Força Aérea da Ucrânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea da Ucrânia

#196 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 19, 2024 12:43 pm

É para defender o que sobrar dela. Com certeza.
Se não for assim, é porque já não estaremos mais aqui para defender nada e não precisaremos nos preocupar com isso.
Vai sobrar só as baratas. :mrgreen:




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gabriel219
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Re: Força Aérea da Ucrânia

#197 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 19, 2024 12:50 pm

É a corrida dos desesperados, poderíamos usar isso de métrica pra saber quem mais está com o cu na mão pra vender os produtos, pois o cara meter marketing que vai vender pra Ucrânia é porque tá muito desesperado, como a Rheinmetal com o KF-51.




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Re: Força Aérea da Ucrânia

#198 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 19, 2024 1:18 pm

gabriel219 escreveu: Seg Fev 19, 2024 12:50 pm É a corrida dos desesperados, poderíamos usar isso de métrica pra saber quem mais está com o cu na mão pra vender os produtos, pois o cara meter marketing que vai vender pra Ucrânia é porque tá muito desesperado, como a Rheinmetal com o KF-51.
Para mim quanto mais desesperados estiverem melhor. :twisted:




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Re: Força Aérea da Ucrânia

#199 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 27, 2024 1:53 pm

A liberação do parlamento húngaro para a entrada da Suécia na OTAN era o prego que faltava para o envio dos Gripen C\D para a força aérea da Ucrânia. Com o país sendo agora formalmente membro da OTAN, afasta-se de vez a sombra de uma luta isolada contra eventual ameaça russa, onde os Gripen seriam o único vetor de defesa aérea. Resta saber como e quantos caças serão enviados para a Ucrânia, e de que forma será feita a admissão dos pilotos e técnicos ucranianos nas operações do mesmo.

Segundo oficiais da força aérea sueca, para que o caça surta o efeito necessário em termos de operações, é preciso no mínimo de 5 a 6 meses de treinamento para formar os pilotos, e mais um tempo quase igual a fim de que se tornem proficientes no uso de todos os recursos que o caça dispõe, inclusive os logísticos e técnicos.

Como se pode ver na FAB, apesar dos caçadores do GDA já possuírem algumas milhares de horas de voo em F-5EM e até A-1M, mesmo do vetusto Mirage 2000, são quase dois anos para termos apenas um punhado de 10 a 12 pilotos formados no modelo. E anda falta muito tempo para o caça atingir o FOC, além de que essa formação não dar a expertise suficiente para que eles sejam totalmente proficientes na operação do caça. Isto só o tempo, e muitas horas de voo, irá providenciar. Não é o caso dos ucranianos. E nem o nosso, diga-se de passagem, já que por aqui voar algo entre 60 a 80 horas\ano é muita coisa para a caça da FAB.

A ver mais para frente qual será a missão principal dos Gripen C\D naquele país, uma vez que os ucranianos estão impedidos de usar os F-16 para atacar as bases russas no próprio país do Putin. Ficarão restritos ao espaço aéreo do país atuando em missões de defesa aérea, ataque e apoio as tropas em terra. Talvez com a entrada do Gripen na UAF em quantidades razoáveis, já que os Gripen E estão entrando com força a partir deste ano nas linhas de voo suecas, eles consigam dispor de mais unidades aos ucranianos, com o caça assumindo a posição de líder da defesa área e deixando aos Viper a missão de ataque e apoio aéreo. O que eles, também, fazem muito bem.

A UAF está se tornando uma verdadeira mistura de caças e gerações, e dando uma baita dor de cabeça aos administradores logísticos. Fala-se também em Mirage 2000D franceses, para não falar em F-18 australianos, que até outro dia estavam cotados para doação. Enfim, penso aqui com os meus botões que os brigadeiros ucranianos deveriam se fixar em no máximo um ou dois caças ocidentais e tentar fazer melhorias pontuais nos Mig-29 que ainda tem, dos quais são o caça de maior quantidade em operação. Com um radar decente, sistemas C3 e ISR mais armamento atuais, o Fulcrum ainda é um caça válido no TO ucraniano. E isso poderia ser arranjado com israelenses e europeus. Claro, desde que haja verbas para isso.




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Re: Força Aérea da Ucrânia

#200 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 04, 2024 11:38 pm

O Mirage 2000D francês é o novo sonho de consumo da IAF.
Mas os franceses parece só liberam o Mirage 2000C, dos qual existem muitos estocados hoje por lá.
A ver.




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Re: Força Aérea da Ucrânia

#201 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 13, 2024 6:02 pm

Grécia considera enviar 32 jatos F-16 e Mirage para a Ucrânia

https://www.cavok.com.br/grecia-conside ... -a-ucrania

Existem centenas de F-16 mais antigos voando na Europa ou estocados por lá, uma vez retirados de serviço. Mas os países usuários teimam em manter a passos de lesma a entrega e o preparo destes caças para a força aérea ucraniana, que já não anda lá muito bem das pernas nos últimos tempo.

A mesma coisa se poderia falar dos Mirage 2000 com França e Grécia possuindo dezenas destes caças ainda em condições de oferecer seus serviços aos ucranianos. Mesmo com os MICA, estes vetores ainda seriam muito bom interceptadores de vetores de ataque russos e mesmo drones e mísseis que quase diariamente caem sobre a cabeça, e casas, ucranianas.

Mediocridade e politicagem fora a parte, quando resolverem entregar tais caças em quantidades que façam alguma diferença nesta guerra, provavelmente ela já terá terminado. Que pena, não é mesmo...




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Re: Força Aérea da Ucrânia

#202 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 22, 2024 5:33 pm

130 caças para enfrentar o que eles dizem ser +300 unidades da aviação de combate da força aérea russa operando sobre a Ucrânia.

Sei não. :roll:



Por mim a melhor e maior chance do Gripen C\D e\ou E\F lavar a burra no mercado.
Mas os suecos não vão bancar esse negócio.
Não enquanto não conseguirem bancar nem a própria modernização da sua defesa aérea.
Ademais, não há ninguém que até agora se dispôs a financiar os ucranianos neste aspecto, o que é lastimável, pois o caça sueco é ideal para o TO do país.
Quem sabe no futuro, quando virmos o que sobrará da Ucrânia, ou do mundo. Se houver um para ver.




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Re: Força Aérea da Ucrânia

#203 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 29, 2024 3:51 pm

Bélgica se compromete a entregar 30 caças F-16 à Ucrânia

https://www.cavok.com.br/belgica-se-com ... -a-ucrania

As quantidades tendem a tornar-se cada vez mais pródigas, mas os próprios ucranianos tem demonstrado insatisfação sobre as regras de uso do que lhe é oferecido pelos países ditos aliados em sua guerra contra a invasão russa.
Podem doar, 3, 30 ou 300, tanto faz, se não tiverem liberdade para prover as todas as ações que julgarem necessárias à sua defesa.
Os suecos estão doando AIM-120B, um modelo já superado e não tão melhor quanto os ainda muitos R-27 operados pelos russos. Fora as versões mais modernas do R-77 e do R-33\37 usados agora também pelos caças da Sukhoi.
A vida dos cada vez mais escassos pilotos ucranianos está ficando mais e mais difícil a cada dia.
Um verdadeiro milagre ainda haver quem pilote caças naquele país.
O Super Tucano, como treinador básico, avançado e LIFT ainda seria uma excelente opção para quem não tem de onde tirar mais esforços para formação de pilotos. Mas esta escolha está fora de cogitação pelo governo em Kiev, e diria, de qualquer outro.




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Re: Força Aérea da Ucrânia

#204 Mensagem por akivrx78 » Qua Mai 29, 2024 4:11 pm



Treinamento de pilotos no RU.




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Re: Força Aérea da Ucrânia

#205 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 31, 2024 1:44 pm

Ucrânia vai receber 85 caças F-16, mas prazo preocupa

https://www.edrotacultural.com.br/ucran ... -preocupa/

Quem tem "amigos" assim, realmente não precisa de inimigos. :cry:

Está mais que explicado a compra de quase uma centena de caças soviéticos que não servem para nada além de sucata pelos norte americanos no Cazaquistão. Querem que os caras se defendam, mas não querem oferecer os instrumentos para isso.

Como sempre, a OTAN com o c... na mão quando se trata de Rússia.




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