Ministério da Defesa

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1066 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 30, 2024 5:43 pm

Correto, Gabriel.

No canto direito sempre fica os recursos aprovados da LOA atual e dão em coluna anterior o que se refere ao passado (sempre foi assim):
Imagem

Imagem

Segue o link da Lei 14.822 de 2024, a LOA, de onde eu tirei os prints:

https://legis.senado.leg.br/norma/38179379




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 849
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1067 Mensagem por mauri » Ter Jan 30, 2024 7:27 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jan 30, 2024 4:50 pm
mauri escreveu: Ter Jan 30, 2024 4:41 pm

Este crescimento se refere somente aos reajuste salariais, se olhar com calma os investimentos também aumentaram.

Quanto ao efetivo talvez até tenha diminuido, haverá um aumento a partir deste ano, mas com a contratação de uma boa leva de temporários, pois a tendência será terceirizar tambem as FAs.
Talvez eu tenha perdido o ato de fazer contas, mas R$ 8.622 bilhões me parece maior do que R$ 8.526 bilhões, respectivamente orçamentos de 2023 para 2024, ou eu estou muito doido?

Se considerar correção monetária, a queda talvez possa ser ainda maior.
Pode ficar tranquilo que seu problema não é, nem de doidice e nem de fazer contas, é simplesmente não entender de Contabilidade Pública, veja a reserva de contigência, basta o governo querer ela poderá ser suplementada e transformada em investimento.

Outra coisa, só no PAC estão previsto mais de 36 bilhões em investimentos para as FAs, se contar todas as rúbricas, só a Marinha terá 22 bilhões de execuções, sei que você é muito novo e é normal o "aperreio" para tirar conclusões precipitadas.

Sugiro olhar os orçamentos governamentais dos últimos 20 anos e verificar quais governos mais investiram nas FAs, e nestes 4 anos não será diferente.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1068 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 30, 2024 7:58 pm

O Governo teve uma boa atitude em aumentar a reserva de contingência pois a situação do Oriente Médio tende a recrudescer (e neste ano), e vamos precisar não apenas socorrer os nacionais mas tambén das nações vizinhas que não tem meios de socorrer e repatriar os seus na região. Tragédias climáticas também estão aumentando.

Eu lamento bastante 4 pontos no orçamento de investimento:

-Redução de R$103 milhões no Programa Forças Blindadas (com relação ao ano anterior) e nós precisaríamos até de aumentar porque precisamos dos obuseiros SR 155mm e de resolver a questão dos Leo1A5 (ou substituí-los ou de alguma forma modernizá-los, se possível).

-SisGAAz, que é um programa importantíssimo para nós e já há uns bons anos vem recebendo abaixo de R$1 milhão/ano de recursos.

-A continuidade da construção dos NPa 500ton da Classe Macaé. Com R$5 milhões a construção do Magaratiba vai atrasar.

-O baixíssimo orçamento para o PESE: apenas R$2,68 milhões




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1069 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 17, 2024 11:30 pm

Segue a metade da matéria da Folha de S. Paulo, publicada na sexta-feira, que trata das propostas de melhoria orçamentária para o MD (pois a primeira metade é carregada de políticagem, para quem quiser lê-la inteira está o link no final):


Imagem
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/p ... adas.shtml




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1070 Mensagem por prometheus » Dom Fev 18, 2024 8:21 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1071 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 18, 2024 8:37 pm

Na moral, quem quiser acreditar nisso ai, que acredite.

Da mesma maneira que disse aqui sobre o que eu ouvia internamente vindo lá de Brasília, isso ai é outro amansa-onça. O PAC 2.0 é, aquele papinho de verba cortada de Pastor e Emenda era - essa só o Túlio e o Mauri que acreditaram, mesmo com apontamentos óbvios contrários - e vem mais esse, nem a Oposição leva à sério, pois quando chega no "de onde vem a grana?", sempre vem a conversa mole do "vamos ver onde tem" nas conversas internas e externamente as bravatas.

Culparam o Superávit do Governo Anterior pelo quádruplo rombo de 2023, acharem que irá haver aumento no orçamento Militar durante uma franca ofensiva do STF e até de quadros dentro das FFAAs contra elas mesmas é dose pra pinguço de carnaval.

A única coisa real é se sairia do BNDES e adivinha quem justamente está se negando a ajudar?




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 332 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1072 Mensagem por Aim For The Top » Seg Fev 26, 2024 9:58 pm

Deu bom

Banco do Brasil retoma o apoio ao setor de defesa no âmbito do Sistema de Crédito Oficial à Exportação


https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/ ... exportacao




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1073 Mensagem por Matheus » Seg Fev 26, 2024 11:28 pm

Acho interessante a crítica atual ... nao faz muito usaram o aumento de orçamento para aumentar soldos, criar um "FGTS", colocar milhares de milicos em função de confiança e o único projeto concluído em 4 anos foi a compra de dois cargueiros usados e uns cascaveio protótipos modernizados...2023 fechou com 50bi de déficit da previdência militar.




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 502
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 62 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1074 Mensagem por prometheus » Ter Fev 27, 2024 9:51 am

Matheus escreveu: Seg Fev 26, 2024 11:28 pm Acho interessante a crítica atual ... nao faz muito usaram o aumento de orçamento para aumentar soldos, criar um "FGTS", colocar milhares de milicos em função de confiança e o único projeto concluído em 4 anos foi a compra de dois cargueiros usados e uns cascaveio protótipos modernizados...2023 fechou com 50bi de déficit da previdência militar.
Sem defender milico aqui, mas de 2001 a 2019 dá 18 anos de 2016 a 2023/24 dá 7, 8... Ainda bem que milico não pode fazer greve, senão já aprenderiam o know how com a receita...

A propósito, em que lugar do mundo a previdência militar, ou geral se preferir, não gera déficit?

Mas de fato, enquanto o mundo se militariza cada vez numa tendência perigosa em que o Brasil fica de fora, ainda + c um conflito bem perto de casa, nós ainda estamos discutindo como aumentar impostos p custear gastos inúteis...




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1075 Mensagem por Matheus » Ter Fev 27, 2024 7:44 pm

prometheus escreveu: Ter Fev 27, 2024 9:51 am
Matheus escreveu: Seg Fev 26, 2024 11:28 pm Acho interessante a crítica atual ... nao faz muito usaram o aumento de orçamento para aumentar soldos, criar um "FGTS", colocar milhares de milicos em função de confiança e o único projeto concluído em 4 anos foi a compra de dois cargueiros usados e uns cascaveio protótipos modernizados...2023 fechou com 50bi de déficit da previdência militar.
Sem defender milico aqui, mas de 2001 a 2019 dá 18 anos de 2016 a 2023/24 dá 7, 8... Ainda bem que milico não pode fazer greve, senão já aprenderiam o know how com a receita...

A propósito, em que lugar do mundo a previdência militar, ou geral se preferir, não gera déficit?

Mas de fato, enquanto o mundo se militariza cada vez numa tendência perigosa em que o Brasil fica de fora, ainda + c um conflito bem perto de casa, nós ainda estamos discutindo como aumentar impostos p custear gastos inúteis...
Não entendi o que quis dizer com os citados períodos acima. O que vejo, infelizmente, é que parece que os militares são os menos preocupados com conflitos. Veja, não sei quantos militares se aposentam por ano, mas creio que pelo menos uns 10 mil deve ser...só do "fgts" inventado, se forem 10 mil, são 80 mil soldos líquidos por ano distribuídos aos militares. Se colocar uma média de 9600,00 que foi a última estimativa, temos quase 800mi de custo. Se considerar que essa galera normalmente faz uma remoção pra se aposentar, coloca aí mais uma meia dúzia de soldos indenizatórios no ano anterior ao da aposentadoria. Chegamos possivelmente a mais de 1bi nesse brincadeira....que tal cortar essa farra criada por um ex-presidente militar e investir na atividade fim? Mas não, vamos socar mais verbas que no fim, acabam embolsadas ou enfiadas em projetos ruins.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1076 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 17, 2024 9:14 pm

Convite à sociedade brasileira

Imagem

O Ministério da Defesa lançou um convite aberto à sociedade brasileira para participar da atualização da Política Nacional de Defesa (PND) e da Estratégia Nacional de Defesa (END), documentos que representam os pilares da segurança nacional. Os cidadãos podem acessar o conteúdo completo desses documentos no site oficial do Ministério da Defesa e enviar suas contribuições até o dia 3 de maio, por meio do e-mail cgped@defesa.gov.br.

Aí está a oportunidade que muita gente aqui gostaria de ter. É só botar os neurônios para funcionar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1077 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2024 6:06 pm



A pergunta que nunca quis se calar no Brasil.
E quem manda nelas nunca quis responder.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1078 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 4:10 pm

Ministro da Defesa pede ajuda e propõe novas relações com a CREDN

https://www.defesaaereanaval.com.br/min ... om-a-credn

Ministro da defesa pedindo ajuda... :oops: :cry: :? :roll: [001]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1079 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 4:31 pm

Governo Lula corta R$ 280 milhões do Ministério da Defesa

https://www.defesaaereanaval.com.br/min ... -da-defesa

A questão é simples de ser resolvida, se houvesse MD com culhão para fazer o que é necessário.
Cortar toda verba que não seja para a manutenção da missão primária. Ou seja, guerra.
Retirar de operação todo e qualquer vetor, terrestre, naval e aéreo, cujos custos estejam acima da capacidade de manutenção do orçamento pago pelo governo.
Demitir toda mão de obra, civil e militar, que não seja estatutária.
Eliminar custos com pessoal dispensável à missão primária.
Cancelar todos os programas e projetos, além de contratos que não tiverem sido assinados, ou que não estejam com recursos aportados no orçamento.
Enviar ao cmte em chefe a conta do arbítrio financeiro da fazenda nacional.
Divulgar a público, e para as duas casas do congresso nacional, todas as limitações que serão impostas às ffaa's - e ao país - tendo em vista o corte de verbas federais para a plena operação e manutenção da Defesa Nacional.
Lançar publicamente a PEC dos 2% da Defesa em através de um conjunto de ações de mídia via relações públicas do MD durante 1 ano, até que se tenha uma resposta efetiva e positiva da sociedade para pressionar políticos e governo a dar solução.
Impossível? Não.
Inviável se o MD quiser manter o cargo? Com certeza sim.
Aí veremos a quem de fato o Ministério da Defesa defende, embora já saibamos a resposta.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1080 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 8:14 pm

Múcio após corte de R$ 280 milhões: ‘Defesa de um país não pode ser improvisada’

Em meio à insatisfação devido ao corte de R$ 280 milhões do orçamento do ministério da Defesa para adequar as regras do Arcabouço Fiscal, o ministro José Múcio disse que a defesa de um país não pode ser improvisada, e que considerando o PIB do Brasil, a defesa tem orçamento bastante modesto face aos desafios e responsabilidades da área.

https://www.forte.jor.br/2024/04/18/muc ... provisada/

Cortar onde se mais tem gastos inúteis, leia-se, congresso nacional e suas emendas parlamentares, além de despesas fúteis com judiciário e executivo, que é bom, nada.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder