Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36240
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Super Tucano News

#5266 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 26, 2024 12:03 am

Por mim, não fosse a nossa péssima diplomacia que temos, leia-se Itamarati, e a sua (não) relação com a diplomacia militar, vizinhos como Paraguai, Uruguai e Bolívia deveriam operar 80 a 90 por cento de material militar de origem brasileira.

Mas como por aqui de tempos em tempos costumamos assassinar a BIDS, sempre que ela chega perto de ser algo além do que meros armazéns alfandegários, ficamos a ver este mercado ir parar em outras mãos.

Para acrescentar, Equador, Suriname e Guiana também entram na lista. Os demais, deveriam ser clientes fiéis de nossos produtos e serviços. No mínimo. Mas o consumo de material militar made in Brasil na vizinhança anda perto de zero na comparação com outros fornecedores. E isso porque eles estão bem aqui ao lado.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36240
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Super Tucano News

#5267 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 30, 2024 2:01 pm



Pelo menos 3 países da América Central estariam em vias de negociar, e receber, seus Super Tucano no curto e médio prazo.
Me parece que já não era sem tempo o avião da Embraer voltar a ser objeto de atenção dos países latino americanos, tendo em vista o sucesso que faz em terras além mar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1292
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 461 vezes

Re: Super Tucano News

#5268 Mensagem por Cassio » Sáb Mar 30, 2024 4:11 pm

Tomara que vejamos uma nova onda de contatos para o super tucano. Seria importante para manter a linha ativa.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36240
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Super Tucano News

#5269 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 30, 2024 8:04 pm

Cassio escreveu: Sáb Mar 30, 2024 4:11 pm Tomara que vejamos uma nova onda de contatos para o super tucano. Seria importante para manter a linha ativa.
A meu ver, a FAB deveria ser a primeira da fila a encomendar novos A-29, pelo menos para recompor as perdas da frota atual, que entre quedas, acidentes e dispostos para a Esquadrilha da Fumaça, são quase vinte unidades fora dos esquadrões operacionais desde sua introdução. Mas parece que a FAB é a menos interessada, neste momento, em investir um único centavo que seja nos seus A-29, dado que até mesmo o MLU do modelo tem sido negado peremptoriamente, apesar de necessário e justificado.

A AEL junto com a Embraer estariam trabalhando em cima de uma proposta de MLU, mas que ainda não foi apresentada oficialmente à FAB, e deixaria o ST, em termos de cockpit e sistemas, muito parecido com os Gripen E\F. O que não é pouca coisa, diga-se de passagem.

Aqui na vizinhança, com alguma boa vontade, dá para encetar mais algumas unidades em países que não operam o mesmo, mas precisam de aviões da categoria dele. Bolívia, Paraguai, Uruguai, Peru, Argentina, são alguns. Na América Central praticamente todos os países - exceção feita à Costa Rica por motivos óbvios - tem necessidade de um vetor leve de ataque, treinamento, defesa aérea, patrulhamento e missões ISR complementares. A Rep Dominicana é um bom exemplo do que se pode encontrar na região do Caribe em termos de mercado para os ST, enquanto o México até hoje não comprou, mesmo tendo os problemas - e as necessidades - que tem.

Enfim, o Brasil deveria ser a ponta de lança sempre de novos investimentos para os produtos que exporta. Mas, contrário à lógica, somos sempre os primeiros a negar a si próprio em termos de mercado em relação aos produtos de defesa.

Vai entender. :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 109 vezes

Re: Super Tucano News

#5270 Mensagem por Lywis » Sex Abr 19, 2024 12:47 pm

Comandante da FAB afirmou ao CREDN que a Força está "trabalhando em um MLU" para os seus Super Tucanos.

https://caiafa.blogspot.com/2024/04/ten ... anitz.html




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36240
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Super Tucano News

#5271 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 19, 2024 9:22 pm

Já foi oferecido pela AEL e Embraer em parceria ano passado ou retrasado, salvo engano. A FAB não confirmou e nem negou.
A ideia seria introduzir novos sistemas para deixar o ST mais perto do que há no Gripen E\F. Inclusive se propôs adaptar a tela e o HUD do caça sueco para o A-29, além de outras coisas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8373
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: Super Tucano News

#5272 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Mai 03, 2024 10:56 pm





http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60606
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6351 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5273 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 04, 2024 12:46 am

Glauber Prestes escreveu: Sex Mai 03, 2024 10:56 pm 68 unidades

https://tecnodefesa.com.br/brasil-assin ... er-tucano/
Tem coisa que achei meio exagerada, por mim uma aviônica capaz de preparar Pilotos para o Gripen e capacidade anticarro (pod de navegação/detecção/designação/guiagem) para msl AC, bomba laser e se sobrar $ a integração de AAM WVR, além de capacidades defensivas contra MANPADS/V-SHORAD, já dava certinho para as nossas HE.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8807
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 420 vezes

Re: Super Tucano News

#5274 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mai 04, 2024 12:47 am

Ta complicada a coisa, parece que qualquer inicio de programa ou definição de compra viraram aquelas piadas de "uma noticia boa e outra ruim".

Os F-5 e A-1 já correndo ficha para dar baixa, sem previsão outro lote de Gripens ainda vamos diminuir a frota da ST em pelo menos umas 16 aeronaves (isso contando que os 9 ST da fumaça não estejam dentro dos 68).


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8807
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 420 vezes

Re: Super Tucano News

#5275 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mai 04, 2024 9:16 am

Paraguai assina acordo para adquirir seis aeronaves Super Tucano do Brasil
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, e o ministro da Defesa brasileiro, José Múcio Monteiro, teriam assinado, durante reunião no Palácio López, uma carta de intenção envolvendo a aquisição de seis aeronaves Embraer EMB-314 Super Tucano para equipar a Força Aérea Paraguaia (FAP).

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do Brasil ofereceu um financiamento de 100 milhões de dólares para a montagem dos aviões.

Porém, o Ministro da Defesa do Paraguai, General Oscar González, afirmou que há negociações, mas não há compromisso porque estão sendo analisados custos e outros fatores.

https://www.cavok.com.br/paraguai-assin ... -do-brasil


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 536
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 318 vezes

Re: Super Tucano News

#5276 Mensagem por Viking » Sáb Mai 04, 2024 10:52 pm

Em minha opinião a FAB além da modernização prevista para os A29 deveria adquirir exemplares novos baseados na versão A29N. Estas aeronaves seriam utilizadas para mobiliar um novo Grupo de Aviação com três Esquadrões, ampliando assim a defesa das linhas das fronteiras nacionais. Estes A29N representariam um acrescimo de capacidades para a FAB, além de fortalecerem a BID, gerarem emprego e renda.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36240
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Super Tucano News

#5277 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 2:05 am

Eu defendo aqui há anos a implantação de 9 esquadrões de A-29 ao longo das fronteiras, mas a FAB parece não ter a mínima intenção, ou seria má vontade, de ampliar sua frota de ST.
Mais de 400 interceptações ano passado e nem isto é suficiente, enquanto argumento, para justificar a demanda por mais Super Tucano.
Vai entender.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2079
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Super Tucano News

#5278 Mensagem por gogogas » Dom Mai 05, 2024 9:54 am

Não tem grana pra tudo , sem contar que está modernização nem vai abranger todos os A-29




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36240
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Super Tucano News

#5279 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 2:23 pm

gogogas escreveu: Dom Mai 05, 2024 9:54 am Não tem grana pra tudo , sem contar que está modernização nem vai abranger todos os A-29
Um sinal mais que óbvio e direto de que os interesses da FAB no momento não contemplam o A-29 na sua frota.
Aliás, é preciso ressaltar que mesmo com os ST fazendo 20 anos de sua operação nos esquadrões da força aérea, nem mesmo isso foi, ou é usado como argumento para a celeridade de um processo de MLU dos mesmos.
Falta de dinheiro é recorrente. Mas, se formos ver onde estão aplicados cada centavo que a FAB emprega em termos de custeio e investimento, é possível observar que seria totalmente viável que esta modernização tivesse saído antes.
Mas, dos males o menor.
Ao menos os A-29 do 30 Gav vão ficar bem perto do padrão dos Gripen E\F. E isso já é muita coisa para um avião que é, na visão da FAB, essencialmente um caça papa-tango, e nada mais.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36240
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Super Tucano News

#5280 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 2:27 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Mai 04, 2024 9:16 am Paraguai assina acordo para adquirir seis aeronaves Super Tucano do Brasil
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, e o ministro da Defesa brasileiro, José Múcio Monteiro, teriam assinado, durante reunião no Palácio López, uma carta de intenção envolvendo a aquisição de seis aeronaves Embraer EMB-314 Super Tucano para equipar a Força Aérea Paraguaia (FAP).
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do Brasil ofereceu um financiamento de 100 milhões de dólares para a montagem dos aviões.
Porém, o Ministro da Defesa do Paraguai, General Oscar González, afirmou que há negociações, mas não há compromisso porque estão sendo analisados custos e outros fatores.
https://www.cavok.com.br/paraguai-assin ... -do-brasil
Um abraço e t+ :)
Quanto será que está custando um Super Tucano zero bala, de fábrica :?:
A última vez que vi algo sobre ele estava cotado em torno de 15 milhões de dólares por célula.
Por este preço, ele ainda fica bem salgado para a maioria dos países que gostariam de poder contar com suas capacidades.
Nem a FAB aceita pagar tanto por este vetor, mesmo com as necessidades gritantes que possui.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder