FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5821 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 16, 2024 1:44 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sex Fev 16, 2024 7:31 am
FCarvalho escreveu: Sex Fev 16, 2024 3:34 am Eu não entendo ainda se o aditamento do contrato dos 36 Gripen E se dá sobre a quantidade de caças, que é o objeto do mesmo, ou sobre o valor dele.
Eu entendo que o aditamento seja sobre o valor do contrato. Então, a conta que o pessoal anda fazendo por aí (25% de 36) é equivocada.
Abraços,
Wesley
Quero crer que a sua interpretação seja a correta. Contratos são julgados em termos de valores empenhados neles, e não em quantidades do objeto fim. Ao menos na seara pública é assim até onde sei.
E parece esta também é a interpretação dada pela SAAB nas últimas falas de seus representantes no país e do próprio CEO quando esteve por aqui e em entrevistas na Suécia.
Eles falam em até 15 caças adicionais. Isto diz respeito ao valor do contrato, e não à quantidade empenhada.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5822 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 16, 2024 1:52 pm

saullo escreveu: Sex Fev 16, 2024 1:22 pm Eu continuo achando não vem nada mais que os Gripen, e ainda vai atrasar essas entregas porque o pagamento também deve atrasar.
O dinheiro está acabando, se já não acabou.
Esses palavrórios não me impressionam mais.
Nada sai do papel.
Abraços
O orçamento este ano do MD é menor de ano passado, mas, diz-se que os investimentos em alguns poucos programas estratégicos foram mantidos, o que significa, teoricamente, que os valores a serem empenhados no Gripen E\F este ano estão em dia com o cronograma acordado.
Talvez o problema maior hoje seja a conclusão do desenvolvimento do biposto, uma vez que a construção do primeiro modelo se aproxima do final, e o caça deve voar até o final do ano, e seguir para seus voos de desenvolvimento.
Esta parte do processo é de fato algo cara para os recursos que são disponibilizados à FAB, além do que ela já vem se obrigando a investir na BAAN em termos de infraestrutura para receber os caças suecos e preparar as equipes de voo e terra.
Tudo está se tornando mais caro em termos de orçamento quando comparado ao que se tem nos F-5\A-1, tendo em vista que o orçamento não está sendo equiparado à evolução dos vetores e novos sistemas que estão chegando na FAB.
Este sempre foi, e ainda é o nosso maior calcanhar de Aquiles. Podem comprar o que for, mas se o orçamento não muda, então nada munda na nossa realidade imediata.
Com ou sem caça de segunda mão.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5823 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 16, 2024 2:07 pm

Se estiver certo, o contrato do Gripen E\F em 2014 foi de US$ 4,5 bilhões de dólares, o que deixa a margem de 25% do mesmo em torno de US$ 1,125 bilhão de dólares, se as devidas correções cambiais e financeiras.

Então, a questão é saber se com as correções de praxe do câmbio, quanto este valor irá variar de forma a termos um referencial concreto para saber quantos KC-390 e Gripen E\F cabem nele.

Como eu não faço a mínima ideia de como é feito este cálculo, que irá influir no preço dos caças e do contrato, e a relação entre os valores anteriores e atuais, o máximo que posso saber a despeito é que o dólar em dezembro de 2014 quando o contrato foi assinado era de US$ 2,65. A cotação hoje está em US$ 4,97 o que dá a entender que não necessariamente este negócio será bom em termos financeiros para o governo.

E pagar em moeda estrangeira é sempre pior do que ter de arcar com as dívidas internas que o erário público tem de lidar.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: FAB NEWS

#5824 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mar 23, 2024 2:44 pm

Ou o pessoal da RFA se perdeu nas contas ou eu to perdido.

Até onde eu saiba a dotação original do Hórus era de 4 RQ-450 e um RQ-900. Em dezembro de 2021 foi assinado um contrato para mais 2 RQ-900, e agora eles me dizem que em breve vai chegar um quarto. Foi fechado contrato para mais uma unidade pós 2021? E outra informação que me pegou de surpresa foi a desativação dos 4 RQ-450.


KC-390 da FAB vai a Israel buscar novo RQ-900 para o Esquadrão Hórus

https://forcaaerea.com.br/kc-390-da-fab ... rao-horus/


Um abraço e t+:)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5825 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 23, 2024 7:36 pm

Talvez os 4 RQ-450 sejam a moeda de troca por esta quarta unidade do RQ-900. A FAB não tem de onde tirar para o rancho, imagina gastar em UAV que ela mal usa rotineiramente e custa o olho da cara.

Elevação de capacidades ou pura e simples corte de despesas esse negócio todo :?:

O único Heron I que eles acabaram tirando da DPF continua lá em Santa Cruz fazendo sombra aos P-3AM e "desenvolvendo doutrina de operação UAV marítima". :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: FAB NEWS

#5826 Mensagem por Pablo Maica » Seg Abr 01, 2024 10:25 pm

O crepúsculo do A-1 na FAB se aproxima, e pelo visto o pantera vai se tornar absoluto na BASM. Eu achei que com a aposentadoria dos italianos a FAB pudesse fazer umas compras e se provisionar para recolocar em serviço os 12 A-1M, e mantê-los pelo menos até 2030, mas achei errado pelo visto.

Nem sequer vamos ter uns super tucanos para policiar o espaço aéreo da região sul contra voos ilícitos de aeronaves de baixo desempenho, vai ficar tudo no lombo do pantera e das suas numerosas 6 aeronaves. E a FAB vai sustentar as estruturas de 3 bases cujos componentes operacionais poderiam estar alocados em apenas uma, e com folga.

Mesmo com possível aposentadoria de caças, Base Aérea não vai fechar

https://diariosm.com.br/noticias/geral/ ... har.584671


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: FAB NEWS

#5827 Mensagem por saullo » Ter Abr 02, 2024 7:52 am

É um encolhimento absurdo das defesas do país.
Pensam pequeno, realizam menos ainda, sempre colocam as culpas em terceiros, é o fim.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5828 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 02, 2024 1:04 pm

A preocupação maior sempre foi com a manutenção de cargos e salários para gente graúda ter a quem comandar, ou melhor dizendo, ter o que fazer, durante o horário de expediente. Nem mais, nem menos.

A região sul é pequena e a BASM dá conta e sobra para manter as OM como um todo. Mas, pergunta se a FAB com os cada vez mais escassos recursos que tem aceita passar a BAFL para a marinha operar a aviação naval... :roll:

Os A-1 serão todos defenestrados ano que vem segundo a FAB, enquanto os F-5 terão que arcar com o trabalho até 2033, os que sobrarem em condições de voo, claro. Em 2029 serão apenas 14 F-5 que terão de ser divididos entre Santa Cruz e Canoas. E a FAB sem nem ter um segundo lote encomendado já quer reviver o Pacau, talvez com meia dúzia de Gripen deslocados de Anápolis, provavelmente aqui em Manaus. Isso de dizer que o esquadrão vai ficar em Anápolis é história para boi dormir.

Os caras estão com as barbas de molho por causa da refrega da Venezuela com a Guiana - dentre outros assuntos - e a região norte está quente nos últimos tempos. Então, mandar o esquadrão de volta para cá é apenas questão de tempo, ou de conseguirem receber unidades suficientes do Gripen e ter dinheiro para reformar a BAMN para recebê-los e ter seu apronto fixo aqui na região.

Sejamos honestos, em matéria de economia do erário público as ffaa's são menos exemplo do que muitas escolas públicas de periferia e da maioria das IFES do país, que comem o pão que o diabo amassou e mesmo assim ainda conseguem produzir trabalho de excelência sério em suas áreas de atuação. Mas, para quem não tem nenhuma guerra à vista, ter uma base a mais nunca foi ou é problema. Não ter uma para comandar e garantir o jeton é que não pode.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5829 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 02, 2024 1:11 pm

Pablo Maica escreveu: Seg Abr 01, 2024 10:25 pm O crepúsculo do A-1 na FAB se aproxima, e pelo visto o pantera vai se tornar absoluto na BASM. Eu achei que com a aposentadoria dos italianos a FAB pudesse fazer umas compras e se provisionar para recolocar em serviço os 12 A-1M, e mantê-los pelo menos até 2030, mas achei errado pelo visto.
Nem sequer vamos ter uns super tucanos para policiar o espaço aéreo da região sul contra voos ilícitos de aeronaves de baixo desempenho, vai ficar tudo no lombo do pantera e das suas numerosas 6 aeronaves. E a FAB vai sustentar as estruturas de 3 bases cujos componentes operacionais poderiam estar alocados em apenas uma, e com folga.
Mesmo com possível aposentadoria de caças, Base Aérea não vai fechar
https://diariosm.com.br/noticias/geral/ ... har.584671
Um abraço e t+ :)
Olá @Pablo Maica

Uma curiosidade para tu que moras aí no sul.

Faz sentido para vocês hoje um ou dois esquadrões de A-29 para fazer o mesmo trabalho que realizam no centro oeste e norte do país?

Se sim, porque a FAB até hoje não demandou algo neste sentido, tendo em vista que Paraguai, Uruguai e Argentina tem o mesmíssimo problema com as "linhas aéreas" do tráfico de drogas na região?

Mas se não, como esperar que caças de primeira linha tratem do assunto, ou até mesmo os helos do Pantera, ou qualquer outro vetor que se possa dispor? Ou não existe esta perspectiva na FAB e a questão é tratada como assunto de polícia pelos oficiais generais que comandam as bases do sul?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: FAB NEWS

#5830 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 02, 2024 4:04 pm

Antigamente o pampa operava tucanos armados, callsing "romano". Esses tucanos tratavam do tráfego não identificado de aeronaves de baixo desempenho, e desde que foram desativados essa tarefa ficou com o Pantera. Quando a coisa começa a se intensificar aqui no sul, são enviados 3 ou 4 super tucanos para ficarem algumas semanas aqui na BASM ou na BACO, mas não são uma presença perene, aliás há muitos meses não vejo ST por aqui.

Existe um tráfego ilícito intenso na província de missiones na argentina pois essa fica espremida numa faixa de terra de mais ou menos 120 kms, entre o Brasil e o Paraguai e faz fronteira com o noroeste do RS, oeste catarinense e sudoeste do Paraná, sendo que não possui nenhuma unidade aérea argentina. Eu no momento um esquadrão completo de A-29 seja necessário, um destacamento de 6 ou 8 aeronaves já faria o serviço facilmente, e ainda poderia ficar se deslocando entre SM, Santiago (que já possui um destacamento de militares da FAB) e Chapecó (que tem uma excelente infra estrutura). Lembrando que nem só o tráfico é problema por aqui, tem muita solicitação de socorro por aeronaves desorientadas também.

Mas não dá para saber o que se passa na cabeça dos brigadeiros, afinal tiraram o Phoenix de floripa e mantiveram a base (afinal é o resort da FAB, no verão o hotel de transito fica cheio) mandando a unidade para uma base que fica a 100km da costa oceânica. Pra mim floripa é um excelente ponto não só para uma unidade de patrulha, mas também deveria ter uma unidade SAR, cobrindo o litoral catarinense, pelo menos metade do paranaense e o norte gaúcho, já que com a penúria da FAU hoje se o céu não estiver CAVOK (coisa rara no atlântico sul), a FAU e a aviação naval uruguaias não tem condições de executar essas tarefas, cabendo ao pantera essa cobertura.

Enfim, acho que em breve a FAB vai ter que ser forçada a fazer mais uma reestruturação, na deca de 90 e inicio dos anos 2000 lembro que a FAB contava com quase 800 aeronaves e se não me engano 19 bases, acho que em 2030 mal passaremos da metade destes números.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5831 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 02, 2024 6:22 pm

Obrigado pela explicação Pablo. Isto só faz reforçar na minha cabeça a necessidade de mais esquadrões de A-29 na FAB para cobrir toda as fronteiras, e não apenas fazer esse "me engana que eu gosto" que vemos aí a quase vinte anos. Mas por algum motivo desconhecido, os brigadeiros estão deixando os Super Tucano fenecerem à míngua, sem previsão de MLU, compra de novas aeronaves, e até mesmo a venda de unidades em reserva, quando poderiam estar onde são mais necessárias.

Aliás, sobre este último aspecto, é inexplicável que com tão poucos vetores disponíveis a FAB tenha A-29 em estoque, e pior, abra mão deles para venda ou doações a outras forças aéreas. Nem na melhor das diplomacias militares alguém em sã consciência faria isso diante da realidade que temos.

Entrementes, acredito que para fechar o cerco na região sul de forma eficaz e eficiente, um esquadrão com pelo menos 12 Super Tucanos sediados em Cascavel seria uma medida mais que bem vinda, de forma a oportunizar o exercício de todas as missões necessárias ao combate, também, do narcotráfico e seus voos. Como são vetores bem mais baratos que um Gripen da vida, não vejo porque não se organizar esses esquadrões a 18 ou 24 unidades cada.

Também concordo com um esquadrão SAR de helos em Florianópolis, mas isto a MB até onde sei já enviou para lá um dos seus H225M para a BAFL, onde fica baseado agora permanentemente. Idem para o HU-51 em Rio Grande que também teria recebido uma unidade dos H225M para complementar os Esquilo. A marinha há anos sonha com mais um esquadrão de helos em Florianópolis. E isto ao que parece começou a sair do papel recentemente. O nordeste, como sempre, vai ficar por último nesta contabilidade.

Hoje, bases aéreas com OM operacionais de voo funcionando a pleno, se muito, são 13. Houve desativações de várias bases aéreas, mas ainda assim existem muitas OM espalhadas por aí que não tem necessariamente relação com unidades aéreas na FAB. Principalmente ligadas ao SISCEAB, e outras funções complementares.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: FAB NEWS

#5832 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 02, 2024 8:05 pm

FCarvalho escreveu: Ter Abr 02, 2024 6:22 pmTambém concordo com um esquadrão SAR de helos em Florianópolis, mas isto a MB até onde sei já enviou para lá um dos seus H225M para a BAFL, onde fica baseado agora permanentemente. Idem para o HU-51 em Rio Grande que também teria recebido uma unidade dos H225M para complementar os Esquilo. A marinha há anos sonha com mais um esquadrão de helos em Florianópolis. E isto ao que parece começou a sair do papel recentemente. O nordeste, como sempre, vai ficar por último nesta contabilidade.
Ainda assim, uma aeronave apenas é complicado, basta uma pane um pouco mais séria e lá se foi o serviço de SAR. Não é atoa o SAR do pantera sempre conta com 2 aeronaves e uma terceira pronta para substituir qualquer uma das alertas.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5833 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 02, 2024 8:22 pm

Pablo Maica escreveu: Ter Abr 02, 2024 8:05 pm
FCarvalho escreveu: Ter Abr 02, 2024 6:22 pmTambém concordo com um esquadrão SAR de helos em Florianópolis, mas isto a MB até onde sei já enviou para lá um dos seus H225M para a BAFL, onde fica baseado agora permanentemente. Idem para o HU-51 em Rio Grande que também teria recebido uma unidade dos H225M para complementar os Esquilo. A marinha há anos sonha com mais um esquadrão de helos em Florianópolis. E isto ao que parece começou a sair do papel recentemente. O nordeste, como sempre, vai ficar por último nesta contabilidade.
Ainda assim, uma aeronave apenas é complicado, basta uma pane um pouco mais séria e lá se foi o serviço de SAR. Não é atoa o SAR do pantera sempre conta com 2 aeronaves e uma terceira pronta para substituir qualquer uma das alertas.
Um abraço e t+ :)
A regra, em termos gerais, é essa mesmo Pablo. Aliás, não só para missões SAR, mas para tudo.

Mas onde que no Brasil o governo vai tirar do bolso para comprar helos em quantidade e qualidade suficiente para as ffaa's, mesmo que a título de busca e salvamento. :roll:

Se esta regra fosse obedecida ao pé da letra, só a marinha precisaria 27 H225M exclusivos para cumprir o SAR nos 9 DN existentes. Nem em sonho este ou qualquer outro governo faria uma compra que sozinha pode ultrapassar fácil os $800 milhões de euros só os helos. Sem CLS, peças sobressalentes, estoque e\ou logística. Para não falar na necessidade de adaptar todas as sedes de OM locais para poder receber e operar tais helos, além da transferência e formação de pessoal a novos esquadrões que deveriam obrigatoriamente ser constituídos.

No caso da FAB, com apenas 5 esquadrões de helos, seriam 15 H225M para cobrir o SAR. Se considerarmos que estas OM tem pouco mais de 5 ou 6 helos atualmente, dá para ver o drama que é esta missão no Brasil. Idem EB.

E estou falando do mínimo básico necessário, não de organizar os esquadrões de helos de acordo com o manual, o que com certeza elevaria esta conta às alturas, e tornaria sua realização na prática inviável. Senão impossível na visão da politicalha tupiniquim instalada em Brasília. Fazer o que.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: FAB NEWS

#5834 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 4:37 pm

FAB realiza Operação IRIS 2024 e avança no desenvolvimento do Sistema Link-BR2

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, em março, na Base Aérea de Canoas (BACO), a Operação IRIS 2024, um importante avanço no Projeto Link-BR2, o datalink militar brasileiro que visa permitir a troca segura de informações, em tempo real, elevando as capacidades de Comando e Controle. A atividade, prevista no Plano de Operações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi crucial para o desenvolvimento e certificação do equipamento Rádio Terminal Data Link (RTDL) e a sua integração à aeronave F-5M.

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... a-link-br2




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: FAB NEWS

#5835 Mensagem por Cassio » Sáb Abr 20, 2024 6:12 pm

FCarvalho escreveu: Ter Abr 02, 2024 6:22 pm Obrigado pela explicação Pablo. Isto só faz reforçar na minha cabeça a necessidade de mais esquadrões de A-29 na FAB para cobrir toda as fronteiras, e não apenas fazer esse "me engana que eu gosto" que vemos aí a quase vinte anos. Mas por algum motivo desconhecido, os brigadeiros estão deixando os Super Tucano fenecerem à míngua, sem previsão de MLU, compra de novas aeronaves, e até mesmo a venda de unidades em reserva, quando poderiam estar onde são mais necessárias.

Aliás, sobre este último aspecto, é inexplicável que com tão poucos vetores disponíveis a FAB tenha A-29 em estoque, e pior, abra mão deles para venda ou doações a outras forças aéreas. Nem na melhor das diplomacias militares alguém em sã consciência faria isso diante da realidade que temos.

Entrementes, acredito que para fechar o cerco na região sul de forma eficaz e eficiente, um esquadrão com pelo menos 12 Super Tucanos sediados em Cascavel seria uma medida mais que bem vinda, de forma a oportunizar o exercício de todas as missões necessárias ao combate, também, do narcotráfico e seus voos. Como são vetores bem mais baratos que um Gripen da vida, não vejo porque não se organizar esses esquadrões a 18 ou 24 unidades cada.

Também concordo com um esquadrão SAR de helos em Florianópolis, mas isto a MB até onde sei já enviou para lá um dos seus H225M para a BAFL, onde fica baseado agora permanentemente. Idem para o HU-51 em Rio Grande que também teria recebido uma unidade dos H225M para complementar os Esquilo. A marinha há anos sonha com mais um esquadrão de helos em Florianópolis. E isto ao que parece começou a sair do papel recentemente. O nordeste, como sempre, vai ficar por último nesta contabilidade.

Hoje, bases aéreas com OM operacionais de voo funcionando a pleno, se muito, são 13. Houve desativações de várias bases aéreas, mas ainda assim existem muitas OM espalhadas por aí que não tem necessariamente relação com unidades aéreas na FAB. Principalmente ligadas ao SISCEAB, e outras funções complementares.
Qual a fonte desta informação de que temos A-29 em reserva e que estariam sendo disponibilizados para outras forças??? De onde isso vem? Já vi reportagens falando de A-29 para o Paraguai, mas seriam aeronaves novas e não usadas... Então precisa ver direito isso pois acho que são apenas especulações.




Responder