TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85471 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 11, 2023 8:58 pm

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36533
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3157 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85472 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 11, 2023 11:09 pm

Juliano Lisboa escreveu: Seg Dez 11, 2023 3:47 pm Sobre pilotos: Temos 17 formados e estão chegando mais 4.
Qual a diferença de se disparar ne telinha e míssil real? Por acaso é o piloto que leva os míssil nas costas. O que vale é a doutrina o resto o avião e o míssil fazem sozinho.
Como disse já temos pilotos formados que estão dando porrada nos suecos aqui na base...
Sim F5- e A1 são a ponta de lança, mas se o negócio pegar F-39 está aqui pra isso.
Uma coisa que vc não leva nunca em questão, Lula é amigo do Maduro, então para de viajar na maionese.
Não entendi a sua última frase, o que Lula, Maduro e Gripen tem a ver com a questão aqui de operacionalidade dos caças?
21 pilotos já é um bom número para quem vai ter apenas 8 ou 10 unidades disponíveis em 2024.
Se eu não estou engando, a doutrina da OTAN para tripulações de caças em tempos de guerra é de 3 tripulantes para 1 caça. Não faço ideia se a FAB segue isso à risca ou tem seus próprios padrões.
Se fosse tudo a mesma coisa lançar míssil na tela e de verdade, ninguém se preocuparia em treinar com alvos de verdade, principalmente nos países desenvolvidos, ou que simplesmente dão importância para a sua defesa. Na FAB a coisa mais rara do mundo é lançamento de mísseis reais, seja pela escassez dos mesmos, seja pela incapacidade de reposição anual dos mesmos. Tanto que o que se tem são guardados a sete chaves e só saem do paiol em caso de extrema necessidade. Claro, o material tem vida útil, mas, quando foi a última vez que a FAB lançou um míssil de verdade na vida? Acho que nem eles lembram, de tanto tempo que faz.
Por fim, como disse, os F-39 não serão usados a não ser que a FAB se veja em uma situação completamente desfavorável, mas isto só seria possível se ela fosse totalmente incapacitada de usar todos os F-5 e A-1 que ainda lhe restam.
Mas fica tranquilo. Com primos ricos já mandaram a conta para Caracas de qualquer burrice que eles queiram fazer. Portanto, não vamos precisar nos preocupar com nada disso, e os pilotos e caças de Anápolis podem treinar tranquilos e levar a vida sossegados até a aposentadoria.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85473 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 11, 2023 11:28 pm

Carvalho, acho que vc se enganou com relação a quantidade de pilotos/caçada OTAN: Os caças são projetados para voarem cerca de 6.000h. Cada piloto de caça da OTAN precisa voar para treinamento, no mínimo, 160 horas. Fora os outros voos que um caça faz. Eu posso pegar da USAF: é 1,2 piloto/caça. Isso porque eles têm caças biplaces. É 1 piloto por caça monoplace ou 2 para caça biplace.

Piloto tem férias, tem cursos e caças tem manutenções programadas ficando na chon.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13551
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85474 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 12, 2023 12:06 am

FIGHTERCOM escreveu: Seg Dez 11, 2023 6:58 pm Voar?
Transição?
Maionese?

Não precisa dizer mais nada...

Imagem
Ai é fodakkkkkkkkkkk

Pior que lembro desse mesmo papo pra tripulações do Leo 1A5 irem pro K-2 e do FAL pra algo mais moderno que o IA2. É tipo um HD, o conhecimento fica no carro, tem que reaprender até a mijar e cagar.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85475 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 12, 2023 12:55 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85476 Mensagem por Guilherme » Ter Dez 12, 2023 7:54 am

Juliano Lisboa escreveu: Seg Dez 11, 2023 10:07 am
Guilherme escreveu: Seg Dez 11, 2023 6:12 am https://www.marinetraffic.com/en/ais/ho ... 79/zoom:10

Navio com o 4107 e o 4108 chegou ontem.
Só veio um. 4108 só no ano que vem.
Rapaz, como você ficou sabendo? Até no site da FAB republicaram notícias de que seriam dois aviões.




Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85477 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Dez 12, 2023 9:44 am

FCarvalho escreveu: Seg Dez 11, 2023 11:09 pm
Juliano Lisboa escreveu: Seg Dez 11, 2023 3:47 pm Sobre pilotos: Temos 17 formados e estão chegando mais 4.
Qual a diferença de se disparar ne telinha e míssil real? Por acaso é o piloto que leva os míssil nas costas. O que vale é a doutrina o resto o avião e o míssil fazem sozinho.
Como disse já temos pilotos formados que estão dando porrada nos suecos aqui na base...
Sim F5- e A1 são a ponta de lança, mas se o negócio pegar F-39 está aqui pra isso.
Uma coisa que vc não leva nunca em questão, Lula é amigo do Maduro, então para de viajar na maionese.
Não entendi a sua última frase, o que Lula, Maduro e Gripen tem a ver com a questão aqui de operacionalidade dos caças?
21 pilotos já é um bom número para quem vai ter apenas 8 ou 10 unidades disponíveis em 2024.
Se eu não estou engando, a doutrina da OTAN para tripulações de caças em tempos de guerra é de 3 tripulantes para 1 caça. Não faço ideia se a FAB segue isso à risca ou tem seus próprios padrões.
Se fosse tudo a mesma coisa lançar míssil na tela e de verdade, ninguém se preocuparia em treinar com alvos de verdade, principalmente nos países desenvolvidos, ou que simplesmente dão importância para a sua defesa. Na FAB a coisa mais rara do mundo é lançamento de mísseis reais, seja pela escassez dos mesmos, seja pela incapacidade de reposição anual dos mesmos. Tanto que o que se tem são guardados a sete chaves e só saem do paiol em caso de extrema necessidade. Claro, o material tem vida útil, mas, quando foi a última vez que a FAB lançou um míssil de verdade na vida? Acho que nem eles lembram, de tanto tempo que faz.
Por fim, como disse, os F-39 não serão usados a não ser que a FAB se veja em uma situação completamente desfavorável, mas isto só seria possível se ela fosse totalmente incapacitada de usar todos os F-5 e A-1 que ainda lhe restam.
Mas fica tranquilo. Com primos ricos já mandaram a conta para Caracas de qualquer burrice que eles queiram fazer. Portanto, não vamos precisar nos preocupar com nada disso, e os pilotos e caças de Anápolis podem treinar tranquilos e levar a vida sossegados até a aposentadoria.
A última frase se refere a essa parte da sua postagem.
FCarvalho escreveu: Seg Dez 11, 2023 1:46 pm Isso, claro, se tiverem de onde operar, já que a FAV, como disse no tópico da Venezuela, pode simplesmente mandar para os ares todas as pistas de bases da FAB de Belém até São Gabriel da Cachoeira. E ninguém no sul maravilha vai ficar tristinho por causa disso.
Uma pergunta, vc já foi militar?




Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85478 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Dez 12, 2023 9:46 am

Guilherme escreveu: Ter Dez 12, 2023 7:54 am
Juliano Lisboa escreveu: Seg Dez 11, 2023 10:07 am

Só veio um. 4108 só no ano que vem.
Rapaz, como você ficou sabendo? Até no site da FAB republicaram notícias de que seriam dois aviões.
Informação de dentro da base, moro do lado.




Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 183
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 62 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85479 Mensagem por pewdiepie » Ter Dez 12, 2023 9:51 am

Será que o segundo ficou por lá para as alterações que foram mencionadas e noticiadas pelo jornalismo especializado?




Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85480 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Dez 12, 2023 9:55 am

pewdiepie escreveu: Ter Dez 12, 2023 9:51 am Será que o segundo ficou por lá para as alterações que foram mencionadas e noticiadas pelo jornalismo especializado?
Não... as alterações só a partir do 09 e 10.

Segundo o que me falaram o outro vem no primeiro trimestre do ano que vem.

“lay-up” dos anteriores a partir de dezembro de 24.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36533
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3157 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85481 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 12, 2023 10:34 am

Juliano Lisboa escreveu: Ter Dez 12, 2023 9:44 am A última frase se refere a essa parte da sua postagem.
FCarvalho escreveu: Seg Dez 11, 2023 1:46 pm Isso, claro, se tiverem de onde operar, já que a FAV, como disse no tópico da Venezuela, pode simplesmente mandar para os ares todas as pistas de bases da FAB de Belém até São Gabriel da Cachoeira. E ninguém no sul maravilha vai ficar tristinho por causa disso.
Uma pergunta, vc já foi militar?
Há sim. Bom, a regra é clara. Entre países não existe amizade, mas negócios e interesses em comum. Não é diferente entre Maduro e o PR do Brasil. Tanto que a paciência e a boa vontade com o ditador venezuelano já foi para o brejo faz tempo. A única interlocução entre os dois é através do Itamaraty e do assessor para assuntos aleatórios do presidente. O PR está se borrando nas calças por causa da ameaça de um conflito armado real no continente, e justamente por causa de alguém que considerava muito próximo a si politicamente. Então, não acredite nisso de amizade entre políticos. Isso não existe aqui e em nenhum outro lugar.

E não, nunca fui militar. Não tenho saúde para isso desde o SMO. Mas leio sobre o assunto desde 1982. Creio que aprendi algumas coisas durante esse tempo.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13551
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85482 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 12, 2023 10:39 am

Isso, claro, se tiverem de onde operar, já que a FAV, como disse no tópico da Venezuela, pode simplesmente mandar para os ares todas as pistas de bases da FAB de Belém até São Gabriel da Cachoeira. E ninguém no sul maravilha vai ficar tristinho por causa disso.
Eu admiro a coragem pra digitar isso, não é qualquer um que consegue...




Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85483 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Dez 12, 2023 11:07 am

FCarvalho escreveu: Ter Dez 12, 2023 10:34 am
Juliano Lisboa escreveu: Ter Dez 12, 2023 9:44 am A última frase se refere a essa parte da sua postagem.

Uma pergunta, vc já foi militar?
E não, nunca fui militar. Não tenho saúde para isso desde o SMO. Mas leio sobre o assunto desde 1982. Creio que aprendi algumas coisas durante esse tempo.
Isso explica muita coisa que vc escreve... Ser pedra é fácil demais, mas ser vidraça...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36533
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3157 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85484 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 12, 2023 11:11 am

Juliano Lisboa escreveu: Ter Dez 12, 2023 11:07 am
FCarvalho escreveu: Ter Dez 12, 2023 10:34 am E não, nunca fui militar. Não tenho saúde para isso desde o SMO. Mas leio sobre o assunto desde 1982. Creio que aprendi algumas coisas durante esse tempo.
Isso explica muita coisa que vc escreve... Ser pedra é fácil demais, mas ser vidraça...
Não entendi. Seja específico por favor.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85485 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Dez 12, 2023 11:33 am

FCarvalho escreveu: Ter Dez 12, 2023 11:11 am
Juliano Lisboa escreveu: Ter Dez 12, 2023 11:07 am
Isso explica muita coisa que vc escreve... Ser pedra é fácil demais, mas ser vidraça...
Não entendi. Seja específico por favor.
Vou deixar vc pensar um pouco...




Responder