Seria tolice vê-lo como uma “aeronave furtiva incompleta”. Qual é a situação atual do “plano de evolução” do caça a jato KF-21 original da Coreia? É mais caro que o F-35?
Entregue em 26/11 (domingo) 8h12
Qual é o verdadeiro significado por trás da aparência “furtiva”?
O protótipo nº 6 de dois lugares do KF-21 retorna de um vôo de demonstração. A bandeira do país parceiro Indonésia foi pintada no nariz da aeronave ao lado da bandeira sul-coreana (Foto de Tsukasa Furukawa).
No final de outubro de 2023, o caça produzido internamente na Coreia do Sul, o KF-21 “Porame”, foi apresentado no “Seoul ADEX 2023”, realizado em Seul, Coreia do Sul. O primeiro avião de combate original do país completou com sucesso o seu voo inaugural e as suas tendências estão a atrair a atenção do Japão e de todo o mundo.
[Carregue mísseis aqui! ] Você também pode ver a parte inferior do tronco! Uma rápida olhada no KF-21 (foto)
Além disso, o protótipo de aeronave nº 6 de dois lugares participou deste evento e, além de exibir a aeronave, também foi realizado um vôo de demonstração pela primeira vez em um evento público.
O KF-21 é um caça que está sendo desenvolvido pelo National Defense Science Institute da Coreia do Sul e pela Korea Aerospace Industries (KAI). O projeto começou por volta de 2010, e o primeiro protótipo fará seu primeiro voo em julho de 2022. Sua aparência é muito semelhante à de caças stealth como o F-22, e o ângulo de entrada e o ângulo de inclinação vertical da cauda estão alinhados, talvez como uma medida para reduzir a seção transversal de reflexão do radar (RCS). Além disso, o interior do duto de admissão foi dobrado para que o ventilador na frente do motor não pudesse ser visto de fora.
Por causa desse design, o KF-21 tem a imagem de um caça furtivo, mas por outro lado, não possui compartimento de armas para transportar armas dentro da aeronave, o que é essencial para aeronaves furtivas, e em vez disso existe uma arma compartimento na fuselagem inferior.Uma ranhura é fornecida para montagem semi-embutida de mísseis ar-ar.
Há também opiniões que o ridicularizam como uma "aeronave furtiva tímida" devido à sua especificação de montagem de mísseis externamente, em vez de um compartimento de armas. No entanto, esta característica externa estava relacionada com circunstâncias graves ligadas ao calendário de desenvolvimento do KF-21 e ao potencial de desenvolvimento futuro.
O primeiro objetivo é atualizar o modelo antigo e depois?
KF-21 se preparando para voo de exibição. Você pode ver que as entradas de ar esquerda e direita são curvadas de modo que a peça do motor não pode ser vista (fotografado por Tsukasa Furukawa).
Originalmente, o KF-21 não se destinava a ser um caça furtivo de quinta geração como o F-22 “Raptor” ou o F-35 “Lightning II”. Então, por que foi desenvolvido? É um caça planejado para substituir aeronaves mais antigas, como o F-4 “Phantom II” e o F-5 “Tiger II”, que estão envelhecendo devido à operação de longo prazo.
Em termos de desempenho, pretendemos superar o F-16 “Fighting Falcon”, e em termos de geração, assumimos um caça de 4,5ª geração, inferior ao caça de 5ª geração. Em outras palavras, pode-se dizer que está no mesmo nível do Eurofighter “Typhoon”, do Saab “Gripen” e do Dassault “Rafale”.
Além disso, o desenvolvimento da aeronave prossegue através da implementação das capacidades necessárias em etapas, em vez de satisfazer todas as capacidades de uma só vez. A razão para isso é reduzir o risco de falha no desenvolvimento devido ao desenvolvimento prolongado, e estes são divididos em blocos.
Em primeiro lugar, parece que no primeiro bloco implementarei apenas capacidades de combate ar-ar. Este tipo está programado para ser implantado na Força Aérea Sul-Coreana por volta de 2026. Posteriormente, o desenvolvimento do Block II progrediu, que se tornou um caça multifuncional com melhorias como capacidades aprimoradas de sensores e capacidades de combate terrestre, e isso fez do KF-21 um caça de geração 4,5. Pretendo adquirir essa habilidade.
Em relação às capacidades de um caça de 5ª geração, como o stealth,
pretendemos implementá-las no Bloco III, que está programado para ser desenvolvido após o Bloco II. O Bloco III será equipado com um compartimento de armas na parte inferior da fuselagem, e também será equipado com capacidades de fusão de dados que podem integrar informações de múltiplas plataformas, o que se tornou essencial tanto para caças de quinta geração quanto para furtivos, e provavelmente será melhor que o Bloco II. Uma grande reforma será realizada em toda a aeronave.
No entanto, de acordo com a equipe da KAI que falou no local “Seoul ADEX”, a realização do Bloco III ainda é desconhecida. ``O Bloco III está atualmente em fase de projeto interno e nenhum contrato oficial com os militares foi assinado ainda.'' Portanto, parece que o desenvolvimento está actualmente a progredir até à 4.5ª geração do Bloco II.
O foco principal é adquirir versatilidade que possa ser utilizada de diversas maneiras.
Um modelo do KF-21 exibido no estande da KAI. Armas como bombas guiadas foram fixadas nos postes sob as asas principais, e aeronaves não tripuladas do sistema de combate conjunto também foram exibidas nas proximidades (foto de Tsukasa Furukawa).
Minha impressão do autor (Tsukasa Furukawa, redator), que conduziu entrevistas em campo, é que o Bloco II é o KF-21 que o fabricante mais atrai. O estande da KAI na área de exposição interna do local tinha vários modelos KF-21 em exibição, mas a maioria deles eram modelos com bombas guiadas e mísseis presos aos postes sob as asas. Parecia que eles estavam usando a aeronave para anunciar as elevadas capacidades terra-terra alcançadas pelo Bloco II.
Além disso, a LIG Nex1, uma empresa separada da KAI, exibiu uma maquete em escala real do míssil de cruzeiro lançado pelo ar produzido internamente "KALCM (Korea Air-Launched Cruise Missile)" que está instalado no KF-21. Este é um grande míssil de cruzeiro com alcance de até 500 km, mas devido ao seu tamanho, o KF-21 é montado em um poste sob a asa principal, portanto é um equipamento que se concentra no Bloco II e não no Bloco III, que está equipado com um compartimento de armas.
Outra informação relacionada ao KF-21 anunciada no local foi um novo conceito que utiliza uma versão de dois lugares do KF-21 como comandante de múltiplas aeronaves não tripuladas. Isso é chamado de Sistema de Combate Colaborativo e combina vários tipos de veículos aéreos não tripulados (UAVs) para diferentes missões: isca, guerra eletrônica, ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) e ataque. Este sistema permite que os ocupantes do banco traseiro de um veículo de dois lugares para controlar e dar instruções.
Ao implantar essas aeronaves não tripuladas no lugar de suas próprias aeronaves, o KF-21 será capaz de implantar o Bloco II, que não possui capacidades furtivas, em operações de alta ameaça. O sistema de combate conjunto ainda está em fase de conceito, e um representante da KAI disse:
“Se continuarmos a desenvolvê-lo no futuro, pode levar muito tempo para realizá-lo”. No entanto, ele também disse: “Atualmente, o objetivo da versão de dois lugares do KF-21 é o treinamento de voo, mas anunciamos este conceito como um de seus outros usos”.
Existe também uma posição de “comandante” que comanda e controla o UAV.
Um veículo aéreo não tripulado exibido como um sistema de combate conjunto. Eles variam em tamanho e design dependendo de sua finalidade, e diz-se que o passageiro de dois lugares do banco traseiro do KF-21 é responsável por comandá-los (Foto de Tsukasa Furukawa).
Desta forma, embora o KF-21 ainda esteja em fase de desenvolvimento, demonstrou o seu potencial de desenvolvimento futuro de várias maneiras. A razão para isto pode ser o outro lado do facto de que o plano em si nunca correu bem.
Note-se que a Indonésia, que se tornou parceira oficial do projecto de partilha de fundos de desenvolvimento (a sua bandeira nacional foi pintada no nariz do avião em exposição), não pagou a totalidade da sua parte e ainda não concordou em pagar o montante restante.Também é relatado que as negociações estão em andamento.
De acordo com a reportagem da mídia indonésia, o custo atual de produção do KF-21 pode ser superior ao do caça a jato de quinta geração, o F-35.
Porém, por outro lado, como o KF-21 foi desenvolvido de forma independente pela Coreia do Sul, é fácil exportar o KF-21 para outros países e propor versões melhoradas para adequá-los.
Embora isso não tenha sido anunciado oficialmente, também há relatos de que os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) e a Polónia manifestaram interesse no projeto KF-21.
O desenvolvimento atual de caças a jato requer enormes orçamentos e longos períodos de desenvolvimento devido às suas capacidades avançadas. Como se tornou difícil para um único país desenvolver um novo caça, ainda está fresco em nossas mentes que o Japão decidiu prosseguir com o desenvolvimento conjunto internacional com o Reino Unido e a Itália para o próximo caça.
No caso do KF-21, embora a Coreia do Sul tenha sido o principal interveniente no seu desenvolvimento,
parece que necessita de apoio financeiro de outros países e de um aumento nos números de produção através das exportações. Tendo isto em conta, os pontos importantes a observar sobre o KF-21 não são apenas a sua superioridade e no desempenho, mas também as várias medidas e flexibilidade que a Coreia do Sul está a tomar para promover o desenvolvimento dos caças como um único país, e o seu progresso futuro. … Parece ser uma questão de condição.
https://news.yahoo.co.jp/articles/bfe34 ... images/003