Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#301 Mensagem por Alfa BR » Qua Dez 29, 2021 9:47 pm

A mensagem foi apagada pois já foi postada pelo mesmo usuária no tópico abaixo:

viewtopic.php?t=19782&start=195

Aconselho a leitura, conteúdo relevante.




Avatar do usuário
NaScImEnTToBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
Agradeceram: 224 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#302 Mensagem por NaScImEnTToBR » Qui Set 15, 2022 12:15 pm

A INFLUÊNCIA DO EMPREGO DE MÍSSEIS ANTICARRO NAS TÉCNICAS, TÁTICAS E PROCEDIMENTOS DA FORÇA-TAREFA ESQUADRÃO DE CARROS DE COMBATE EM OPERAÇÕES DESENVOLVIDAS EM ÁREAS HUMANIZADAS

Como faço pra colocar o PDF em aberto sem baixar automaticamente? Grato.



https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... gueira.pdf




Editado pela última vez por NaScImEnTToBR em Sex Set 16, 2022 6:28 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#303 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 16, 2022 2:17 pm

Usa esse botão PDFView usando o editor completo para escrever seu post.



É só copiar e colar o link do documento




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#304 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 18, 2023 3:51 am





Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#305 Mensagem por jambockrs » Sáb Abr 22, 2023 6:02 pm

Meus prezados
Membro do BOPE/RJ comenta táticas de infantaria em exércitos estrangeiros no Haiti, África e, snme, tb no Oriente Médio.





Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#306 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 17, 2023 3:22 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#307 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 09, 2023 3:10 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#308 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 15, 2023 2:38 pm

Comando Militar da Amazônia relança o Núcleo de Estudos Estratégicos
O NEE ressurge como uma fonte vibrante de incentivo à pesquisa científica, direcionada às áreas cruciais de defesa, segurança e proteção da Amazônia Ocidental.

https://caiafamaster.com.br/comando-mil ... rategicos/

https://nee.cma.eb.mil.br/

Excelente notícia.

[009]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#309 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 15, 2023 3:35 pm

A proposta de organização da 15a Bda Inf Mec está estruturada da seguinte forma:

3 Btl Inf Mec
1 GAC
1 Bia AAe
1 EsqCavMec
1 Cia Com
1 Cia Eng
1 Btl Log
1 Pel PE
1 Pel Saúde

Supondo que todos os insumos bélicos, tecnológicos e logísticos associados ao COBRA e aos diversos programas de modernização das OM pertinentes aquela brigada tenham encontrado termo, qual seria na opinião de vocês o desempenho desta brigada na linha de frente da guerra ucraniano-russa tendo em vista a organização acima proposta pelo EB :?:

a. Ruim
b. Regular
c. Bom
d. Ótimo

Pensando na organização das bdas cav mec e blda, qual a opinião de vocês sobre o possível desempenho delas se equipadas com novos vetores :?:

a. Ruim
b. Regular
c. Bom
d. Ótimo

As bdas inf leve como o EB chama agora as antigas bdas inf mtz teriam vez no cenário ucraniano, uma vez que contassem com todos os insumos que se presupõe receber após sua modernização :?:

Existe espaço para este tipo de brigada leve na guerra moderna tal como preconizado pelo EB, que não aquelas GU especializadas como pqdt e Amv :?:

Grato pelos comentários.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#310 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 16, 2024 1:24 pm





Avatar do usuário
joabraga13
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Jan 29, 2013 1:05 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#311 Mensagem por joabraga13 » Qua Abr 03, 2024 1:50 pm



Entrevista bastante interessante sobre projetos e aprendizados com a Guerra na Ucrânia para o EB.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Doutrinas táticas, operacionais e estratégicas.

#312 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 16, 2024 12:10 pm

Como drones e veículos terrestres automáticos ou controlados a distância (robôs) estão dando cada vez mais motivos para ditar os rumos do conflito moderno, cabe refletir sobre seu emprego e como eles afetarão a organização das unidades militares de todas as armas.

No caso do EB, como só agora estamos dando passos tímidos e relutantes para tentar entender como mecanizar a infantaria, e modernizar a cavalaria, fica mais este tema de relevância a ser verificado quanto à sua introdução e operação dentro das OM de infantaria e cavalaria, principalmente, uma vez que na artilharia seu emprego está bem claro, reconhecido e inequívoco, bem como sua doutrina, vide as guerras atuais pelo mundo.

Dentro daquilo que conheço da organização das OM de infantaria e cavalaria, não existe espaço no organograma para a implantação de drones e\ou UGV, tendo em mente que o exército pouco ou quase nada investe neste setor, apesar de haver soluções a perder de vista e em todos os níveis que se possa pensar, dentro e fora do país.

No caso da artilharia, as Bia de Busca de Alvos, existentes até hoje apenas no papel e na doutrina, são as OM indicadas para o emprego dos VANT, tendo em mente a missão a que se destina este tipo de unidade.

O exército, como não poderia deixar de ser, estipulou que os VANT da força sejam subordinados à Avex. Algo que a meu ver terá de ser modificado no futuro a curto prazo, se não quisermos ficar para trás em mais esta área, mais do que já estamos.

Um bom começo seria verificar e definir o tipo de emprego primário dos drones na força. A meu ver, a primeira missão deles é reconhecimento e observação. A partir daí, define-se uma série de características e tipos de VANT a serem empregados, desde Pelotão até Divisão. Após isso, podemos partir com mais segurança e celeridade para outras aplicações, como ataque, ISR e outros.

O importante é definir claramente onde e como VANT e UGV serão empregados, e de que forma a sua presença trará as mudanças organizacionais necessárias ao seu pleno emprego.

Como exemplo, deixo aqui a organização genérica de um Pelotão Infantaria \ Esquadrão Cavalaria Mecanizado.

PelInfMec:

1. GC Cmdo Ap
2. GC (3)
3. GC Ap Fg

EscCavMec:

1. Seç Cmdo
2. Seç Rec (2)
3. Seç VBC Cav (1)
4. Seç VBTP (1)

Como e onde inserir VANT e UGV na organização atual será um trabalho bem complicado, vide que o EB não consegue definir sequer a estrutura básica de suas brigadas mecanizadas, mesmo depois de mais de uma década de introdução dos VBTP Guarani.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder