Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#1 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 03, 2019 4:28 pm

Mais um vídeo, agora da CREDN com exposição da MB sobre seus projetos estratégicos.
Notar a plateia escassa e pouco interessada nos assuntos, denunciando o pouco caso que a classe política faz com os assuntos relativos a defesa.



De resto, boa sorte em todos os programas da MB, porque no que depender de Brasília, estamos ferrados e mau pagos... como sempre.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceram: 114 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#2 Mensagem por JavaLindo66 » Ter Jan 28, 2020 6:53 pm

Artigo: https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... -realidade

Imagem

MANSUP: A Construção de um míssil do “impossível” à realidade
Guilherme Wiltgen


Após anos de investimento em pesquisa, a Marinha do Brasil desenvolve, desde 2011, o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (Mansup) com tecnologia exclusivamente brasileira. Após as etapas do projeto e execução, o armamento encontra-se em fase de testes, para que possa ser utilizado na Força Naval e comercializado para outros países. A construção é resultado de uma parceria feita com empresas nacionais e, até o momento, já foram feitos três lançamentos, todos para avaliar o funcionamento do dispositivo, coletar dados e efetuar melhorias.

O INÍCIO

Durante as décadas de 70, 80 e 90 o mundo vivia um cenário de reinvenção social, política e econômica. A imprensa, mesmo com limitações tecnológicas, fazia uso de ferramentas para apresentar o que estava acontecendo nas principais cidades americanas e europeias. O cinema hollywoodiano, por exemplo, apresentava flmes como Rambo e Top Gun que destacavam o poderio bélico das grandes potências.

Imagem

Paralelo a esse cenário, apresentado pelo mercado do entretenimento, no mundo real a França, também nos anos 70, fabricava e vendia o míssil antinavio Exocet para as marinhas americana, brasileira e argentina. Contudo, foi em 1982 que o armamento ganhou notoriedade internacional ao ser usado pela Argentina contra o Reino Unido, durante a Guerra das Malvinas. No Brasil, o Exocet MM38 chegou com duas Fragatas que vieram da Inglaterra. Ao longo do tempo, os navios foram modernizados e passaram a atuar com o míssil Exocet MM40.

Imagem

Na virada para o século XXI, o consórcio de empresas francesas, italianas e britânicas desenvolveu um novo míssil antinavio. Os Exocet MM40 B1 e B2 deixaram de ser fabricados. A França começou a comercializar o míssil MM40 BL3, para lançamentos terrestres ou navais, que era equipado com um sistema de navegação via GPS e possibilitava manobras em relação ao alvo. Diante de toda transformação tecnológica vivida no mercado bélico e dos altos custos que tais mudanças trariam, a Marinha do Brasil resolveu iniciar a pesquisa de desenvolvimento do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (Mansup).

O PROJETO

Imagem

Em 2011, a Marinha, em parceria com a empresa Avibras Aerospacial, iniciou o processo de desenvolvimento de um novo motor-foguete para a versão MM40 do Exocet. Já no ano seguinte, foram feitos os protótipos do motor e os testes realizados com sucesso, recertificando os mísseis e concretizando uma das fases de início para a construção nacional do Mansup. Para tal, foram contratadas as empresas Avibras, Omnisys e a Mectron; além da empresa SIATT (Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico), responsável pelos sistemas de guiagem, navegação, controle e telemetria, e a Fundação Atech, atual Ezute, para fazer o gerenciamento complementar do projeto.

TESTES

O primeiro teste realizado com o Mansup ocorreu em 26 de novembro de 2018, a 300 quilômetros da costa, na região de Cabo Frio (RJ). Na ocasião, foi possível avaliar a estabilidade do voo do míssil sobre o mar, uma vez que do momento do lançamento até a estabilização, por mais rápido que possa ser para o olho humano, é possível testar diferentes variáveis.

Imagem

Com isso, os dados coletados a partir da telemetria foram mensurados, estudados e usados no aprimoramento do armamento, possibilitando a realização do segundo lançamento-teste, em 20 de março de 2019. Uma das fase importantes dessa etapa foi a análise da passagem de controle da plataforma inercial (que informa ângulos e aceleração) para o radar que atua na guiagem do míssil. Também ocorreu a validação da aquisição do alvo, o levantamento de dados sobre a guiagem durante o percurso, o funcionamento do radar, o emprego da malha de controle (responsável pelas manobras e correções) e a autodestruição do míssil.

INDEPENDÊNCIA E ECONOMICIDADE

De acordo com o gerente executivo de mísseis da Marinha , Capitão de Mar e Guerra Walter de Pereira de Menezes, são vários os benefícios para o País em decorrência da execução do projeto do Mansup. “Primeiramente, não ficaremos na dependência de outro país vender ou não esse armamento para o Brasil. O preço de construir um míssil nacional é muito inferior ao que investiríamos para adquiri-lo em outro país. O governo brasileiro também terá o controle da comercialização do Mansup e definirá para quem vender. A indústria de Defesa Brasileira atingirá, com o feito, um patamar de pouquíssimas marinhas no mundo”, afirmou.

SOBRE O MANSUP

O Mansup possui as mesmas características físicas e táticas do Exocet MM40, para poder ser empregado nos navios originariamente equipados com o armamento. Tem o alcance de aproximadamente 70 km, pesa cerca de uma tonelada e seu voo, a 1.000 km/h, é realizado a uma altura de dois a 15 metros sobre a superfície do mar, para dificultar a identificação do míssil pelo radar do navio alvo.

Imagem

Para chegar à velocidade máxima, leva apenas quatro segundos. Antes de ser feito o disparo, o navio envia para o míssil os dados necessários para que ele se situe em relação à posição do alvo. Após o lançamento, o míssil é guiado por meio do sistema de navegação inercial e, ao se aproximar do meio a ser atingido, aciona o radar que o identifica e localiza com mais precisão.

FONTE: MB
FOTOS: Ilustrativas




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#3 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 28, 2020 9:22 pm

O preço do desenvolvimento sempre será menor do que o da omissão.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#4 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jan 29, 2020 2:12 am

FCarvalho escreveu: Ter Jan 28, 2020 9:22 pm O preço do desenvolvimento sempre será menor do que o da omissão.

abs

BZ. Sensacional sua definição da importância do desenvolvimento do MANSUP. Alguns entusiastas e ignorantes não conseguem enxergar o que representa este míssil em termos de tecnologia e de Defesa para o Brasil.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#5 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 05, 2020 10:32 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#6 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 30, 2020 10:57 pm

SIGAAZ



abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#7 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 30, 2020 10:58 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#8 Mensagem por EduClau » Sáb Out 31, 2020 11:42 am

FCarvalho escreveu: Sex Out 30, 2020 10:57 pm SIGAAZ



abs
Esse 2452 é o ano que estará implementado o SIGAAZ ?

:roll:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#9 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 31, 2020 2:34 pm

A MB tem um ou vários GT trabalhando em cima da formatação e organização dos sistemas do SIGAAZ. O problema é que ele, assim como o SISDABRA e o SISFRONT são algo complexo de se fazer, e mais ainda de por em prática, devido aos altos custos dos componentes necessários a sua concretude.

Pelo que me lembro, ano que vem o projeto entra em fase final de definição, indo ao passo seguinte que é a definição dos componentes e arquitetura de sistemas necessários.

Isto feito, poderemos identificar e definir os requisitos dos RFI/RFP para todos os componentes do sistema e fazer a emissão destes docs a fim de selecionar fornecedores, definir custos, orçamento necessário para implantação, e obviamente, um cronograma de implantação.

Não espere que ele seja rápido. Se tomarmos como medida os muitos perrengues por quais passa o exército na implantação do SISFRONT, vamos ter muita sorte de o SIGAAZ chegar ao final desta década em pleno funcionamento.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#10 Mensagem por Aim For The Top » Sex Set 22, 2023 6:15 pm

www.finep.gov.br/images/noticias/2023/2 ... presas.pdf

DGS industrial Ltda

Guiamento, controle e navegação com aplicação
em mísseis, foguetes e veículos não tripulados
terrestres/aéreos/navais

Veículo de Superfície Não Tripulado Multipropósito


envolvimento do ipqm




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil

#11 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 17, 2023 1:38 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder