Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#151 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jun 24, 2018 3:24 pm

A penetração não depende apenas da energia cinética, um 7,62mm perfurante de tungstênio tem uma capacidade de penetração maior do que sua energia cinética indica porque essa energia é aplicada contra a blindagem em uma área muito pequena por um projétil muito duro.

Dito isso o .50BMG perde cerca de metade da energia cinética a cada 1000 jardas:
Imagem




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#152 Mensagem por gabriel219 » Dom Jun 24, 2018 4:56 pm

Pra resolver isso, há uma munição APDS pra .50, que utiliza um penetrador de tungstênio 7.62 mm, conhecida como SLAP:
Imagem
Imagem
Uma ótima opção para VBTP's e atiradores com fuzis de precisão mais pesados.

Outra coisa interessante que o Marechal postou mostra o porque da US Army estar trocando o 7.62 x 51 mm pelo .300WIN em seus fuzis de precisão, deixando o 7.62 x 51 mm apenas pras DMR's (sem falar nas M240 e Mk-48), complementada pelas .50.

Já o USMC também pretende ir por esse caminho mas chegou a adquirir algumas M200 para testar o .408 Cheytec, talvez pra substituir o .50 na função de longo alcance.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#153 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 26, 2018 12:39 am

Marechal-do-ar escreveu: Dom Jun 24, 2018 3:24 pm A penetração não depende apenas da energia cinética, um 7,62mm perfurante de tungstênio tem uma capacidade de penetração maior do que sua energia cinética indica porque essa energia é aplicada contra a blindagem em uma área muito pequena por um projétil muito duro.

Dito isso o .50BMG perde cerca de metade da energia cinética a cada 1000 jardas:
Imagem
Marechal,

Com base nesses dados, teria como calcular a velocidade do projétil em determinado tempo ou determinada altura caso fosse lançado obliquamente para cima, como por exemplo, a 45° ou 60º ?

(Obs: o que se aprendia no ensino médio eram fórmulas que desprezavam o atrito com o ar)




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#154 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jun 26, 2018 2:06 am

knigh7 escreveu: Ter Jun 26, 2018 12:39 am Com base nesses dados, teria como calcular a velocidade do projétil em determinado tempo ou determinada altura caso fosse lançado obliquamente para cima, como por exemplo, a 45° ou 60º ?
Sim.
knigh7 escreveu: Ter Jun 26, 2018 12:39 am (Obs: o que se aprendia no ensino médio eram fórmulas que desprezavam o atrito com o ar)
Pelo que me lembro da grade do ensino médio também se ensinava a resistência do ar, só não fazia parte juntar as duas fórmulas que entra em cálculo.


Mas por que o interesse?

EDIT: A propósito, para esse calibre e distâncias em que ele é tipicamente usado (~2km) a gravidade tem um efeito pequeno.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#155 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 26, 2018 5:08 am

Meu interesse agora é a utilização contra helicópteros. Na modernização dos Fennecs do Exército colocaram assentos bem como kits removíveis resistentes à disparo de calibre 7.62mm perfurante.

É uma curiosidade saber à partir de qual distância o disparo de uma munição .50, à partir do solo, se equivaleria àquele, à grosso modo, pois estaríamos desprezando a composição do projétil. O cálculo teria de desprezar também o ângulo de incidência do impacto.

Mas se a gravidade tem um efeito pequeno sobre munições de calibre 0.50, então para mim já é suficiente saber isso. Obrigado.




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#156 Mensagem por jambockrs » Sex Out 26, 2018 11:56 am

Guerra escreveu: Seg Mai 24, 2010 8:47 pm Se uma dupla de sniper estiver sempre dentro da area de influencia do batalhão aplicando principios como apoio mutuo, e estiver sincronizado com os demais sistemas de combate, ele tem o memso valor de uma cia de fzo.
Só uma dupla de sniper para a área de um batalhão? Tem que disponibilizar tal dupla para área de uma companhia!




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#157 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 26, 2018 5:49 pm

Considerando que estamos sempre atrasados, pode ser que essa disposição seja apenas protocolo.
Na eventual ação de verdade isso pode ser mudado.
No caso de fuzis anti material tenho lá minhas dúvidas. Já que por aqui além de escassos e raros, são consideradas arma somente para forças especiais.
O que é lamentável.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#158 Mensagem por Zelhos » Qui Nov 15, 2018 5:15 pm

Marechal-do-ar escreveu: Dom Jun 24, 2018 3:24 pm A penetração não depende apenas da energia cinética, um 7,62mm perfurante de tungstênio tem uma capacidade de penetração maior do que sua energia cinética indica porque essa energia é aplicada contra a blindagem em uma área muito pequena por um projétil muito duro.

Dito isso o .50BMG perde cerca de metade da energia cinética a cada 1000 jardas:
Imagem
Qual é a bruxaria com esse 338xt? :shock:




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#159 Mensagem por akivrx78 » Dom Nov 18, 2018 6:02 am

K11 A precisão é de apenas 22,5% ... A 'arma de luxo'
Fonte: SBS News

https://translate.google.co.jp/translat ... t=&act=url

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Fuzis Anti-Material - Doutrina e Operação

#160 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 23, 2024 1:58 pm



Relembrar e viver. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder