UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2318 vezes

Re: UCRÂNIA

#11041 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 04, 2024 2:55 pm

HIMARS é muito superior a qualquer F-16 que possa ir pra Ucrânia, eu iria até os Vipers. Não há como a AFU superar a Rússia no cenário ar-ar sem que tenham AEW&C, agora a Rússia está com A-50U no Norte e também na Criméia, qualquer coisa que esteja voando será visto muito antes de detectarem caças Russos, imaginem A-50U. Em uma dessas tentativas, os Russos interceptaram um plano de ataque contra a Criméia, botou Su-35S e MiG-31K no ar, vetorados por um A-50U e abateram quase 30 aeronaves em menos de 72 horas.

O F-16 não servirá para combate ar-ar, fará o mesmo papel que os demais, que é lançar mísseis de cruzeiro e bombas JDAM-ER. Se for arriscar combate ar-ar contra Su-35S, vai chover F-16 na Ucrânia. Aliás, nem parecem que são os MLU, alguns que foram listados eram Block 15.

Voltando a outras questões, agora os Russos operam conceitos semelhante ao JTAC, algo extremamente raro e voltando apenas à tropas Spetnaz, porém isso, aparentemente, fora integrado em Unidades Convencionais, para baliza de fogo, junto a VKS e provavelmente também, no futuro, com a VMF.



Outra coisa curiosa é que vi em um Telegram Ucraniano que as tropas Ukras estão divididas de acordo com as faixas que eles carregam, como faixas Brancas sendo tropas experientes, faixas Amarelas sendo tropas mobilizadas mas treinadas, especialmente aqueles que treinaram fora com a OTAN e tropas com faixas Verdes são as recém mobilizadas, praticamente sem nenhum treinamento. Ultimamente vem aparecendo vários vídeos de combates, com corpos e tropas da AFU se rendendo, uma grande quantidade deles sendo com faixa verde. Se a divisão for real, a AFU demonstra um grave déficit de tropas treinadas e experientes. Ainda existem tropas com uma faixa azul, mas essas não achei explicação.

As tropas que atacaram em Zaporizhzhia, boa parte delas estava com faixas amarelas e verdes. Realmente naquela região houve um mix de tropas mobilizadas e outras treinadas pela OTAN, então faria sentido essa linha de raciocínio.

A pausa operacional em Avdiinvka, devido ao clima, parece ter finalizado. A Wagner anda expandindo as zonas contra a parte principal da Fortaleza:



Enquanto isso:









Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: UCRÂNIA

#11042 Mensagem por jeanscofield » Qui Jan 04, 2024 7:15 pm





Imagem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2318 vezes

Re: UCRÂNIA

#11043 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 04, 2024 11:49 pm

Com os Russos agora sendo abastecidos pelo Irã e pela Coréia do Norte, em termos de munições pra artilharia - ai vai tubos, MLRS e agora MRBM/LRBM - mais o que os Russos já produzem, os Ukras ficam em uma situação desesperadora. já que provamos que é verdadeiramente uma guerra de artilharia sendo travada.








Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8658
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: UCRÂNIA

#11044 Mensagem por prp » Sex Jan 05, 2024 12:56 pm





Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2649 vezes

Re: UCRÂNIA

#11045 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 05, 2024 1:02 pm

prp escreveu: Sex Jan 05, 2024 12:56 pm
Eu posso estar enganado, mas à primeira vista parece-me o Leopard que foi danificado durante a formação de militares Ucranianos à uns bons meses.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2318 vezes

Re: UCRÂNIA

#11046 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 05, 2024 2:47 pm










Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#11047 Mensagem por Túlio » Sex Jan 05, 2024 2:53 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Jan 05, 2024 1:02 pm
Eu posso estar enganado, mas à primeira vista parece-me o Leopard que foi danificado durante a formação de militares Ucranianos à uns bons meses.
Seremos dois então, pois me parece o mesmo; só que é uma thread e os outros Leos levaram pua mesmo, o que IMHO não diz nada de ruim sobre os carros em si ou mesmo as tripulações: lançar uma ofensiva implica ter mais baixas justamente em VTR de ação de choque, como MBT e IFV.

Fica pior ainda se só o IN tiver apoio aéreo mas ainda assim, não existe blindado indestrutível (ou o T90 seria lixo também, e onde anda o ARMATA, BTW?) mas deu pra ver que uma coisa é danificar um Leo, outra é danificá-lo a ponto de não poder mais combater, e a mais difícil de todas é matar a tripulação (tá tudo no vídeo).




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2649 vezes

Re: UCRÂNIA

#11048 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 05, 2024 3:16 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 54 vezes

Re: UCRÂNIA

#11049 Mensagem por angelogalvao » Sex Jan 05, 2024 8:49 pm

Túlio escreveu: Sex Jan 05, 2024 2:53 pm
Seremos dois então, pois me parece o mesmo; só que é uma thread e os outros Leos levaram pua mesmo, o que IMHO não diz nada de ruim sobre os carros em si ou mesmo as tripulações: lançar uma ofensiva implica ter mais baixas justamente em VTR de ação de choque, como MBT e IFV.

Fica pior ainda se só o IN tiver apoio aéreo mas ainda assim, não existe blindado indestrutível (ou o T90 seria lixo também, e onde anda o ARMATA, BTW?) mas deu pra ver que uma coisa é danificar um Leo, outra é danificá-lo a ponto de não poder mais combater, e a mais difícil de todas é matar a tripulação (tá tudo no vídeo).
Eu já penso o contraio. O Leo é extremamente caro, operação complexa, complexo de realizar manutenção, se mostrou pesado demais para o território da Ucrânia ... Os T, mesmo com um problema gravíssimo de explodir o compartimento de munições que acertado de jeito, é barato, simples manutenção ( é tao simples que vi video de lancet destruindo uma casinha improvisada com a engenharia ucraniana dando manutenção em umas T-80), carregador automático, leve e ágil, já vi videos dele sendo amassado pelos ucranianos, e mesmo assim saindo vivo da zona de atrito. sA lições aprendidas nesta guerra vão criar uma nova doutrina para o uso de carros de combate, além de novos modelos destes carros. Acredito que as concepções por trás dos projetos de CC estão sendo colocados a prova nesta guerra e todos estão sofrendo de uma forma ou de outra, mas eu acho que algo que ta sendo decisivo para a vitória russa é o fato dos T serem baratos, simples e relativamente fácil de serem manufaturado em larga escala para serem repostos no campo de batalha. Por isto eu sou completamente contra o Brasil escolher um MBT antes do final do conflito da Ucrânia, a muita lição aprendida nesta guerra e, na minha humilde opinião, a busca de um carro de combate, simples, barato e produzido localmente, algo essencial para uma guerra de longa duração, é o principal deles.

Ahhh, também acho que não tem o menor sentido investir em um CC sem ainda encontrarem uma solução, minimamente que seja, contra drone suicidas!




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#11050 Mensagem por Túlio » Sex Jan 05, 2024 9:29 pm

angelogalvao escreveu: Sex Jan 05, 2024 8:49 pm
Ahhh, também acho que não tem o menor sentido investir em um CC sem ainda encontrarem uma solução, minimamente que seja, contra drone suicidas!

Enfim alguém falou do elefante na sala! [009]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 542
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: UCRÂNIA

#11051 Mensagem por Alfa BR » Sáb Jan 06, 2024 1:07 am

Um atrito desse e a força blindada do EB já teria deixado de existir.





Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2649 vezes

Re: UCRÂNIA

#11052 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 06, 2024 8:18 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2649 vezes

Re: UCRÂNIA

#11053 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 06, 2024 11:14 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 466
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 124 vezes

Re: UCRÂNIA

#11054 Mensagem por Poti » Sáb Jan 06, 2024 11:46 am

cabeça de martelo escreveu: Sáb Jan 06, 2024 8:18 am Imagem

Imagem

Fonte: https://twitter.com/ulrichspeck
Poxa cabeça, para ser justos, não temos que olhar o orçamento da Rússia vs Ucrânia e sim quanto de dinheiro foi para as diferentes forças armadas.
Pois exemplo, as forças blindadas da Ucrânia são das mais impressionantes da europa (as polonesas também caminham para isso). Mas esse parque blindado veio somente do orçamento UK? Claro que não! Receberam Leos 2., Leo 1. T72 (em diversas versões, como a polaca), Bradleys etc etc.
A ucrânia tinha inclusive uma suoerioridade na quantidade de homens na frente de batalha.
De forma alguma diminuo o feito dos ucranianos há muito mérito no que eles conseguem fazer e acho que 90% dos países europeus não aguentariam o tranco como eles aguentam.
Mas esses dados apresentados a meu ver são enviesados e induzem ao erro nas análises.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9401
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 597 vezes

Re: UCRÂNIA

#11055 Mensagem por Suetham » Sáb Jan 06, 2024 12:06 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Jan 06, 2024 8:18 am
Imagem
Fonte: https://twitter.com/ulrichspeck
Isso é ainda pior do que eu imaginava. Sobre o assunto, existem rumores dos ucranianos estarem buscando munição no Paquistão "extraoficialmente"




Responder