EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1666 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 23, 2024 3:03 pm

Cassio escreveu: Qui Mar 21, 2024 9:22 pm Estou sorrindo de orelha a orelha. E olha que há muito espaço para futuras valorizações. A empresa ainda vai mostrar aos investidores que tem muito mais potencial e valor. Mas claro que vão ocorrer correções de preço por realização de lucros.
Eu não estou tão otimista com isso (estaria se fosse HOLDER): empresas que trabalham com tecnologia de ponta (exceção às petroleiras) tradicionalmente distribuem muito baixos DIV/JCP, isso se e quando distribuem, volta e meia são outros dois tipos de proventos:

:arrow: DIREITOS DE SUBSCRIÇÃO - No que a empresa emite novas ações o já acionista recebe prioridade para adquirir mais até o limite percentual do que já possui, de modo a manter sua posição (%);

:arrow: BONIFICAÇÃO - O acionista, em vez de receber dinheiro como nos DIV/JCP, recebe novas ações, proporcionalmente ao que já tem.

Parece ser o caso, pois faz tempo que procuro uma só vez que a EMBR3 tenha repassado algum pixuleco aos acionistas BR e nunca achei nada; mas tem lógica, empresas assim reinvestem o lucro no custeio e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, e o mercado é muito mais duro para com empresas como a EMBRAER do que com as como a PETROBRAS.

A parte boa mesmo para quem é acionista e faz HOLD fica sendo justamente os períodos de correção, quando tem oportunidade de melhorar sua posição percentual.
FCarvalho escreveu: Sáb Mar 23, 2024 2:25 pm Imagina se ela conseguisse vender seus aviões no Brasil, que é um dos cinco maiores mercados de aviação civil comercial do mundo.
Sempre fico intrigado com isso: a parte de Aviação Regional, Comercial e Executiva da EMBRAER parece ser privilegiada na FAB, já no mercado civil aparentemente sai mais em conta importar um ATR do que botar na frota um 175 muito superior, desenvolvido e feito aqui, tens ideia da razão? Me parece tiro no pé, será que enfiam imposto individualmente em cada insumo (quase tudo importado) a ponto de elevar o preço do produto final à estratosfera?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1667 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 23, 2024 7:53 pm

Túlio escreveu: Sáb Mar 23, 2024 3:03 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Mar 23, 2024 2:25 pm Imagina se ela conseguisse vender seus aviões no Brasil, que é um dos cinco maiores mercados de aviação civil comercial do mundo.
Sempre fico intrigado com isso: a parte de Aviação Regional, Comercial e Executiva da EMBRAER parece ser privilegiada na FAB, já no mercado civil aparentemente sai mais em conta importar um ATR do que botar na frota um 175 muito superior, desenvolvido e feito aqui, tens ideia da razão? Me parece tiro no pé, será que enfiam imposto individualmente em cada insumo (quase tudo importado) a ponto de elevar o preço do produto final à estratosfera?
O Cássio pode te responder com muito mais propriedade que eu, mas, a meu ver, pelo que sei acompanhando o setor há bastante tempo, de forma geral são três fatores:

1. o indefectível custo Brasil;

2. a péssima mania de grandeza de quem trabalha no setor aéreo no Brasil, que nunca estar satisfeito em operar bem e focados nos seus negócios, como a aviação regional e\ou geral, já que o grande filão($$) da aviação no Brasil sempre foi o setor nacional de transporte, faz com que a procura por aeronaves lá fora, muito mais baratas e acessíveis, além de exigir pouca burocracia para se obter, atrai empresas\empresários para atuar no mercado nacional deixando de lado outros setores;

3. a falta de apoio governamental e institucional para que os produtos da Embraer sejam mais acessíveis - custeio, preço e financiamento - a todos os segmentos da aviação nacional, de forma a permitir que interesse inato pelos aviões se tornem compras efetivas.

A Azul pode ser considerada um caso a parte, já que começou operando os E-Jet e continua com eles nos planos através dos E-2. Mas isso é uma especificidade da empresa, já que ela trabalha com o conceito de integração de rotas nacionais com a da aviação regional, ligando o interior aos seus principais hubs e distribuindo os pax através deles, de forma que a malha é muito mais porosa e extensa que a das concorrentes, que sempre se concentraram nos maiores aeroportos, enquanto o foco da Azul é poder ligar um pax que sai de Caxias do Sul\RS a Santa Isabel do RIo Negro\AM sem precisar fazer 10 escalas e pagar duas ou três empresas diferentes para isso. E ela consegue fazer essa proeza operando diversos tipos de aeronaves adequadas cada uma ao atendimento de seu respectivo nicho.

Como disse, é um caso sui generis no Brasil de uma empresa a nível nacional que olha o seu negócio não apenas focado nos grandes centros urbanos, e no lucro que proporcionam, como fazem LATAM e GOL, mas a partir da integração interior-capital-interior. E tem dado muito certo. Uma lástima que não tenhamos no país a infraestrutura aeroportuária, financeira e fiscal\tributária necessária para permitir mais empreendimentos como este. É um negócio muito caro, mas, e também, muito lucrativo pois ela atua praticamente sozinha na imensa maioria do Brasil. Lugares que a concorrência nem sonha operar, e não existe aviação regional que possa fazer o trabalho.

Espero ter conseguido explicar um pouco.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1668 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 23, 2024 8:14 pm

Um adendo.

A FAB quando compra aviões da Embraer, via de regra o faz, ou dentro de uma programa macro envolvendo uma série de aquisições bilionárias, como foi o SIVAM, por exemplo, ou compra usado para atividades rotineiras de transporte para alimentar suas linhas de voo no CAN, nos ETA e GTE.

Quase sempre são aquisições de oportunidade e tendo em mente o baixo valor de investimento necessário e\ou acessibilidade orçamentária de oportunidade. A compra dos 7 ERJ-145 da Rio-Sul foi assim.

A única exceção que vi depois do SIVAM foi a compra dos 2 E-190 VVIP do GTE, e acabou parou por aí. E claro, a compra dos Bandeirante no tempo de vovó dormindo de janela aberta.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1669 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mar 30, 2024 3:53 pm

EMBR3 valorizou 36,8% nos últimos 30 dias.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1670 Mensagem por Cassio » Sáb Mar 30, 2024 5:52 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Mar 30, 2024 3:53 pm EMBR3 valorizou 36,8% nos últimos 30 dias.


Um abraço e t+ :)
Sim, pois analistas enxergam um futuro bem promissor para a empresa, e isso se reflete na valorização das ações...

Vejamos:

Aviação comercial: aumento do interesse nos E2 que estão penetrando o mercado asiático. Várias campanhas de vendas em andamento, indicando o crescente interesse. O E175E1 está vivendo uma terceira onda de encomendas, visando a substituição dos jatos de 50 lugares. Este ano, ainda em março, já garantimos um book-to-bill > 1.0.

Aviação Executiva: temos uma linha de produtos moderna e com ótima aceitação no mercado. O Phenom 300 é o jato executivo mais vendido no mundo por 12 anos consecutivos. Os Praetor estão indo muito bem, com demanda crescente.

Aviação de Defesa: várias campanhas em andamento e o C-390 atraindo muito interesse...

Suporte e Serviços: faturamento em alta e já se tornando uma das principais fontes de receita.

E para o futuro temos o EVtol, os EJets cargo, outros contratos de defesa (em andamento e novos em negociação), Gripen,...

É para o investidor se animar...




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1671 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 05, 2024 6:24 pm

E começa uma nova vida para os 190/195 que forem sendo substituídos pelos E2:


Voa o primeiro Embraer E-Jet convertido para transporte de carga

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/04/IMG_0319-750x375.jpeg
Os E-Jets convertidos para cargueiros terão mais de 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies. Se combinada a capacidade sob o piso e convés principal, a carga útil estrutural máxima é de 13.500 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F.

Fonte: https://www.cavok.com.br/voa-o-primeiro ... e-de-carga


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1672 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 08, 2024 4:09 pm

A ECT, que sempre sonhou com uma empresa aérea própria, tem a oportunidade mais uma vez de tentar a sorte, agora com os E-JET cargo da Embraer.

Novos ou usados, os modelos da Embraer cabem no bolso e, principalmente, no tipo de cargas que o Correios trabalha há tempos, que gera muito mais volume do que peso.

Nas minhas contas de padaria, 41 aeronaves seriam o suficiente para ligar todas as capitais e manter frequências, ao menos, de 4 voos diários. E com direito a reserva técnica e tudo o mais. Se formos olhar pelo lado "regional" dos aviões, podemos ampliar este número para mais que o dobro, tendo em vista todos os aeroportos homologados para operar com estes aviões, e eles são muitos no Brasil, apensar de pouco mais de 200 cidades serem abastadas com estes voos. O que para a ECT ainda é pouco em termos de negócios, visto a amplitude do alcance de seus serviços.

Mas, sonhar ainda não paga imposto. Quem sabe o Brasil ainda nos surpreende com alguma coisa boa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1673 Mensagem por arcanjo » Ter Abr 09, 2024 8:53 pm

Embraer e Correios assinam MoU para estudos de otimização no transporte aéreo de cargas
Acordo busca remodelar malha logística para ampliar eficiência e oferta de soluções em cargas no Brasil e exterior


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIrNdGC-qS8i54l8IE1FqqWNQH9DbpUZRAH2MClSMKsHT6_GUnzWef4CycU8JtLgmqLM7eehUGkIthkc1172FaesiWjB0zYFTfCYdc5HvahaV5nVxopAE_fkDCa9IWdQreHvaKQJ2mTlpwCRuKivjuu9m8eZ3l9SJNHZuMCXCfqFNNVKqBCi-aNSIaKI4z/s2451/MOU%20Correios.jpg

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -para.html

[009]

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1674 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 10, 2024 12:59 am

Rapaz, até parece que a Embraer andou lendo o DB. 😇😁😎




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1675 Mensagem por Cassio » Qua Abr 10, 2024 9:26 am

Por enquanto só um MoU... Ou seja as empresas apenas se comprometem a um dia estudar a viabilidade.




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 849
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1676 Mensagem por mauri » Qua Abr 10, 2024 1:20 pm

Cassio escreveu: Qua Abr 10, 2024 9:26 am Por enquanto só um MoU... Ou seja as empresas apenas se comprometem a um dia estudar a viabilidade.
Só um segundo MOU, o primeiro foi no lançamento do projeto da Aeronave!!Se for igual ao primeiro numca vai sair do papel.

E por outro lado, a situação financeira dos Correios não é boa!!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1677 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 10, 2024 2:59 pm

Não me empolgo mais com estas coisas para dizer a verdade. A ECT é mais que suspeita para fazer qualquer coisa em termos de investimentos públicos.
Mas eu faço votos de que estas conversas se tornem algo concreto de fato.
O EJet cargo são muito adequados ao tipo de carga que eles costumam trabalhar. E possuem qualidades que podem ajudar a resolver muitos dos gargalos que a empresa enfrenta com as cargueiras e empresas aéreas no país. Principalmente porque elas não operam no interior, onde raramente se encontra alguma regional, ou taxi aéreos, cujos custos são extremamente altos, tendo em vista as limitações com que atuam de aeronaves.
Vamos torcer para que isto saia do papel. Tomara. Uma empresa aérea da ECT faz mais sentido do que vender picolé no verão em Estocolmo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1678 Mensagem por gusmano » Qua Abr 10, 2024 6:13 pm

Não faz sentido nenhum um KC-390 para os correios.

Já para os E-190 Cargo, talvez...inclusive para a Azul.


Hoje, só Gol tem cargueiro (na verdade não é bem da Gol, e sim da MELI). A Latam as vezes usa algum da LATAM Chile.

[]´s




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#1679 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 11, 2024 3:28 pm

gusmano escreveu: Qua Abr 10, 2024 6:13 pm Não faz sentido nenhum um KC-390 para os correios.
Já para os E-190 Cargo, talvez...inclusive para a Azul.
Hoje, só Gol tem cargueiro (na verdade não é bem da Gol, e sim da MELI). A Latam as vezes usa algum da LATAM Chile.
[]´s
Um C-390F só faz sentido para um público muito específico, com demandas mais específicas ainda, de carga e transporte.
Com um avião na versão básica militar rondando os US$ 85 milhões, ele não chega a ser atraente para as empresas de carga aérea do Brasil, e muito menos para outras grandes do setor, que operam, via de regra, modelos usados da aviação comercial transformados.
Fica a pergunta: quanto a Embraer conseguiria vender a versão civil do seu avião que o tornasse competitivo no setor de carga aérea em relação aos demais?
Aviões como os 737 e A320\A321 podem ser conseguidos a rodo por preços mais que convincentes, e sua transformação em cargo não é cara, tendo em vista as possibilidades que oferece em termos econômicos.
A versão strech poderia ser até uma solução bem vinda, mas ainda assim carece de interessados e mercado objetivo para sair do papel. Para a FAB uma versão maior do KC-390 seria algo muito interessante em termos de aumento da suas capacidades de transporte. Mas sem alguém para pagar pelo desenvolvimento, vai ficar só na vontade.
No caso dos EJets eles podem ser muito bem aproveitados dado que a ECT não consegue chegar a todos os lugares que poderia tendo em vista a dependência que possui de espaço contratado nos porões de carga das empresas nacionais, cada vez mais limitado, disputado e caro. Uma empresa aérea de carga da ECT com base nos aviões da Embraer balançaria o mercado de carga interno, e externo, de forma a tornar a concorrência muito mais acirrada, o que a nível de capitalismo, é sempre muito bem vindo. É o que tornar o mercado racional e inteligente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder