Fuerza Aerea Paraguaya

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#31 Mensagem por Pablo Maica » Sex Jun 25, 2021 5:43 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Jun 25, 2021 9:08 am Não dá pra creditar as misérias do Paraguai a Guerra da Tríplice Aliança, acho que o desenrolar da Guerra do Chaco politicamente foi muito pior, mas o problemas de lá são os mesmos da América Latina como um todo, corrupção, miséria, falta de cultura, e por aí vai...
Sem falar que em em IDH o paraguay está praticamente colado no Brasil. Então se o presente é resultado da guerra, pelo visto ganhar não nos deu muita vantagem.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#32 Mensagem por gogogas » Sex Nov 26, 2021 7:16 pm

Accidente de un helicóptero Bell UH-1H de la Fuerza Aérea Paraguaya
https://www.zona-militar.com/2021/11/26 ... paraguaya/




Gogogas !
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#33 Mensagem por Túlio » Sex Nov 26, 2021 7:38 pm

Pablo Maica escreveu: Sex Jun 25, 2021 5:43 pm
J.Ricardo escreveu: Sex Jun 25, 2021 9:08 am Não dá pra creditar as misérias do Paraguai a Guerra da Tríplice Aliança, acho que o desenrolar da Guerra do Chaco politicamente foi muito pior, mas o problemas de lá são os mesmos da América Latina como um todo, corrupção, miséria, falta de cultura, e por aí vai...
Sem falar que em em IDH o paraguay está praticamente colado no Brasil. Então se o presente é resultado da guerra, pelo visto ganhar não nos deu muita vantagem.


Um abraço e t+ :)
Sem dúvida, tanto que o PY usa todinha a energia que lhe cabe de Itaipu e Yaciretá em seu vasto complexo industrial, comercial e de serviços, além de precisar de outras fontes para se manter de luz ligada o ano todo.

Bem igualzinho, IDH é tudo, gaiteiro véio dos Maicá... [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#34 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mar 10, 2024 7:52 am





"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#35 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 11, 2024 4:48 pm

Por "apenas" US$ 121 milhões levar tudo que estão levando, e ainda é pouco as necessidades que eles tem, não dá para reclamar.
Li não sei onde que a Embraer produziu mais ST do que vendidos, e isto é algo que se explica pelas vendas pontuais que tem caracterizado os negócios deste avião, de forma que a empresa pode negociar em melhores termos com cada cliente, como agora o Paraguai.
Enfim, espero que o Uruguai seja a próxima bola da vez, assim como a Bolívia, países cuja necessidade de defesa aérea são referenciadas, principalmente, no combate aos voos do narcotráfico e ilegais que circulam frequentemente por suas fronteiras, e por consequência, as nossas.
Dedos cruzados para que tudo dê certo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#36 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mar 12, 2024 9:50 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mar 11, 2024 4:48 pmEnfim, espero que o Uruguai seja a próxima bola da vez, assim como a Bolívia, países cuja necessidade de defesa aérea são referenciadas, principalmente, no combate aos voos do narcotráfico e ilegais que circulam frequentemente por suas fronteiras, e por consequência, as nossas.
Dedos cruzados para que tudo dê certo.
Acho difícil o Uruguay comprar ST, pois eles tem essa mania de achar que para terem forças armadas eles obrigatoriamente precisam operar jatos, tanques e fragatas, e com isso gastam tudo que tem para operar meios completamente ultrapassados que atualmente não teriam nenhuma efetividade em combate.


Um abraço e t+ :)




Editado pela última vez por Pablo Maica em Qua Mar 13, 2024 12:00 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#37 Mensagem por Viking » Ter Mar 12, 2024 10:50 pm

Pablo Maica escreveu: Ter Mar 12, 2024 9:50 pm
FCarvalho escreveu: Seg Mar 11, 2024 4:48 pmEnfim, espero que o Uruguai seja a próxima bola da vez, assim como a Bolívia, países cuja necessidade de defesa aérea são referenciadas, principalmente, no combate aos voos do narcotráfico e ilegais que circulam frequentemente por suas fronteiras, e por consequência, as nossas.
Dedos cruzados para que tudo dê certo.
Acho difícil o Uruguay comprar ST, pois eles tem essa mania de achar que para terem forças armadas eles obrigatoriamente precisam operar jatos, tanques e fragatas, e com isso gastam tudo que tem para operar meios completamente ultrapassados e que atualmente não teriam nenhuma efetividade em combate.


Um abraço e t+ :)

Prezado colega, saudações.

Em relação a Marinha esta ocorrendo uma mudança de rumo. A renovação da Armada Uruguaia esta sendo realizada com a obtenção de lanchas de patrulha e SAR e dois NaPaOc.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#38 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 13, 2024 1:16 pm

Acho que já deu para eles perceberem que ter forças armadas decentes não significa se preparar para repelir uma invasão brasileira ou argentina do Uruguai, mas, dispor de meios que realmente façam diferença na vigilância, controle e proteção dos seus espaços correspondentes. Para isso os Super Tucano estão de ótimo tamanho, assim jatos LIFT, e lanchas, barcos e navios patrulha modernos o são para a marinha, como dito pelo Lord.

A Embraer já deve estar há tempos olhando para a FAU na esperança de vender aviões novos, e isto poderia ser facilitado se o governo de plantão fizesse a sua parte. Duvido que eles se recusariam a comprar os 6 a 8 ST com apoio ($$) brasileiro. O Paraguai que tem uma economia muito menor que eles se deu o trabalho, finalmente, imagina então os uruguaios que dispõe de certa flexibilidade financeira maior para tanto.

A FAU hoje está mais para um modesto taxi aéreo do que força aérea. E consequentemente sua capacidade efetiva de realizar a defesa aérea do país é quase nula, com o pouco que se tem hoje à disposição. Seria muito melhor eles fazerem como os paraguaios e botar uns 100 a 150 milhões de dólares na mesa e negociar com a Embraer um pacote parecido. Em menos de cinco anos eles teriam uma força renovada e com capacidade real de fazer a defesa aérea do país, principalmente em relação ao seu maior problema que ainda é o tráfico de drogas nas fronteira com Brasil e Argentina.

Os ST são tão versáteis, que se bem equipados para tanto, podem mesmo realizar atividades de esclarecimento marítimo, ISR, patrulha e interdição naval, uma vez que a gigantesca frota chinesa de pesca vive à sombra da ZEE uruguaia há tempos - e não só uruguaia - e eles não tem meios aéreos suficientes para apoiar seus navios. Enfim, é questão de botar as bolas no seu devido lugar e fazer o tico e teco na cabeça realizar o seu trabalho. Simples assim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#39 Mensagem por Pablo Maica » Qua Mar 13, 2024 9:14 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mar 13, 2024 1:16 pm Acho que já deu para eles perceberem que ter forças armadas decentes não significa se preparar para repelir uma invasão brasileira ou argentina do Uruguai, mas, dispor de meios que realmente façam diferença na vigilância, controle e proteção dos seus espaços correspondentes. Para isso os Super Tucano estão de ótimo tamanho, assim jatos LIFT, e lanchas, barcos e navios patrulha modernos o são para a marinha, como dito pelo Lord.
Acredito que depois da recente experiência que a marinha uruguaya teve com as duas fragatas que receberam de Portugal, realmente tenham percebido precisam otimizar seus recursos e desistir de ter elefantes brancos, por puro capricho. Por outro lado a FAU está há quase uma década revirando o lixo das forças aéreas do mundo todo, tentando arrumar uma punhado de jatos para substituir os A-37, e recentemente quase pagaram um valor bem salgado por uma dúzia de hawks usados ao extremo.

O problema não são as capacidades do ST, todo mundo sabe que é o melhor avião da sua classe e eu mesmo já defendi a tese de que a FAU avançaria muito utilizando o ST, ganhando diversas capacidades que nunca tiveram antes e ainda gastando menos por hora de voo. Mas não adianta, eles não abrem mão de ter jatos, diferentemente do Paraguai que abriu mão dos xavante, mesmo com possíveis doações da FAB, para manter os tucanos com maior índice de operacionalidade possível. Os caras gastam para operar T-55 e M-41 com um canhão cockerill para o qual simplesmente não se fabrica mais munição em escala industrial, ao passo que há uns 2 anos atrás retiraram de serviço os únicos misseis anti carro que tinham, pq não havia dinheiro para modernização, e até o momento ainda não recuperaram essa capacidade.

Não estou dizendo que o ST nunca terá chances de voar na FAU, talvez a mudança que começou na marinha daqui a um tempo se espalhe pelo exercito e força aérea, o que digo é que não ansiemos por decisões lógicas e sensatas desse pessoal.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#40 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 14, 2024 1:03 pm

O Paraguai tem alguns motivos concretos para adquirir os Super Tucano, como um tal de EPP, acho é essa sigla, assim como os grupos de narcotraficantes, e movimentos políticos que vez em quando armam confusão no país, com respostas foras das regras do jogo institucional. Para eles o A-29 faz todo sentido do mundo, porque, tirando a Bolívia, com quem eles ainda mantém rusgas históricas territoriais, Argentina e Brasil não tem do que falar em termos de disputas militares.

No caso do Uruguai, que hoje em dia qualquer um pode comprar maconha em uma esquina de Montevidéu, combater o narcotráfico ainda é uma discussão meio que surrealista para eles, dados os muitos anos passados sob governo populistas desde a redemocratização do país. E isso acabou sendo herdado como uma cultura na política uruguaia independente das facções ideológicas. Investir na defesa ainda é visto como um assunto complexo, tendo em vista a visão que os políticos por lá também possuem sobre os militares, ainda que as ffaa's uruguaias hoje estejam reduzidas à sombra de uma quase guarda de fronteira.

Para quem até outro dia estava flertando com Gripen C\D, eu penso que os Super Tucano são um ótimo começo de caminho, dado que eles seriam uma pequena grande revolução no modo de operar da FAU, e faria com que qualquer caça, mesmo que de segunda mão, fizesse sentido em termos operacionais. Mas antes eles precisam, por exemplo, de uma rede de radares que preste, que tal como no Paraguai, mesmo sendo países minúsculos, não conseguem cobrir todos os aspectos da vigilância área do país.

Se os governos aqui fizessem a sua parte, talvez tivéssemos mais dois clientes do ST há muito tempo nestes dois países, mas fato é que nem nós e nem eles se relacionam bem com o tema defesa, que ainda causa embrulho no estômago de muitos políticos lá e cá. Mas deixa rolar. O tempo as vezes é o melhor remédio para solucionar certos problemas, como se vê agora no Paraguai, que flerta com o Super Tucano desde que foi lançado, mas levou vinte anos para finalmente comprar os seus. A hora da FAU também vai chegar. Por bem ou por mal, mas chega.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#41 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 14, 2024 1:13 pm

Em tempo, salgo engano, o governo do Paraguai também estaria interessado nos radares da EDS-Embraer, na forma do M-60 Saber, e também, a médio e longo prazo, sobre os M-200 Vigilante e Multimissão, além da versão S-200. Como pouco ou nada se sabe sobre o atual estágio de desenvolvimento destes radares, apenas que o M-200V estaria em vias de ser homologado, mas não comprado, pelo EB, o resto ainda está envolto em nuvens que parece não se dissiparão tão cedo.

Embora estes radares estejam sendo projetados com objetivos militares, nada impede que sejam também empregados no controle e vigilância do espaço aéreo daquele país, se adquiridos em quantidade suficiente para cobrir o país inteiro, o que a meu ver não demanda tantas unidades assim, com estes radares tendo alcance por volta de 200 a 300 km de distância, acho.

Mais um passo importante na fixação das múltiplas capacidades da EDS-Embraer como produtora e exportadora de tecnologia brasileira para o mundo. Mas primeiro temos que fazer o nosso dever de casa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#42 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Mar 29, 2024 8:53 am

Super Tucano da Embraer está prestes a pousar no Paraguai - Relatório Reservado

https://relatorioreservado.com.br/wp-content/uploads/2022/12/embraer-rr-06.png

https://relatorioreservado.com.br/notic ... -paraguai/




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#43 Mensagem por Túlio » Sex Mar 29, 2024 6:15 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sex Mar 29, 2024 8:53 am
Super Tucano da Embraer está prestes a pousar no Paraguai - Relatório Reservado

https://relatorioreservado.com.br/wp-content/uploads/2022/12/embraer-rr-06.png

https://relatorioreservado.com.br/notic ... -paraguai/
A minha dúvida segue em aberto: irá o PY adquirir Super Tucanos novinhos na EMBRAER ou acabará pegando da FAB? Comprar da fábrica não rende jabá pra ninguém, já poder escolher os melhores da frota e a FAB em seguimento comprar algum jato estrangeiro intere$$a muita gente...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1288
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#44 Mensagem por Cassio » Sex Mar 29, 2024 7:25 pm

Mas torcida para o negócio sair... Este e um outro contrato que está sendo negociado...




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Fuerza Aerea Paraguaya

#45 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 29, 2024 8:23 pm

Vi em um canal de aviação (acho que no AVGAS) que a Embraer possui ST (padrão FAB) em seu estoque, pode ser que saiam daí as venda para o Paraguai.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder