ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5146 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 23, 2024 1:56 pm



Agora é só imaginar um desses sobre uma Agrale AM-31.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5147 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mar 25, 2024 12:47 am

FCarvalho escreveu: Sex Mar 22, 2024 9:18 pm
RobsonBCruz escreveu: Sex Mar 22, 2024 1:53 pm PORTARIA – EME/C Ex Nº 1.283, DE 13 DE MARÇO DE 2024
Aprova a Diretriz de Iniciação do Projeto de Transformação do 27º Grupo de Artilharia de Campanha em grupo autopropulsado.
http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/bole ... tas_be.php
Ainda coçando a cabeça para tentar entender o porquê do exército querer revitalizar M-109A3 com mais 20 anos de serviço só no EB, quando recebeu 60 M-10A5 e, mesmo assim, não quis aproveitar todos fazendo as atualizações e revitalizações necessárias, ou até mesmo elevá-los ao padrão A5BR+.

O que será que se passa pela cabeça dos generais do exército, quando os A3 mais antigos poderiam ser muito melhor aproveitados, a meu ver, nas escolas e centros de instrução, onde seriam menos exigidos, sendo mais adequados às barbeiragens naturais do processo de formação discente com o "material didático" em mãos.

Enfim, agora a AD3 passa a 2 GAC AP, e 1 GAC AR ainda equipado com os vetustos M-114AR do tempo do ronca.
http://www.sgex.eb.mil.br/sg8/006_outra ... t2023.html

"a. Metas do Projeto

1) Revitalização das 27 (vinte e sete) VBC OAP M109 A3 no Pq R Mnt/5, para, em fase posterior, realizar a modernização que incorporará equipamentos e tecnologias presentes nas recém adquiridas VBC OAP M109 A5+BR, a fim de tornar a frota igualmente apta às necessidades do combate moderno."

Vão deixar os 27 A3 em dia, pra operar. Depois vão modernizar pra padronizar.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5148 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mar 25, 2024 12:48 am

duplicado




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5149 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 25, 2024 12:10 pm

A meu ver Glauber, é mais uma daquelas incoerências em planejamento do EB, visto que, com 60 obuseiros "mais novos" recebidos recentemente, a lógica seria optar-se pela modernização dos M-109A5, e não sobre estes modelos mais castigados pelo tempo e uso.

Salvo engano, não está prevista sequer a modernização de nenhum dos A5 que chegaram, apenas a sua revitalização para fins de emprego prioritariamente nos GAC AD, já que nem todos serão destinados à OM operacionais.

Enfim, resta saber se com esta modernização do A3 se terá veículos remuniciadores em quantidade suficiente para todos os que serão modernizados. Um M-992 via de regra apoia dois M-109. Não sei todas as unidades que foram recebidas irão passar por revitalização e ser empregado nos GAC das bdas bldas e AD.

Serão necessários, pelo menos, 32 veículos para apoio dos bldos modernizados e outros 18 para os três GAC AP SL nas AD que estão sendo equipados com os M-109A5. Estas últimas OM terão 12 obuseiros cada.

edit: foram recebidos apenas 40 unidades dos M-992.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5150 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 26, 2024 11:55 am

China is Making Highly Advanced Self-Propelled Artillery



https://www.technology.org/2024/03/21/c ... artillery/

Este modelo também foi apresentado à comitiva do EB que esteve na China recentemente para ver o SH-15 e outros produtos chineses.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
stan
Júnior
Júnior
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Fev 17, 2006 1:15 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5151 Mensagem por stan » Sáb Mar 30, 2024 10:47 am

Prezados,

Com esse reforço nos acordos de defesa entre Brasil e França, ainda mais numa caixa-preta como a tecnologia nuclear, penso que poderá influenciar na escolha do obuseiro Caesar para o EB.
https://www.defesanet.com.br/defesa/mac ... -o-brasil/
Mas é apena opinião olhando para o contexto da politica internacional atual e as escolhas do Gov. Lula.




"ad sumus""
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5152 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 30, 2024 12:49 pm

Como dizem os primos ricos ao norte do rio grande, "no free luch".

A conta desta parceria irá chegar. E como de praxe dos franceses, não será barata. Principalmente aos militares, que vem se afastando de fornecedores daquele país há tempos, voltando-se novamente para o mercado norte americano, a fim de reaver "laços" históricos entre ambos países, e melhorar as relações bilaterais em defesa.

Não me surpreenderia se até o final do ano algumas escolhas até o momento restritas aos desejos dos comandos militares tenham de ser revistas em pró das demandas do governo.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5153 Mensagem por gogogas » Dom Mar 31, 2024 10:59 am

Deveríamos correr destes fornecedores , temos a Índia , Turquia , Coreia do Sul , entre outros ! Sair dos EUA/Europeus seria bem interessante




Gogogas !
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5154 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 31, 2024 11:07 am

Índia, Turquia, Israel e Arábes deveriam ser nosso foco de parcerias estratégicas, até mais alguns do Sudeste Asiático.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5155 Mensagem por Pablo Maica » Dom Mar 31, 2024 1:54 pm

gabriel219 escreveu: Dom Mar 31, 2024 11:07 am Índia, Turquia, Israel e Arábes deveriam ser nosso foco de parcerias estratégicas, até mais alguns do Sudeste Asiático.
Que nada, vamos continuar dando preferência a países que tentam sancionar e levantar barreiras aos nossos principais produtos de exportação.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5156 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 31, 2024 2:58 pm

Se o MD atual soubesse, e fizesse, mais do que aparecer nas fotos oficiais em inauguração de obras públicas, seria até interessante a aproximação com novos atores fora do eixo USA e Europa, mas, os próprios militares são os primeiros a refrear qualquer iniciativa neste sentido, a bem de não perder os ingressos para a Disneylândia ou Paris.

Depois reclamam que o governo fica metendo o nariz "onde não é chamado" ao fazer negócios com outrem na seara da defesa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5157 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 31, 2024 3:22 pm

Pablo Maica escreveu: Dom Mar 31, 2024 1:54 pm Que nada, vamos continuar dando preferência a países que tentam sancionar e levantar barreiras aos nossos principais produtos de exportação.


Um abraço e t+ :)
Se depender de alguns do fórum, que reaparecem pra contar fofoca como se fosse informação, com certeza.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5158 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 01, 2024 1:10 pm

SIAC

https://th.bing.com/th/id/OIP.C__PDwIFJHfg5oBpmGPCtgHaC9?rs=1&pid=ImgDetMain

The SIAC is a state of the art 155/52 caliber towed howitzer with self-propelled capabilities thanks to its integrated APU (Auxiliary Power Unit).This advanced design meets the most demanding requirements of modern field artillery and coastal defense missions. It features rapid deployability, excellent first round hit probability and a swift "shoot and scoot" capability for higher survivability.

https://www.gdels.com/siac.php

Tinha me esquecido deste obuseiro espanhol. É provável que ele entre também na refrega do exercito quando for lançado o RFI\RFQ para os novos obuseiros AR 155.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5159 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 01, 2024 1:27 pm

Salvo engano, esse era o obuseiro que andou explodindo por ai.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5160 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 01, 2024 1:29 pm

Foi um do exército colombiano. Mas não sei qual\quais razões isto aconteceu.
As investigações foram feitas, mas não acompanhei para saber que resultado chegou.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder