ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 371
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 166 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5161 Mensagem por Lucubus » Qua Abr 17, 2024 6:08 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13459
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5162 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 18, 2024 2:29 pm

Ué, então se for assim a Marinha vai comprar BrahMOS, Akash já é o míssil AAe, vamos comprar Merkava e Type 10...

Se o Exército comprar o CAESAR, teremos que ter dois Obuses diferentes, pois o TRF1 não cumpre os requisitos da concorrência AR e se quer é produzido no formato AR mais, já é produzido em reparo para o CAESAR.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5163 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2024 3:35 pm

Visitas mútuas de comandantes de exército são normais, até triviais, e acontecem todo ano, sendo que na França, o cmte do EB foi aonde interessava ir, posto que são locais onde atualmente o exército possui projetos estratégicos e\ou investimentos pontuais. E claro, os franceses aproveitaram a oportunidade e trataram de fazer o seu markerting.

Da mesma forma na Polônia, que por agora se reveste de certo ineditismo, visto que não lembro de nenhum comandante do EB anterior ter pisado em terras polonesas.

A visita é importante não apenas pelo ineditismo, mas, sobretudo porque a Polônia tem uma BIDS muito bem azeitada e com produtos que nos interessam, além da visita à 1a Bda Blda, OM que deve dispor dos mais modernos sistemas bldos SL e SR do exército polonês. O Gen Paiva assistiu a palestra sobre a BIDS polonesa, o que muito nos interessa, também.

Lembrar que a Polônia opera três MBT ao mesmo tempo hoje, com M1A2, Leopard 2A5 e mais recentemente K-2 sul coreano. E ainda no campo das VBC FUZ dispõe do seu Borsuk e também do AS-21 sul coreano. A troca de informações deve ter sido grande.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8799
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 414 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5164 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 19, 2024 3:35 pm

Ainda continuo achando que a unica compra que o Brasil vai fazer, nestas visitas ao Caesar, são vinhos e perfumes custeados por boas diárias.


Um abraços e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5165 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 19, 2024 9:35 pm

O que se diz a boca pequena, se é verdade ou não eu não sei, é que a VBCOAP SR, a AAe média altura, VBC CC e VBC Fuz vão rodar em termos orçamentários este ano, ano que vem e talvez em 2026.
Hoje governo está muito pressionado com as questões salariais do funcionalismo público, e a coisa está ficando feia, estourando greve em vários setores. E como a fala de que não há dinheiro para bancar tudo o que se pede em termos de reposição, e reorganização funcional, a coisa está ficando difícil. Flexibilizaram as contas públicas para poder atender as demandas, principalmente, do congresso, e do funcionalismo.
Defesa neste meio aí, simplesmente não é assunto sério.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37836
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5166 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 23, 2024 12:59 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5167 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 24, 2024 12:23 pm

Se não estou enganado, Alemanha, Turquia e Coréia do Sul, além da China, seriam os únicos países capazes de oferecer soluções completas para a artilharia de campanha e AAe SL e VBC CC e VBC Fiz.

Do jeito que as coisas estão por aqui em matéria econômica, é capaz de chegarmos ao fim desta década sem nenhuma decisão ou ação efetiva para encaminhar a substituição de um amplo leque de veículos das OM bldas no exército.

Me parece não seria nenhuma surpresa se tivermos que recorrer em futuro próximo a propostas tipo pacotão. Talvez seja a melhor e, quiçá, mais econômica solução para nós. Desde que as quantidades sejam pertinentes, claro. Já estamos em uma condição de insolvência geral há tempos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37836
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5168 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 24, 2024 1:24 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5169 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 26, 2024 6:28 pm

Caso os turcos resolvam jogar pesado e chutar o pau da barraca da artilharia verde oliva nos próximos anos.

https://th.bing.com/th/id/OIP.Xwo_Mzbf-9t_tsEP6VpLpgHaEu?w=925&h=590&rs=1&pid=ImgDetMain
Boran 105mm
https://www.defencetalk.com/military/photos/panter-155-mm-52-cal-modern-towed-howitzer.5225/full?d=1514050883
Phanter 155mm AR
https://th.bing.com/th/id/R.dc3d8e6b6662a870623a1930305e8269?rik=IS%2BcsTQAYxUwOw&pid=ImgRaw&r=0&sres=1&sresct=1
Firtina II 155 AP SL

As cartas estão na mesa, e as chances são boas. Resta saber qual\quais critérios serão usados pelo EB para tratar do assunto.
A VBCOAP SR irá com certeza influenciar no resultado, mas, como são as coisas no Brasil, a lógica pode não ser tão lógica assim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5170 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 26, 2024 6:45 pm

Os sul coreanos tem a maior capacidade de "convencimento" em termos de produtos, soluções, e talvez financiamento, para a artilharia do EB, além de poder, também, oferecer soluções completas para CC, VBC Fuz e VBE\VBC bldos SL.

https://th.bing.com/th/id/OIP.KTtug6u_UajXJte32a9TfQHaE8?rs=1&pid=ImgDetMain
K-9A1
https://th.bing.com/th/id/R.952c894741521da38c0b615dc571d0b6?rik=pP6ifKt%2Be5fFKg&pid=ImgRaw&r=0
K-9A2
https://th.bing.com/th/id/OIP.cG2K6sx50FXgV86WhyXuXwHaFu?rs=1&pid=ImgDetMain
K-10 ARV
Imagem
K-11 FSCV

E tudo para o curto prazo, se assim for demandado.
Outra vantagem destes obuseiros é que eles são totalmente compatíveis com as versões VBE do K-1\K-2 nas versões de engenharia e recuperação, além da versão lança pontes. Todas já em operação no exército sul coreano, testadas e provadas em campo.
Não é preciso dizer que uma possível licença de produção de todos estes modelos acima citos seria algo mais que atraente e bem visto pelo alto comando do EB.
Só falta eles resolverem dar ciência destas opções, leia-se, deixar os sul coreanos apresentarem as propostas deles, e depois vemos o que acontece.
É bom que se saiba que no caso do EB, além dos destes bldos, as versões PC, Comunicações e Orientação de tiro usadas nas OM de artilharia blindada podem lançar mão de versões especiais da futura VBC Fuz, o que só aumenta, mais ainda, as demandas, e possibilidades, de aportar soluções equilibradas e dentro dos limites do orçamento para custeio e investimento disponível.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1431
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 38 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5171 Mensagem por Super Flanker » Seg Abr 29, 2024 10:06 am





"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13459
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5172 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 29, 2024 10:34 am

Era o que de fato foi o lógico, especialmente após os requisitos do Obus AR ser exatamente as especificações do ATHOS e teve quem acreditasse em fofoquinha de quartél, como o Knight falava, em relação a ser o CAESAR.

Deu a lógica, agora sabemos que o ATHOS também vencerá a concorrência e a probabilidade do Obus ser fabricado na Ares é altíssima. Utilização o chassis também utilizado pelo Astros Mk6 - bem que as viaturas poderiam sair diretamente da Avibrás, para padronização 100% - e manteve o 6x6, onde será aerotransportado por um KC-390.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5173 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2024 1:39 pm

Duvido que haja sequer uma concorrência para o obuseiro AR 155. Vão fazer dispensa de licitação.
No mais, a proposta é muito abrangente, e dá o tom da capacidade dos israelenses investirem no Brasil como uma base de exportação de seus produtos.
Agora falta a pergunta mais importante: cadê o dinheiro da VBCOAP SR que estava aqui?
De resto, duvido que o EB consiga comprar tão cedo outros lotes deste obuseiro AP SR, pois não vislumbra alterações factíveis no orçamento da defesa para isso. O tal PAC Defesa já começou sem lastro concreto, e seguirá assim enquanto o governo estiver com a corda no pescoço em termos fiscais.
Só para lembra, serão, em tese, 12 unidades apenas por GAC. Dois da cavalaria mecanizada e um GAC AD para experimentação doutrinária, como sempre.
Um GAC no papel deve possui 18 peças a 3 Bia. Se as 8 brigadas mecanizadas (inf e cav) saírem do papel um dia, temos uma demanda básica de, pelo menos, 144 peças. Sem contar escolas e centros de formação.
Se o EB resolver colocar nas AD, podemos imaginar ao menos mais 3 GAC, que são os que hoje utilizam os M-109. Mas a organização da AD no exército é uma verdadeira bagunça, como outras tantas GU, longe do que reza seus próprios manuais.
Bola para frente. Agora é esperar para ver quando vão conseguir comprar o ATHOS.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13459
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5174 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 29, 2024 3:08 pm

E o "favoritão" ficou em terceiro lugar, atrás ainda do Zuzana, que parece mais um M109 sob rodas kkkk.

Eu acho que ainda terá, mas vai ser no mesmo modo que o Msl AC, o ROB basicamente descreve o ATHOS. Aliás, uma medida que poderia ser complemento é o EB fazer aquisição também de obuseiros M-71 usados. Sei que existem em estoque na África do Sul e também teria em outros lugares, ao menos pra ajudar na aposentadoria dos M114.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5175 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2024 4:55 pm

O EB pode até fazer licitação, mas acho que isto só seria factível se ficar de fora de qualquer negociação com os indianos pelo KC-390. A AAe parece que o Akash NG resolve o problema de uma bateria para fazer doutrina, também, e quebrar o galho aqui no norte, caso algo aconteça. O projeto com as demais forças segue sem novidades.

Quanto ao Athos, é questão de lógica ele ser escolhido. E para falar a verdade, os concorrentes são bem poucos, uns 3 ou 4 no máximo talvez. Até por questão de logística, a compra do obuseiro israelenses se justifica. Serão poucos também, se nada mudar no último RO emitido para ele.

No mais, penso que seria um bom upgrade para os M-109 a troca do tubo atual pelos israelenses. Facilitaria mais ainda a logística e melhoria sensivelmente o desempenho destes bldos. O resto é só questão de tempo até se dispor neles tudo e mais um pouco que for aposto no restante da artilharia de campanha AP e AR SL\SR.

Os GAC AR 155 são bem poucos também, com no máximo uns 6 na AD para arrumar, afora o GAC da 2a DE, que é diretamente subordinado aquela GU. Teria também as escolas e centros de formação. Nada além. As características do Athos não o indicam para operação a nível bda, já que o peso dele ronda as 9 a 11 toneladas, salvo engano. A 7a DE e a 6a DE também não possuem artilharia divisionária. Todas as OM existentes, e operacionais, somam pouco mais de 120 obuseiros.

Quanto custa cada Athos é difícil de saber. Mas não deve ser tão caro que não se possa chegar nestes números a médio e longo prazo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder