TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4833
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85651 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Abr 21, 2024 10:18 am

Túlio escreveu: Sex Abr 19, 2024 6:51 pm
Eu sei que a coisa tá sodas no DB quando os melhores posts que eu acho, a ponto de dar "joinha", são do @Matheus e do @mauri, e isso que discordar deles é feijão com arroz pra MING... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Isso pode ser visto por outra forma:

"sua régua de avaliação baixou de nível"


Abraços,

Wesley

PS: respira fundo antes de retrucar. [003]




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85652 Mensagem por Túlio » Dom Abr 21, 2024 12:58 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Abr 21, 2024 10:18 am
Túlio escreveu: Sex Abr 19, 2024 6:51 pm
Eu sei que a coisa tá sodas no DB quando os melhores posts que eu acho, a ponto de dar "joinha", são do @Matheus e do @mauri, e isso que discordar deles é feijão com arroz pra MING... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Isso pode ser visto por outra forma:

"sua régua de avaliação baixou de nível"


Abraços,

Wesley

PS: respira fundo antes de retrucar. [003]
Mas meu cupincha, o que referi é auto-demonstrável, sequer tem comparação com os anos anteriores e posteriores; e nem a desculpa da IDEOLOGICE podes invocar contra mim num Ad Hominem que aliás sei não ser do teu feitio: os mais ambiciosos Programas de Defesa, não só em termos de aquisições de equipamentos mas principalmente de desenvolvimento e absorção de novas tecnologias, todos sabemos quais foram, e ao longo de tantos anos no DB sempre os apontei; e sabes muito bem o que penso de quem usou a caneta, e de todo o "grande apreço" que lhe dedico.

Mas levar no bico um bando de almirantes irresponsáveis, tão apaixonados pelo "prestígio" de gastarem o que tinham e o que não tinham para tentar manter na ativa um NAe inútil e já condenado, mesmo que à custa de jogar a pá de cal no RENAP (o que já iam fazendo, e isto foi amplamente debatido no DB), e com isso inverter o jogo, foi só um que fez; idem botar dinheiro na EMBRAER para desenvolver um Cargo com a missão de "abater" nada menos que o Hercules, coisa de kamikaze, mas hoje já começamos a ver os resultados; ou um substituto para o Urutu, e o hôme não teve culpa de, a despeito das sugestões dos italianos, que sabem muito bem a diferença entre 6x6 e 8x8, teimaram com o 6x6 porque era o único que conheciam (e 8x8 é coisa de "naval", claro 🙃). Contra fatos não há argumentos...
Não é ser PETRALHA, é ser consistente com o que posto há mais de 17 anos, truta véio! [009]

(((e nem citei um certo CAJUZINHO que atrapalhou o que pôde a estrela da EMBRAER para promover a da SAAB :twisted: )))




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36280
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85653 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 25, 2024 5:02 pm

Ultrapassando os limites da Defesa. O adido sueco no Brasil fala à T&D
Por João Paulo Moralez
abr 19, 2024

https://tecnodefesa.com.br/ultrapassand ... fala-a-td/

Nenhuma novidade para ser bem honesto. Apenas o reforço do que já se sabe sobre a duração do Gripen E na Suécia, que irá até 2060.
É de se esperar que a FAB acompanhe este cronograma. E de preferência, acompanhe também os desdobramentos futuros para novos vetores por lá.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85654 Mensagem por Viking » Dom Mai 05, 2024 12:03 am

Em minha opinião, para encerrar minha participação neste tópico, a FAB deveria realizar um esforço considerando as limitações da agenda de Defesa do país para obter os seguintes resultados:

1. Concluir no decorrer deste ano a obtenção das aeronaves complementares ao atual lote, conforme previsto em contrato. Acredito que deveriam ser 14 exemplares, divididos em 10 unidades monoplace para produção em Gavião Peixoto e 4 biplace na Suécia. Entretanto estes novos aviões deveriam ser entregues até 2027.
2. Assinatura da obtenção de um segundo lote, com pelo menos 36 aeronaves. Este segundo lote deveria ter pelo menos oito aeronaves biplace e seria entregue entre 2028 e 2031. Este segundo lote poderia permitir a FAB a desdobrar seus F39 em quatro bases áreas principais de aviação de caça.
3. Iniciar estudos para participar com nações amigas do desenvolvimento e projeto de uma aeronave de 5ª + /6ª geração / UCAV - Unmanned Combat Aerial Vehicle.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36280
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85655 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 2:09 am

Talvez seja essa a vontade dos brigadeiros.
Mas, isto esbarra na onipresente falta de vontade e de responsabilidade dos governantes deste país em apor à defesa nacional a importância que se lhe faz jus.
Falta de dinheiro nunca foi.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2394
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 680 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85656 Mensagem por EduClau » Dom Mai 05, 2024 7:17 am

É impressão ou não estão chegando nem as do lote contratado?

Viriam 2 no final do ano passado mas só chegou uma, a linha da Embraer não se tem notícia, mas pelo que entendi do relatório de gestão da FAB já foi pago uma boa parte do contrato.

:?:




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4833
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85657 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mai 05, 2024 10:56 am

E aquela viagem para Suécia para viabilizar o escambo (Gripen por KC-390) ficou para quando hein?!


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13498
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85658 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 05, 2024 11:28 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Mai 05, 2024 10:56 am E aquela viagem para Suécia para viabilizar o escambo (Gripen por KC-390) ficou para quando hein?!


Abraços,

Wesley
Qual a melhor época para turismo na Suécia?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36280
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85659 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 2:17 pm

As perguntas - e os problemas - só se acumulam, enquanto as respostas vão sendo naturalmente procrastinadas ad infinitum.
E já que não tem ninguém olhando, melhor nem tocar no assunto, não é mesmo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4833
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85660 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Mai 09, 2024 10:06 pm

Primeiro Gripen E fabricado na Embraer

Imagem

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... na-embraer




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36280
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85661 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 3:09 pm

Eu poderia até perguntar: um ano de trabalho e só fizeram isso?
Mas em se tratando do primeiro caça de alto desempenho - o AMX era outra coisa, e subsônico - que a Embraer faz na vida, até que está de bom tamanho.
O primeiro é sempre o mais difícil e complicado.
Se ele der certo, temos o caminho aberto para que a linha de produção do Gripen E por aqui seja sancionada pelos suecos, e torne-se mais uma alternativa de exportação do caça.
Em tese, a produção de um Gripen E leva 18 a 24 meses, a depender do ritmo e das necessidades de cada cliente.
A ver quando veremos este modelo inicial dar as caras com as cores da FAB ano que vem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36280
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85662 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 4:06 pm

Sem querer ser chato, mas já sendo. Vamos lembrar o que a FAB tinha até algum tempo atrás em termos de organização da caça:

GDA - 1 esquadrão (ativo)
1o GAvCa Jambock - 1o e 2o Esquadrão (ativo)
10o GAv - 1o e 3o Esquadrão (ativo)
1o\16o Gav Adelphi - 1 Esquadrão (desativado)
1o\4o Gav Pacau - 1 Esquadrão (desativado)
1o\14o GAV Pampa - 1 Esquadrão (ativo)

Nos últimos anos a FAB desativou 33% das unidades de caça. E as que ainda estão operacionais se mantém a altos custos, e com baixa disponibilidade, em função dos problemas que se acumulam na manutenção de seus vetores atuais.

No presente momento, a FAB intenta reativar o 1o\4o GAv Esquadrão Pacau, sem operar desde 2021. Não se sabe ainda se ele permanece em Anápolis como um segundo esquadrão junto ao GDA ou se volta para a região norte em algum momento.

O 3o Gav irá perder seus A-1M ano que vem sem solução para substituir os mesmos, enquanto os demais esquadrões seguem até 2033 operando os últimos F-5M ainda operacionais.

Não se tem afirmado até o momento o aditivo do contrato atual para +14\15 caças Gripen E\F, enquanto o governo do momento rateia suas próprias mazelas em termos orçamentários. O cronograma de entregas corre o sério risco de ser atingido, e será, pelos indefectíveis cortes no orçamento da defesa. Não se fala em novo lote de Gripen no momento, e dificilmente será feita qualquer gestão neste sentido enquanto a questão orçamentária da Defesa não passar pelo escrutínio do debate público em torno dos 2% do PIB no congresso. Até que isso se torne realidade, nenhum planejamento de médio e longo prazo é possível.

A priori, cada esquadrão de caça da FAB está cotado a 18 a 20 unidades para se manter um mínimo de operacionalidade efetiva, segundo informação do comando da instituição. Com os esquadrões atuais ativos, isto gera uma demanda entre 108 e 120 caças Gripen E\F. Se somados os dois esquadrões desativados, são 144 a 160 unidades.

Números são sempre muito fáceis de lidar quando se tem um pouco de boa vontade. Mas o que se tem acima é apenas uma ilustração da organização atual da FAB caso ela tivesse de fato interesse em prover cobertura aérea integral do país em termos de defesa aérea, sem soluções de continuidade, e sem se manter no pensamento atual de "enviar a cavalaria para onde for necessário, quando houver algum problema". :oops: :? :roll:

Este tipo de doutrina ainda é fruto de uma realidade cunhada ao longo do século XX e de 80 anos de história, em que a FAB existe somente enquanto força aérea apenas e tão somente quando e se necessário, e nada mais. Neste aspecto, a caça não é, nunca foi, e seguirá não sendo uma prioridade em uma instituição que preza antes de mais nada pela sua capacidade de gerar missões subsidiárias e o apoio às ações de governo, leia-se, quebra galho de políticas públicas sociais falidas e de oportunidade dos governos de plantão.

Uma possível reorganização das OM de caça existentes, caso o Pacau venha mesmo a ser reativado, pensando no Gripen E\F como único vetor, é o envio do mesmo para Manaus ou Belém, como parece ser a intenção de longo prazo da FAB. Uma vez que os dois esquadrões do 10o Gav recebam seus caças, pode-se pensar no envio desta unidade para Campo Grande, Manaus ou Belém, uma vez que conta com dois esquadrões, e a FAB não tem maiores problemas em espalhar suas unidades de caça pelo país, independente de quaisquer questões logísticas.

Como exemplo rústico de uma hipotética redistribuição de OM podemos verificar o seguinte nos próximos 10 anos:

GDA - Base Aérea de Anápolis - BAAN (GO)
1o GAvCa Jambock - Base Aérea Santa Cruz - BASC (RJ)
10o GAv - Base Aérea de Manaus - BAMN (AM)
1o\4o Gav Pacau - Base Aérea de Belém - BABL (PA)
1o\14o GAV Pampa - Base Aérea Santa Maria - BASM (RS)

A reativação do 1o\16o Gav Adelphi, como já aventada tantas vezes nos últimos anos, poderia lograr à FAB a sua disposição na Base Aérea de Campo Grande, onde já se possui toda uma infraestrutura que pode ser aproveitada\adaptada para receber esta unidade, oferecendo assim ao país uma cobertura quase integral do seus território.

No que tange ao 10o Gav e seus dois esquadrões, a sua lotação na BAMN tem a qualidade de ajustar a defesa aérea da região norte, na sua parte ocidental, a partir da alocação temporária de seus esquadrões, também, a partir das bases aérea de Boa Vista e Porto Velho, em uma espécie de rodízio operacional, com 4 a 6 caças. O Pacau faria a cobertura aérea da Amazônia oriental e da ZEE ao longo do litoral norte.

Se o Adelphi for redivido em algum momento no futuro a longo prazo, podemos intuir a demanda por mais 18 a 20 unidades do Gripen E\F, totalizando assim uma demanda geral por 162 a 180 caças.

Cabe por fim, falar no 5o Gav em Natal, com seus dois esquadrões, que fazem a formação e treinamento dos futuros pilotos de caça e transporte, ISR e Patrulha. Se houver uma decisão um dia que sobreponha os interesses da defesa aérea do país, tal qual ela merece ser tratada e priorizada dentro da FAB enquanto instituição militar e voltada para suas funções primárias, faz-se mister dizer que a transformação deste grupo de aviação é apenas questão de tempo, demandando a aquisição, pelo menos, de outras 36 unidades do Gripen E\F no longuíssimo prazo. Estamos falando de algo para os anos de 2040, talvez, vislumbrando-se uma decisão que fosse tomada agora. Notar que o Gripen na Suécia tem sua vida operacional datada em 2060.

Como se pode ver, se a caça fosse priorizada como função primordial de força aérea, teríamos de fato motivos de sobra para alardear a instalação de uma linha produtiva de caças no país, com vislumbres a desenvolvimentos futuros para a caça da FAB no que tange a capacitação nacional da indústria aeroespacial. Mas fato é que sem ter para si todos os holofotes e a atenção merecida, e necessária, a caça da FAB irá continuar rateando no escuro em busca de seu espaço, recursos e apoio em uma instituição que deveria, por fim próprio, e mérito jurídico-institucional, privilegiá-la.

Quem sabe um dia.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder