COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Renato Maurer
Júnior
Júnior
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 11:13 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2086 Mensagem por Renato Maurer » Qui Fev 01, 2024 9:24 am

gabriel219 escreveu: Qui Fev 01, 2024 8:23 am As acopladas em fuzis está sendo negociado com 4 empresas diferentes para aquisição da licença de produção, que deverá ser feita pela Imbel, sendo a favorita, até o momento, trata-se da ST Kinects. Uma cópia do M203 feito pela Imbel funciona bem, mas foi considerado um modelo obsoleto, pois o EB quer um lançador que também possa ser usado no formado "Stand-Alone".

Quanto a lançadores montados, há uma boa chance da CBC, que recém adquiriu licença do Mk47 para uma empresa no qual participa na Rep.Tcheca, em querer produzir aqui no Brasil, pois dizem as más línguas que o EB quer replicar quase que totalmente a fórmula Stryker, substituindo as Mtr 7.62 em alguns Guaranis por lançadores 40 mm na Remax, que inclusive a Remax 4 foi desenvolvida já com essa capacidade e a Remax 3 não tinha isso testado.

Eu, se fosse o EB, começaria a migrar de mercado para a Ásia, esqueceria a Europa, pois faremos negócios melhores lá, sem que haja regras externas de trânsito de mercado.
Se realmente se concretizar essas aquisições, seria um incremento significativo no poder de fogo dessas viaturas.

Att,

Renato Maurer




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2087 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 01, 2024 10:09 am

Tirando os erros de Português por escrever num celular e por burrice minha mesmo, a ideia é essa, mas nunca vi nada oficial sobre, apesar que já tinha visto a previsão documentada do uso de LGs 40 mm no Guarani.

Eu sinceramente gostaria que o EB inovasse com mais uma viatura por Plt Fuz Mec, totalizando 5 viaturas e essa última com canhão 30 mm, que se mostra extremamente efetivo na Ucrânia, tanto com o BTR-82A da SV e MPR, quanto o BTR-3 e 4 na AFU. Esse GC extra poderia ser uma expansão do GC Ap, com mais armas para apoiar a Inf do Plt - carregando Msl AC Lv e também MANPADS - e uma esquadra extra no GC Cmd, para operar drones.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2088 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2024 11:07 am

Esse aqui é o Mk-47.

Imagem

O que o EB quer em relação aos lançadores de granada em fuzis é isso aqui:

Imagem

Há muitas opções para ambos modelos de lança granada no mercado. E pelas quantidades que supostamente o EB está disposto a comprar, e já não era sem tempo, talvez comprar a licença de todos os três modelos seria o ideal, de forma a possuir aqui mesmo, também, a logística deles.
Os custos destes negócios com certeza está ao alcance do bolso do exército.
A REMAX desde o início tinha a ideia de usar também os lança granadas. Mas o EB nunca avançou neste requisito até agora.
Vamos ver se a Remax IV ajuda a força terrestre a dar alguns passos mais largos na direção de um futuro menos indigente em termos de modernidade.
Lamentável que tenhamos que constatar esse tipo de compra apenas e tão somente sobre a pressão de um hipotético conflito envolvendo nosso território, por mais que isto nos parece improvável. Compras de oportunidade nem sempre são um bom negócio.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2089 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2024 11:35 am

gabriel219 escreveu: Qui Fev 01, 2024 10:09 am Tirando os erros de Português por escrever num celular e por burrice minha mesmo, a ideia é essa, mas nunca vi nada oficial sobre, apesar que já tinha visto a previsão documentada do uso de LGs 40 mm no Guarani.
Eu sinceramente gostaria que o EB inovasse com mais uma viatura por Plt Fuz Mec, totalizando 5 viaturas e essa última com canhão 30 mm, que se mostra extremamente efetivo na Ucrânia, tanto com o BTR-82A da SV e MPR, quanto o BTR-3 e 4 na AFU. Esse GC extra poderia ser uma expansão do GC Ap, com mais armas para apoiar a Inf do Plt - carregando Msl AC Lv e também MANPADS - e uma esquadra extra no GC Cmd, para operar drones.
Se a UT-30BR 2 sair do papel, como parece será, essa versão da torre israelense terá capacidades bem interessantes, tanto no aspecto de novos optrônicos, como armamento. Ela já tem capacidade de lançamento de mísseis AC, assim como leva consigo uma metralhadora coaxial 7,62mm ao canhão 30mm.

Eu creio que tal versão seria ideal, para um começo de modernização, para os PelCavMec, que possuem apenas 2 VBTP Guarani, hoje equipadas apenas com as Remax ou torres manuais. Dotar tais veículos com as UT30BR 2 equipadas com mísseis AC, canhão e metralhadora seria uma forte indicação de provimento de capacidades para estas OM mecanizadas, e ainda proporcionaria um relevante incremento na demanda e produção da mesma.

Um Esquadrão teria 6 veículos, enquanto o RCM disporia de 18 unidades. Equipar todos os RCM com estas torres seria no mínimo prudente e cabível, e ganharíamos em economia de escala de produção, já que o EB até agora parece não saber direito o que fazer com elas.

Na infantaria, penso que estas torres podem fazer parte do pelotões, equipando-os na íntegra, senão em parte, já que dificilmente o EB teria recursos para garantir encomendas em quantidades que justificassem uma linha de produção massiva dela. A encomenda destas torres seguiria o mesmo ritmo de aquisições dos Guarani, o que para a nossa realidade já é muita coisa. E para quem não tem, e nunca teve, nada parecido em seus bldos, é melhor que nada.

Um PelInfMec possui, em tese, 4 VBTP a sua disposição. Equipá-los com as UT-30BR 2 seria um passo gigantesco para o exército. E não seria necessário fazer isso com o btl por inteiro, apenas nas 3 companhias de infantaria, mais diretamente os GC. Isto significa apenas 36 torres (de 48 VBTP) por batalhão. Pode parecer pouco, mas para o EB e suas eternas limitações orçamentárias é sempre muito. Mas já seria um começo. Dotar parte ou todos estes veículos com mísseis AC seria algo a se decidir, uma vez que o batalhão conta também com a sua seção AC na CiaCmdoAp.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2090 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 01, 2024 11:41 am

Obrigatoriamente, pra mim, os Guaranis dos Esq Cav Mec precisam ser adotados com torre UT-30BR2, até pela natureza da missão.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2091 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2024 12:49 pm

Se minha memória não me trai, cada GC possui 2 lança-granadas acoplados a fuzil. Um por esquadra. No total, um batalhão de infantaria terá em sua dotação normal cerca de 72 unidades. Uma brigada 216 unidades.

Considerando apenas as forças de reação rápida do exército, bda pqdt e 12a Amv, são 432 unidades a serem adquiridas inicialmente. Para dotar as 6 bda inf sv do CMA e CMN, são cerca de 1.296 unidades, caso todas as brigadas fossem ternárias, o que não acontece. Mas o número serve de base para as necessidades reais da região.

Assim, apenas para este tipo de lançador de granadas, entre forças reação rápida, FORPRON e tropas de fronteira, estimo mais de 4 a 5 mil unidades a serem encomendadas, quiçá produzidas no Brasil, caso haja a licença de produção.

Os lança granada tripé podem ser usados tanto pela infantaria\cavalaria como, e muito provavelmente, pelas Remax IV agora com capacidade de utilizar tal sistema, além de mísseis AC segundo a ARES.

Me parece que o uso deste tipo de arma nos PelCavMec e nas CiaCmdoAp dos btl infantaria é o caminho a seguir. As quantidades devem ser parecidas a de lançadores rotativos conforme o RFI emitido.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2092 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2024 12:54 pm

gabriel219 escreveu: Qui Fev 01, 2024 11:41 am Obrigatoriamente, pra mim, os Guaranis dos Esq Cav Mec precisam ser adotados com torre UT-30BR2, até pela natureza da missão.
Concordo. E para ser mais assertivo, a TORC30 tem\teria um relativamente grande mercado interno para suprir as OM de cavalaria mecanizada do exército, que por si só, tem capacidade de suportar a sua produção e financiar\pagar seus custos de desenvolvimento. São pelo menos 270 torres, número mais que suficiente para afirmar aquela torre de projeto nacional para o EB e exportação.

O fato dela ser intrusiva na veículo não implica necessariamente em menor capacidade, dado que uma tropa de 6 ou 7 infantes se dotados corretamente de equipamentos e suporte de fogo podem se haver tão bem quanto um GC de 9 homens que o Guarani é capaz de levar. Falta o EB por o projeto Cobra para funcionar de forma mais rápida onde e como possível.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2093 Mensagem por Pablo Maica » Dom Fev 18, 2024 4:20 am

Ta faltando uma instruçãozinha de como ajustar o capacete...

Imagem


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2094 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 18, 2024 1:56 pm

Se for notar, todos da fila estão errados e também que caralhos de errado o Exército vê em capas para capacete?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2095 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 27, 2024 9:34 pm

Amém, finalmente irão aprovar capas pros capacetes!




Responder