UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: UCRÂNIA

#11461 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 10, 2024 1:32 pm

Suetham escreveu: Dom Mar 10, 2024 12:33 pm Essa é a incógnita aqui. Por qual motivo eles não foram capazes de detectar? Se foram, por qual motivo não abateram? Não é de hoje que se fala que a Ucrânia está com falta de mísseis AAe, mas só o fato de posicionar esses sistemas próximo da linha de frente sugere que no mínimo eles estão com mísseis suficientes para realizar algumas interceptações, se não, os ucranianos estão sendo muito imprudentes deixando esses sistemas em uma estrada aberta parados posicionados apenas para serem atacados.

A única coisa que eu sei é que um dia antes desse ataque ao Patriot, os russos monitoraram um suposto abate de fogo amigo entre um sistema DAAe ucraniano e um caça ucraniano(Su-24):
Imagem
Vermelho: Local onde o Patriot foi destruído
Azul: Local onde a aeronave ucraniana foi derrubada
Preto: Local de onde se efetuou o lançamento do míssil AAe que provavelmente deve ter sido o Patriot

Edit:
MiG-29 da Força Aérea Ucraniana abatido perto de Pokrovsk
▪️De acordo com dados preliminares, o caça MiG-29 (identificado pelo seu chassi) foi atingido pela sua própria defesa aérea ucraniana.
▪️Um avião de combate caiu perto da vila de Shevchenko, na parte ocupada do DPR, em uma “área segura” condicionalmente para as Forças Armadas Ucranianas ao retornar à base aérea (provavelmente o campo de aviação Aviatorskoe em Dnepropetrovsk).
▪️Coordenadas aproximadas do acidente: 48.2308897, 37.1581913
▪️Também é relatado que o piloto não conseguiu ejetar e morreu.
Pelas coordenadas, a posição exata:
Imagem
Os ucranianos confirmaram o fogo amigo mas foi um MiG-29 e não um Su-24.
Acredito que o principal motivo para que os Ukras estejam levando AAe desse nível para mais próximo das linhas é o fato dos Russos estarem macetando as suas posições com UMPCs, ficando praticamente impunes, o que é muitas vezes pior do que concentração de fogo de artilharia da SV, pois são bombas pesadas e ainda por cima guiadas.

Os Ucranianos tiveram sucesso duas vezes, uma em Kharkiv e outra em Kherson, após isso a VKS ficou esperta e tratou de achar essas baterias. É muito possível que os Russos tenham, de algum jeito, rastreado de onde o míssil abateu aquele MiG-29, até porque o informe do abate do MiG-29 foi muito rápido e já no início os Russos afirmaram ter ocorrido por fogo-amigo, então estavam monitorando a região, então não seria difícil triangular a posição e depois enviar um drone pra confirmar. Se a AFU disparou o míssil que abateu o seu MiG-29 e ainda assim manteve a posição das baterias, ai é amadorismo puro.

Um motivo que talvez a AAe da AFU não tenha tentado abater o drone é o uso gigantesco de EW pelos Russos. Desde o inicio da contraofensiva, eu tenho visto relatos semanais de alertas de Defesa AAe da AFU sobre supostos ataques de mísseis e drones, que acabavam nunca se confirmando, numa média de 4 vezes por semana. Talvez possa realmente ter sido um MALE/HALE, como o Orion, com algum pod EW que possa ter sugerido que o próprio Orion em si tratava-se de alguma interferência e por isso não optaram por gastar um míssil, mas é uma baita de uma especulação.

Eu ficaria extremamente assustado de um Patriot tivesse dificuldades de detectar um MALE, apesar de sabermos a dificuldade desse sistema com alvos voando lento e relativamente baixos, pelas experiencias no OM, apesar da propaganda da Ucrânia que esse sistema tenha abatido mais de 12 míssil hipersônicos, sendo que nem os P-800 e os Kh-22 a AFU consegue abater, mas enfim.

Eu ainda voto em drones pequenos, especialmente o T-90, que está sendo usado a dar com o pau, mas talvez isso abaixo responda a nossa pergunta.



Mudando o foco, mais nem tanto: apesar do uso mais inteligente dos sistemas Iskander, a introdução em massa do sistema Tornado-S e eu acredito que isso poderá ocorrer até com mísseis de cruzeiro e Gerans para atacar fortificações, as FAB-1500 terão um efeito devastador nos ataques Russos. Com os Russos aprimorando suas missões SEAD, é muito provável que abra-se um caminho para o uso de FABs dessa categoria diretamente contra fortificações de campo.



Vi um comentário também que os Russos estariam estudando um sistema de desminagem baseado em MLRS, com munições cluster, para abrir caminho de forma NLOS, fora dos tradicionais "Assault Breachers", que ficam expostos a drones FPVs. A intensão seria criar corredores para viaturas blindadas antes da operação em si.




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7471
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 97 vezes

Re: UCRÂNIA

#11462 Mensagem por FOXTROT » Dom Mar 10, 2024 1:55 pm

De canal de TG russo!

A derrota de dois lançadores Patriot SAM pelo míssil quase balístico operacional-tático Iskander-M 9M723-1 teria sido bem-sucedida mesmo se fosse uma versão do mais recente Patriot PAC-3 MSE SAM.

Em particular, apesar do desempenho de voo superior dos interceptores MIM-104F PAC-3MSE, os radares multifuncionais de bateria AN/MPQ-53/65 têm um ângulo máximo de elevação do feixe no modo de detecção e rastreamento de até 73 graus, enquanto o 9M723-1 Os mísseis Iskander-M mergulham em um ângulo de cerca de 85 a 87 graus.

Consequentemente, para fornecer designação de alvo ao míssil antiaéreo MIM-104F para manobras do Iskander-M no segmento terminal de sua trajetória, é necessário dispersar dois radares AN/MPQ-53/65 no solo, o que é contraproducente para implementar o modo "roaming".

Além disso, as escassas baterias Patriot PAC-3MSE não são frequentemente utilizadas pelo inimigo em modo nómada e são instaladas principalmente perto de nós estrategicamente importantes perto de Kiev e na Ucrânia Ocidental.

O Pentágono reconheceu a vulnerabilidade crítica dos SAM Patriot PAC-1/2 ao #TornadoS russo e ao #Iskander MLRS quando empregados como divisões “roaming” operando a menos de 100 quilômetros da linha de contato.

Segundo fontes bem informadas, o sistema de defesa dos EUA exigiu que Kiev parasse de usar estes complexos no modo “roaming”.

Como se sabe, os mísseis antiaéreos MIM-104C/D de maior alcance, com alcance de 160 quilômetros, são equipados com sensores de radar semiativos que requerem iluminação contínua via radar AN/MPQ-53/65A. Durante a fase de iluminação, a radiação desses radares é detectada instantaneamente pelas estações de alerta de irradiação L-150 Pastel (Л-150 "Пастель"), e as posições são reconhecidas por meio dos radares Irbis-E de bordo do Su-35S. lutadores.
Isto é seguido por reconhecimento adicional por meio de UAVs ZALA 421-16E HD, cujos operadores fornecem designação de alvo para os MLRS Tornado-S ou SLCMs Iskander-M.



#info
#SEAD
#Patriot
#SAM

Saudações




Editado pela última vez por FOXTROT em Dom Mar 10, 2024 4:38 pm, em um total de 1 vez.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9278
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 585 vezes

Re: UCRÂNIA

#11463 Mensagem por Suetham » Dom Mar 10, 2024 3:05 pm

gabriel219 escreveu: Dom Mar 10, 2024 1:32 pm Acredito que o principal motivo para que os Ukras estejam levando AAe desse nível para mais próximo das linhas é o fato dos Russos estarem macetando as suas posições com UMPCs, ficando praticamente impunes, o que é muitas vezes pior do que concentração de fogo de artilharia da SV, pois são bombas pesadas e ainda por cima guiadas.
Com certeza. Não há o que questionar isso.
gabriel219 escreveu: Dom Mar 10, 2024 1:32 pm Os Ucranianos tiveram sucesso duas vezes, uma em Kharkiv e outra em Kherson, após isso a VKS ficou esperta e tratou de achar essas baterias. É muito possível que os Russos tenham, de algum jeito, rastreado de onde o míssil abateu aquele MiG-29, até porque o informe do abate do MiG-29 foi muito rápido e já no início os Russos afirmaram ter ocorrido por fogo-amigo, então estavam monitorando a região, então não seria difícil triangular a posição e depois enviar um drone pra confirmar. Se a AFU disparou o míssil que abateu o seu MiG-29 e ainda assim manteve a posição das baterias, ai é amadorismo puro.
Com a consolidação da 1° Bda UAV, talvez faça sentido terem sido drones Orlan-30 ou algum outro de nível mais baixo a ter sido o responsável pela busca/seleção do Patriot. Esse é um desenvolvimento recente.

Vale lembrar que, a destruição do Himars foi próximo de onde o Patriot foi destruído, menos de 40 km a leste de distância, nesse caso aqui, algumas fontes indicaram que o Himars teve um problema mecânico, mas com esse ataque ao Patriot, de forma segura, podemos afirmar que o ISR/ISTAR melhorou muito na busca/seleção de alvos sensíveis, tem sido assim desde o outono passado. Os dois ataques - tanto o Patriot quanto Himars - têm algo em comum, ambos foram destruídos pelo sistema Iskander, a integração com o Tornado-S também aumentou drasticamente.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: UCRÂNIA

#11464 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 10, 2024 4:30 pm

Suetham escreveu: Dom Mar 10, 2024 3:05 pm Com a consolidação da 1° Bda UAV, talvez faça sentido terem sido drones Orlan-30 ou algum outro de nível mais baixo a ter sido o responsável pela busca/seleção do Patriot. Esse é um desenvolvimento recente.

Vale lembrar que, a destruição do Himars foi próximo de onde o Patriot foi destruído, menos de 40 km a leste de distância, nesse caso aqui, algumas fontes indicaram que o Himars teve um problema mecânico, mas com esse ataque ao Patriot, de forma segura, podemos afirmar que o ISR/ISTAR melhorou muito na busca/seleção de alvos sensíveis, tem sido assim desde o outono passado. Os dois ataques - tanto o Patriot quanto Himars - têm algo em comum, ambos foram destruídos pelo sistema Iskander, a integração com o Tornado-S também aumentou drasticamente.
Ainda adiciono vários armazéns e alguns outros sistemas de Defesa AAe, não duvido que também haja integração com outros sistemas de artilharia, especialmente com uso de Lancet-3 e Krasnopol. Junto com o que vimos durante a contraofensiva Ucraniana, com boa integração de armas, o que se consolidou no cerco de Avdiinvka, a VSRF parece hoje definitivamente um Força Militar do Século XXI, faltando definir doutrinas na VKS, especialmente quanto ao uso de AEW&C.

Os Russos chegaram a bombardear algumas posições de construção de fortificações, mas é estranho não ver um ataque maior nelas, mesmo com os Russos monitorando a construção. Não sei bem o que tem em mente, mas talvez queiram esperar estarem próximos da formação para iniciar bombardeios. Eu particularmente já optaria pelo uso de Gerans contra tais construções, especialmente os com ogiva MP (frag-HEAT) e termobáricas.

Enquanto isso, corrigiram a informação e realmente parece que um quarto Abrams foi totalmente destruído. O cenário externo me parece bem diferente de todos os outros:



Os Russos lançaram mísseis de cruzeiro contra a base aérea de Mirgorod e parece que o negócio foi feio, por vídeos que vi mas não consigo postar aqui.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9278
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 585 vezes

Re: UCRÂNIA

#11465 Mensagem por Suetham » Dom Mar 10, 2024 7:35 pm

gabriel219 escreveu: Dom Mar 10, 2024 4:30 pm Ainda adiciono vários armazéns e alguns outros sistemas de Defesa AAe, não duvido que também haja integração com outros sistemas de artilharia, especialmente com uso de Lancet-3 e Krasnopol. Junto com o que vimos durante a contraofensiva Ucraniana, com boa integração de armas, o que se consolidou no cerco de Avdiinvka, a VSRF parece hoje definitivamente um Força Militar do Século XXI, faltando definir doutrinas na VKS, especialmente quanto ao uso de AEW&C.
No caso do Iskander é bastante significativo esse avanço, aqui é outro exemplo:
Análise dos resultados da destruição da base aérea de Alexandria

Na noite de 7 de março de 2024, tropas russas, utilizando mísseis com trajetória de voo balística, atacaram a Base de Aviação de Guardas da NSU (unidade militar 2268) em Alexandria .

Coordenadas: 48.6815965, 33.1780913

Um ataque ao território da base aérea já foi realizado em 27 de fevereiro de 2024 , depois um helicóptero Sea King Mk41 foi destruído por um míssil balístico e vários meios aéreos foram danificados (a extensão dos danos era desconhecida) .
Durante o ataque noturno, a maioria dos helicópteros foram mobilizados e redistribuídos para pontos de reserva, mas várias aeronaves permaneceram na base aérea devido a um defeito técnico. Como resultado do impacto , o Airbus Helicopters H125 foi danificado e não pode ser reparado/restaurado .

Como mais tarde se soube, o carro aguardava reparos após o ataque anterior, em 27 de fevereiro .

Os helicópteros são equipados com equipamento de imagem térmica, sistema de sonorização com alto-falantes e holofotes especializados para aeronaves , que podem ser utilizados de forma síncrona com o sistema de vigilância ótico-eletrônico. Neste contexto, o âmbito da sua aplicação é bastante extenso.

Ao mesmo tempo, as autoridades ucranianas afirmaram anteriormente que os H125 são usados como veículos médicos de combate.

As entregas destes helicópteros para a Ucrânia começaram em 2018 , por ocasião da criação do “Sistema Unificado de Segurança da Aviação”; o seu número no início do SVO era de 22 aeronaves.
Esse ataque ocorreu no oblast de Kirovogrado. Está bem longe da linha de frente, na parte central da Ucrânia e o contexto deles saberem sobre a movimentação dos helis diz muito sobre a.capacidade deles. Obviamente que, em ambos os casos, pode ter sido realizado a busca/seleção de alvos através do HUMINT, na verdade há relatos disso não confirmados, isso porque o SSO melhorou essa capacidade muito desde o início da contraofensiva ucraniana, isso é uma hipótese que não pode ser descartada, mas há alguma evolução geral na integração entre todos as ferramentas de reconhecimento com Iskander, seja satélite, agentes ou drones.

Sobre o VKS, o emprego de bombas UMPK está relativamente tornando-a uma FA capaz, aliado a esse novo kit UMPB, se tornará ainda mais, mas sinceramente, eles não conseguirão se tornar uma FA a lá ocidental, mas certamente o conflito ajudará eles a melhorar drasticamente suas operações que validará e formará uma doutrina operwciontal pra eles, o exemplo do AEW é importante, creio que isso só será realmente sentido organizacionalmente quando o A-100 for introduzido, porque o A-50 só é uma porcaria necessária pra eles no momento, a nova versão do A-50U é muito capaz mas não tem o mesmo desempenho do A-100, por isso há uma ala defendendo mais A-50U e outra optando pelo A-100, mas há uma escassez deles, os russos vão optar por reformar mais A-50 em A-50U, mas a nível de mudanças doutrinárias eu não creio, mas posso estar errado também.
gabriel219 escreveu: Dom Mar 10, 2024 4:30 pm Os Russos chegaram a bombardear algumas posições de construção de fortificações, mas é estranho não ver um ataque maior nelas, mesmo com os Russos monitorando a construção. Não sei bem o que tem em mente, mas talvez queiram esperar estarem próximos da formação para iniciar bombardeios. Eu particularmente já optaria pelo uso de Gerans contra tais construções, especialmente os com ogiva MP (frag-HEAT) e termobáricas.
Talvez haja ataques concentrados a infantaria presente nelas, não nas fortificações em si pra destruí-las, isso já foi afirmado anteriormente , inclusive com relatos de ataques com Gerans.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9278
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 585 vezes

Re: UCRÂNIA

#11466 Mensagem por Suetham » Dom Mar 10, 2024 7:42 pm

Uma breve revisão da nova linha ferroviária que a Rússia está construindo no sul da Ucrânia. A importância da ponte da Crimeia será menor se esta linha ferroviária for construída.
https://sdelanounas.ru/blogs/157909/
Construção de uma ferrovia ao longo da costa de Azov
Imagem

Em Mariupol, a Rússia está planejando reiniciar a produção na fábrica de Azovmash. Esta será a segunda grande fábrica de Mariupol que retoma as atividades. O que é mais significativo, porém, é que esta fábrica esteve envolvida antes da guerra na produção de cascos blindados para BTR-4 ucranianos. Considerando a alta semelhança entre um BTR-4 e um BTR-80, esta planta poderia, em princípio, ser usada para aumentar a produção de BTR para a Rússia, desde que motores e torres estivessem disponíveis.
https://sdelanounas.ru/blogs/157920/
Fábricas de Mariupol: demolidas e impossíveis de restaurar. Onde você coloca a vírgula? fui lá e descobri tudo


Relatos de que o chefe da FA da Ucrânia foi demitido, se confirmar, a causa principal foi a perda do Patriot, além de outros fatores menores como o grande número de DAAe destruídos recentemente e as reivindicações estapafúrdia de vários abates não confirmados de aeronaves russas, o que da última vez que contei foi 15 aeronaves em menos de um mês, isso tudo sem contar também que entre ontem e hoje ele desmentido por dados de fontes abertas que houve diminuição dos ataques diários com bombas UMPK após as reivindicações de abates de aeronaves russas pela FA ucraniana.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: UCRÂNIA

#11467 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 10, 2024 8:24 pm

Os Russos reiniciaram as operações em Hulyapole, porém, assim como o Suryaik, concluo que são basicamente ataques provocativos. Basicamente existem menos do que quatro Brigadas operando ativamente em Rabotino, Verbove, agora na direção de Huliapole e também no eixo de Vremensky. A intenção clara é manter tropas da AFU na região ou até provocar a vinda de reforços, enfraquecendo outras regiões do fronte.





Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: UCRÂNIA

#11468 Mensagem por J.Ricardo » Dom Mar 10, 2024 10:51 pm

Não é esse ano que estavam marcadas as eleições na Ucrânia?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 868
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 79 vezes

Re: UCRÂNIA

#11469 Mensagem por mauri » Seg Mar 11, 2024 7:10 am

Eleições?
Que eleições?
A Ucrânia é um pais democrata e o Palhaço quer é guerra e poder !!




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 466
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 124 vezes

Re: UCRÂNIA

#11470 Mensagem por Poti » Seg Mar 11, 2024 11:39 am

Seguem impressões de um cavalariano ucraniano acerca dos Challenger 2.
Ele elogia muito a precisão do canhão e qualidade da blindagem. Mas reclama da mobilidade e da falta de solidez de muitas peças.

https://www.thesun.co.uk/news/26509818/ ... ks-russia/




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38092
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: UCRÂNIA

#11471 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Mar 11, 2024 1:50 pm

Russia depleting up to 40% of its tank reserves

https://armyrecognition.com/ukraine_-_r ... erves.html




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: UCRÂNIA

#11472 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 11, 2024 2:47 pm

Marrapaiz, essa matéria kkkkk enfim, há duas páginas atrás escreveram sobre, mas indo pra o que interessa: os Russos reiniciaram a ofensiva em alguns pontos:





Momento do abate do MiG-29 em Povroske e está surgindo um dilema, pois está começando a surgir que este não foi abatido por fogo amigo, mas sim um Su-35S. Houve um reporte no dia sobre um Su-35S ter abatido alguma coisa, mas sem especificarem a região:



Vista de operação de um Grupos de Assalto, que agora consiste em duplas de um Carro de Combate e um IFV, transportando infantaria, apoiados por geralmente duas ou três peças de artilharia, juntamente com a drones FPVs e é surpreende a quantidade de impactos que sofrem e continuam, especialmente o carro de combate.





Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7471
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 97 vezes

Re: UCRÂNIA

#11473 Mensagem por FOXTROT » Seg Mar 11, 2024 7:55 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mar 11, 2024 2:47 pm Marrapaiz, essa matéria kkkkk enfim, há duas páginas atrás escreveram sobre, mas indo pra o que interessa: os Russos reiniciaram a ofensiva em alguns pontos:





[Destacar]Momento do abate do MiG-29 em Povroske e está surgindo um dilema, pois está começando a surgir que este não foi abatido por fogo amigo, mas sim um Su-35S. Houve um reporte no dia sobre um Su-35S ter abatido alguma coisa, mas sem especificarem a região:
[/Destacar]


Vista de operação de um Grupos de Assalto, que agora consiste em duplas de um Carro de Combate e um IFV, transportando infantaria, apoiados por geralmente duas ou três peças de artilharia, juntamente com a drones FPVs e é surpreende a quantidade de impactos que sofrem e continuam, especialmente o carro de combate.


Falei sobre isso, fogo amigo foi o Su-24, desde o inicio o Mig-29 foi reclamado como abate de um Su-35, porém tentaram dizer que era uma única perda.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: UCRÂNIA

#11474 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 11, 2024 8:34 pm

Pior que essa confusão eu também vi em TGs Russos, mas voltando:

Os Russos atacaram um hotel em Kharkiv com um míssil de cruzeiro, o interessante é que não houve nenhum alerta de ameaça aérea e é suspeito que haviam Oficiais da OTAN. Se formos considerar os recentes ataques similares, essa foi a intensão Russa e também foi visto uma movimentação atípica de aeronaves saindo de regiões em Chernikiv para a Polônia, alguns citam terem sido transporte aeromédico:



Além das encomendas via férrea, os Russos também estão carregando milhares de containers em navios:



A SV vem fazendo novos avanços, parece que após a AFU receber reforços e conseguir segurar alguns ataques, os Russos fizeram uma pausa operacional, receberam reforços e voltaram à ofensiva, enquanto a VKS opera intensivamente com uso de UMPCs.







Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: UCRÂNIA

#11475 Mensagem por prp » Ter Mar 12, 2024 8:25 am





Responder