PE e Infantaria de Guarda

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#46 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 14, 2024 3:53 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#47 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 02, 2024 6:51 pm

Se eu entendi corretamente o vídeo acima, a infantaria de guarda está com os seus dias contados, sendo incorporada paulatinamente às OM de polícia do exército para formar novas unidades. A meu ver temos polícia de sobra e pouca ou nenhuma infantaria onde mais é necessária.

Grosso modo, cada brigada deve ter 1 Cia PE no sua organização. Só aí podemos contar mais de 20 Cia apenas para as GU de combate a nível brigada.

Cada DE deve ter consigo destacado 1 BPE, assim como os comandos militares de área e regiões militares. Se está correto, temos: 6 BPE para as divisões de exército (1a DE, 2a DE, 3a DE, 5a DE, 6a DE e 7a DE), outros 8 BPE para os comandos militares de área e até 12 BPE (1a RM a 12a RM) para as regiões militares. As AD também tem suas unidades PE mas não lembro agora se a nível batalhão, companhia ou pelotão.

Ainda há subunidades e unidades a nível pelotão espalhados por aí junto com outras unidades do exército isoladas ou que não pertencem necessariamente a uma brigada, DE ou AD.

Notar que nem todas as GU acima possuem batalhões de PE, dado que o exército não integrou ainda OM de polícia a todas as grandes unidades, estando este processo de junção com a infantaria de guarda e PE ajudando a compor o quadro de pessoal.

Acho que a única unidade que irá sobrar de infantaria de guarda será o batalhão da guarda presidencial, menos por questões operacionais do que tradição e preciosismos históricos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36171
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#48 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 02, 2024 6:59 pm

Acredito que um solução passível de ser colocada em prática para ajudar a mecanizar as tropas PE do exército seria a adoção de versões do Gladiador II, que até onde se sabe, foi homologado para uso na PMRO.

Infelizmente, após esta venda e a entrega dos 3 veículos comprados, não se ouviu mais falar no mesmo.

Imagem

De qualquer forma, a missão da PE não apenas demanda, como requer com certa urgência, a introdução de meios bldos à sua lista de modernização de equipamentos. E o veículo brasileiro viria bem a calhar para o tipo de emprego destas OM.

É possível pensar em diversas versões que podem ser empregadas nas Cia PE e nas subunidades.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder