Fuerza Aérea Argentina (FAA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1141 Mensagem por Túlio » Qui Mar 21, 2024 1:58 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mar 21, 2024 1:26 pm Se vierem, será um ótimo sparring para os Gripen E\F que teremos por aqui. E quem sabe com alguma boa vontade voltemos a fazer exercícios conjuntos de caça com a FAA. Mesmo que não seja algo tão dinâmico como era quando os Mirage e Dagger ainda estavam em operação, e os F-5 por aqui já estavam modernizados. Sobraram os A-4 requentados, mas nem isso foi suficiente para a FAA enviar mais do que observadores ou aviões de menor performace para a Cruzex.

Honestamente torço para que eles consigam fazer o melhor proveito destes F-16 com a pouca vida que ainda tem pela frente. Quem sabe o Milei não arruma com os israelenses uns favores e dá uma guaribada em alguns sistemas, ou até quem sabe compra alguns I-Derby ER\Phyton V, o EL\M-2032 ou sua versão AESA. As prateleiras deles estão recheadas se produtos, serviços e soluções para o F-16. Tel Aviv com certeza não se faria de rogada em fornecer esse capricho aos hermanos, mesmo com a oposição estadunidense.

A ver.
Tás zoando, né? Até parece que fazer alterações em caças dos EUA (inclusive) é fácil como peidar dormindo; os EAU viram isso bem de perto após pagarem por todo o desenvolvimento da até hoje mais poderosa versão do Viper: compraram uns mísseis cruise do Françuá e disseram pro Sam "ae nego véio, bora integrar".

Tiveram que botar nos Mirage 2000... [003] [003] [003] [003]

PS.: para não mencionar que os caças não foram comprados, só "escolhidos". Já esqueceste do Kfir, Mirage F1, FA-50 etc? Só acredito quando os primeiros Pilotos começarem a treinar nos EUA, e mesmo assim há o recente causo dos Orion...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1142 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 21, 2024 9:25 pm

Meu caro Túlio, eu particularmente creio que qualquer modificação nas células que vierem a ser compradas, se forem, vai depender do que as partes consigam acordar entre si. Os israelenses com certeza irão bater à porta da casa rosada oferecendo seus préstimos, e obviamente a FAA irá analisar o que pode ou não ser feito, e a sua necessidade e\ou viabilidade.

Não creio que os F-16 dinamarqueses na FAA sofram qualquer melhoria além daquelas já feitas durante o serviço aos nórdicos, já que a questão financeira argentina não tem solução em curto prazo.

Esta semana, salvo engano, um canal argentino anunciou a vinda do chanceler, ou MD, dinamarquês, não lembro, à Argentina para fechar o negócio dos caças. Não faço ideia de se isto é fato real ou apenas mais um dos muitos boatos tornados "fatos" pela mídia argentina.

Enfim, em termos de capacidades, penso que os israelenses não precisam necessariamente de autorização para fazer qualquer modificação nos F-16, dada as capacidades que tem. E diplomaticamente, eles no fundo estão cagando para o que Washington pensa ou quer em seus negócios. E os norte americanos via de regra não se importam com o que eles fazem ou vendem em seu quintal desde que não lhes cause problemas. E um eventual upgrade barato e simples nos F-16A\B, como os exemplos que apus acima, não é algo que traga ameaça maior do que a simples presença destes caças na FAA já causa aos britânicos.

Por mim, quanto mais estes caças se tornarem superlativos nas mãos dos argentinos melhor. Precisamos de algo realmente bom para testar frequentemente as nossas próprias capacidades. E os F-16 nas mãos portenhas pode ser a melhor oportunidade para fazermos isso, e pagando pouco.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1143 Mensagem por EduClau » Sex Mar 22, 2024 1:50 pm



Sds




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1144 Mensagem por Túlio » Sex Mar 22, 2024 2:17 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mar 21, 2024 9:25 pm Meu caro Túlio, eu particularmente creio que qualquer modificação nas células que vierem a ser compradas, se forem, vai depender do que as partes consigam acordar entre si. Os israelenses com certeza irão bater à porta da casa rosada oferecendo seus préstimos, e obviamente a FAA irá analisar o que pode ou não ser feito, e a sua necessidade e\ou viabilidade.

Não creio que os F-16 dinamarqueses na FAA sofram qualquer melhoria além daquelas já feitas durante o serviço aos nórdicos, já que a questão financeira argentina não tem solução em curto prazo.

Esta semana, salvo engano, um canal argentino anunciou a vinda do chanceler, ou MD, dinamarquês, não lembro, à Argentina para fechar o negócio dos caças. Não faço ideia de se isto é fato real ou apenas mais um dos muitos boatos tornados "fatos" pela mídia argentina.

Enfim, em termos de capacidades, penso que os israelenses não precisam necessariamente de autorização para fazer qualquer modificação nos F-16, dada as capacidades que tem. E diplomaticamente, eles no fundo estão cagando para o que Washington pensa ou quer em seus negócios. E os norte americanos via de regra não se importam com o que eles fazem ou vendem em seu quintal desde que não lhes cause problemas. E um eventual upgrade barato e simples nos F-16A\B, como os exemplos que apus acima, não é algo que traga ameaça maior do que a simples presença destes caças na FAA já causa aos britânicos.

Por mim, quanto mais estes caças se tornarem superlativos nas mãos dos argentinos melhor. Precisamos de algo realmente bom para testar frequentemente as nossas próprias capacidades. E os F-16 nas mãos portenhas pode ser a melhor oportunidade para fazermos isso, e pagando pouco.
Mas eu também quero que Los Hermanos se deem bem nessa e pelas mesmas razões, o problema é que minha natureza não é ser crédulo nem viajar em wishful thinking; pareces achar que o Israel de hoje é o mesmo bad boy do fim do século passado, mas bastaria te atualizares um pouco para ver que hoje perguntam, além dos ianques, até aos brits antes de fechar um negócio que possa afetá-los.

E Israel está num momento em que precisa ter o máximo de amigos botando pressão em gente braba como o Irã, isso para não mencionar como é complicado pegar la guita de los hermanos, lembres que chegaram a mandar tripulações de Orion este ano aos EUA pra trazer os aviões e voltaram em voo comercial, porque alguém que deveria ter feito o primeiro pagamento "esqueceu" de o fazer. Até Israel já deve andar de saco cheio com os caras, olha o TAM, a modernização acordada há mais de uma década continua parada, à exceção de dois protótipos que (é de pasmar) já precisam ser eles próprios modernizados porque parte dos componentes adicionados por Israel até já saiu de linha. 🤦‍♂️




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1145 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 23, 2024 1:12 pm

Olá Túlio.

A página do youtube "Aguia de Aço" noticiou que o MD dinamarquês chega a Buenos Aires esta semana para fechar o contrato dos F-16, com o aval norte americano. Um contrato para 24 caças e outro para armamento e CLS, totalizando pouco mais de 600 milhões de dólares. Esta informação foi retirada da mídia argentina. A ver até onde isto procede.

Imagino que é do total interesse de Washington que esta compra se realize. A mesma página citou também uma visita do alto escalão da CIA a Buenos Aires, para tratar de uma série de assuntos pertinentes a ambos países. O recado, me parece, deve ter sido dado em relação ao atual contexto geopolítico na região, e as contrapartes que os argentinos terão de oferecer, se quiserem manter o apoio do tio sam para seus propósitos. O Milei pode parecer doido, mas não é besta.

Em relação aos israelenses, o primeiro ministro deu um recado aos USA, e a quem mais possa interessar, que vão operar em "Rhafá" com ou sem apoio deles. Me parece que não há, ao menos no presente momento histórico, uma dependência tão grande assim do país em relação ao que faz em sua defesa. E sabemos bem que aos estadunidenses não interessa um Israel fraco e vacilante no que diz respeito à sua defesa. O Líbano parece ser o próximo capítulo desta novela sem fim. Veremos.

No mais, as condições financeiras da economia argentina parecem dar pequenos soluços de recuperação. Mas ainda há um longo caminho pela frente. Entendo que para surtirem efeito, inclusive no campo da defesa, o Milei vai ter que se esforçar muito para deixar o pais ao menos no caminho da estabilidade, e depois, em um segundo mandato, caso ele queira tentar a sorte, fazer com que pare de andar para trás, e comece a recuperar aos poucos décadas de desmando peronista nas finanças do país. Imagino que ele tenha ao redor de si pessoas que falem a língua dele no campo econômico, embora politicamente ele tenha mais trabalho para fazer o que acha melhor ao seu país.

Espero e desejo que a FAA possa comprar estes F-16A\B. O noticiário argentino diz que o contrato é para ser fechado até fim de março ou começo de abril. Faço votos de que tenham sucesso. Dinheiro, me parece não irá faltar, já que a Casa Branca quer ver este espaço de influência chinesa na FAA definitivamente fechado, como de resto nas demais forças, tendo em vista os esforços levados a termo na oferta de material militar a eles. Idem para os P-3 que creio devem entrar cedo ou tarde no pacote de bondades norte americano para os hermanos. Pode até demorar, mas, pelo andar dos acontecimentos, não faria sentido liberar, e financiar, a compra de caças e não dispor de aviões de patrulha ao país, mesmo que para isso tenham que abrir mais ainda o cofre aos argentinos. Mas este é o tipo de negócio feito a troco de pinga, como os norte americanos estão acostumados a fazer na América Latina. Nada que incomode um orçamento trilionário hoje em defesa.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1146 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Mar 28, 2024 6:42 pm

E foi dada a largada! Mais uma carta de segundas intenções...
Con la firma de la carta de intención, el Ministerio de Defensa apunta a cerrar la compra de los cazas F-16 para la Fuerza Aérea Argentina en los próximos meses

https://www.zona-militar.com/wp-content/smush-webp/2024/03/F-16-Fighting-Falcon-MLU-Noruega-Argentina-Fuerza-Aerea-1.jpg.webp
https://www.zona-militar.com/2024/03/28 ... mos-meses/




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1147 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 29, 2024 8:31 pm

Finalmente a FAA vai voltar a ter uma força de caça para chamar de sua, não será o melhor da região, mas pelo menos voa ao contrário dos SE que até hoje estão parados por falta de manutenção em seus acentos ejetores.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1148 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mar 30, 2024 11:56 am

J.Ricardo escreveu: Sex Mar 29, 2024 8:31 pm Finalmente a FAA vai voltar a ter uma força de caça para chamar de sua, não será o melhor da região, mas pelo menos voa ao contrário dos SE que até hoje estão parados por falta de manutenção em seus acentos ejetores.
Aguardaria até o primeiro avião pousar em solo argentino... só por precaução... :lol: :lol: :lol:

Se isso for adiante, diria que a FAA estaria até bem posicionada no contexto sul-americano:
1- FAB
2- FACH
3- FAA / AMB (tenho minha dúvidas, mas está aí)

PS.: FAP, FAC e FAE são mais dúvidas do que certezas com relação à aviação de caça.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1149 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 30, 2024 3:04 pm

Penso que em matéria de caças a FACh é a melhor força aérea hoje na América Latina, pelo contexto da obra que existe lá.

Eles operam F-16A\B e C\D há mais de 10 anos em boa quantidade e estão todos operacionais, com sistemas e equipamentos no estado da arte, ou perto disso, restando apenas um punhado de F-5 no sul ainda sem um substituto, não porque falte vontade ou recursos, mas porque consideram que o Falcon não operaria bem nas duras condições da base aérea de Punta Arenas no extremo sul do país. E ainda há os recém adquiridos E-3 ex-RAF, para acompanhar. E tem uma boa e moderna frota de helos e aviões táticos de apoio, com o KC-390 seriamente cotado pela FACh.

A FAB ainda vai levar ao menos 10 anos para conseguir ter uma frota minimamente adequada de Gripen E\F que consiga dispor ao país condições efetivas de defesa e superioridade aérea de acordo com suas reais necessidades, comparativamente as demais sul americanas. E não serão apenas 36 Gripen e 5 E-99 que irão prover isso.

Já Peru, Equador e Colombia terão mais trabalho para dar conta de suas necessidades, sendo que o primeiro e o último estão com processos de renovação da frota de caças encaminhados. O Equador não terá novidades tão cedo, visto a situação interna do mesmo. Se soubermos fazer o nosso dever de casa, pode ser que sejamos os principais provedores de solução para as necessidades destes 3 países não apenas no setor de caça.

A FAA apesar de poder operar estes 24 F-16, muito provavelmente o fará com sérias restrições por muito tempo, tendo em vista que a economia argentina não irá prover os recursos necessários à sua plena operacionalidade tão cedo. E ainda temos de saber o que de fato virá com estes caças, visto que se trata de um contrato fora a parte dos caças a ser tratado diretamente com os norte americanos, que se sabe, devem estar com os ingleses no pé do ouvido sobre este assunto.

Enfim, temos muito trabalho pela frente até um dia chegar, se chegarmos, a um nível em que, para o que precisamos, se tenha uma força aérea condigna às nossas necessidades reais, e não ficcionais de brigadeiros e políticos de plantão.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1150 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mar 30, 2024 4:27 pm

Estado da Arte?!

Jovem, esses dias eles estavam comemorando 18 anos dos F-16 Block 50 no Chile.

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... elos-chile

Desculpa, mais viajou na maionese hein.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1151 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 30, 2024 8:23 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Mar 30, 2024 4:27 pm Estado da Arte?!
Jovem, esses dias eles estavam comemorando 18 anos dos F-16 Block 50 no Chile.
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... elos-chile
Desculpa, mais viajou na maionese hein.
Abraços,
Wesley
Meu caro Wesley, notar. :mrgreen:
Eles operam F-16A\B e C\D há mais de 10 anos em boa quantidade e estão todos operacionais, com sistemas e equipamentos no estado da arte, ou perto disso,
Os F-16C\D block 50 chilenos mesmo estando a operar há tempos por lá, invariavelmente eram, e ainda são, superiores em termos de conteúdo a tudo que havia na vizinhança sul americana, até a chegada dos Gripen E da FAB. Mesmo os Falcon A\B recebidos com MLU da Europa tem eletrônica bem mais avançada do que Mirage 2000 e Mig-29S peruanos. Talvez estejam na mesma perspectiva dos Kfir C10 colombianos, quiçá pouco menos, após a modernização pela Elbit.

Resta saber em que medida eles estariam com os seus pares argentinos que ainda virão, e que possuem os mesmos MLU da vida aplicados à frota europeia de F-16, mas em medidas e condições pertinentes a cada um de seus operadores.

A FACh está em busca de conseguir aprovar recursos para elevar os Block 50 ao padrão Viper, ou algo muito próximo disso, dependendo do quanto conseguirem dispor ao projeto, enquanto ainda parecem indecisos no que tange os F-16A\B, pela idade das células. Existe a opção de comprar mais F-16 novos, ou até o Gripen E\F para ocupar o lugar destes caças e dos F-5 no sul, mas esta é uma contabilidade bem mais difícil de resolver pelo volume de recursos necessários a contemplar.

Como disse, no contexto da obra como um todo, eles estão bem melhor que seus vizinhos sul americanos no que tange a aviação de caça, só serão suplantados quando, e se, a FAB chegar a operar quantidades de Gripen E\F suficientes pelo menos para fazer parecer que temos uma defesa aérea realmente crível.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1152 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 30, 2024 8:42 pm

O cockpit padrão de um F-16A tal como ele nasceu.
https://cdn.jetphotos.com/full/3/28339_1356882010.jpg

Este, um F-16C Block 40 original
https://th.bing.com/th/id/R.fae0a05116bdf5c51043735be47666b3?rik=MwYbewhTR5ZVVA&pid=ImgRaw&r=0

O Block 50
https://th.bing.com/th/id/OIP.iVrG1fVagMsYps9FeEbQLwHaE7?rs=1&pid=ImgDetMain

E o Viper
https://th.bing.com/th/id/OIP.N3n9MvXymhFP5fj5pvFDbAHaE7?rs=1&pid=ImgDetMain

Haveria também esta disposição com tela única tipo WAD, e proposta pela Loockheed Martin, mas que até agora não sei se foi adotada por algum país.
https://i1.wp.com/theaviationist.com/wp-content/uploads/2019/02/F-35-cockpit.jpg?ssl=1

Dependendo do gosto, e do bolso, do cliente, os mais diversos sistemas e sensores podem ser acoplados à configuração dos F-16.

O que temos por aqui de mais avançado é o padrão Block 50 chileno, e talvez os caças que serão entregues aos argentinos estejam equipados com o padrão block 40, acho eu, desde que o MLU feito neles tenha elevados o cockpit ao mesmo padrão dos C\D.

Vai ser interessante esse "duelo" de cockpit entre os futuros caças da região. Só para ilustrar, aqui o do Gripen E da FAB.

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1153 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mar 31, 2024 5:25 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mar 30, 2024 8:23 pm
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Mar 30, 2024 4:27 pm Estado da Arte?!
Jovem, esses dias eles estavam comemorando 18 anos dos F-16 Block 50 no Chile.
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... elos-chile
Desculpa, mais viajou na maionese hein.
Abraços,
Wesley
Meu caro Wesley, notar. :mrgreen:
Eles operam F-16A\B e C\D há mais de 10 anos em boa quantidade e estão todos operacionais, com sistemas e equipamentos no estado da arte, ou perto disso,
Os F-16C\D block 50 chilenos mesmo estando a operar há tempos por lá, invariavelmente eram, e ainda são, superiores em termos de conteúdo a tudo que havia na vizinhança sul americana, até a chegada dos Gripen E da FAB. Mesmo os Falcon A\B recebidos com MLU da Europa tem eletrônica bem mais avançada do que Mirage 2000 e Mig-29S peruanos. Talvez estejam na mesma perspectiva dos Kfir C10 colombianos, quiçá pouco menos, após a modernização pela Elbit.

Resta saber em que medida eles estariam com os seus pares argentinos que ainda virão, e que possuem os mesmos MLU da vida aplicados à frota europeia de F-16, mas em medidas e condições pertinentes a cada um de seus operadores.

A FACh está em busca de conseguir aprovar recursos para elevar os Block 50 ao padrão Viper, ou algo muito próximo disso, dependendo do quanto conseguirem dispor ao projeto, enquanto ainda parecem indecisos no que tange os F-16A\B, pela idade das células. Existe a opção de comprar mais F-16 novos, ou até o Gripen E\F para ocupar o lugar destes caças e dos F-5 no sul, mas esta é uma contabilidade bem mais difícil de resolver pelo volume de recursos necessários a contemplar.

Como disse, no contexto da obra como um todo, eles estão bem melhor que seus vizinhos sul americanos no que tange a aviação de caça, só serão suplantados quando, e se, a FAB chegar a operar quantidades de Gripen E\F suficientes pelo menos para fazer parecer que temos uma defesa aérea realmente crível.
Perto disso?! Piorou!

São 18 anos e, se não me engano, sem atualizações. Como isso seria o estado da arte? Capaz dos Kfir colombianos, do ponto de vista de eletrônica, serem até mais modernos. Afinal, já contam com radar AESA.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1154 Mensagem por gusmano » Dom Mar 31, 2024 10:17 pm

Politicamente falando, Milei precisa dar um aceno aos milicos. Os caças podem ser uma boa para isso....

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1155 Mensagem por Túlio » Dom Mar 31, 2024 11:58 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Mar 31, 2024 5:25 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Mar 30, 2024 8:23 pm

Meu caro Wesley, notar. :mrgreen:



Os F-16C\D block 50 chilenos mesmo estando a operar há tempos por lá, invariavelmente eram, e ainda são, superiores em termos de conteúdo a tudo que havia na vizinhança sul americana, até a chegada dos Gripen E da FAB. Mesmo os Falcon A\B recebidos com MLU da Europa tem eletrônica bem mais avançada do que Mirage 2000 e Mig-29S peruanos. Talvez estejam na mesma perspectiva dos Kfir C10 colombianos, quiçá pouco menos, após a modernização pela Elbit.

Resta saber em que medida eles estariam com os seus pares argentinos que ainda virão, e que possuem os mesmos MLU da vida aplicados à frota europeia de F-16, mas em medidas e condições pertinentes a cada um de seus operadores.

A FACh está em busca de conseguir aprovar recursos para elevar os Block 50 ao padrão Viper, ou algo muito próximo disso, dependendo do quanto conseguirem dispor ao projeto, enquanto ainda parecem indecisos no que tange os F-16A\B, pela idade das células. Existe a opção de comprar mais F-16 novos, ou até o Gripen E\F para ocupar o lugar destes caças e dos F-5 no sul, mas esta é uma contabilidade bem mais difícil de resolver pelo volume de recursos necessários a contemplar.

Como disse, no contexto da obra como um todo, eles estão bem melhor que seus vizinhos sul americanos no que tange a aviação de caça, só serão suplantados quando, e se, a FAB chegar a operar quantidades de Gripen E\F suficientes pelo menos para fazer parecer que temos uma defesa aérea realmente crível.
Perto disso?! Piorou!

São 18 anos e, se não me engano, sem atualizações. Como isso seria o estado da arte? Capaz dos Kfir colombianos, do ponto de vista de eletrônica, serem até mais modernos. Afinal, já contam com radar AESA.


Abraços,

Wesley
E isso para os 10 C/D-50 (6 + 4) comprados novos; lembremos que já debatemos longamente na metade da década passada as declarações do então CMT da FACh sobre o alto CPFH e baixa disponibilidade dos MLU (A/B) ex-Holanda (Peace Amstel I e II) em relação aos comprados zeradinhos dos EUA via FMS.

Até hoje volta e meia vemos por aí que a FACh já tá quase modernizando eles mas até agora não vi nada, e tenho dúvidas sobre o custo-benefício de modernizar MLU com já uns bons 40 anos no lombo, IMO seria mais inteligente modernizar os C/D agora e obter uns V quando as coisas melhorarem, ficando uma pequena parte dos MLU como gap-filler e a restante sendo canibalizada para manter os selecionados como Combat Mission Capable (CMC).

Sobre a FAA, minha maior dúvida é como vão fazer para manter 24 F-16 MLU CMC quando seu máximo foi pouco mais de uma dúzia de Skyhawks de uma vez só; e o CPFH do F-16 bota pelo menos QUATRO Skyhawks CMC no ar: hoje é Páscoa, será que El Peluca encontrou um jeito milagroso de manter full-op o que custa uns cem Skyhawks (senão mais) para isso?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder