VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: VENEZUELA

#9631 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Dez 01, 2023 10:33 pm

jumentodonordeste escreveu: Sex Dez 01, 2023 10:45 am
Meu entendimento é: Concordou com arbitragem internacional, aceite os resultados.
A arbitragem é um meio de solução de conflito em que não há recursos ou segunda instância. O laudo arbitral é soberano.

Ele é usado no direito internacional justamente porque quando você está tratando com países soberanos não mesmo como existir uma segunda instância mesmo.

Mas mesmo entre particulares, como eu e você, é possível instituir a arbitragem para solucionar um conflito.

No entanto, a única hipótese que permite afastar um laudo arbitral é a parcialidade de um ou alguns julgadores. O fato de ser um "tribunal" criado para solucionar um conflito específico não afasta a necessidade dos julgadores atuarem com imparcialidade.

Essa é a única hipótese que permite anular um laudo arbitral. É a hipótese alegada pela Venezuela e reconhecido pela Inglaterra. A Inglaterra não era obrigada a aceitar rediscutir a questão, mas se o aceitou é porque reconheceu pelo menos a possibilidade de no passado eles terem violado a imparcialidade do julgamento.

Isso não significa que eu estou justificando atuação militar no caso e apoie a Venezuela/Maduro. No entanto, é uma constatação óbvia que, se houve julgamento parcial, se nada foi feito desde então, a comunidade internacional está permitindo que a questão para ser resolvida pelo que no direito internacional é chamado de "ultima ratio regum", do latim "último recurso dos reis", que é a guerra.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#9632 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 01, 2023 10:54 pm





Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2468
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: VENEZUELA

#9633 Mensagem por zela » Sex Dez 01, 2023 11:54 pm

Já há algum aumento de tropas venezuelanas na fronteira? Porque se estiver e o EB não estiver fazendo nada, é estupidez. Quero crer que o EB está esperando o Bigode colocar tropas na fronteira pra fazer algo mais concreto.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#9634 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 02, 2023 1:12 am

Não poderia ter tropas venezuelanas na fronteira além do usual. Senão mostrariam que já saberiam de antemão o resultado do plebiscito, ou seja, o plebiscito seria uma fraude.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36264
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: VENEZUELA

#9635 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 02, 2023 4:16 am

Marcelo Ponciano escreveu: Sex Dez 01, 2023 8:09 am Não conheço o suficiente da disponibilidade logística do nossos meios.

Mas na minha cabeça, em uma hipotética escalada de tensões, a ordem a ser seguida seria a seguinte:

1° nível de tensões: mandar os E99/R99 e Grippens sobrevoarem a fronteira. Se já estiver disponível seria hora do Grippen ativar aquele pacote de guerra eletrônica para interferir nos radares venezuelanos. Tudo dentro do nosso espaço aéreo, mas prospectando informações do outro lado, se isso for possível. Isso serviria para mostrar ao adversário a capacidade tecnológica da FAB e a capacidade de prover informações antecipadamente;

Esquece Gripen E. Não estão plenamente operacionais. Sequer tem IOC. E o FOC só daqui uns 2 anos. O pessoal do GDA ainda está aprendendo a voar\usar ele. Se a FAB mandar alguma coisa para Roraima vai ter de achar algum F-5 que não solte peças pelo caminho. E talvez, e bota talvez nisso, os A-1 modernizados. Se é que existe algum voando hoje.

2° nível de tensões: baseado na premissa de que foram colhidas informações relevantes no nível anterior, eu faria chover paraquedista o mais próximo possível da fronteira. A uma distância segura dentro do nosso espaço, mas suficiente para os beligerantes sentirem a pressão. Paulatinamente essas tropas seriam reforçadas por infantaria comum. Ao mesmo tempo a FAB deslocaria todos os seus AH 2 SABRES que estão guardados e o maior número de Super Tucanos, armados até os dentes, para a base área mais próxima (deslocaria até o máximo que comportasse)

Pqdt, ou qualquer outra tropa de fora da região, no TO em Roraima vai levar semanas entre sair do RJ e dispor de um nível mínimo de operacionalidade crível no terreno. Enquanto isso deixamos 7 BIS aqui esperando gente que nem sabe onde está fazer o trabalho que eles treinam dia e noite para fazer? Tropas de fora da região no caso presente só fazem sentido depois, e muito depois, que as tropas do CMA\CMN estiverem plenamente estabelecidas no terreno.

3° nível de tensões: deslocaria para a região umas baterias de astros e diria que estão armados com o AVMTC (mesmo que não estejam, na guerra tem que saber blefar).

Deslocar material mecanizado e\ou bldo para o norte de Roraima só em janeiro ou fevereiro. Antes disso a probabilidade de ficar tudo pelo caminho é e mais de 90%. O EB acompanha e sabe o tamanho da merda que está sendo a seca atual na região norte. Até alguma coisa conseguir chegar lá, o imbróglio já acabou e foi todo mundo pra casa.

Se esse poder de dissuasão, uma vez apresentado, não for o suficiente para fazer uma tropa adversária deixar de loucura, que Deus nos proteja.

Ditadores não temem realidades e nem severidades que não existem na cabeça deles. Podemos mover o EB inteiro para Roraima que para o bigode do caribe está tudo de boa. O poderosíssimo exercito venezuelano dá conta. Não é o dele que está na reta mesmo.

Ps: se aquela bomba Trocano que a FAB homologou lá pelos idos de 2011 estiver milagrosamente disponível, depois de tudo isso aí em cima seria uma boa hora para fazer um novo exercício...

A FAB não deve nem lembrar quando foi a última vez que lançou uma bomba com kit Lizzard comprados anos atrás para os A-1. A Trocano nunca passou do estágio de estudo de conceito. E só foi testada para uso nos C-130. Para fazer o mesmo com o KC-390 seria outra (longa) história.
Como falei no post anterior, o nosso problema é, a priori, impedir qualquer invasão do nosso lado da fronteira. E isso se faz com infantaria, muita infantaria no terreno. São pelo menos 500 km de fronteira vazia desde Pacaraima até Bonfim mais ao sul. Não dá para defender e vigiar tudo isso com Guarani ou Leo 1A5. Se muito, os Marruá já resolvem bem nosso problema de transporte e até apoio de fogo na área se forem equipados adequadamente. No mais, se esse projeto Cobra servir para alguma coisa, quem sabe o EB arruma uns trocados para comprar o que ainda falta em armamentos, equipamentos e sistemas ISR terrestre para manter o nosso pessoal em dia com as suas competências de combate, oferecendo minimamente alguma vantagem concreta sobre as tropas venezuelanas e de quem mais aparecer.

Há sim, os dois únicos GAC Slv postos aqui, e o também único EsqCavMec no Pará, demorariam uma epopéia de tempo até estarem operacionais no norte de Roraima. Isso antes da infantaria ser transferida para lá por primeiro.

Se eu começar a falar em todos os BtlLog que não temos aqui... :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 63 vezes

Re: VENEZUELA

#9636 Mensagem por prometheus » Sáb Dez 02, 2023 4:01 pm











Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 180
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 60 vezes

Re: VENEZUELA

#9637 Mensagem por pewdiepie » Sáb Dez 02, 2023 4:11 pm

A esquizofrenia... meu pai amado :lol:

Daqui a pouco ele vai falar que usou os computadores da NASA para simular ataques as bases militares de Ratanabá


Imagem




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4832
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 638 vezes

Re: VENEZUELA

#9638 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 02, 2023 4:53 pm

E a lição do dia é?

Não dá para vencer na lábia (diplomacia) sempre, às vezes se faz necessário andar com um porrete (Forças Armadas).

https://i.pinimg.com/originals/9e/95/1b/9e951bc83c793041995d204a0708eb97.png


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#9639 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 02, 2023 8:23 pm

A Guiana a reserva de petróleo conhecida da Guiana é de 11 bilhões de barris. Como comparação, nós temos 14 bilhões...




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2392
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 680 vezes

Re: VENEZUELA

#9640 Mensagem por EduClau » Sáb Dez 02, 2023 9:36 pm

Os caras da 101st não estiveram treinando com o EB lá no Amapá esses dias atrás ?
Não é melhor chamar eles de volta ?

:lol:




Avatar do usuário
BRAZIL7.62
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 178
Registrado em: Qua Out 04, 2006 2:24 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: VENEZUELA

#9641 Mensagem por BRAZIL7.62 » Sáb Dez 02, 2023 10:16 pm

Alguém sabe se as brigadas de PQDT E AEROMOVEL, pelo menos estão de alerta? As coisas podem se deteriorar rapidamente amanhã.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#9642 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 02, 2023 10:18 pm

knigh7 escreveu: Sáb Dez 02, 2023 8:23 pm A Guiana a reserva de petróleo conhecida da Guiana é de 11 bilhões de barris. Como comparação, nós temos 14 bilhões...

Só que o deles é BRENT, barato de extrair e caro de vender; o "nosso" é WTI... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Mazocam2
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 205
Registrado em: Ter Jan 30, 2018 1:13 am
Agradeceram: 37 vezes

Re: VENEZUELA

#9643 Mensagem por Mazocam2 » Sáb Dez 02, 2023 10:27 pm

Túlio escreveu: Sáb Dez 02, 2023 10:18 pm
knigh7 escreveu: Sáb Dez 02, 2023 8:23 pm A Guiana a reserva de petróleo conhecida da Guiana é de 11 bilhões de barris. Como comparação, nós temos 14 bilhões...

Só que o deles é BRENT, barato de extrair e caro de vender; o "nosso" é WTI... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Dizem que a qualidade do petróleo no Amazonas é de altíssimo nível também.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60631
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#9644 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 02, 2023 10:44 pm

Mazocam2 escreveu: Sáb Dez 02, 2023 10:27 pm
Túlio escreveu: Sáb Dez 02, 2023 10:18 pm


Só que o deles é BRENT, barato de extrair e caro de vender; o "nosso" é WTI... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Dizem que a qualidade do petróleo no Amazonas é de altíssimo nível também.
Bobear e é o próximo.

Só não contem comigo, estou véio demais pra me empolgar e me ir ao matadouro só pra defender a riqueza dos outros.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8816
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 426 vezes

Re: VENEZUELA

#9645 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Dez 02, 2023 11:55 pm

Não sei não, no fim acho que é marketing do bigode, tal qual o seu amigo beiçola da coreia do norte, que estão há muito tempo fora dos holofotes em função da guerra na ucrânia e em israel, e querem fazer uma presença midiática nessa recente "agitação" geopolítica mundial, para não irem para as ultimas páginas do álbum de figurinhas dos vilões.

Dizem por ai que uma certa quantidade de militares de alta patente e membros do governo da venezuela estão enriquecendo, inseridos em organizações que produzem, distribuem e vendem produtos que demandam certa discrição, mas tem a melhor das margens de lucro. Um conflito naquela área seria bastante desinteressante, para as operações desse ramo de comercio. Isso poderia criar uma grande tensão, entre esses figurões e o líder que eles apoiam em troca de vista grossa.

Então provavelmente aos 45 do segundo tempo, vai aparecer algum motivo para esse referendo virar a versão venezuelana das "malvinas son argentinas", uma distração nacional para ser usada sempre que for conveniente, tal qual os políticos argentinos fazem quando a coisa começa a esquentar por lá, desde que eles descobriram que a melhor maneira de desafiar alguém é quando não existe a menor possibilidade de se chegar a vias de fato.


Um abraço e t+ :)




Responder