastecer os PEF
Não mesmo. O EB tem uns 70 helicópteros e estão usando 10 aeronaves do EB e da FAB. A Marinha do Brasil enviou apenas hoje um EC-725. Uma completa vergonha. A MB tinha que deslocar o PHM Atlantico para a costa de Porto Alegre e enviar helicópteros e suprimentos de lá, usando o navio como um ponto logístico.

Da costa, são 300 km até a cidade mais atingida pelas chuvas (Putinga)

Em relação a atuação da MB concordo plenamente. Esta faltando o Atlântico, seus helicópteros, seu hospital e equipes médicas, suas embarcações de desembarque, suas capacidades de comando e controle.....etc, etc, etc. :evil:
[009] [009] [009] [009] [009]

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5154 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 2:35 am

De novo, outra vez, novamente...🙄

CH-47 Chinook: Uma Necessidade Diante de Desafios Como a Catastrofe no Sul do Brasil?

https://www.gbnnews.com.br/2024/05/ch-4 ... e.html?m=1

Já vimos essa história antes. E sabemos como termina.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5155 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 2:37 am

pewdiepie escreveu: Sáb Mai 04, 2024 8:51 pm
gogogas escreveu: Sáb Mai 04, 2024 8:27 pm O EB deveria buscar alguns Chinook ! Com este desastre no RS se faz necessário este tipo de helicóptero, além de outras funções importantes como abastecer os PEF
Não mesmo. O EB tem uns 70 helicópteros e estão usando 10 aeronaves do EB e da FAB. A Marinha do Brasil enviou apenas hoje um EC-725. Uma completa vergonha. A MB tinha que deslocar o PHM Atlantico para a costa de Porto Alegre e enviar helicópteros e suprimentos de lá, usando o navio como um ponto logístico.
Da costa, são 300 km até a cidade mais atingida pelas chuvas (Putinga)
A questão não é porque as ffaa's não estão todas lá reunidas de mãos dadas para ajudar. A questão é: a defesa civil alguma vez existiu, ou existe de fato, e funciona no Brasil? 😒




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Aviação do Exército

#5156 Mensagem por gogogas » Dom Mai 05, 2024 9:53 am

pewdiepie escreveu: Sáb Mai 04, 2024 8:51 pm
gogogas escreveu: Sáb Mai 04, 2024 8:27 pm O EB deveria buscar alguns Chinook ! Com este desastre no RS se faz necessário este tipo de helicóptero, além de outras funções importantes como abastecer os PEF
Não mesmo. O EB tem uns 70 helicópteros e estão usando 10 aeronaves do EB e da FAB. A Marinha do Brasil enviou apenas hoje um EC-725. Uma completa vergonha. A MB tinha que deslocar o PHM Atlantico para a costa de Porto Alegre e enviar helicópteros e suprimentos de lá, usando o navio como um ponto logístico.

Da costa, são 300 km até a cidade mais atingida pelas chuvas (Putinga)
Os Chinook já foi oferecidos pro Brasil , é uma baita máquina e se faz necessário por aqui em Minha opinião!




Gogogas !
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4835
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Aviação do Exército

#5157 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mai 05, 2024 10:54 am

Não sou favorável à aquisição do Chinook, pois mal conseguimos utilizar de forma satisfatória o que temos no inventário.

No fim seria apenas mais um aparato para desfile no 7 de Setembro.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5158 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 2:49 pm

A Avex sequer faz parte dos projetos estratégicos do exército.

Querer Chinook e coisas do gênero é basicamente um chute no saco do contribuinte.

Se fosse para aumentar as parcas capacidades operacionais e focar na missão primária da Avex eu nem dizia nada, mas, comprar helo porque tem enchente e isso e aquilo no Brasil e o exército tem a obrigação de ajudar de qualquer jeito (será que tem mesmo?) não agrega nada à força terrestre, e ainda gera mais um problema de caixa para custeio.

Esse tipo de coisas acontecem no Brasil anualmente, sejam enchentes no sul, secas no nordeste e queimadas na região norte, e nunca, repito, nunca formos capazes de arbitrar soluções definitivas para elas. Seja porque a sociedade é inepta para isso, seja porque os políticos estão cagando e andando desde sempre se pobre morre um, mil ou milhão. Não faz diferença, desde que o miserável cidadão cumpra com suas obrigações eleitorais quando conclamado pelo pai Estado.

Bola para frente. A Avex vai fazer 40 anos em 2026. Quantos Bavex e helos diferentes ela tem hoje mesmo, além do que tinha nos anos 1990? [001]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6746
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Aviação do Exército

#5159 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Mai 06, 2024 11:33 pm

Hoje foi anunciado que o PHM Atlântico está se dirigindo pra costa do RS pra prestar apoio logístico com helicópteros às operações de resgate e distribuição de suprimentos.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5160 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 07, 2024 3:52 am

O MD já aproveitou a situação e demonstrou por A + B à sociedade civil, ao poder político e à adm publica que não tem, não consegue, não quer e não pode dispor de todos os helos militares do país no atendimento do RS?

E que para isso precisaria inevitávelme adquirir mais unidades para as três forças, mas que nunca foram compradas por pura e simples falta de vontade , interesse e recursos dos seguidos governos de plantão desde 1985, sendo que a última compra foi feita há 16 anos atrás em 2008 de apenas 50 unidades e que até hoje não foram totalmente entregues?

Será que o MD também avisou que fazer trabalho de Defesa Civil não lhe é de sua obrigação, e muito menos missão principal?

Aliás, aproveitando o momento, não seria pertinente o ministro da defesa solicitar ao cmte em chefe que haja prontamente, e com o máximo de celeridade, no sentido de ampliar as capacidades da frota de helos das ffaa's, de maneira a permitir no futuro a curto e médio prazo a sua intervenção nas próximas desgraças ambientais e/ou quaisquer outras demandas civis que se lhe impuserem?

Afinal, com apenas 2 OM de helos na região sul, com a maior delas possuindo a gigantesca frota de 6 unidades Black Hawk, nada demais conversar com uns amigos lá fora para ver se algum nos estendia a mão. A troco de caixa de preferência, claro.

Parece que chegou a hora de armar a tenda de um BAvEx no sul, e ampliar as parcas capacidades de FAB e MB na região. Afinal, se não agora que se faz impositiva a necessidade, quando?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder