TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5639 vezes
Agradeceram: 3247 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85486 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 12, 2023 11:49 am

Juliano Lisboa escreveu: Ter Dez 12, 2023 11:33 am
FCarvalho escreveu: Ter Dez 12, 2023 11:11 am Não entendi. Seja específico por favor.
Vou deixar vc pensar um pouco...
Cara, estou com tanta coisa para pensar aqui mais séria. Mas deixa pra lá.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2367 vezes

#85487 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 12, 2023 1:28 pm

kkkkkkkkkkkk ainda tô matutando pra tentar entender como a FABV destruiria bases de São Gabriel da Cachoeira até Belém, é inacreditável.

Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

#85488 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Dez 12, 2023 2:03 pm

FCarvalho escreveu: Ter Dez 12, 2023 11:49 am
Juliano Lisboa escreveu: Ter Dez 12, 2023 11:33 am
Vou deixar vc pensar um pouco...
Cara, estou com tanta coisa para pensar aqui mais séria. Mas deixa pra lá.
Dá pra perceber. kkkkkkk

Vc Usuário desde 2003 mais de 35 mil mensagens.
Eu usuário aqui desde 2006 635 mensagens.

Da pra saber quem tem mais ou menos tempo.

Mas deixando mais claro pra vc. Eu sou ex-militar da FAB, o que escrevo aqui é ou o que eu vivenciei ou meus amigos de lá dentro me contam. Não posto nada que leio. Aliás São caras como eu que alimentam a maioria das notícias do meio militar. Aí quando vc chama militares de preguiçosos, ataca sem provas ou fica de devaneio com essas viagens loucas que vc faz, isso ofende tanto a mim diretamente, quanto a Força que eu amo e meus amigos dela. Ficou claro agora?

Suas postagens são sem fundamento algum. Vc não viveu, suas conclusões são baseadas no achismo. Não é atoa que o fórum está conhecido no mundo real pelo seu nome e suas viagens.

Enfim, juro que tentei excluir minha conta pra não cair na tentação e vir aqui ler suas bobagens. Mas não achei o local. Se algum moderador puder me ajudar, exclua pra mim por favor.

Obrigado.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6260 vezes
Agradeceram: 6610 vezes
Contato:

#85489 Mensagem por Túlio » Ter Dez 12, 2023 2:30 pm

Juliano Lisboa escreveu: Ter Dez 12, 2023 2:03 pm
Dá pra perceber. kkkkkkk

Mas deixando mais claro pra vc. Eu sou ex-militar da FAB, o que escrevo aqui é ou o que eu vivenciei ou meus amigos de lá dentro me contam. Não posto nada que leio. Aliás São caras como eu que alimentam a maioria das notícias do meio militar. Aí quando vc chama militares de preguiçosos, ataca sem provas ou fica de devaneio com essas viagens loucas que vc faz, isso ofende tanto a mim diretamente, quanto a Força que eu amo e meus amigos dela. Ficou claro agora?

Suas postagens são sem fundamento algum. Vc não viveu, suas conclusões são baseadas no achismo. Não é atoa que o fórum está conhecido no mundo real pelo seu nome e suas viagens.

Enfim, juro que tentei excluir minha conta pra não cair na tentação e vir aqui ler suas bobagens. Mas não achei o local. Se algum moderador puder me ajudar, exclua pra mim por favor.

Obrigado.

Tás sem sorte, meu cupincha, acabaste de despertar meu lado SÁDICO, que adora ver nego sofrendo... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1930 vezes
Agradeceram: 2432 vezes

#85490 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 12, 2023 5:33 pm

Imagem

O FAB 4108 deve chegar em fevereiro de 2024.

https://www.aereo.jor.br/2023/12/12/che ... en-da-fab/

knigh7
Sênior
Sênior

#85491 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 12, 2023 11:32 pm

FCarvalho
Sênior
Sênior

#85492 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 13, 2023 3:59 pm

Juliano Lisboa escreveu: Ter Dez 12, 2023 2:03 pm
FCarvalho escreveu: Ter Dez 12, 2023 11:49 am Cara, estou com tanta coisa para pensar aqui mais séria. Mas deixa pra lá.
Dá pra perceber. kkkkkkk
Obrigado.
Interessante. Estou aqui há vinte anos, gosto e prezo demais este espaço justamente por se um dos raros na internet abertos ao debate no meio civil sobre o tema defesa. Um assunto que não por acaso nem em bar de beira de estrada serve para conversa entre bêbados. Mas eu ter muitas mensagens, e usar o meu tempo para debater o tema foco do FDB agora é um problema. :roll:

E vamos parar com isso de querer dar carteirada nos outros porque aqui isso não funciona. Podes ser o que quiser, mas isso em nada serve para menosprezar e diminuir o que outros foristas postam aqui. Gostar ou não o que outros escrevem é questão de gosto pessoal. Se não gostas do que as pessoas falam aqui, ou achas ruim, pois bem, faça bom uso do DB e rebata as ideias e postulados escritos aqui, com racionalidade e impessoalidade. É para isso que estamos aqui. É para isso que o DB existe. Aqui não é facebook, nem twitter ou instagram para ficar postando mágoas pessoais de ninguém.

Não és o primeiro, nem o único, e muito menos o último, a tentar menosprezar os outros aqui com base em farda, patente e\ou ofício. Estás com sorte de termos, ainda, este espaço aqui com regras claras sobre como os debates devem ser feito, ao contrário do lixo que se vê em outras redes sociais, onde gente de farda só apanha, ao bel prazer dos escárnios públicos, e das mazelas político-ideológicas deixadas para trás pelas viúvas de políticos perdedores.

Enfim, se quiseres o bom debate de ideias, estou por aqui. Mas se quiserem ir embora, bom, fazer o que. A porta da frente é a serventia da casa. Ninguém é obrigado a permanecer ou sair contra a vontade.

Carpe Diem.

Carpe Diem
Viking
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 333 vezes

#85493 Mensagem por Viking » Qua Dez 13, 2023 11:04 pm

FCarvalho escreveu: Seg Dez 11, 2023 11:09 pm
Juliano Lisboa escreveu: Seg Dez 11, 2023 3:47 pm Sobre pilotos: Temos 17 formados e estão chegando mais 4.
Qual a diferença de se disparar ne telinha e míssil real? Por acaso é o piloto que leva os míssil nas costas. O que vale é a doutrina o resto o avião e o míssil fazem sozinho.
Como disse já temos pilotos formados que estão dando porrada nos suecos aqui na base...
Sim F5- e A1 são a ponta de lança, mas se o negócio pegar F-39 está aqui pra isso.
Uma coisa que vc não leva nunca em questão, Lula é amigo do Maduro, então para de viajar na maionese.
Não entendi a sua última frase, o que Lula, Maduro e Gripen tem a ver com a questão aqui de operacionalidade dos caças?
21 pilotos já é um bom número para quem vai ter apenas 8 ou 10 unidades disponíveis em 2024.
Se eu não estou engando, a doutrina da OTAN para tripulações de caças em tempos de guerra é de 3 tripulantes para 1 caça. Não faço ideia se a FAB segue isso à risca ou tem seus próprios padrões.
Se fosse tudo a mesma coisa lançar míssil na tela e de verdade, ninguém se preocuparia em treinar com alvos de verdade, principalmente nos países desenvolvidos, ou que simplesmente dão importância para a sua defesa. Na FAB a coisa mais rara do mundo é lançamento de mísseis reais, seja pela escassez dos mesmos, seja pela incapacidade de reposição anual dos mesmos. Tanto que o que se tem são guardados a sete chaves e só saem do paiol em caso de extrema necessidade. Claro, o material tem vida útil, mas, quando foi a última vez que a FAB lançou um míssil de verdade na vida? Acho que nem eles lembram, de tanto tempo que faz.
Por fim, como disse, os F-39 não serão usados a não ser que a FAB se veja em uma situação completamente desfavorável, mas isto só seria possível se ela fosse totalmente incapacitada de usar todos os F-5 e A-1 que ainda lhe restam.
Mas fica tranquilo. Com primos ricos já mandaram a conta para Caracas de qualquer burrice que eles queiram fazer. Portanto, não vamos precisar nos preocupar com nada disso, e os pilotos e caças de Anápolis podem treinar tranquilos e levar a vida sossegados até a aposentadoria.

Voto com o relator.
Ainda bem que temos os primos ricos do norte, caso não fosse isso acho que o bigodão anexaria a Amazônia . :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sensacional o fechamento do texto: - '' podem treinar tranquilos e levar a vida sossegados até a aposentadoria.''

[009] [009] [009] [009] [009]

knigh7
Sênior
Sênior

#85494 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 14, 2023 12:38 am

Há 3 anos atrás pilotos de ensaios da FAB já voavam Gripens da nossa Força Aérea com tanques externos:

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2496 vezes
Agradeceram: 1005 vezes

#85495 Mensagem por J.Ricardo » Qui Dez 14, 2023 8:34 am

Juliano Lisboa escreveu: Ter Dez 12, 2023 11:07 am
FCarvalho escreveu: Ter Dez 12, 2023 10:34 am

E não, nunca fui militar. Não tenho saúde para isso desde o SMO. Mas leio sobre o assunto desde 1982. Creio que aprendi algumas coisas durante esse tempo.
Isso explica muita coisa que vc escreve... Ser pedra é fácil demais, mas ser vidraça...
Todos que recebem verba do contribuinte são vidraça e tem que ser assim.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
FCarvalho
Sênior
Sênior

#85496 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 14, 2023 3:03 pm

A minha curiosidade agora é saber qual será o padrão de equipamento dos Gripen E para os alertas da BAAN. Se vai com ou sem tanque extras, e se sim, no center line ou nas asas, e por aí vamos.

O raio de combate do caça sueco é apreciável sem o auxílio de tanques extras, mas em se tratando de Brasil, e sendo o GDA na prática a única OM de defesa aérea para toda a região centro oeste e nordeste, e mesmo parte da região norte, usar os tanques de combustível extra não chega a ser algo incômodo.

Imagino que como os F-5 utilizam o tanque ventral e dois Phyton e dois Derby como carga máxima, o padrão do GDA não deve fugir muito disso, ou mesmo, usar apenas os IRIS-T e canhão, a bem a economia da vida útil dos mísseis que se comprou por agora. O uso dos Meteor estaria restrito a condições bem específicas e somente quando e se necessário, como operações reais e\ou exercícios militares no país, e quem sabe, fora dele no futuro.

De qualquer forma, me parece ser interessante o uso regular ao menos do tanque ventral a fim de aumentar o já grande raio de ação do caça sueco a partir de Anápolis.

Carpe Diem
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 791 vezes

#85497 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Dez 14, 2023 4:48 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 14, 2023 3:03 pm A minha curiosidade agora é saber qual será o padrão de equipamento dos Gripen E para os alertas da BAAN. Se vai com ou sem tanque extras, e se sim, no center line ou nas asas, e por aí vamos.

O raio de combate do caça sueco é apreciável sem o auxílio de tanques extras, mas em se tratando de Brasil, e sendo o GDA na prática a única OM de defesa aérea para toda a região centro oeste e nordeste, e mesmo parte da região norte, usar os tanques de combustível extra não chega a ser algo incômodo.

Imagino que como os F-5 utilizam o tanque ventral e dois Phyton e dois Derby como carga máxima, o padrão do GDA não deve fugir muito disso, ou mesmo, usar apenas os IRIS-T e canhão, a bem a economia da vida útil dos mísseis que se comprou por agora. O uso dos Meteor estaria restrito a condições bem específicas e somente quando e se necessário, como operações reais e\ou exercícios militares no país, e quem sabe, fora dele no futuro.

De qualquer forma, me parece ser interessante o uso regular ao menos do tanque ventral a fim de aumentar o já grande raio de ação do caça sueco a partir de Anápolis.
Eu penso aqui com meus botões que vai ser um tanque centerline e dois IRIS-T.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
knigh7
Sênior
Sênior

#85498 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 14, 2023 5:33 pm

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#85499 Mensagem por Matheus » Qui Dez 14, 2023 7:50 pm

Por que diabos o Gripen BR não tem sonda REVO?

knigh7
Sênior
Sênior

#85500 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 14, 2023 8:17 pm

Tem sonda REVO. Ela é retrátil. Mas eu acho que ele ainda não realizou reabastecimento em voo na FAB.

Responder