UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7443
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 89 vezes

Re: UCRÂNIA

#11251 Mensagem por FOXTROT » Dom Fev 18, 2024 11:59 am

Eu não creio nessas baixas, o que importa é que a Ucrânia está retrocedendo em toda linha de frente. Logo teremos mais libertações!

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: UCRÂNIA

#11252 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 18, 2024 1:49 pm

Há diferenças claras em como foi a batalha em Bakhmut e como foi Avdiinvka. As maiores perdas os Russos tiveram no início, ao avançar para formar-se nos flancos, daí houve uma pausa e os Russos mudaram suas táticas, empregando principalmente a PMDPR e a Wagner, com poucas tropas da SV, especialmente destacamentos de elite ou de operações especiais. Os Russos passaram a usar poucos assaltos de Infantaria, em pequenos números, empregando muito o uso da artilharia, especialmente da VKS com bombas FABs com kits guiados. Talvez faça sentido se 2/3 desse número fossem tropas feridas retiradas de combate, mas 16 mil mortos eu não acredito que tenha ocorrido nem no lado Ucraniano.

Em Bakhmut, os Russos aproveitaram para esvaziar seus presídios e ainda comprometer as principais tropas da AFU, que poderiam ser usadas na Contraofensiva do Twitter - onde o Alto Comando da AFU já dizia onde e quando - coisa que até a ISW concordava, então havia menor uso de artilharia e aviação, algo que conhecemos vindo do Prigozhin.

Essa tem sido a tônica dos Russos e isso tem diminuído muito suas baixas, assaltos com pequenos grupos, nenhum ataque em larga escala a não ser que haja oportunidade, uso massivo de artilharia e aviação.

Enquanto isso:

Os Russos começaram a usar extensivamente foguetes guiados, especialmente o 9M542 mas também o 9M544, para atingir alvos de alto valor, especialmente armazéns. É o 16º vídeo que vejo este ano:



Russos estão testando o uso dos T-62M e MV em tropas de assalto menores e, pra isso, estão colocando mísseis 9M117 Arkan, para que possam ter capacidade anticarro capaz de enfrentar o que a AFU possui, atualmente. Vi vídeos de manobras com o T-62 e uns grupos de Infantaria, o que parece ser em alguma região ainda dentro da Rússia.

Considerando que a Lekalo não esteja disponível para os T-62, estariam em péssima situação se não embarcarem o Arkan caso enfrentem T-64 pra cima.

Vídeo postado por canal Ucraniano, repostado por um Brasileiro:



Existem relatos não confirmados que os Russos tomaram Lastochkino e também recuperaram a primeira linha de Defesa perto de Rabotino, além de um bombardeio severo na região de Hulyapole, em Zaporizhzhia.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: UCRÂNIA

#11253 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 18, 2024 3:25 pm

Tudo bem mais movimentado do que eu imaginava, após a queda de Avdiinvka.








Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7443
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 89 vezes

Re: UCRÂNIA

#11254 Mensagem por FOXTROT » Dom Fev 18, 2024 6:18 pm

Como eu falei mais cedo, a Ucrânia retrocede em toda a frente, aguardo ações em Nikolaev e Klarkiv, porém essas vão demorar mais.

As perguntas agora são, como está o moral da tropa ucraniana e se tem efetivo/equipamentos e munição? Para tentar uma defesa em manobra, porque essa defesa estática com o uso de FAB + Kits de correção provou que não vai segurar os russos.

Saudações




Editado pela última vez por FOXTROT em Dom Fev 18, 2024 7:25 pm, em um total de 1 vez.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: UCRÂNIA

#11255 Mensagem por Ziba » Dom Fev 18, 2024 7:02 pm

FOXTROT escreveu: Dom Fev 18, 2024 6:18 pm Como eu falei mais cedo, a Ucrânia retrocede em toda a frente, aguardo ações em Nikolaev e Klarkiv, porém essas vão demorar mais.

As perguntas agora são, como está o moral da tropa ucraniana e se tem efetivo/equipamentos e munição para tentar uma defesa em manobra, porque essa defesa estática com o uso de FAB + Kits de correção provou que não vai segurar os russos.

Saudações
Rapaz, acho que o problema dos Ucranianos são tantos que não há saída.

Os caras tem problema de pessoal, munição de artilharia, artilharia antiaérea e blindados.

Onde eles vão arrumar isso? Eu acho que o mais urgente seria artilharia antiaérea e aviões. Mas onde eles vão arrumar isso? O Ocidente pelo seu modo de fazer guerra não tem tantos equipamentos de AAe como os Russos, além de em sua maioria usarem guiagem ARH e IIR o que os torna relativamente caras em relação aos drones iranianos.

Parece que havia negociação com os Gregos que teriam S-300, Buk e Osa, mas parece que isso não foi pra frente.

A segunda questão são os aviões. Mas meia dúzia de F-16 A/B também não vão resolver o problema. Os Franceses, salvo engano, tem uma porrada de 2000-5 estocados. Acho que seriam a melhor opção.

Com esses dois acho que complicaria mais para os Russos usarem as FABs como vem usando, mas quanto tempo até implementar de fato isso, mesmo que fosse possível?

Sei lá, do jeito que a situação se apresenta, pode disponibilizar 100 trilhões de dólares para eles. Mas onde vão comprar equipamento para usar agora?

Sinistro! Acho que o destino deles está selado e até o final desse ano os Russos limpam Donetsk de verdade.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#11256 Mensagem por Túlio » Dom Fev 18, 2024 7:18 pm

O ponto é: quando a defesa começa a desmoronar muito depressa, sem conseguir consolidar novas linhas a tempo, a ofensiva acelera também. Os caras deviam assumir o que são e repetir em torno de Kiev o que foi feito antes em torno de Berlim.

Vai dar na mesma mas é o último movimento válido antes de ter que derrubar o rei (xadrez).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: UCRÂNIA

#11257 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 18, 2024 8:23 pm

Pela análise que fiz na fronteira Norte de Kiev, seria uma péssima decisão dos Russos reeditar as invasões por lá. Avdiinvka era uma fortaleza extremamente bem consolidada, porém o terreno era favorável para as táticas dos Russos, do contrário do Norte. Vejam que os Russos atuam muito diferente na direção de Kupyansk, com ataques em pequena escala, na escala de frações, avançando alguns Kms por mês. É uma área muito quebrada, cheia de florestas, rios, lagos, muito mais fácil de ser defendida.

Na minha opinião - e acho que a dos Russos também - se houver uma grande ofensiva Russa, será para selar o mar negro. Creio que os Russos se esforçaram tempo demais no Norte, ao invés de terem aproveitado os avanços iniciais e terem tomado Mikolaiv, que ficou a cargo de apenas uma Brigada Motorizada, enquanto as tropas da VDV consolidavam-se em Kherson e ao norte de Kherson. Se os Russos tivessem focado suas operações no Sul da Ucrânia, a grande batalha do ano de 2022 nem teria sido Lysychansk, mas sim Zaporizhzhia. Mykolaiv estava guarnecida por três Brigadas somente, os Ukras não se prepararam para uma invasão Russa tão rápida pelo Sul, esperaram pelo Norte.

Eu vejo frequentemente os Russos se preparando para operações em terrenos mais planos, com uso de pequenos destacamentos, apoiados por carros de combate e aviação, o que me indica claramente que os Russos irão reforçar suas operações no Sul. Outro indicativo forte é que os Russos sofrem muito com os drones kamizakes, lançados a partir de Odessa. Mesmo no pós-guerra, ainda serão grande dor de cabeça pros Russos, se não retirarem totalmente o mar-negro dos Ucranianos, será dor de cabeça numa futura proxy ou mesmo guerra direta contra membros da OTAN.

Vejo que o objetivo hoje dos Russos é levar essa guerra até 2026, com foco atual no centro do Oblast de Donetsk e, principalmente, Slavyansk e Kramatorsk. Pra isso, os Russos já derrubaram os dois principais objetivos: Mariinka e Avdiinvka. Agora o foco deverá ser contra Ugledar e Orikhiv, para depois chegarem até Povrosk.

Mais ao Norte, será a tomada de Chasov Yar, o que abrirá as portas pra Konstantinivka; outro será Bilohorivka, para tentar "trancar" Seversk pelo Oeste e pelo Sul, considerando que os Chechenos estão expandindo posições ao Norte de Bakhmut, ao que parece ser realmente contra Seversk. Se os Russos conquistam Chasov Yar e cercam Konstantinivka por três lados, abrem as portas para a maior batalha da guerra, que será contra Slavyansk-Kramatorsk.

O problema dos Ucranianos é que terão que refazer suas tropas. Os Ukras estavam com um dos Exércitos mais bem equipados do mundo e podemos sim afirmar que eram um dos mais bem treinados, porém bateram de frente com um muro, num Uno Mile, a mais de 400 km/h. Eu sabia que os danos tinham sido exorbitantes, mas o contra-ataque feito pelos Ukras contra Avdiinvka me mostrou que foram CATASTRÓFICOS, ao ponto da AFU ter que refazer seu Exército enquanto precisa desse Exército para segurar os Russos, que são melhores do que foram em 2023 e nem se compara do que foram em 2022, admitir que os Russos não evoluíram foi o maior erro dos Ucranianos e, especialmente, da OTAN. Foi um contra-ataque simplesmente pífio, inclusive comentado pelo Julian e vários outros twiteiros pró-Ukras. Mal tinham equipamento, era mais Infante com APC leve improvisado como IFV, alguns Bradleys e Leopards, T-72 e só, nada mais que isso. Avdiinvka mostrou que os Ukras estão altamente dependentes dos FPVs.

Outro problema mais grave ainda é o de pessoal, foram vistos vários e vários corpos de mulheres em Avdiinvka, inclusive foram feitas prisioneiras lá, o que já mostra um recrutamento "ilegal". Pelo número encontrado até aqui, duvido que fora recrutamento voluntário.

Os Russos conquistaram o primeiro objetivo muito antes do previsto - inclusive por mim - e creio que a Primavera deverá vim muito pior pros Ukras do que foi a primavera de 2024. Se os Russos derem um jeito de atravessar o Dnieper de alguma forma segura, os Ukras estão lascados, pois tudo que eles tem de melhor está sendo focado em Donetsk e ao Norte, pois é reportado constantemente que estão tirando tropas do Sul pra operar no Centro-Leste e ao Nordeste.

Abaixo a principal importância da tomada de Avdiinvka:





Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7443
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 89 vezes

Re: UCRÂNIA

#11258 Mensagem por FOXTROT » Seg Fev 19, 2024 5:11 pm

Relatos em canais de Telegram russos sobre a concentração de 50 a 140 mil soldados russos entre Zaporozhye e Melitopol, Rússia estaria partindo para um grande ataque (Eu Jocel tenho minhas dúvidas se é essa a intenção).

Saudações




Editado pela última vez por FOXTROT em Ter Fev 20, 2024 4:15 pm, em um total de 1 vez.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37911
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: UCRÂNIA

#11259 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 20, 2024 6:26 am

FOXTROT escreveu: Dom Fev 18, 2024 11:59 am Eu não creio nessas baixas, o que importa é que a Ucrânia está retrocedendo em toda linha de frente. Logo teremos mais conquistas territoriais!

Saudações
Ainda bem que estás a gostar, quando o pessoal vem para aqui a falar mal do imperialismo Norte-Americano e depois vem a vangloriar-se do que a Rússia está a fazer aos seus países vizinhos, dá para ter uma noção do cinismo disto tudo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: UCRÂNIA

#11260 Mensagem por gabriel219 » Ter Fev 20, 2024 8:55 am

De fato há um acúmulo de esforço em Zaporizhzhia, porém isso já era previsto com a queda de Maryinka e Avdiinvka, o que abre a possibilidade de atacar a região de Zaporizhzhia a partir também do leste, cercando totalmente algumas áreas e atacando pela retaguarda. Creio como mais provável uma ofensiva em Zaporizhzhia/Donetsk do que ao Norte, como dizem.






Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 463
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: UCRÂNIA

#11261 Mensagem por Poti » Ter Fev 20, 2024 3:06 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Fev 20, 2024 6:26 am
FOXTROT escreveu: Dom Fev 18, 2024 11:59 am Eu não creio nessas baixas, o que importa é que a Ucrânia está retrocedendo em toda linha de frente. Logo teremos mais conquistas territoriais!

Saudações
Ainda bem que estás a gostar, quando o pessoal vem para aqui a falar mal do imperialismo Norte-Americano e depois vem a vangloriar-se do que a Rússia está a fazer aos seus países vizinhos, dá para ter uma noção do cinismo disto tudo.
Talvez imite quem se choca com bomba russa mas acha que bombas democráticas (israel, França, EUA, Reino Unido) matam com legitimidade.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37911
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: UCRÂNIA

#11262 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 20, 2024 3:15 pm

Poti escreveu: Ter Fev 20, 2024 3:06 pm
cabeça de martelo escreveu: Ter Fev 20, 2024 6:26 am

Ainda bem que estás a gostar, quando o pessoal vem para aqui a falar mal do imperialismo Norte-Americano e depois vem a vangloriar-se do que a Rússia está a fazer aos seus países vizinhos, dá para ter uma noção do cinismo disto tudo.
Talvez imite quem se choca com bomba russa mas acha que bombas democráticas (israel, França, EUA, Reino Unido) matam com legitimidade.
Claro que matam e por vários motivos:

Por norma têm o apoio da ONU, não pretendem matar e destruir tudo e todos como fazem os Russos, não pretendem fazer conquistas territoriais.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7443
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 89 vezes

Re: UCRÂNIA

#11263 Mensagem por FOXTROT » Ter Fev 20, 2024 3:19 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Fev 20, 2024 6:26 am
FOXTROT escreveu: Dom Fev 18, 2024 11:59 am Eu não creio nessas baixas, o que importa é que a Ucrânia está retrocedendo em toda linha de frente. Logo teremos mais conquistas territoriais!

Saudações
Ainda bem que estás a gostar, quando o pessoal vem para aqui a falar mal do imperialismo Norte-Americano e depois vem a vangloriar-se do que a Rússia está a fazer aos seus países vizinhos, dá para ter uma noção do cinismo disto tudo.
Comigo não vais arrumar nada meu caro, A Rússia conduz uma operação especial dentro de suas fronteiras temporariamente ocupadas, aos poucos sendo libertadas! :D

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: UCRÂNIA

#11264 Mensagem por Ziba » Ter Fev 20, 2024 4:02 pm

Poti escreveu: Ter Fev 20, 2024 3:06 pm
cabeça de martelo escreveu: Ter Fev 20, 2024 6:26 am

Ainda bem que estás a gostar, quando o pessoal vem para aqui a falar mal do imperialismo Norte-Americano e depois vem a vangloriar-se do que a Rússia está a fazer aos seus países vizinhos, dá para ter uma noção do cinismo disto tudo.
Talvez imite quem se choca com bomba russa mas acha que bombas democráticas (israel, França, EUA, Reino Unido) matam com legitimidade.
Infelizmente honestidade é uma qualidade de poucos :)




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 463
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: UCRÂNIA

#11265 Mensagem por Poti » Ter Fev 20, 2024 4:29 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Fev 20, 2024 3:15 pm
Poti escreveu: Ter Fev 20, 2024 3:06 pm

Talvez imite quem se choca com bomba russa mas acha que bombas democráticas (israel, França, EUA, Reino Unido) matam com legitimidade.
Claro que matam e por vários motivos:

Por norma têm o apoio da ONU, não pretendem matar e destruir tudo e todos como fazem os Russos, não pretendem fazer conquistas territoriais.
Por norma tem apoio da ONU. Você acredita mesmo no que escreveu?
Não pretendem destruir tudo e todos como fazem os russos. Você continua acreditando no que escreveu?
Não pretendem fazer conquistas territoriais.... Mesma pergunta.
Sinceramente não sei onde busca suas informações mas me parece insano acreditar nisso em 2024.

Cara, assiste o documentário sobre o José Bustani, diretor geral da OPAQ (organização para proteção das armas químicas). E como americanos ameaçaram seus filhos. Isso mesmo, ameaçaram filhos de um diplomata brasileiro em relação às supostas armas químicas no Iraque. E invadiram sem ONU. Peguei esse exemplo, assiste o documentário. Você não está errado em defender os ocidentais, é seu lado do mundo, mas achar que são superiores moralmente é completamente inaceitável. E você acusa os outros de hipocrisia e se torna até mesmo engraçado para quem lê. É uma montagem intelectual muito grande que nem a dissonância cognitiva explica.




Responder