Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#1 Mensagem por Aim For The Top » Sex Mar 17, 2023 11:08 pm

Encontrei uma apresentação mais recente sobre os projetos da força aérea, com algúns projetos que me eram desconhecidos.

https://www.gov.br/defesa/pt-br/assunto ... ileira.pdf




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#2 Mensagem por Aim For The Top » Sex Mar 17, 2023 11:16 pm

Se algúem tiver acesso e poder compartilhar conosco :D :D

https://www.sige.ita.br/conteudoartigos2022/#




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#3 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 18, 2023 12:55 am





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#5 Mensagem por Aim For The Top » Sex Set 22, 2023 6:12 pm

finep.gov.br/images/noticias/2023/22_09_2023_Projetos_e_empresas.pdf

-AEL SISTEMAS S.A.
Coexecutora: AEROMOT AERONAVES E MOTORES S/A

-Guiamento, controle e navegação com aplicação
em mísseis, foguetes e veículos não tripulados
terrestres/aéreos/navais

-Navegação multisensores em contexto de degradação de
GNSS


envolvimento do ieav




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#6 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 23, 2023 1:31 pm

Imagina só os avanços que teríamos na área de ciência e tecnologia se defesa fosse um assunto sério no Brasil.
Se educação já não é, imagina se fosse.
Mas, segue o barco. Devagar um dia quem sabe a gente chega lá nesse tal de país do futuro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#7 Mensagem por Aim For The Top » Qui Set 28, 2023 9:42 pm



na apresentação do exercíto nos 5:12 horas da live, há uma nova imagem do MICLA-BR pendurado em um f-5.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#8 Mensagem por knigh7 » Qui Out 05, 2023 12:04 am

Link BR-2: O sistema de enlace de dados táticos brasileiro

O enlace de dados tático se transformou numa ferramenta indispensável para as forças armadas em todo o mundo para o compartilhamento de informações e funções de comando e controle.

No Brasil, o sistema Link-BR2, que é o futuro datalink brasileiro, foi concebido pela Força Aérea Brasileira e encontra-se em fase final de certificação e será integrado também no caça F-39 Gripen.

O desenvolvimento do Link-BR2 é gerenciado pela Comissão Organizadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e executado pela empresa brasileira AEL Sistemas. O objetivo é fornecer um sistema tático de enlace de dados, com capacidade de tráfego de informações em tempo real, de forma criptografada, entre os vetores aéreos, tais como as aeronaves F-5M, A-29, E-99, os caças F-39 Gripen, e os centros de comando e controle no solo.

Este projeto coloca o Brasil como uma das poucas nações do mundo com capacidade para autonomamente desenvolver e implementar sistemas desta categoria.

“O Link-BR2 é um complexo sistema que incorpora um Data Link Tático com avançadas capacidades de Comando e Controle, que coloca a FAB definitivamente na era da Guerra Centrada em Redes (Network Centred Warfare – NCW). Em fase final de certificação, o Sistema é fruto de uma visão de longo prazo da FAB, que busca além da vanguarda tecnológica, a soberania em se comunicar de forma segura em qualquer ambiente. Para a AEL Sistemas é motivo de muito orgulho e uma responsabilidade muito grande desenvolver e integrar o Sistema em avançadas plataformas aéreas tais como o Gripen, contribuindo para a soberania do Brasil”, declarou a AEL Sistemas.

No Gripen, o Link-BR2 se mostra como mais um ativo capaz de oferecer vantagens em um cenário operacional em favor da força que o utiliza numa área de conflito. O compartilhamento de dados, imagens, vídeos e mensagens em maior volume e velocidade, de forma encriptada e segura, assenta a informação em tempo real, garantindo assim superior consciência situacional.

A troca de informações em tempo real permite que os caças possam utilizar dados provenientes de outras plataformas e sensores operando no mesmo cenário de batalha, tais como radares instalados em outras plataformas, seja em um navio, em uma bateria de mísseis ou de um avião de vigilância. Desta forma, os caças podem operar em modo silencioso, com seus emissores em modo passivo, não emitindo sinais e tornando mais difícil a sua detecção pelo inimigo e ainda assim sendo capaz de orientar os seus mísseis contra alvos no ar, no solo ou no mar, apenas recebendo as informações compartilhadas.

Para o piloto inserido no cockpit do caça, antes da decolagem, na fase de planejamento, e durante o desenrolar do voo, o conhecimento da disposição das forças aliadas e oponentes contribuem na tomada de decisões táticas que maximizam o sucesso da missão.

“O sistema está sendo desenvolvido por mais de 50 engenheiros das mais variadas áreas, focados principalmente em protocolos de comunicação, sistemas de rádio, redes e aplicações aeroembarcadas”, concluiu a AEL. O projeto representa um grande avanço tecnológico para o Brasil e vai permitir maior eficácia nas missões dos caças Gripen e demais aeronaves em operação no país.
FONTE: Saab




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#9 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 05, 2023 11:29 am

O datalink BR2 irá se expandir também para EB e MB. Mas antes temos de conseguir terminar seu desenvolvimento, e garantir que ele tenha os recursos necessários para evoluir e se tornar um sistema maduro e pronto para avanços posteriores.
É um dos projetos estratégicos da FAB, assim como o RDS, encabeçado pelo EB também em desenvolvimento pela AEL.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#10 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 6:51 pm

Se eu fosse a FAB, ficaria de olho para o futuro a longo prazo nestes dois projetos.

Bozdogan BVR Missile (Turquia)
Imagem

Astra BVR Missile (Índia)
Imagem\

Podemos negociar muitos produtos e serviços interessantes, assim como parcerias com turcos e indianos. É só saber claramente o que se quer, e assumir os riscos correspondentes de quem quer ser um pouco mais livre em suas decisões no futuro.

E na minha opinião, não deveríamos abrir mão do A-Dater tão facilmente quanto a FAB o fez.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#11 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 6:54 pm

AIAB Discute Programa para o Desenvolvimento do GPS Brasileiro
Associação destaca importância da iniciativa para estruturas críticas do país

Imagem

https://www.defesaemfoco.com.br/aiab-di ... rasileiro/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#12 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 6:56 pm

Nasce proposta para criar o GPS brasileiro
16 de outubro de 2023

Na última quarta-feira, 11 de outubro, o Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) protocolou um projeto de lei (PL) que tem como objetivo a criação do Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global, o GPS brasileiro, seguindo o exemplo de outros países que já estabeleceram suas próprias plataformas.

https://geocracia.com/nasce-proposta-pa ... lataformas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6734
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#13 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Out 27, 2023 7:50 pm

FCarvalho escreveu: Sex Out 27, 2023 6:56 pm Nasce proposta para criar o GPS brasileiro
16 de outubro de 2023

Na última quarta-feira, 11 de outubro, o Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) protocolou um projeto de lei (PL) que tem como objetivo a criação do Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global, o GPS brasileiro, seguindo o exemplo de outros países que já estabeleceram suas próprias plataformas.

https://geocracia.com/nasce-proposta-pa ... lataformas.
Só rindo mesmo de um negócio desses. Existe uma razão pela qual a União Européia inteira teve que se unir pra criar e financiar o Galileo e a Rússia sofre com pontos cegos e sombras na cobertura do Glonass. O Brasil que nem capacidade de fabricar foguetes e lançar satélites por contra própria, não vai ter nunca condições pra lançar uma rede própria de GPS.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 371
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 166 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#14 Mensagem por Lucubus » Sex Out 27, 2023 8:47 pm

É para rir mesmo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira

#15 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 9:33 pm

O sistema não precisa ser necessariamente global, pode ser regional de forma a cobrir todas as áreas consideradas estratéticas e de interesse para a defesa e outros setores nacionais.
Atualmente a MB classifica, por exemplo, o mar do caribe, o atlântico sul, e o pacífico ao longo da américa do sul como áreas estratégicas.
Não vejo maiores problemas tecnológicos que não possamos superar para este fim específico. O problema como sempre é a briga para ver quem vai ser o pai da criança. Sem isso, é só mais um projeto dos muitos que temos no congresso que servem apenas para encher gavetas e o ego de quem propôs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder