Força Aérea Polonesa

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#16 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 12, 2023 3:34 pm

Curiosidade. Considerando a força aérea polonesa que é o assunto aqui, se eles tiverem que escolher entre C-130H\J, KC-390 e A-400M, todos com alguma participação portuguesa, direta ou indireta, qual vetor trará mais benefícios no longo prazo para o país com uma venda assim :?:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37828
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#17 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 13, 2023 8:12 am

FCarvalho escreveu: Qui Jan 12, 2023 3:34 pm Curiosidade. Considerando a força aérea polonesa que é o assunto aqui, se eles tiverem que escolher entre C-130H\J, KC-390 e A-400M, todos com alguma participação portuguesa, direta ou indireta, qual vetor trará mais benefícios no longo prazo para o país com uma venda assim :?:
Para Portugal? Penso que não há qualquer peça fabricada em Portugal para o C-130, do A400M fabricamos algumas peças e há empresas Portuguesas que são fornecedoras de peças e serviços à Airbus para não falar da recém inaugurada fábrica de componentes da dita empresa, do KC-390 temos as ex-fábricas da Embraer que fabricam peças para o dito avião. Dos dois aviões, o KC-390 é o que fabricamos mais peças e em maior quantidade, por isso esse é o que leva o prémio.

Agora diz-me uma coisa, em Portugal nós temos uma fábrica chamada Auroeuropa na qual fabricasse vários modelos incluindo o VW T-Roc. Recentemente fez-se o número 10.000 para um cliente na Nova Zelândia. É função do governo Português tentar que países parceiros da UE comprem VW T-Roc?

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#18 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 13, 2023 12:26 pm

Olá @cabeça de martelo

Obrigado pela resposta.

Obviamente que não existe nenhum compromisso de parte do governo português em empregar esforços para vender este ou aquele produto ainda que fabricado no país. Mas em termos de negócio, privados ou não, ainda mais no campo da defesa, é natural que o poder público tenha uma participação, ainda que minoritária.

Não estou dizendo que o governo português deve interferir diretamente nos negócios de venda do KC-390, mas, indiretamente, sabemos que o Estado aqui e em qualquer lugar, é o principal mascate de qualquer negócio em defesa. E existem mecanismos diplomáticos, militares e comerciais pelos quais se trabalha à miúde no sentido de promover a indústria e os interesses do país no exterior.

Se o vosso governo está fazendo isso ou não, eu não sei, mas é natural que nas conversas com outros países europeus haja perguntas e interações sobre o que levou a FAP a escolher e operar o KC-390 e como o avião está se saindo e se atende, ou não, seus pressupostos de operação, e mesmo da OTAN. Neste aspecto, o governo português faz, ainda que indiretamente, o marketing do avião da Embraer, e acho difícil dizer que haja ordem ou intenção no sentido contrário, pois isto significaria também indiretamente comprometer empregos no país e jogar contra o próprio patrimônio.

Vender artigos militares não é um jogo aberto. Mas tenho aqui comigo que húngaros e holandeses nunca teriam comprado o KC-390 se não tivessem antes tratado a boca pequena com a FAP e governo português os pró e contras do avião brasileiro em por diversos canais de contato. Pode até se dizer que Portugal não teve nada a ver com tais vendas, mas isso não necessariamente representaria a verdade em sua íntegra. Mas deixa quieto. Dizem que o segredo é a alma do negócio. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37828
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#19 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 13, 2023 12:36 pm

Pessoalmente eu acredito que a FAP fez mais pela venda dos ST ao Afeganistão e pela defesa da imagem do dito aparelho, do que o governo português pela venda dos KC390, mas posso estar errado.

Os nossos PILAV defenderam repetidamente os ST em várias conferências da OTAN, já que a propaganda dos outros concorrentes contra o mesmo era terrível.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#20 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 13, 2023 1:34 pm

É aquela coisa, na falta de presentar melhores argumentos, ou qualidades, passa-se a atacar o adversário com tudo o que não se tem para mostrar.
Mas é bom saber que os ST tem quem os defenda por aí sem ser nós mesmos. Prova de que ele é realmente tudo e mais um pouco de bom que falam dele.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#21 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 05, 2023 1:57 pm

Polônia interessada no KF-21 ‘Boramae’?

https://www.cavok.com.br/polonia-intere ... 21-boramae

Os sul coreanos estão aproveitando ao máximo esse momento na Europa para fazer negócios não apenas com a sua indústria de defesa, mas em muitos outros segmentos.
Nós aqui continuamos a olhar equidistantes, já que não é politicamente correto fazer negócios em cima da "desgracença" alheia não é mesmo? :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#22 Mensagem por P44 » Ter Ago 22, 2023 3:07 pm





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#23 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 22, 2023 5:49 pm

P44 escreveu: Ter Ago 22, 2023 3:07 pm https://www.defense-aerospace.com/us-ap ... to-poland/

96 apache FUK
E a Polônia vai receber mais 8 dos estoques do US Army...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#24 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 09, 2024 3:49 pm

Saab entrega primeira aeronave de alerta antecipado Saab 340 à Força Aérea Polonesa

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/03/Saab_340_AEW_Polish2-750x375.jpeg

https://www.cavok.com.br/saab-entrega-p ... a-polonesa

52 milhões de euros por dois aviões mais apoio por três anos. Uma pechincha.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 700
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 182 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#25 Mensagem por LM » Seg Mar 25, 2024 10:11 am

FCarvalho escreveu: Sáb Mar 09, 2024 3:49 pm Saab entrega primeira aeronave de alerta antecipado Saab 340 à Força Aérea Polonesa

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/03/Saab_340_AEW_Polish2-750x375.jpeg

https://www.cavok.com.br/saab-entrega-p ... a-polonesa

52 milhões de euros por dois aviões mais apoio por três anos. Uma pechincha.

Não são aviões usados dos Emiratos Árabes Unidos, que os substituíram por GlobalEye (Bombardier 6000)?




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Força Aérea Polonesa

#26 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 25, 2024 12:34 pm

Boa pergunta.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder