Não entendi a sua última frase, o que Lula, Maduro e Gripen tem a ver com a questão aqui de operacionalidade dos caças?Juliano Lisboa escreveu: ↑Seg Dez 11, 2023 3:47 pm Sobre pilotos: Temos 17 formados e estão chegando mais 4.
Qual a diferença de se disparar ne telinha e míssil real? Por acaso é o piloto que leva os míssil nas costas. O que vale é a doutrina o resto o avião e o míssil fazem sozinho.
Como disse já temos pilotos formados que estão dando porrada nos suecos aqui na base...
Sim F5- e A1 são a ponta de lança, mas se o negócio pegar F-39 está aqui pra isso.
Uma coisa que vc não leva nunca em questão, Lula é amigo do Maduro, então para de viajar na maionese.
21 pilotos já é um bom número para quem vai ter apenas 8 ou 10 unidades disponíveis em 2024.
Se eu não estou engando, a doutrina da OTAN para tripulações de caças em tempos de guerra é de 3 tripulantes para 1 caça. Não faço ideia se a FAB segue isso à risca ou tem seus próprios padrões.
Se fosse tudo a mesma coisa lançar míssil na tela e de verdade, ninguém se preocuparia em treinar com alvos de verdade, principalmente nos países desenvolvidos, ou que simplesmente dão importância para a sua defesa. Na FAB a coisa mais rara do mundo é lançamento de mísseis reais, seja pela escassez dos mesmos, seja pela incapacidade de reposição anual dos mesmos. Tanto que o que se tem são guardados a sete chaves e só saem do paiol em caso de extrema necessidade. Claro, o material tem vida útil, mas, quando foi a última vez que a FAB lançou um míssil de verdade na vida? Acho que nem eles lembram, de tanto tempo que faz.
Por fim, como disse, os F-39 não serão usados a não ser que a FAB se veja em uma situação completamente desfavorável, mas isto só seria possível se ela fosse totalmente incapacitada de usar todos os F-5 e A-1 que ainda lhe restam.
Mas fica tranquilo. Com primos ricos já mandaram a conta para Caracas de qualquer burrice que eles queiram fazer. Portanto, não vamos precisar nos preocupar com nada disso, e os pilotos e caças de Anápolis podem treinar tranquilos e levar a vida sossegados até a aposentadoria.